Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde

Abri este tópico para discutir e tentar desvendar o porque do preço desta matéria não acompanhar a desvalorização do crude, penso que mais dia ou menos dia irá ajustar o preço bem para baixo, visto que neste momento de longe compensa mais meter bomba de calor, aceito opiniões e aviso que tenho caldeira a peletts e possivelmente se o preço continuar alto terei de equacionar a bomba de calor !
    Neste Momento estou a comprar a granel já no silo com transporte a 205€/tonelada.
    Serve também assim o presente tópico para atualizar preços para assim termos um Resumo
    Zona Viseu
    Pellet Power aqui na minha zona compra-se a 2.90€/saco
  2.  # 2

Há cerca de dois anos, por um acaso, acabei por ter uma longa conversa com o dono de uma pequena fábrica de pelletes na região centro e que me deixou razoavelmente informado sobre o assunto. Assim, em relação às suas perplexidades, tanto quanto pude entender, posso dizer-lhe que os preços do crude em pouco afetam o das pelletes. Já na altura, Portugal era o maior produtor mundial de pelletes, o grosso das quais era exportado para a Alemanha a granel (na Alemanha eram gastas em centrais térmicas que posteriormente “distribuem” a energia térmica pelos consumidores domésticos). Esse industrial já antecipava o que neste momento se está a passar. Não há matéria-prima para a capacidade de produção instalada no nosso país (na altura da conversa que menciono, a algumas centenas de metros, construía-se outra enorme fábrica de pelletes, neste momento em laboração…); as pelletes são feitas de madeira de pinho – a de eucalipto não serve ou não é utilizada.
    De onde temos procura (equipamentos mais ou menos dispendiosos instalados…) ao mesmo tempo que temos uma oferta que já não pode aumentar. Resultado: os preços sobem todos os anos.

O ano passado já fiz um inverno sem pelletes. Fiz contas e comecei a desconfiar que o ar condicionado – que instalei para arrefecimento num dia ou outro de maior calor… - me sairia mais barato para aquecimento. E não me enganei. Este ano o aquecimento com ar condicionado vai voltar a bombar.
  3.  # 3

O preço do pellets contrariamente ao que dizem, subirá e muito. É a lei da oferta e procura, pelo menos enquanto não começar a chegar em força de Espanha.
    Neste momento há muito marketing para equipamentos a pellets , qualquer dia não há pellets para toda a gente.
    Por isso só fã da eletricidade, sobe como as outras fontes de energia, e será a última coisa a faltar em casa.
  4.  # 4

... pelo menos enquanto não começar a chegar em força de Espanha.

Os primeiros equipamentos a serem instalados em Portugal eram alimentados com pelletes fabricadas em Espanha...
    Como é óbvio, essa hipótese já está fora de equação.
    E é claro que o preço das pelletes continuará a subir.
  5.  # 5

O pessoal teve que abandonar o gasóleo e agora vai ter que abandonar as pelettes. Isto é um maná para os instaladores de sistemas de aquecimento.
  6.  # 6

Conheço uma fábrica que exporta 95% da sua produção e no Inverno é muito difícil chegar lá e arranjar uns sacos, devido aos contratos que eles têm estabelecidos com os mercados externos, e à tempos falei com um funcionário sobre o assunto e ele diz que irá continuar a subir pois há falta de matéria prima.
    Daqui a uns anos não há um pinheiro de sangria cortam tudo, e só se planta eucalipto.
  7.  # 7

ola a todos,

Batmax de que zona é que és? tenho um equipamento que consome pellets e estou a pesquisar marcas e preços..e 2,90€ é mto bom.

Cumos
    Concordam com este comentário: Filipe1983
  8.  # 8

Novidades sobre preços???

Comprei hoje a 3.10€/saco na zona de Aveiro.
    • eu
    • 29 outubro 2015

# 9

Falta de matéria prima ?

Discordo totalmente. Talvez exista falta de matéria prima... barata. Mas o que não falta por esse país fora são milhões de toneladas de lenha de pinho.
  9.  # 10

Colocado por: eu

Falta de matéria prima ?
    Discordo totalmente. Talvez exista falta de matéria prima... barata. Mas o que não falta por esse país fora são milhões de toneladas de lenha de pinho.

Há uns meses lí uns artigos relativos a centrais energéticas a biomassa e as que estão a ser construídas ou em exploração em Portugal. Um dos problemas que se queixavam era a falta de matéria prima (estilha neste caso) a um preço que justificasse a produção de energia eléctrica. A justificação dada era que apesar de existir muita matéria prima em Portugal as centrais de biomassa de alguns países do norte da europa possuem subsídios de funcionamento o que lhes permite pagar mais pela matéria prima, logo existia uma grande exportação de estilha para estes países ficando pouca disponível cá.

Não sei se é a justificação correta mas era o que estava no artigo.
  10.  # 11

Bom dia , nos ultimos anos practicamnte todas as fabricas de tijolo deixaram o Gas natural e instalaram sistemas de queima de estilha , casca (biomassa) levando a um aumento muito grande na procura com facilidade uma fabrica de tijolo queima 10 toneladas de biomassa por dia.

Houve algumas que instalaram sistemas de queima a coque de petroleo embora mais caro e mais poluente tem a vantagem e ser mais homogeneo e já vir preparado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rodinhasfcp
  11.  # 12

Colocado por: euFalta de matéria prima ?

Não é assim tão linear como isso...Efetivamente a área de pinho existente em Portugal ainda é considerável mas...
    - tem vindo a diminuir consideravelmente , substituída pelo eucalipto e consumida por incêndios
    - Desinteresse considerável pela espécie como geradora de valor
    - Tratando-se de um subproduto de pinho apenas é aproveitado o que não é utilizado por utilizações mais nobres e apenas existe quando existem cortes ou desbastes de pinho
    - A própria estilha é utilizada para outros destinos gerando concorrência, nomeadamente para queima em centrais de cogeração, ou mesmo para pecuária.
    - Exportação - o norte da europa deixou de usar carvão nas suas centrais (ao contrario de nós) logo existem demanda por este produto e por pellets industriais.
  12.  # 13

Da maneira que isto vai daqui a uns anos não há um pinheiro para se cortar, o nematodo que ataca o pinho toma conta deles e pouco há a fazer a não ser cortar os pinheiros afectados.
    Logo aí o preço do pellets fica inflacionado.
    • eu
    • 29 outubro 2015

# 14

Colocado por: ptuga- Tratando-se de um subproduto de pinho apenas é aproveitado o que não é utilizado por utilizações mais nobres

A questão é mesmo essa: as fábricas de pellets só querem os restos, a preços quase oferecidos. Quando dizem que há falta de matéria prima, o que querem dizer é que há falta de matéria prima barata.
    • eu
    • 29 outubro 2015

# 15

Colocado por: Nuno Nunesfalta de matéria prima (estilha neste caso) a um preço

Cá está: a um preço que lhes seja favorável.
  13.  # 16

A questão é mesmo essa: as fábricas de pellets só querem os restos, a preços quase oferecidos. Quando dizem que há falta de matéria prima, o que querem dizer é que há falta de matéria primabarata.

Obviamente, porque o negócio está baseado, programado e apenas faz sentido com base no subproduto que são os resíduos de pinho e não na rolaria (troncos em si) que tem um preço muito mais elevado e que tem outras utilizações.
    • SACS
    • 29 outubro 2015

# 17

Colocado por: euFalta de matéria prima ?

Posso-lhe garantir que você está totalmente enganado no que diz que existem milhões de toneladas... aliás, hoje há e daqui a 5 anos??? Acredite que é uma realidade que desconhece!
    • SACS
    • 29 outubro 2015

# 18

Colocado por: DIYouselfNovidades sobre preços???

Comprei hoje a 3.10€/saco na zona de Aveiro.

Posso saber onde e que marca? estou achar muito barato
  14.  # 19

pelas minhas zonas só este ano desapareceram pinhais por completo........ cortaram tudo, desapareceu tudo.....

até faz impressão.
    • SACS
    • 29 outubro 2015

# 20

A questão é mesmo essa: as fábricas de pellets só querem os restos, a preços quase oferecidos. Quando dizem que há falta de matéria prima, o que querem dizer é que há falta de matéria primabarata.

preços quase oferecidos..... acima de 20€ a tonelada(casqueiras), só não aceitam a rolaria porque aí sim os preços iriam aumentar... porque as maquinas tanto destroçam as casqueiras como os rolos! Isto é uma realidade que conheço bem!

Só para terem uma ideia, tenho muitos contactos com serrações e posso dar um exemplo de uma que paga a pronto e bem pago e mesmo assim quase não tem madeira!!
    O problema está mesmo na falta de matéria prima e no excesso de procura!

0.0243 seg. NEW