Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Candidatei-me a uma bomba de calor daquelas subsidiadas pela ERSE, e as condições estão reunidas. Entretanto tenho que preparar condições para a instalação.

O aparelho será colocado numa despensa com tubos de respiro (entrada e saída de ar) para o exterior. Terei que levar os tubos de água quente e água fria que passam noutra despensa mesmo por baixo. A minha ideia é furar a laje e levar dois tubos multicamada (o de água quente com isolamento) ou inox.

A minha dúvida está no grau de dificuldade em furar a laje. Não faço ideia se a laje é de vigotas e abobadilhas ou betão.

Isto é coisa para um amador fazer?
  2.  # 2

Colocado por: ClioIICandidatei-me a uma bomba de calor daquelas subsidiadas pela ERSE, e as condições estão reunidas. Entretanto tenho que preparar condições para a instalação.

O aparelho será colocado numa despensa com tubos de respiro (entrada e saída de ar) para o exterior. Terei que levar os tubos de água quente e água fria que passam noutra despensa mesmo por baixo. A minha ideia é furar a laje e levar dois tubos multicamada (o de água quente com isolamento) ou inox.

A minha dúvida está no grau de dificuldade em furar a laje. Não faço ideia se a laje é de vigotas e abobadilhas ou betão.

Isto é coisa para um amador fazer?

que diâmetro irão ser os furos?
    • foc
    • 25 setembro 2015

# 3

Se tiver a ferramenta apropriada, faz sem problemas
  3.  # 4

Colocado por: focSe tiver a ferramenta apropriada, faz sem problemas

poucos tem essa ferramenta adequada..... o mais comum é maceta e escopro ou martelo electrico, o que nao se deve fazer.....
  4.  # 5

Colocado por: sergyio

que diâmetro irão ser os furos?

Estou a pensar usar multicamada de 16mm.
  5.  # 6

Não é fácil...

Para passar os tubos com isolamento precisa sempre de uns 6cm de diâmetro para cada, para furar isso só com uma caroteadora, se quiser fazer um trabalho bem feito, claro.
    Concordam com este comentário: sergyio
  6.  # 7

Colocado por: Rui A. B.ar os tubos com isolamento precisa sempre de uns 6cm de diâmetro para cada, para furar isso só com uma caroteadora, se quiser fazer um trabalho bem feito, claro.

Sim, pelo menos para o tubo de água quente assim seria: não há grande interesse em isolar o tubo de água da rede de entrada.

Numa situação de compromisso, caso só consiga fazer furos "finos", não colocaria bainha isolante no troço em que o tubo atravessa a laje.
    • foc
    • 25 setembro 2015

# 8

Precisa de uma máquina boa e de uma broca boa, porque de certeza que vai encontrar ferro..
  7.  # 9

Colocado por: focPrecisa de uma máquina boa e de uma broca boa, porque de certeza que vai encontrar ferro..

pode ter uma "c aga" fenomenal..... =D =D
    • foc
    • 25 setembro 2015

# 10

Colocado por: loverscout

pode ter uma "c aga" fenomenal..... =D =D

Depende do tipo de "broca" :)
  8.  # 11

Tem que arranjar um amigo que tenha uma boa máquina é uma boa broca...

Uma boa broca de 30mm com comprimento suficiente custa perto de 200€...

De onde é?
  9.  # 12

se for de vigotas e abobadilhas um amador com jeito para o biscate ainda faz isso com uma boa broca, agora se for de betão é melhor nem pensar nisso.
    •  
      ClioII
    • 25 setembro 2015 editado

# 13

Colocado por: Rui A. B.e arranjar um amigo que tenha uma boa máquina é uma boa broca...

Uma boa broca de 30mm com comprimento suficiente custa perto de 200€...

De onde é?

Aveiro

EDIT: é evidente que, se for uma coisa fora do meu alcance (como me parece que é), estou disposto a pagar o trabalho.
  10.  # 14

Colocado por: ClioII

Aveiro

Muito longe para mim...
  11.  # 15

Colocado por: Rui A. B.

Muito longe para mim...

Obrigado à mesma! :)
  12.  # 16

Colocado por: ClioII

Obrigado à mesma! :)

Vamos ver se aparece algum voluntário que seja de perto... :)
  13.  # 17

o leroy aluga essas ferramentas...

http://www.leroymerlin.pt/getmedia/3eff0329-2e39-4282-9a98-1558fdbbe430/Aluguer-de-ferramentas.pdf.aspx

caroteadora - 1 dia > 59€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  14.  # 18

Estou mais inclinado a contratar alguém para que o serviço saia bem feito à primeira.

Um comum canalizador dispõe da ferramenta necessária? Ou tenho de procurar alguém mais especializado?
  15.  # 19

o mais certo (90%) é furarem com martelo!!! a não ser que peça especificamente para ser com caroteadora
  16.  # 20

Colocado por: sergyioo leroy aluga essas ferramentas...

http://www.leroymerlin.pt/getmedia/3eff0329-2e39-4282-9a98-1558fdbbe430/Aluguer-de-ferramentas.pdf.aspx

caroteadora - 1 dia > 59€
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII

Poxa, o aluguer de ferramentas é bem rentável...

0.0207 seg. NEW