Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia pessoal, pretendo isolar a placa do sótão da minha casa, visto não ter nenhum tipo de isolamento...
    Ja vi aqui no forum que com o xps de 4cm ja fica com um bom melhoramento... E eu pretendo fazer o mesmo logo em cima da placa, pois nao utilizo o sótão e por isso nao estou enteressado em meter as placas de xps nas vigas do telhado..
    Um conhecido meu fez diferente, ( METEU PRIMEIRO UMA CAMADA DE LEKA daquela em bolitas no SÓTÃO TODO e só depois por cima e que meteu as placas de XPS.. )
    Diz que fica melhor... Que a LEKA é por causa de algumas humidades e condensaçoes que possam aparecer.... E que as placas de xps é por causa do comportamento térmico....ficando a casa mais quente.

    A MINHA DÚVIDA..... É
    SERA QUE COMPENSA MESMO TAMBEM METER UMA CAMADA DE LEKA???? SERA QUE VAI FICAR MELHOR LEKA COM XPS??
    Compensa gastar mais EUROS PARA A LEKA??? Ou o que oossa melhorar não valha a pena gastar mais dinheiro na Leka..
    Gostava das vossas opiniões.
    Obg e abraços a todos.
  2.  # 2

    Existem várias discussões acerca desse assunto, isolamento térmico de sótão que não é utilizado a melhor solução qualidade / preço é rolo de lã de vidro / rocha com papel kraft em que o papel kraft virado para a zona habitada, coloque pelo menos 6cm ou 8cm de lã com densidade 25 a 30kg/m3 que chega perfeitamente.
    Concordam com este comentário: riscos
  3.  # 3

    penso que essa camada de leka ( no fundo betão leve) é benéfica no sentido em que já isola e também acaba por criar uma camada uniforme ao piso cobrindo eventuais frinchas.
    depois se achar que vale a pena pode então meter a tal lã de vidro.
  4.  # 4

    Então... Fica melhor la de vidro/rocha do que placas de xps??? O que eu quero é mesmo melhorar o aquecimento da casa, pois esta a chegar o inverno... E no ultimo ano se bem que me lembro.. Tinha o aquecimento ligado até às 00h com uma media de temperatura de 20° e de manhã quando me levantava.....ja só tinha temperaturas a 15°g..... Rsrsrs o calor fugia logo....
  5.  # 5

    Colocado por: FilipeMarFica melhor la de vidro/rocha do que placas de xps
    Não é uma questão de ficar melhor, é uma questão de preço e facilidade de colocação, se colocar 2 camadas de manta de lã de rocha/vidro cruzadas em que vira o papel kraft para baixo e para cima, assim impede a passagem de vapor de água para a lã de rocha vindo do interior da habitação e impede a entrada de água (de algumas gotas) provenientes do telhado. A nivel térmico a lã de rocha/vidro é equivalente a XPS e pelo preço de por ex 5cm de XPS coloca maior espessura de lã.
  6.  # 6

    Colocado por: JancidoA nivel térmico a lã de rocha/vidro é equivalente a XPS

    nao e bem assim
  7.  # 7

    Colocado por: pantorras
    nao e bem assim
    Disse equivalente e não igual, a relação isolamento preço é favorável á lã de vidro/rocha ou seja compensa mais colocar 6 cm de lã de rocha do que 5 de XPS para um comportamento térmico idêntico.
  8.  # 8

    Colocado por: Jancidoou seja compensa mais colocar 6 cm de lã de rocha do que 5 de XPS para um comportamento térmico idêntico.

    6cm lã de rocha..Valor U : 0,60 W/m²K
    5cm XPS..Valor U : 0,63 W/m²K
  9.  # 9

    Colocado por: FilipeMarEntão... Fica melhor la de vidro/rocha do que placas de xps??? O que eu quero é mesmo melhorar o aquecimento da casa, pois esta a chegar o inverno... E no ultimo ano se bem que me lembro.. Tinha o aquecimento ligado até às 00h com uma media de temperatura de 20° e de manhã quando me levantava.....ja só tinha temperaturas a 15°g..... Rsrsrs o calor fugia logo....


    Como é que chegou a conclusão que fugia pelo teto?
  10.  # 10

    Colocado por: papacurvasComo é que chegou a conclusão que fugia pelo teto?


    se a laje de teto não tem isolamento, será por aí que perde a maior parte do calor.

    é sem duvida onde se deve começar a gastar dinheiro em isolamento, e é também onde recupera mais rápido o investimento.

    provavelmente o outro senhor meteu a leca para regularizar melhor o piso, tapar tubos, etc...

    também pode meter EPS granulado, ou XPS triturado para esse efeito se quiser.
    • eu
    • 29 setembro 2015

     # 11

    Colocado por: FilipeMarTinha o aquecimento ligado até às 00h com uma media de temperatura de 20° e de manhã quando me levantava.....ja só tinha temperaturas a 15°g

    Mas não pense que por isolar o tecto, vai obter melhorias fantásticas.

    O isolamento de uma casa tem que ser um processo total, envolvendo o tecto, os envidraçados, as paredes e o chão. Eu costumo usar a analogia do barril que está cheio de buracos por onde sai o vinho. Se apenas tapar alguns dos buracos, o vinho continua a sair.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  11.  # 12

    Colocado por: fernandoFerreira

    se a laje de teto não tem isolamento, será por aí que perde a maior parte do calor.

    é sem duvida onde se deve começar a gastar dinheiro em isolamento, e é também onde recupera mais rápido o investimento.

    provavelmente o outro senhor meteu a leca para regularizar melhor o piso, tapar tubos, etc...

    também pode meter EPS granulado, ou XPS triturado para esse efeito se quiser.


    Ok, tinha ficado com a ideia que as maiores perdas térmicas eram pelos vãos.
  12.  # 13

    Colocado por: papacurvasOk, tinha ficado com a ideia que as maiores perdas térmicas eram pelos vãos.


    depende da medida dos vãos, e das características dos mesmos...

    se a casa tiver muitos vãos, de grandes dimensões, má caixilharia e mau vidro, é provável que a maior parcela esteja nos vãos... mas por norma é na cobertura que está a maior perda de energia.

    por outro lado investir nos vãos têm um periodo de retorno do investimento muito longo... (os vaos são caros)..
  13.  # 14

    Em casas mais antigas, uma das primeiras coisas onde intervir é a caixa de estore. Que acaba por ser um buraco entre o exterior e o interior apenas tapado por uma placa de madeira ou algo equivalente. Será também o seu caso?
    Concordam com este comentário: FilipeMar
  14.  # 15

    Respondendo à pergunta: Nao!
  15.  # 16

    Colocado por: callinasEm casas mais antigas, uma das primeiras coisas onde intervir é a caixa de estore. Que acaba por ser um buraco entre o exterior e o interior apenas tapado por uma placa de madeira ou algo equivalente. Será também o seu caso?
    Concordam com este comentário:FilipeMar


    Sim as caixas de estores ja estou a tapar.... Tenho ja umas tapadas com uma, tipo pelicula de aluminio que tem umas bolhas....e estou a pensar em tapar nas restantes ou com essa pelicula.... Ou com placa de xps...pois acho que fica mais facil de isolar e colocar o cilicone...
 
0.0207 seg. NEW