Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Gostaria do vosso feed back de quem tem recuperadores a ar para aproveitamento do aquecimento de areas úteis, por exemplo quartos por cima da sala.
    Obrigado
  2.  # 2

fale com o Nando Gonça...

https://forumdacasa.com/account/4595/
  3.  # 3

OK....
  4.  # 4

Dúvida! Espero que a ultima...
    Vantagens e desvantagens de colocar um recuperador de calor a água (para aquecer 4 toalheiros de WC, 3 no piso superior) ou recuperador a ar para enviar ar quente para esses mesmos 4 WC?

Vantagens e desvantagens incluindo o factor preço e instalação. Estou na fase de escolha e posso decidir por um deles.
    • VXMC
    • 26 novembro 2015

# 5

Boas por acaso tenho a mesma dúvida e ideia de fazer o mesmo.
  5.  # 6

Colocado por: VXMCBoas por acaso tenho a mesma dúvida e ideia de fazer o mesmo.

Acho que somos vários...
    Aguardamos as sugestões!
  6.  # 7

Colocado por: engjorgeguedesAcho que somos vários...
    Aguardamos as sugestões!

Justamente pelo mesmo facto, fomos alertados para a eventualidade de "enfarruscar" as paredes dos quartos, caso optemos pelo recuperador a ar. Ficámos com dúvidas, quanto a isso.
    • RCF
    • 27 novembro 2015

# 8

Colocado por: engjorgeguedes

Acho que somos vários...
    Aguardamos as sugestões!

A diferença entre caldeira com recuperador a água ou ar tem grandes diferenças.
    Sendo a água, é bastante mais cara, mas não servirá apenas para os radiadores dos toalheiros das casas de banho. Pode utilizar para os radiadores em toda a casa e ainda para as águas quentes sanitárias.
    A ar (só) permite mesmo aquecer o ambiente, mas não creio existir o risco de enfarruscar as paredes, pois o calor não sai da chaminé ou sequer diretamente da chama, com possibilidade de levar fumo.
    • VXMC
    • 27 novembro 2015

# 9

Então digam-me sff se existe a possibilidade de aquecer as águas com o recuperador de calor e ao mesmo tempo o aquecimento de algumas divisões pelo ar quente?

Como anunciei vou iniciar a construção da minha moradia mas queria ter esta parte pensada. Neste momento em casa dos meus pais, que é onde habito, existe apenas 1 lareira com caldeira que já é algo rudimentar mas era o que se usava. No entanto aquece a água para banhos e toda a tubagem da casa para água quente sem recorrer a esquentadores.

O que eu pretendo é ter mais ou menos o mesmo sistema com o recuperador de calor mas que faça aquecimento da sala e cozinha onde se encontra o recuperador + 2 cómodos no piso superior e ao mesmo tempo o aquecimento das águas.

Quanto a aquecimento central não estou a equacionar colocar nem pre-instalação.
    • RCF
    • 27 novembro 2015

# 10

Colocado por: VXMCEntão digam-me sff se existe a possibilidade de aquecer as águas com o recuperador de calor e ao mesmo tempo o aquecimento de algumas divisões pelo ar quente?

Assim propriamente não creio. Mas, a água, pode aquecer as águas sanitárias e água para os radiadores que aquecerão toda a casa. Ou, ainda, em vez de radiadores, piso radiante hidráulico.
  7.  # 11

Eu para aquecimento não necessito de apoio como a caldeira ou recuperador. Lembrei-me foi que, já que vai haver lareira poderia instalar o recuperador e enviar o ar quente ou àgua quente para aquecer esses wc...
    • RCF
    • 28 novembro 2015

# 12

Colocado por: engjorgeguedesEu para aquecimento não necessito de apoio como a caldeira ou recuperador. Lembrei-me foi que, já que vai haver lareira poderia instalar o recuperador e enviar o ar quente ou àgua quente para aquecer esses wc...

Apenas para isso, o mais simples e eficiente é colocar recuperador de calor e enviar o ar quente. No entanto, tanto quanto sei, este sistema apenas é eficiente se os locais para onde levar o ar não forem distantes e de preferência que sejam no piso superior ao local onde está a lareira.
  8.  # 13

https://forumdacasa.com/discussion/27455/1/instalacao-de-extrator-de-ar-no-recuperador-de-calor/

Este tópico foi criado por mim, onde inicialmente obtive ajuda, e pus mãos a obras. neste exato momento tenho a casa quente, sem humidade e homogenea termicamente. e este é o outro topico que vai de encontro ao outro.
    https://forumdacasa.com/discussion/27374/9/isolamento-interior-e-exterior-de-fachada-virada-a-norte-tenho-ideia-do-que-vou-fazer-conselhos/#Item_14
  9.  # 14

Qual o modelo mais pequeno e eficaz so para aquecer a sala? 40m2

0.0123 seg. NEW