Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,
    estou em vias de comprar uma casa que tem uma placa/terraço de 40m2. Acontece que a impermeabilização dessa placa, que foi feita com tela de alumínio e alcatrão já não está em condições e assim a casa já tem manchas de humidade e tinta empolada por dentro.
    Como devo fazer para refazer a impermeabilização? Se colocar mosaico, tenho de fazer impermeabilização antes, certo? Que opções tenho sabendo que pretendo que seja transitável? Quanto me pode custar?
    Obrigada,
  2.  # 2

Antes de mais nunca deveria ser aplicada lamina asfaltica revestida a pelicula de aluminio num paramento horizontal.

Caso pretenda a aplicacao de ceramica, tem dois esquemas possíveis, partindo do principio que ja tem isolamento térmico as pendentes, antes da dita tela:

Esquema a)

- Sistema de dupla lamina asfaltica/lamina em pvc,
    - lamina drenante
    - betonilha com 4,5cm
    - ceramica

Esquema b)
    - lâmina em polietileno
    - cerâmica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ritaaa
  3.  # 3

Muito obrigada pela resposta!

Já agora, e se não pretender aplicar cerâmica, fica transitável na mesma?
    Outra coisa. Qt me custará esta impermeabilização (+/-)? Qual é a opção (com ou sem cerâmica) mais barata e funcional?
  4.  # 4

Colocado por: ritaaaMuito obrigada pela resposta!

Já agora, e se não pretender aplicar cerâmica, fica transitável na mesma?
    Outra coisa. Qt me custará esta impermeabilização (+/-)? Qual é a opção (com ou sem cerâmica) mais barata e funcional?

O esquema a sim, ficará só em betonilha.
    O esquema b não, teria sempre que colocar uma proteccao pesada.

Custo nao sei, estou fora, mas no somatorio dos produtos, os sistemas ficarão ao mesmo nivel, talvez o segundo mais economico pelo facto de ter menos mao de obra e ser mais rapida a intervencao.
  5.  # 5

Colocado por: ppaqueta- betonilha com 4,5cm

Vai fissurar...!
  6.  # 6

Colocado por: riscos

Vai fissurar...!

Parti do princípio que iria levar juntas de fraccionamento e perimetrais.
  7.  # 7

Colocado por: riscos

Vai fissurar...!

Efectivamente esquece-me de frisar, que a betonilha deveria obedecer à norma EN 18560-2

Peço desculpa pelo facto.
  8.  # 8

E quem é o pedreiro que sabe o que é a EN 18560-2, mesmo que lhe aplique um malha eletrosoldada ou fibras de polipropileno vai estalar..
  9.  # 9

Colocado por: riscosE quem é o pedreiro que sabe o que é a EN 18560-2, mesmo que lhe aplique um malha eletrosoldada ou fibras de polipropileno vai estalar..

Então qual o seu aconselhamento?
  10.  # 10

Sem duvida que a aplicação de tela é uma boa solução, nem sempre viável porque envolve ter altura útil para a execução de betonilha com o min de 6 a 8 cm. Neste caso se tiver altura útil para tal, reforço a ideia de aplicar a tela
  11.  # 11

Colocado por: riscosSem duvida que a aplicação de tela é uma boa solução, nem sempre viável porque envolve ter altura útil para a execução de betonilha com o min de 6 a 8 cm. Neste caso se tiver altura útil para tal, reforço a ideia de aplicar a tela

e nao tendo a tal altura de 6 a 8cm?
  12.  # 12

Colocado por: riscosSem duvida que a aplicação de tela é uma boa solução, nem sempre viável porque envolve ter altura útil para a execução de betonilha com o min de 6 a 8 cm. Neste caso se tiver altura útil para tal, reforço a ideia de aplicar a tela

Então acha que se tiver 6 a 8 cm, não vai rachar?
  13.  # 13

´Não tendo essa altura útil , a tela não é boa solução, porque a betonilha vai fissurar, e não consegue aplicar o pavimento em cima de tela diretamente. Pode é correr o risco de fazer a betonilha como o ppaqueta com uma altura mais baixa, mas eu não recomendaria...
  14.  # 14

Colocado por: riscos´Não tendo essa altura útil , a tela não é boa solução, porque a betonilha vai fissurar, e não consegue aplicar o pavimento em cima de tela diretamente. Pode é correr o risco de fazer a betonilha como o ppaqueta com uma altura mais baixa, mas eu não recomendaria...

Espera lá! Expus-lhe a norma e tudo.
    Com 45mm tem capacidade de distribuição de carga.

Quanto mais espessura tiver, mais probabilidade de fissurar tem devido à retracao/dilatacao térmica linear/ humidade.
  15.  # 15

Colocado por: ppaquetamais probabilidade de fissurar

maior probabilidade??aqui não existem probabilidades mas sim ocorrência ou não ocorrência de fissuração, e com uma altura de 4,5cm de betonilha ela fissura toda...
  16.  # 16

Já que vai mexer aproveite e para além da impermeabilização coloque isolamento... no custo total é insignificante e vai ver a diferença.
    Concordam com este comentário: ppaqueta
  17.  # 17

nem vale a pena ir a livros, porque falo de prática mas de qualquer forma deixo aqui a indicação. " 3.4.2. Betonilha não aderente ao substrato
    O uso deste tipo de betonilha (Fig. 4) deve-se ao tráfego de pessoas, tendo uma espessura
    superior a 50mm e por norma não superior a 80mm, onde se coloca, entre a betonilha e o
    suporte um substrato separador horizontal (como por exemplo, folha de polietileno ou PVC),
    delimitando o perímetro das paredes e à volta dos pilares com um substrato resiliente com 1
    cm de espessura e que deve ser prolongado nas colunas e paredes por uma altura de 10 cm
    (12).
      Sem Título.jpg
  18.  # 18

Colocado por: riscosnem vale a pena ir a livros, porque falo de prática mas de qualquer forma deixo aqui a indicação. " 3.4.2. Betonilha não aderente ao substrato
    O uso deste tipo de betonilha (Fig. 4) deve-se ao tráfego de pessoas, tendo uma espessura
    superior a 50mm e por norma não superior a 80mm, onde se coloca, entre a betonilha e o
    suporte um substrato separador horizontal (como por exemplo, folha de polietileno ou PVC),
    delimitando o perímetro das paredes e à volta dos pilares com um substrato resiliente com 1
    cm de espessura e que deve ser prolongado nas colunas e paredes por uma altura de 10 cm
    (12).
      Sem Título.jpg

Concordo consigo e com o esquema que apresentou, apenas faltam as juntas de fraccionamento.
  19.  # 19

mas eu até percebo o que o ppaqueta estava provavelmente a falar era de betonilha autonivelante?não?que também existe mas para espessuras mínimas até 3 a 4 cm, tendo preços elevados..
  20.  # 20

Colocado por: riscosmas eu até percebo o que o ppaqueta estava provavelmente a falar era de betonilha autonivelante?não?que também existe mas para espessuras mínimas até 3 a 4 cm, tendo preços elevados..

Colocado por: riscosmas eu até percebo o que o ppaqueta estava provavelmente a falar era de betonilha autonivelante?não?que também existe mas para espessuras mínimas até 3 a 4 cm, tendo preços elevados..

Só quando houver obrigatoriede de utilizar argamassas pre-doseadas e normalizadas, é que faz sentido.

Estava-me a referir a uma betonilha de distribuição de carga normal.

Entre o seu esquema e o que eu disse, só há uma diferença de 5mm.

0.0217 seg. NEW