Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Estava em vias de iniciar a construção de uma moradia, tinha terreno e arquitectura pronta
    no entanto surgiu uma moradia térrea para remodelar com um bom terreno, e após ponderar e muito negociar adquirir o imóvel por um preço interessante.

A casa parou nos anos 80 e precisa um refresh e uma pequena alteração interior :
    pintura nova tecto e paredes - 50% tem tartaruguinha :(
    Canalização nova e saneamento
    pontos tv e alguns pontos para tomadas e luz, normal
    Caixilharia nova e persianas novas
    remodelar Wc´s
    Capotto exterior
    ....

A alteração interior consiste em passar a sala comum a quarto e a cozinha aumentar para quarto anexo (abertura na parede)

Aguardo um engenheiro de estruturas para avalair a mesma, recomendar sobre uns abatimentos do piso, e possibilidade de abrir da cozinha para o quarto.
  2.  # 2

Fica a planta para vocês comentarem
      planta3.jpg
  3.  # 3

tem a cave em meia casa
      cave.jpg
  4.  # 4

Onde fica a moradia?

Os melhores cumprimentos

https://www.facebook.com/RiscoseRascunhos
  5.  # 5

A abertura para a cozinha não tem qualquer problema estrutural, tando previsto canalização nova, também não vai ter problema na restruturação da cozinha.
  6.  # 6

Fica em Matosinhos

está prevista canalização e saneamento
  7.  # 7

Aprecio a sua coragem para alterar os planos e trocar para uma remodelação.

Se puder coloque na planta a localização dos pilares e vigas para assim melhor opinarmos.

A minha opinião: concordo em abrir a cozinha para o lado.
    Pacifico transformar a sala em quarto, mas fica sem sala ou a sala passa a ser junto a cozinha onde agora se lê copa?
    Aquele wc e roupeiro ao lado da copa deviam de ser reorganizados

Electricidade nova
    Aquecimento não vai colocar?
    Não vai melhorar o isolamento do chão e telhado?
  8.  # 8

A casa ser térrea teve um peso importante na decisão, casas térreas com esta área na minha zona são muito poucas.

Agora vamos ver se não me arrependo, :)
    já descobri que a nível estrutural vou ter de reforçar mais do que pensava, e tem mais paredes mestras do que vigas.
    Um engenheiro de estruturas vai avaliar e indicar os reforços necessários.

As paredes exteriores são em pedra e são estruturais algumas interiores são mestras, mas numa primeira análise.
    Já sei que vão ter de surgir alguns pilares e vigas, vamos ver o que indica a análise estrutural.

Correto penso passar a copa para sala, fechar a porta de acesso ao wc e abrir para o corredor
    Onde se lê roupeiro será escritório
    Estas minhas pretensões ainda não estão validadas pelo engenheiro estruturas.

Electricidade está boa segundo electricista, só falta terra em algumas tomadas, algumas tomadas e interruptores e electrificar a caixa estores

Aquecimento estou a pensar AC pela facilidade de instalação,e posteriormente um recuperador com distribuição ar quente
    Já tem parede dupla mas levará ETICS no exterior.
    No chão e telhado será na 2ª fase se necessário.
  9.  # 9

Sugerem alguma alteração á distribuiçao espacial da casa?
  10.  # 10

Para sugerir ideias convém saber para que é que precisa das alterações.
  11.  # 11

na minha opinião ou limitava-me á sua ideia apenas, que ficará bem, ou então reformulava tudo pois essa casa está uma misturada de zonas intimas e sociais para alem do facto da entrada estar num sitio muito longe da sala a poente.
  12.  # 12

A entrada é a meio da casa a sul,
    a sala a poente passará a quarto removendo a escasa e passando a varanda
    ficando a zona comum a poente e a zona social a nascente
    Levará uma porta no corredor após as escadas da cave para reforçar a separação da zona dos qaurtos

por essa razão o quarto anexo à cozinha servirá para expansão da mesma.
  13.  # 13

ok

já faz mais sentido, tente eliminar o acesso daquela wc junto á sala com a lareira a nascente.
    outra coisa que eu faria era passar a cozinha para a parede onde está a lareira ficando assim a sala com acesso directo do hall e virada para a frente.
    eliminava também essa wc e dividia a outra do quarto em dois ficando uma mais pequena social( lavatório e sanita) virada para o corredor.
    enfim tem ai pano para mangas se quiser.
  14.  # 14

anexo a planta com as alterações
      Planta com alterações.jpg
  15.  # 15

parece bem.

mas acabar com a wc junto á sala podia favorecer tanto o escritório como a própria sala e o acesso á mesma. é que a outra wc privada continua a parecer excessiva.
  16.  # 16

percebo a sua ideia!!

mas a ideia futura era o quarto grande passar a suite e o wc dos quartos abrir para o quarto mais pequeno ficando 3 suites.
    mas quem "manda" vai ser o engenhero de estruturas, porque a construcção tem paredes mestras.
  17.  # 17

sim, concordo mas o que eu digo é dividir a wc junto á entrada em duas ficando na mesma uma a servir o quarto que já é suite. e uma mais pequena servir de wc social apenas com lav e sanita. a nível estrutural visto isso ser um rc não me parece que vá ter grandes problemas em mudar seja o que for.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j_r_m_c
  18.  # 18

Ok penso percebi o que diz, alterei planta é assim que dizia?

qual a largura que recomendaria para um wc social (sanita+lavatório) 0.9 m úteis ??
      Untitled2.jpg
  19.  # 19

Boa tarde,
    Meu caro dou lhe um conselho, visite o site http://www.magnesiopan.com/ que esta empresa só vende material para construção sustentável e ecológica, poderá fazer todas as alterações com este material, para revestimento interior e exterior com caixa de ar é do melhor que já vi a sua composição é o magnésio puro e oxido de magnésio que está contida na água do mar, resistente a organismos, fungos, bactérias, insetos e parasitas, não arde e não faz fumo suporta temperaturas acima dos 1500 ºC e negativos de 50ºC, a aplicação é como aplicar gesso cartonado com estrutura metálica.
    Ler mais: http://www.magnesiopan.com/catalogos/
  20.  # 20

o ideal era ter um rectangulo com 1.4 por 1.6.
    mas faça o seguinte considere na wc da suite, duche (+- 80) sanita (+- 70) e cerca de 90 para a bancada do lavatório e veja o que sobra para essa wc social.
    não descarte a hipótese onde apagou a wc de ter ai uma espécie de despensa pois a sala até já está bem boa.
    ah e a zona do hall tem largura para levar ali uns armários.

0.0201 seg. NEW