Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Mas afinal o que é uma casa de emigrante? A minha deve ser já que sou emigrante!

    A questão aqui não é sobre emigrantes mas sim o que é para si uma casa de emigrante... acho uma generalização no mínimo patética!

    Comente lá esta casa de emigrante sff
      Planta Piso 1.PNG
    • M32
    • 20 outubro 2015

     # 102

    Colocado por: IdealivingCaros leitores,

    Talvez tenham ficado ofendidos com um mero comentário, mas talvez não tenham tido o cuidado de ler o que estava lá escrito. Para os mais desatentos, eu volto a postar o que disse anteriormente.


    Como disse e bem tenho muita estima pelos emigrantes, para além de ter familiares e amigos que o foram e são, e sei da dificuldade que é tentar ter uma vida melhor longe de tudo o que nos é próximo. Para além disso fiz questão de dizer que é um termo (expressão, gíria ou até calão, como queiram interpretar), e não uma ofensa como estão a querer insinuar. Fiz questão inclusive de explicar o significado desse termo (projeto de uma casa que poderia ter sido feita à 30 anos atrás).

    Sendo que para quem ainda não percebeu. Este projeto é um projeto que tem os seus fundamentos arquitetónicos tradicionais. Com isto quero dizer sem ofender ninguém que o projetista pode ser, por grosso, 3 tipos de pessoa diferente: 1 - senhor desenhador com 30 anos de experiencia na área mas que sempre fez o mesmo tipo de casa. 2 - senhor engenheiro com ego acima da média que acha que o curso dele lhe dá direito de fazer arquitetura. 3 - pessoa pouco habilitada com pouco conhecimento sobre arquitetura contemporânea.

    Resumindo e indo direto ao assunto, Sr. LuisPereira, nada tenho contra emigrante, casa de emigrantes e pessoas que gostem de casas de emigrantes, cada um tem direito a gostar do que bem entender.
    M32 lamento se a minha opinião não lhe agrada, mas de facto é o que penso, se não quer aceitar a mesma, está no seu direito e em nada fico ofendido ou magoado, mas quando se pede para dar opinião não se pode estar a espera de gostar de todas elas. A minha não é ofensiva, muito pelo contrário foi fundamentada e com o único objetivo de o ajudar nesta sua fase.

    Cumprimentos a todos


    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving





    Não se trata da sua opinião agradar-me ou não... Pois até agradeci o comentrário
    Apenas não entendi o seu comentário acerca de parecer uma casa de emigrante, pois não desenvolveu-me muito...

    Quanto às 3 hipóteses sobre quem desenvolveu este projecto... as suas conclusões prendem-se com o facto de não gostar das janelas da casa, certo??
  2.  # 103

    Colocado por: Idealiving1 - senhor desenhador com 30 anos de experiencia na área mas que sempre fez o mesmo tipo de casa.
    2 - senhor engenheiro com ego acima da média que acha que o curso dele lhe dá direito de fazer arquitetura.


    Pode ser que seja, mas em qualquer uma destas situações irá existir ali um sr. arquiteto com muito poucos escrúpulos e ética!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 104

    Zedasilva, concordo!!! Essas pessoas só tem trabalho porque existe alguém sem ética. Não prestigiam a classe e como tal deviam ser vedados à profissão em si.

    Riscos, dava de facto uma longa conversa, mas o que muita gente não percebe é que ambos se complementam. Cada um tem as suas responsabilidades... Agora pensarem um deles, qualquer um deles, possa ter de assumir o trabalho do outro com a mesma capacidade, isso não me convencem.

    M32 e LuisPereira, sem querer entrar em choque com vocês, abram o Google (passo a publicidade), e escrevam lá "casa de emigrante" e depois vejam as imagens que aparecem. Fica ao vosso critério depois a interpretação mental e visual de tal expressão. Com isto e repito, casa de emigrante é típica casa que poderia ter sido construida à 30 anos atrás, sem qualquer valor arquitetónico. Se a vossa está nesse lote, e está ao vosso gosto, ainda bem para vocês. Caso a vossa não se enquadre nestas características, e gostam dela assim, ainda bem para vocês...


    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving
  4.  # 105

    Colocado por: LuisPereiraMas afinal o que é uma casa de emigrante? A minha deve ser já que sou emigrante!

    A questão aqui não é sobre emigrantes mas sim o que é para si uma casa de emigrante... acho uma generalização no mínimo patética!

    Comente lá esta casa de emigrante sff
      Planta Piso 1.PNG


    Caro Luis Pereira
    A chamada "casa de emigrante" existe ( ou existiu) enquanto agregadora de um conjunto de características comuns fácilmente identificáveis. Uma classificação tão válida como aconteceu com a "casa brasileira" ...
    A chamada "casa de emigrante" vai aparecer a partir dos anos 60 e como o nome indica é sobretudo patrocinada por emigrantes na sua terra, ou país de origem.
    Como acontece? Pois vamos ver.
    Antes do mais eram construções populares que aconteciam na província muito mais no norte porque daí originários os emigrantes de 50/60/70 ...

    ""Em 1911 são entretanto criadas em Portugal as Universidades de Lisboa e Porto e em
    1918 aprovado o 1º Regulamento Português no domínio do betão armado “Instruções
    Regulamentares para o Emprego do Beton Armado”, realizadas com base nas normas
    francesas de 1906 e nos desenvolvimentos posteriores (8), Dec. 4036 de 3/4/1918. ""
    CONSTRUÇÕES EM BETÃO – Nota histórica sobre a sua evolução
    Júlio Appleton
    Professor Catedrático de Betão Armado e Pré-Esforçado do IST

    Ou seja o betão aparece no fim do sé XIX.
    O modernismo deve tudo ou quase tudo á capacidade deste material.
    ( Há que googlar: vila savoye de Corbusier, a casa da cascata de Frank Lloyd Wright, e então o Pavilhao de barcelona de Mies Van Der Rohe para olhar datas)
    Para o que agora interessa, o betão permitiu ao modernismo desenhar a Forma enquanto valor da Função ou seja, a "caixa" (quadrado/rectângulo..) a que sistemas construtivos anteriores ( em pedra ) estáticos obrigava, desaparece e uma nova plasticidade acontece permitindo que espaços da casa como sala cozinha e outros se expressem numa habitabilidade dinâmica em resposta ao contexto exterior.
    ... Blá Blá Etc.
    Em Portugal, em 1960, a arquitectura popular ( casas de pessoas comuns ) era construída por mestres que utilizavam algumas (poucas) variações formais tanto interiormente como no aspecto exterior, por tradição e sistema construtivo. Lembremos as paredes do rés/chão com 60c ,o apoio para sobrado e depois 40cm até um sistema de telhado de 2 /4 águas. ...
    Estava tudo assim neste nosso país pobrezinho até até que o " emigrante" ao voltar com $, (mais que ter visto outras outras formas e tb) ao patrocinar novas construões vai participar na quebra óbvia da "Caixa". ( modernismo?acho q sim.)
    Problema ou não? ... a casa até pode rodar, recortar ou alongar nas suas partes agora o telhado é que tem que continuar.
    Exactamente nesta insistência no sistema de águas na cobertura é que se vai definir a chamada " casa de emigrante": Telhados e telhadinhos que ainda a gosto, perdura.
    Mais coisas participaram; O valor do r/chão vazio ( antes para o gado ) para a casa de um futuro filho e daí o elevar a construção. ...

    Se juntamente com este fórum voltássemos aos anos 70 era dessas casas que estaríamos a falar. (para ver o valor das que actualmente aparecem por aqui)

    Já agora...https://www.youtube.com/watch?v=nRzyMh0K66U&hd=1

    Quanto á casa que apresenta (a sua), curiosamente é uma " casa de emigrante" não pelas razões atrás descritas mas porque transporta para o contexto nacional um certo prurido relativamente ao espaço/sanita, típico da construção em França que pode ou não vir a criar adeptos por aqui.

    Cmps!
  5.  # 106

    No Google há lá de tudo.
    Em relação ao meu tópico ali ao lado, também já me disseram que mais parecia casa de emigrante
    •  
      GMCQ
    • 20 outubro 2015

     # 107

    Colocado por: zedasilvaCasa de emigrante
    Neste caso um brasileiro torna viagem
    Concordam com este comentário:LuisPereira
      Africana.jpg


    Que bela casa de imigrante!
    •  
      GMCQ
    • 20 outubro 2015

     # 108

    Colocado por: LuisPereiraMas afinal o que é uma casa de emigrante? A minha deve ser já que sou emigrante!

    A questão aqui não é sobre emigrantes mas sim o que é para si uma casa de emigrante... acho uma generalização no mínimo patética!

    Comente lá esta casa de emigrante sff
      Planta Piso 1.PNG


    Bela casa de imigrante! O telhado é plano?
  6.  # 109

    Idealiving escreveu:
    .... Com isto e repito, casa de emigrante é típica casa que poderia ter sido construida à 30 anos atrás, sem qualquer valor arquitetónico. ....

    Não é bem assim. (pelo q escrevi antes).
    Vejo arquitectura popular com o mesmo valor que cada voto tem na formação de um novo governo.
    Que é isso de valor arquitectónico? uma ditadura?
    Há de tudo.

    Cmps!
  7.  # 110

    Colocado por: IdealivingAcho giro as janelas das Casa de banho serem maiores do que as dos quartos... É um pormenor delicioso...

    Entre o 1º desenho e o ultimo exposto, muita coisa mudou na disposição, no entanto não quer dizer que tenha melhorado muito.
    Reflita nas entradas de luz que tem, acredito que as janelas das casas de banho serão altas, mas não fará sentido a nível de fachada exterior existir uma métrica??

    Um projeto tem de ser pensado como um todos, não só a parte interior mas também a parte exterior. Uma planta não passa disso mesmo, por isso pouco ou nada diz sobre o projeto. Desculpem o termo, mas parece uma típica casa de emigrante (nada tenho contra eles, alias muito os valorizo, mas é o termo utilizado quando se vê uma casa/projeto que podia ter sido feita à 30 anos)..


    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving
    Estas pessoas agradeceram este comentário:M32


    Ok! dá para perceber. E a cultura arquitectónica é um espaço pelo qual se deve lutar.

    É verdade que os projectos que por aqui aparecem, verificam likes quanto mais forem de cobertura plana (pressuposto de moderno) e comentários do gênero ; se está ao seu gosto. Depois temos; o meu arquitecto(a)... E tudo parece andar na moda ( como sempre) independentemente da qualidade.
    Nada de extraordinário.
    Cmps!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  8.  # 111

    Colocado por: GMCQ

    Bela casa de imigrante! O telhado é plano?


    Sim é!
  9.  # 112

    Colocado por: m.arqQuanto á casa que apresenta (a sua), curiosamente é uma " casa de emigrante" não pelas razões atrás descritas mas porque transporta para o contexto nacional um certo prurido relativamente ao espaço/sanita, típico da construção em França que pode ou não vir a criar adeptos por aqui


    Não percebi!
  10.  # 113

    um exemplo de uma planta parecida com a sua
      EUPHORBErdcpdf.JPG
  11.  # 114

    Colocado por: sojothoum exemplo de uma planta parecida com a sua


    com a minha?
  12.  # 115

    claro que nao, nao tem nada a ver com a sua, mas com a do autor desta discussao.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M32
  13.  # 116

    Colocado por: LuisPereira

    Não percebi!

    Só pelo facto de ter um compartimento fechado dentro do WC para a sanita, como tipicamente usado em França.
  14.  # 117

    Colocado por: 21papaleguas
    Só pelo facto de ter um compartimento fechado dentro do WC para a sanita, como tipicamente usado em França.


    hahahahaha

    Como sou emigrante em Inglaterra devia ter colocado alcatifa na casa de banho e ter retirado a porcaria do bidé!
    Concordam com este comentário: sojotho
    • M32
    • 21 outubro 2015

     # 118

    Colocado por: sojothoum exemplo de uma planta parecida com a sua
      EUPHORBErdcpdf.JPG


    Colocado por: sojothoum exemplo de uma planta parecida com a sua
      EUPHORBErdcpdf.JPG




    Obrigado pela planta... mas pelo que vejo desta planta só mesmo aquela entrada, pois de resto a disposição das divisões não tem nada a ver...
  15.  # 119

    Colocado por: LuisPereira

    hahahahaha

    Como sou emigrante em Inglaterra devia ter colocado alcatifa na casa de banho e ter retirado a porcaria do bidé!
    Concordam com este comentário:sojotho

    As minhas palavras são apenas a constatação da afirmação sobre a típica casa de emigrantes. Não quero dizer que concordo com essa afirmação.
  16.  # 120

    Colocado por: IdealivingCaros leitores,

    Talvez tenham ficado ofendidos com um mero comentário, mas talvez não tenham tido o cuidado de ler o que estava lá escrito. Para os mais desatentos, eu volto a postar o que disse anteriormente.


    Como disse e bem tenho muita estima pelos emigrantes, para além de ter familiares e amigos que o foram e são, e sei da dificuldade que é tentar ter uma vida melhor longe de tudo o que nos é próximo. Para além disso fiz questão de dizer que é um termo (expressão, gíria ou até calão, como queiram interpretar), e não uma ofensa como estão a querer insinuar. Fiz questão inclusive de explicar o significado desse termo (projeto de uma casa que poderia ter sido feita à 30 anos atrás).

    Sendo que para quem ainda não percebeu. Este projeto é um projeto que tem os seus fundamentos arquitetónicos tradicionais. Com isto quero dizer sem ofender ninguém que o projetista pode ser, por grosso, 3 tipos de pessoa diferente: 1 - senhor desenhador com 30 anos de experiencia na área mas que sempre fez o mesmo tipo de casa. 2 - senhor engenheiro com ego acima da média que acha que o curso dele lhe dá direito de fazer arquitetura. 3 - pessoa pouco habilitada com pouco conhecimento sobre arquitetura contemporânea.

    Resumindo e indo direto ao assunto, Sr. LuisPereira, nada tenho contra emigrante, casa de emigrantes e pessoas que gostem de casas de emigrantes, cada um tem direito a gostar do que bem entender.
    M32 lamento se a minha opinião não lhe agrada, mas de facto é o que penso, se não quer aceitar a mesma, está no seu direito e em nada fico ofendido ou magoado, mas quando se pede para dar opinião não se pode estar a espera de gostar de todas elas. A minha não é ofensiva, muito pelo contrário foi fundamentada e com o único objetivo de o ajudar nesta sua fase.


    E lá voltamos à "casa de emigrante"! Uma expressão que se usava para os palácios e palacetes dos anos 80, que os portugueses (a maioria analfabetos ou sem a primária concluída) espalharam pelo interior do país, no meio de pinhais e mato.

    O forista esquece-se que o "emigrante típico" atual tem tantos ou mais estudos que o senhor arquitecto, é tanto ou mais viajado que o senhor arquitecto, e tem tanto ou mais gosto que os enhor arquitecto. Por isso, essa expressão está totalmente ultrapassada e foi inoportuna neste contexto.

    Quantos aos comentários relativos aos "desenhadores, engenheiros e pessoas pouco habilitadas", tem toda a razão. Faltou-lhe foi incluir um ponto acerca dos "arquitectos com ego acima da média" que representam largamente a maioria de hoje.

    Quanto à Arquitectura Contemporânea, eu não sei o que isso é, porque sou clássico e prefiro a Arquitectura Clássica (ou tradicional), aquela que preserva o património histórico, cultural e arquitectónico português. Tenho é muitas dúvidas que essas "resmas" de Arq. contemporâneos estejam preparados para valorizar e reabilitar esse património, com muito mais valor do que qualquer paralelipipedo de betão e vidro que se possa contruir hoje.
    Concordam com este comentário: treker666, LuisPereira, GMCQ, lulourenco
 
0.0391 seg. NEW