Estava em vias de iniciar a construção de uma moradia, tinha terreno e arquitectura pronta no entanto surgiu uma moradia térrea para remodelar com um bom terreno, e após ponderar e muito negociar adquirir o imóvel por um preço interessante.
A casa parou nos anos 80 e precisa um refresh e uma pequena alteração interior : pintura nova tecto e paredes - 50% tem tartaruguinha :( Canalização nova e saneamento pontos tv e alguns pontos para tomadas e luz, normal Caixilharia nova e persianas novas remodelar Wc´s Capotto exterior ....
A alteração interior consiste em passar a sala comum a quarto e a cozinha aumentar para quarto anexo (abertura na parede)
Aguardo um engenheiro de estruturas para avalair a mesma, recomendar sobre uns abatimentos do piso, e possibilidade de abrir da cozinha para o quarto.
A abertura para a cozinha não tem qualquer problema estrutural, tando previsto canalização nova, também não vai ter problema na restruturação da cozinha.
Aprecio a sua coragem para alterar os planos e trocar para uma remodelação.
Se puder coloque na planta a localização dos pilares e vigas para assim melhor opinarmos.
A minha opinião: concordo em abrir a cozinha para o lado. Pacifico transformar a sala em quarto, mas fica sem sala ou a sala passa a ser junto a cozinha onde agora se lê copa? Aquele wc e roupeiro ao lado da copa deviam de ser reorganizados
Electricidade nova Aquecimento não vai colocar? Não vai melhorar o isolamento do chão e telhado?
A casa ser térrea teve um peso importante na decisão, casas térreas com esta área na minha zona são muito poucas.
Agora vamos ver se não me arrependo, :) já descobri que a nível estrutural vou ter de reforçar mais do que pensava, e tem mais paredes mestras do que vigas. Um engenheiro de estruturas vai avaliar e indicar os reforços necessários.
As paredes exteriores são em pedra e são estruturais algumas interiores são mestras, mas numa primeira análise. Já sei que vão ter de surgir alguns pilares e vigas, vamos ver o que indica a análise estrutural.
Correto penso passar a copa para sala, fechar a porta de acesso ao wc e abrir para o corredor Onde se lê roupeiro será escritório Estas minhas pretensões ainda não estão validadas pelo engenheiro estruturas.
Electricidade está boa segundo electricista, só falta terra em algumas tomadas, algumas tomadas e interruptores e electrificar a caixa estores
Aquecimento estou a pensar AC pela facilidade de instalação,e posteriormente um recuperador com distribuição ar quente Já tem parede dupla mas levará ETICS no exterior. No chão e telhado será na 2ª fase se necessário.
na minha opinião ou limitava-me á sua ideia apenas, que ficará bem, ou então reformulava tudo pois essa casa está uma misturada de zonas intimas e sociais para alem do facto da entrada estar num sitio muito longe da sala a poente.
A entrada é a meio da casa a sul, a sala a poente passará a quarto removendo a escasa e passando a varanda ficando a zona comum a poente e a zona social a nascente Levará uma porta no corredor após as escadas da cave para reforçar a separação da zona dos qaurtos
por essa razão o quarto anexo à cozinha servirá para expansão da mesma.
já faz mais sentido, tente eliminar o acesso daquela wc junto á sala com a lareira a nascente. outra coisa que eu faria era passar a cozinha para a parede onde está a lareira ficando assim a sala com acesso directo do hall e virada para a frente. eliminava também essa wc e dividia a outra do quarto em dois ficando uma mais pequena social( lavatório e sanita) virada para o corredor. enfim tem ai pano para mangas se quiser.
mas acabar com a wc junto á sala podia favorecer tanto o escritório como a própria sala e o acesso á mesma. é que a outra wc privada continua a parecer excessiva.
mas a ideia futura era o quarto grande passar a suite e o wc dos quartos abrir para o quarto mais pequeno ficando 3 suites. mas quem "manda" vai ser o engenhero de estruturas, porque a construcção tem paredes mestras.
sim, concordo mas o que eu digo é dividir a wc junto á entrada em duas ficando na mesma uma a servir o quarto que já é suite. e uma mais pequena servir de wc social apenas com lav e sanita. a nível estrutural visto isso ser um rc não me parece que vá ter grandes problemas em mudar seja o que for.
Estas pessoas agradeceram este comentário: j_r_m_c
Boa tarde, Meu caro dou lhe um conselho, visite o site http://www.magnesiopan.com/ que esta empresa só vende material para construção sustentável e ecológica, poderá fazer todas as alterações com este material, para revestimento interior e exterior com caixa de ar é do melhor que já vi a sua composição é o magnésio puro e oxido de magnésio que está contida na água do mar, resistente a organismos, fungos, bactérias, insetos e parasitas, não arde e não faz fumo suporta temperaturas acima dos 1500 ºC e negativos de 50ºC, a aplicação é como aplicar gesso cartonado com estrutura metálica. Ler mais: http://www.magnesiopan.com/catalogos/
o ideal era ter um rectangulo com 1.4 por 1.6. mas faça o seguinte considere na wc da suite, duche (+- 80) sanita (+- 70) e cerca de 90 para a bancada do lavatório e veja o que sobra para essa wc social. não descarte a hipótese onde apagou a wc de ter ai uma espécie de despensa pois a sala até já está bem boa. ah e a zona do hall tem largura para levar ali uns armários.