Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Aparentemente sou um dos iludidos, por falta de informação sobretudo.

    Um terreno agricola pode ter água e electricidade numa "barraca" de apoio à exploração agricola certo?

    Esqueçamos a solução da imagem que publiquei e vamos pensar numa roulotte.

    Se reboco uma roulotte para um terreno agricola e sirvo-me da electricidade e da água disponiveis no ponto de abastecimento para a exploração agricola, estou a viver ilegalmente? Para as águas sujas vamos partir do pressuposto que tenho ali uma fossa céptica. Para as águas limpas podemos até pensar num furo. Resta-nos a parte da electricidade que está a ser fornecida para apoiar a exploração agricola.

    Neste moldes penso que estou dentro da legalidade, mas corrijam se estiver enganado.

    No fundo, a questão que é preciso colocar é: estamos a licenciar o quê? Licenciar um atrelado/roulotte? Licenciar o uso de energia electrica num terreno agricola?
  2.  # 2

    Colocado por: marco1Tyson

    tanto uma como outra estão sujeitas a licenciamento seja em terreno agricola ou não. até porque em certos casos dá para construir em terreno agricola.
    já tanto se falou que ainda me admira que haja estes mitos. só mesmo uma roulotte com abastecimento próprio de água e recolha própria de esgotos é que pode ser considerado estrutura móvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tyson


    Estamos justamente a falar de uma roullote. Neste caso, para ser mais exato, um atrelado modificado para habitação ou não.

    A situação do licenciamento seria aplicável tanto quanto sei nos casos de reabilitação de um edificio pré existente no terreno agricola. Neste caso, reabilitar uma ruina ou edificio que originalmente estava destinado ao apoio agricola (isto é, sem condições de habitabilidade ou conforto) terá forçosamente que ser licenciado. Licenciado para construção e posteriormente licenciado para habitação através da alteração da tipologia do seu uso.
  3.  # 3

    disse bem a electricidade está lá para apoiar a exploração agricola ( maquinaria) não para abastecimento habitacional.
    a água dos poços penso que não é permitido para consumo humano.
    mesmo que seja uma roulotte se estiver a servir para uso habitacional deve estar sujeito ás regras de ordenamento do território e até é em certos casos permitido o uso habitacional.
  4.  # 4

    Colocado por: GMCQ

    Incluindo projetos de arquitetura/especialidades/e devidas taxas??



    Isto dos isolamentos e impermeabilizações acho que é algo que não se deveria descurar.



    Sim mais Ou menos esse valor
  5.  # 5

    Colocado por: GMCQ

    Já conhece a area de implantação para o seu terreno?


    Não vou ver para a próxima semana
  6.  # 6

    Tive a falar com uma empresa sobre a auto construçao e perguntei lhe se não é legal como poderia ser eu a fazer a montagem. A resposta foi está :

    "É possível porque na forma sem montagem vai um funcionário da empresa para ajudar e coordenar a montagem e a direção de obra para todos os efeitos é nossa."

    Assim sendo já poderá ser feita por mim?
    Concordam com este comentário: PRodrigues2019
  7.  # 7

    Agora pergunte-lhe:

    Que documentos são necessários entregar na Câmara para construir a casa?
    E vocês tem esses documentos?
    Concordam com este comentário: riscos
    •  
      GMCQ
    • 28 setembro 2015

     # 8

    De certeza q terá q os pedir a empresa em questão, ou ser mm ela a entregar...
  8.  # 9

    Colocado por: PicaretaAgora pergunte-lhe:

    Que documentos são necessários entregar na Câmara para construir a casa?
    E vocês tem esses documentos?
    Concordam com este comentário:riscos
    e Que papéis são?
  9.  # 10

    Colocado por: sergiocardosoe Que papéis são?

    Agora não posso falar em alvarás e seguros aqui no forum. Pergunte-lhe a ele, que ele certamente saberá.
  10.  # 11

    Boas, tenho andado a ver casas para construir, e por acaso esta foi uma das que encontrei e achei interessante ao início pelos preços apresentados. No entanto, acho que a questão do preço acaba por ser falsa, um pouco como já se falou várias vezes neste fórum em relação às casas modulares, lsf, etc, e já vou explicar o porquê!

    Em 1º lugar, eu ando a ver estas casas por uma questão de rapidez de construção. É uma das prioridades na construção que pretendo fazer, rapidez na construção, à essa necessidade. Já fui visitar esta casa modelo, e entretanto virei-me para as lsf!

    Agora a questão do preço para esta casa:

    O user que abriu o tópico falou que queria ser ele a montar, mas não se pode esquecer da lage. A lage não pode ser só cimentar um chão direito, tem que ter as ligações para a água, esgotos, etc! Ou seja a não ser que tenha muita experiência, teria que contratar alguém para o fazer, ou então contratá-los a eles, a 30€/m2 o que dá logo 2520€.

    Depois a questão dos licenciamentos, eles têm também um serviço de licenciamento em que se paga 1690€ e eles tratam de tudo.

    Agora a casa, e aqui vem o principal problema. Eu vou dar exemplo da casa com o preço com montagem e acabamentos (nesta parte o user quer sem nenhuma desta opções pelo que percebi, não se pode esquecer que não tem chão, louças sanitárias, cozinha, etc).
    Com os acabamentos tem apenas o chão, as louças sanitárias de gama baixa, a cozinha com móveis super pequenos que quase não tem arrumos, não tem aquele balcão que aparece nas plantas em que se pode comer, e acho que tem forno e placa, mas tudo de gama baixa. Ou seja, para se deixar a casa bonita como a casa modelo deles por exemplo, prepare-se para ter que pagar os extras!
    As paredes. Com acabamentos as paredes ficam apenas em.. chapa. Ou seja, é colocada a placa, apertada e fica como está, com as "frestas", (que não são frestas por onde entre frio atenção, são as uniões entre placas), à vista. Não leva pladur, por dentro, não leva capoto por fora, nada disso, apenas chapa! Para estes extras de pladur e capoto, tem que se pagar extra!

    Candeeiros não incluídos.

    Ou seja, uma casa que na minha opinião tem que levar ainda uns bons acabamentos/extras fica por:

    casa - 30500
    lage - 2520
    Licenciamento - 1690
    = 42693

    A isto se formos a somar todos os extras necessários para tornar a casa melhor, facilmente se chega aos 50 a 60mil€!

    Para quem tem tempo acredito que fique em preços idênticos a uma casa em alvenaria.

    E depois de lá ter ido ver a casa, comentei até com uma pessoa, em quanto ficaria construir uma casa só as paredes por fora nessas linhas com bons isolamentos? Penso que nenhuma fortuna, e se depois por dentro fizermos as paredes/divisões em pladur e outros materiais do género? Não sei sequer se é permitido, mas por uma questão de rapidez e de preço penso que compensaria! Uma parede interior bem feita com pladur e isolamentos por dentro, etc é capaz de conseguir bons isolamentos acústicos (porque térmicos penso que interessa mais as paredes exteriores porque à partida a casa será para estar toda a uma temperatura idêntica!

    Mas isto sou eu a falar sem nenhuma experiência nem conhecimento do assunto, apenas em conversa surgiu essa ideia, não sei sequer se seria viável!

    Mas ainda voltando às ditas "modulares"/lsf (não sei se o lsf pode ser considerado modular), como disse virei-me mais para as lsf, ainda estou para confirmar se o tempo de construção é mesmo mais curto, isto depois de ter visto aqui um tópico a acompanhar a construção de uma que demorou 1 ano e meio. Mas claro, não sei o que está por trás dessa demora!
    Eu ando a ver T3! Neste caso da clickhouse para mim a casa que mais gostei com os acabamentos deles/básicos ficaria em cerca de 65mil, isto uma casa com 103m2 área de implantação, (tinha ali uma ideia de mudar umas paredes encurtando o alpendre para aumentar a sala e aproximar a área de implantação à área real de casa.), ora eu ando a ver uma casa em lsf que o preço de tabela é de 75000€ já com iva. Mas este preço é para 120m2 de casa, todos os acabamentos interiores e exteriores, (pladur interior, capoto exterior, pintura à cor escolhida, movimentação de terras, abertura de sapatas, lage, chão e paredes de casa de banho até 10€m2 à minha escolha, loiças de gama média, painel solar, estores, e tratam de toda a parte de licenciamentos também com a diferença de que eu terei que pagar as licenças e taxas)!

    Extras em relação a esta casa, licenças que a outra julgo que tem, taxas e impostos! Ora e acho que todos concordam que é uma casa muito mais robusta e com outra resistência.

    No entanto a clickhouse para mim não está posta de parte, aliás, estou à espera de um orçamento deles com tudo completo, isto porque a questão tempo como referi é importante, e se as lsf afinal demorarem muito terei que pensar bem no que fazer..
    •  
      GMCQ
    • 2 outubro 2015

     # 12

    tiagooliveira20

    Pode enviar-me por pm o contato dessa empresa tb gostaria de obter mais infos sobre as construções deles. Cumps
    •  
      GMCQ
    • 2 outubro 2015 editado

     # 13

    tiagooliveira20, se não estou em erro ( e corrijam-me se estiver errado) as licenças de construção são calculadas mediante os m2 e o tempo que a obra vai decorrer, por exemplo, se a obra durar 3 meses, é um valor x esses 3meses, se a obra durar 12 meses, será um valor x 12meses, e assim sucessivamente. Portanto se a construção for feita em menos tempo já irá poupar nesta licença, se for por aí já terá alguma vantagem e poupará um par de euros. :)
  11.  # 14

    Colocado por: GMCQtiagooliveira20, se não estou em erro ( e corrijam-me se estiver errado) as licenças de construção são calculadas mediante os m2 e o tempo que a obra vai decorrer, por exemplo, se a obra durar 3 meses, é um valor x esses 3meses, se a obra durar 12 meses, será um valor x 12meses, e assim sucessivamente. Portanto se a construção for feita em menos tempo já irá poupar nesta licença, se for por aí já terá alguma vantagem e poupará um par de euros. :)


    Colocado por: GMCQtiagooliveira20, se não estou em erro ( e corrijam-me se estiver errado) as licenças de construção são calculadas mediante os m2 e o tempo que a obra vai decorrer, por exemplo, se a obra durar 3 meses, é um valor x esses 3meses, se a obra durar 12 meses, será um valor x 12meses, e assim sucessivamente. Portanto se a construção for feita em menos tempo já irá poupar nesta licença, se for por aí já terá alguma vantagem e poupará um par de euros. :)


    Pois, lá está, como disse são coisas que ainda não percebo muito, ainda estou na fase inicial de pesquisa e esses pormenores não os sei! Ainda terei que visitar mais algumas empresas antes de me decidir por algo!
  12.  # 15

    Colocado por: GMCQtiagooliveira20, se não estou em erro ( e corrijam-me se estiver errado) as licenças de construção são calculadas mediante os m2 e o tempo que a obra vai decorrer, por exemplo, se a obra durar 3 meses, é um valor x esses 3meses, se a obra durar 12 meses, será um valor x 12meses, e assim sucessivamente. Portanto se a construção for feita em menos tempo já irá poupar nesta licença, se for por aí já terá alguma vantagem e poupará um par de euros. :)
    no meu caso paguei 480 euros para 48 meses.por isso nao e por ai,mas depende dos sitios onde se vai construir
    •  
      GMCQ
    • 2 outubro 2015

     # 16

    Colocado por:tiagooliveira20
    Pois, lá está, como disse são coisas que ainda não percebo muito, ainda estou na fase inicial de pesquisa e esses pormenores não os sei! Ainda terei que visitar mais algumas empresas antes de me decidir por algo!


    Sim faça isso, n se deixe descurar no que toca a construção da sua casa. Se for contratar um arquiteto externo à empresa onde pretende ajudicar a obra, tenha em conta que tanto um como o outro podem-lhe ajudar com esse processo. Cumps
    •  
      GMCQ
    • 2 outubro 2015

     # 17

    Colocado por: jorgandno meu caso paguei 480 euros para 48 meses.por isso nao e por ai,mas depende dos sitios onde se vai construir


    Exatamente, depende de camara para camara.
    •  
      GMCQ
    • 2 outubro 2015 editado

     # 18

    Colocado por: tiagooliveira20
    ora eu ando a ver uma casa em lsf que o preço de tabela é de 75000€ já com iva. Mas este preço é para 120m2 de casa, todos os acabamentos interiores e exteriores, (pladur interior, capoto exterior, pintura à cor escolhida, movimentação de terras, abertura de sapatas, lage, chão e paredes de casa de banho até 10€m2 à minha escolha, loiças de gama média, painel solar, estores, e tratam de toda a parte de licenciamentos também com a diferença de que eu terei que pagar as licenças e taxas)!

    Extras em relação a esta casa, licenças que a outra julgo que tem, taxas e impostos! Ora e acho que todos concordam que é uma casa muito mais robusta e com outra resistência.

    No entanto a clickhouse para mim não está posta de parte, aliás, estou à espera de um orçamento deles com tudo completo, isto porque a questão tempo como referi é importante, e se as lsf afinal demorarem muito terei que pensar bem no que fazer..


    Penso que n haja nenhum problema em falar dessas empresas visto não estarmos a promove-las para beneficio proprio.. E a Lemcor parece ser também uma boa alternativa face a construção dita tradicional, se bem que também o façam. Eles realmente incluem um monte de serviços no orçamento tabelado, já tive oportunidade de verificar no site deles.
  13.  # 19

    GMCQ pois, eu pessoalmente e tendo em conta o tipo de construção e todas as coisas incluídas prefiro a Lemcor à Clickhouse. Quanto ao que me perguntou na PM, ainda não falei, ando para lhes enviar um email para esclarecer as dúvidas e depois sim irei às instalações deles para falar-mos melhor! Ainda são de longe, prefiro ter já algumas dúvidas esclarecidas por email e depois sim ir lá!
    •  
      GMCQ
    • 4 outubro 2015

     # 20

    Sim faz bem, foi como eu fiz esclareci o que pude por mail. Mas só após tomar alguma decisão mais em concreto é que irei pessoalmente à empresa com a qual decidir adjudicar a obra, se bem que possa ser importante também visitar alguma obra ou casa modelo.
 
0.0307 seg. NEW