Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    Como leitor assíduo deste fórum sei que já existem vários tópicos sobre a intenção de melhorar isolamento acústico em casas.
    A minha questão prende-se com a possibilidade ou não de conseguir melhorar o isolamento acústico da única parede em comum com outra moradia. Sei que há ruídos que se propagam através das partes estruturais de todo o edifício e julgo (não sei se bem...) que esses serão mais difíceis de atenuar. E quanto àqueles ruídos considerados normais (tom de conversa quase normal; barulhos de plásticos; passos...) que são produzidos no dia-a-dia e são perfeitamente perceptíveis na sala? Não sei como foi feito o isolamento nessa parede comum (terão feito algum???) mas gostaria de saber se ha alguma solução com painéis e material isolante que possa ser aplicado, de uma forma simples, em toda essa parede, e sobretudo, se terá alguma eficácia real.
    Agradeço a ajuda!
  2.  # 2

    Agradeço a sua resposta.
    Em termos gerais, o que implicaria na prática se escolhesse usar cortiça para essa parede? Qual a espessura média que adicionaria à parede existente? E preços?
  3.  # 3

    Eu não percebo nada desta área, pelo que todas as ajudas são bem-vindas!
  4.  # 4

    cheira me que vamos ficar igual... todos vao puxar a brasa ao seu cherne
  5.  # 5

    Eu só gostaria de ter a opinião de quem percebe ou o feedback de quem já fez obras para melhorar o isolamento acústico... :-) o objectivo não é discutir, de forma negativa...
  6.  # 6

    Após uma pesquisa geral na net, percebi que existem, pelo menos, 2 hipóteses para o tipo de isolamento que falei: uso de pladur com interior revestido a lã de rocha/outro tipo de material ou revestimento com cortiça (do qual até já vi exemplos esteticamente bonitos, com cortiça com cores muito variadas).
    Se alguém tiver a experiência de já ter usado um ou outro tipo de solução, agradeço a partilha.
    Concordam com este comentário: sergyio, Vítor Magalhães
  7.  # 7

    Há no fórum vários casos de pessoas que isolaram por dentro com gesso cartonado e Lã de Rocha e ficaram muito satisfeitas tanto nos requisitos acústicos como térmicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  8.  # 8

    acho que o melhor e mais rápido... lã de vidro ou rocha (vidro é mais barato) com placas de gesso cartonado... mas isto será sempre uma solução para lhe roubar uns 8/10cm pelo menos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  9.  # 9

    O mais rápido seria mesmo a aplicação de placas de gesso cartonado com uma das faces revestidas com um painel de lã de rocha, numa configuração de 10+30 ou superior, sendo que as placas seriam coladas por pontos ao suporte existente.

    Ex: Labelrock da Rockwool

    http://www.rockwool.pt/produtos+e+solu%C3%A7%C3%B5es/u/2011.product/3021/edifica%C3%A7%C3%A3o-tecnica/labelrock
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  10.  # 10

    Pois, a ideia que tenho é que na maioria das situações, as pessoas utilizaram a lã de rocha/vidro, aparentemente com alguma eficácia. A sala é grande, penso que a questão em retirar alguns cm à largura da mesma nem é um grande problema. A única questão será mesmo a estética, visto que tenho uma janela que encosta mesmo a essa parede. É uma questão de ver bem...
  11.  # 11

    Em contrapartida poderá criar uma parede em gesso cartonado, ligeiramente afastada da parede existente.
    Utilizando perfis para o efeito, e considerando que não afastaria a parede mais de 1 cm da existente, o espaço "roubado" seria de cerca de 7 cm.
    A lã de rocha seria colocado no interior da estrutura. Como complemento poderia colocar uma lamina acústica do tipo MAD4 da Danosa colada na parede existente.


    http://portal.danosa.com/danosa/CMSServlet?node=610017&lng=4&site=3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  12.  # 12

    Da pouca experiência que tenho o seu problema nem sera o de sons aéreos, que resolveria isolando a parede e tectos, mas talvez sons de peecursao, que nesse caso agora sao difíceis se tratar.

    O que incomoda, ouve os vizinhos a falar ou a gemer ?
    ou sao os passos ?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  13.  # 13

    Callinas, agradeço a resposta.
    Tem razão, incomodam tanto os barulhos aéreos, como os de percussão. Mas eu tenho noção que estes últimos são praticamente impossíveis de eliminar. Teria eu de fazer alterações no soalho mas também os vizinhos...
    Logo, pelo menos, se pudesse atenuar os barulhos aéreos (vozes, televisão, música) já valeria bem a pena. Até porque gostamos de ver tv até tarde e sei que poderá incomodar a casa ao lado também. Mas também tenho noção que se as pessoas não andarem de tacões em casa e sobretudo à noite (sobretudo a subir e descer escadas para os quartos), ou seja, se as pessoas tiverem alguns cuidados, os de percussão também diminuem. Isto já é uma questão de educação.
    Se o isolamento dessa única parede for acessível financeiramente poderá valer a pena.
  14.  # 14

  15.  # 15

    Bom dia,
    Pelo que pude perceber a parede comum a que me referia terá cerca de 25cm de espessura. De acordo com este dado, não sabendo eu se foi feito algum isolamento especial nessa parede, sabem dizer-me se se trata de uma espessura convencional para divisão entre casas diferentes ou será pequena? Sei que quanto a isso nada há a fazer, é apenas curiosidade.
  16.  # 16

    Bom dia,
    Pelo que pude perceber a parede comum a que me referia terá cerca de 25cm de espessura. De acordo com este dado, não sabendo eu se foi feito algum isolamento especial nessa parede, sabem dizer-me se se trata de uma espessura convencional para divisão entre casas diferentes ou será pequena? Sei que quanto a isso nada há a fazer, é apenas curiosidade.
  17.  # 17

    Essa parede comum tem caixa de ar?
  18.  # 18

    Obrigada por tentar ajudar, Mariana Araujo.
    Não faço ideia do que a parede possui no interior. Quando comprei a moradia já estava pronta a habitar.
    O que me causa alguma estranheza é ouvir com facilidade a campainha da casa ao lado, vozes, música, tv... E não me estou a queixar de ruídos de percussão, que percebo serem mais difíceis de resolver...
    Deduzi que a espessura da parece comum seja, mais ou menos, essa, porque é da largura do muro que separa os espaços exteriores...
  19.  # 19

    Aliás, já vivi em alguns apartamentos e não me recordo de ficar incomodada com isto... Se calhar porque as expectativas de quem se muda para uma moradia são mais elevadas/exigentes, no que diz respeito aos barulhos, enfim...
    Mas, sendo uma moradia recente, não se compreende porque não dão alguma primazia a este aspecto...
  20.  # 20

    Pois, se tivesse caixa de ar poderia solucionar injectando no espaço vazio lã de rocha ou celulose. Se não só lhe resta construir uma nova parede com as soluções anteriormente apresentadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
 
0.0243 seg. NEW