Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Vânia DuarteEm todas as casas onde vivi na Suiça e Alemanha no inverno mesmo com temperaturas negativas foram raras as vezes que tive que ligar o aquecimento

    Isso é uma grande mentira, porque por muito isolamento térmico que uma casa leve, ele não aquece....o isolamento térmico não aquece!!!
    •  
      GMCQ
    • 20 outubro 2015 editado

     # 62

    So um a parte, arquitetos franceses vieram de proposito a Portugal, mais em concreto ao porto para ''retirarem'' inspiração para os seus projetos. Isto deu no telejornal a dias.
  2.  # 63

    Colocado por: luis_guilhermeTambém não percebo por que razão continuam a não dar prioridade aos fatores "conforto", " funcionalidade" e "simplicidade" nas propostas que apresentam.


    Porque o Português vive de fachada, prefere bonito e grande para se achar o maior perante os demais em vez de apostar no que refere como importante. Quantas e quantas vezes tal acontece neste fórum?
  3.  # 64

    Colocado por: Picareta
    Isso é uma grande mentira, porque por muito isolamento térmico que uma casa leve, ele não aquece....o isolamento térmico não aquece!!!

    Nope. Não é mentira!!! A verdade é que não precisava de ligar o aquecimento porque a casa era quente. Se é do isolamento ou não não sei. Não percebo de construção.
    Sei por experiência que é melhor do que o que cá se faz pois as casas são quentes, sem humidade externa e internamente, entre outras coisas.
    • Jp2
    • 20 outubro 2015

     # 65

    Olá a todos.
    Vania, vou lhe dar um exemplo:
    Moro na Suiça e o meu apartamento está na ponta de um bloco de apartamentos, tenho 3 fachadas orientadas para norte, e ja é impossivel nao ter o aquecimento ligado(no meu caso radiadores), enquanto que o meu vizinho do lado tendo so uma fachada voltada para oeste, passa o inverno com o aquecimento praticamente no mínimo e a temperatura no interior consegue ser sempr mais elevada do que no meu, normalmente mais 1 ou 2 graus! Como nos costumamos aqui dizer, o meu vizinho está "abrigado" pelos apartamentos do lado.
    Conclusão, eu até acredito que você tenha vivido numa casa onde mal ligava o aquecimento, mas isso depende de vários fatores. E não, as casas não são quentes na Suiça, o nível de isolamento da construção é que é elevado como em qualquer país nordico.
  4.  # 66

    Colocado por: Jp2Olá a todos.
    Vania, vou lhe dar um exemplo:
    Moro na Suiça e o meu apartamento está na ponta de um bloco de apartamentos, tenho 3 fachadas orientadas para norte, e ja é impossivel nao ter o aquecimento ligado(no meu caso radiadores), enquanto que o meu vizinho do lado tendo so uma fachada voltada para oeste, passa o inverno com o aquecimento praticamente no mínimo e a temperatura no interior consegue ser sempr mais elevada do que no meu, normalmente mais 1 ou 2 graus! Como nos costumamos aqui dizer, o meu vizinho está "abrigado" pelos apartamentos do lado.
    Conclusão, eu até acredito que você tenha vivido numa casa onde mal ligava o aquecimento, mas isso depende de vários fatores. E não, as casas não são quentes na Suiça, o nível de isolamento da construção é que é elevado como em qualquer país nordico.

    JP2, acredito.
    Eu contudo vivi em apartamentos e casas e nunca tive problemas com frio e como referi em cima as casas eram quentes no inverno.
    Por exemplo, no 1º apartamento onde vivi os tubos do aquecimento eram exteriores o que acontecia era por dentro da minha casa passarem os tubos dos vizinhos, sempre quentes e por isso a casa ficava quente sem eu ter que ligar o meu.
    Nas restantes casas isso não acontecia e eu não precisava de ligar. Serem quentes ou terem bom isolamento para mim é quase o mesmo. São bem isoladas e por isso mantêm uma boa temperatura.
    Vive em que zona da Suiça? Eu vivi em Basel :)
  5.  # 67

    É muito bom a internacionalização deste fórum.

    Eu também vivi na Europa central e foi um choque a diferença dos níveis de conforto dessas casas em comparação com as daqui. Por isso, percebo esta discussão, e quando a Vânia diz que nem precisava de ligar o aquecimento. Eu chegava a ter que deixar a janela aberta durante o dia (e estavam -10ºC lá fora) para não sentir demasiado calor durante a noite.

    Nesses países, anda-se pela casa como se fosse verão.
    Quando aqui cheguei, nem conseguia tirar o casaco (seja no café da esquina, no local de trabalho ou nas casas). E nisso temos que mudar mentalidades, apesar de me parecer que as soluções de aquecimento central que muito bem têm sido apresentadas neste forum, implicam investimentos avultados desnecessários. Não estaremos a querer passar do 8 para o 80 em relação a soluções de aquecimento central? Será este só para ricos ou é possível democratizá-lo?
  6.  # 68

    Será que nesses países não sabem o que é um termostato? :D
  7.  # 69

    Por aqui tambem faz frio .mas o aquecimento paga se e nao e barato em media anda nos 150 euros mês. Claro que se pode andar de calção ecamisola de mangá curta.o normal aqui e Caldeiras a gasóleo.
  8.  # 70

    Pena é que muitos dos arquitetos portugueses não tenham viajado tanto como a Vânia, para poderem comparar a qualidade de construção e conforto dessas habitações com os "barracos" que grassam por este país, dito mediterrânico.
    Concordam com este comentário:Gineta


    Boas luis,

    conheço muitos desses barracos de que fala. mas não posso culpar os arquitectos por eles. tão pouco culpo os clientes, pois estes na verdade acabam por ser burlados pela corja que existe no mundo da construcção. podiamos ficar aqui uma eternidade a atirar areia uns aos outros mas iam estar os verdadeiros culpados a ver de longe e a rir-se enquanto esfregavam as barrigas....

    agora quanto ao tema principal. e sem querer parecer andar á caça pois vivo demasiado longe.
    acho que a casa tem o seu potencial com mais ou menos umas paredes etc... mas isso é relativo. dava perfeitamente para tornar essa casa em algo quão confortável quanto vc quiser. As suas casas no estrangeiro podiam perfeitamente ser quentes o dia todo sem ligar nada. basta que sejam pensadas de forma que absorvam algum calor do sol, basta isso. o isolamento térmico faz o resto.
    O problema do conforto em portugal tem várias vertentes, todas descabidas. mas não há razão nenhuma pelo qual as casas cá sejam menos confortáveis que que um iglu. talvez uma das grandes é o próprio cliente não saber que o quer esse conforto e não saber como o conseguir... se soubesse até teria mais cuidados na escolha de terrenos..

    acima falou-se sobre uma linguagem arquitectónica nacional... isso já foi experimentado, o Raul Lino é um bom exemplo daquilo que se tentou, e até vai muito ao encontro da foto colocada pela Vania. Mas não existe o que procura, tambem em frança não há nenhuma arquitectura françesa, nem em lado nenhum....
    O que existe são linguagens regionais, e em alguns casos linguagens específicas a certas localidades.

    Como nos últimos 40 anos a nossa paisagem foi-se descaracterizando pela modernização sem nexo. Toda essa aprendizagem que demorou milénios a reunir foi-se perdendo. aquilo que poderia formar uma base para uma linguagem arquitectónica foi deitado fora, era velho, antigo, não tinha valor, não presta.. portanto construiu-se de forma moderna sem nexo, sem sabedoria e sem regra, importavam-se formas volumetricas e postais dos alpes. era o far oeste. podia-se tudo e quem perdia era o cliente, que tampouco sabia mais. muito chalet se construiu sem condições mínimas. Algum disso continua hoje.

    agora quanto á sua pergunta sobre a casita na imagem. poder construir? pode-se. mas não é uma construcçao adequada nem á paisagem nem ao clima. porque a sra só olhou para a forma da casa. não o porquê dessas formas. quando começar a compreender os porquês das formas vai entender que aquilo que pensa que quer é supérfluo e desnecessariamente dispendioso. Um bom arquitecto percebe isto tudo na essência. pelo menos espero que sim. pois entende que coisas como o clima, o sol, o vento, a orientação e a forma têm mais influência sobre o conforto que sistemas mecânicos de isolamentos e aquecimentos...

    quando as pessoas perceberem isso irão também querer, pois faz sentido quereres algo mais confortável e económico, e aí possivelmente poder-se-á voltar a conversar sobre alguma espécie de linguagem específica de esta ou aquela zona. pois as habitações ao responder ás exigências de um sitio acabam por ter muitas semelhanças entre elas.

    mas pode haver opiniões contrárias. pois apenas estou a dizer o que penso.
    • Eli@s
    • 25 outubro 2015 editado

     # 71

    Ainda bem que estes indivíduos não emigraram para China! Preocupava-me ve-los a querer construir pagodes só porque moraram num. Chiça!
  9.  # 72


    conheço muitos desses barracos de que fala. mas não posso culpar os arquitectos por eles. tão pouco culpo os clientes, pois estes na verdade acabam por ser burlados pela corja que existe no mundo da construcção.


    Provavelmente a culpa reparte-se entre o cliente (que quer gastar pouco dinheiro) e o construtor (que quer ganhar muito dinheiro).



    O problema do conforto em portugal tem várias vertentes, todas descabidas. mas não há razão nenhuma pelo qual as casas cá sejam menos confortáveis que que um iglu. talvez uma das grandes é o próprio cliente não saber que o quer esse conforto e não saber como o conseguir... se soubesse até teria mais cuidados na escolha de terrenos..


    Sim, quem devia conhecer o conforto das casas do centro e norte da Europa eram os clientes, para serem mais exigentes. Acredito que os arquitetos tenham noção dessa realidade, mas é provável que alguns desconheçam. Daí, falar em viajar. É importante todos os intervenientes na construção serem viajados e conhecerem outras realidades, para aumentar o nível de exigência. Cliente, arquiteto, engenheiro e construtor.




    Como nos últimos 40 anos a nossa paisagem foi-se descaracterizando pela modernização sem nexo. Toda essa aprendizagem que demorou milénios a reunir foi-se perdendo. aquilo que poderia formar uma base para uma linguagem arquitectónica foi deitado fora, era velho, antigo, não tinha valor, não presta.. portanto construiu-se de forma moderna sem nexo, sem sabedoria e sem regra, importavam-se formas volumetricas e postais dos alpes. era o far oeste. podia-se tudo e quem perdia era o cliente, que tampouco sabia mais. muito chalet se construiu sem condições mínimas. Algum disso continua hoje.


    Aconselho a leitura do post com o texto de Sophia de Mello Breyner. Lá está tudo dito. Mais de 50 anos a destruir o que a Natureza nos ofereceu, de 1963 a 2015. É altura de travar esta destruição.
  10.  # 73

    Colocado por: Picareta
    Isso é uma grande mentira, porque por muito isolamento térmico que uma casa leve, ele não aquece....o isolamento térmico não aquece!!!


    Como já foi aqui explicado, a orientação solar pode aproveitar o sol como fonte de energia.

    Também já foi dito que nas construções antigas da Europa de leste, como eu testemunhei, a tubagem comum é suficiente para aquecer as casas, mesmo com o nosso radiador desligado.

    Por isso, é possível manter a casa quente e confortável, sem gastar um cêntimo.
  11.  # 74

    Colocado por: Eli@sAinda bem que estes indivíduos não emigraram para China! Preocupava-me ve-los a querer construir pagodes só porque moraram num. Chiça!

    E porque não? São bem mais bonitas que certas casas que por cá se constroem. Viajar tem destas coisa, aprendemos a gostar de outras coisas e não só do que se faz neste pedaço de terra à beira mar plantado.
  12.  # 75

    Colocado por: antonylemos

    Boas luis,

    conheço muitos desses barracos de que fala. mas não posso culpar os arquitectos por eles. tão pouco culpo os clientes, pois estes na verdade acabam por ser burlados pela corja que existe no mundo da construcção. podiamos ficar aqui uma eternidade a atirar areia uns aos outros mas iam estar os verdadeiros culpados a ver de longe e a rir-se enquanto esfregavam as barrigas....

    agora quanto ao tema principal. e sem querer parecer andar á caça pois vivo demasiado longe.
    acho que a casa tem o seu potencial com mais ou menos umas paredes etc... mas isso é relativo. dava perfeitamente para tornar essa casa em algo quão confortável quanto vc quiser. As suas casas no estrangeiro podiam perfeitamente ser quentes o dia todo sem ligar nada. basta que sejam pensadas de forma que absorvam algum calor do sol, basta isso. o isolamento térmico faz o resto.
    O problema do conforto em portugal tem várias vertentes, todas descabidas. mas não há razão nenhuma pelo qual as casas cá sejam menos confortáveis que que um iglu. talvez uma das grandes é o próprio cliente não saber que o quer esse conforto e não saber como o conseguir... se soubesse até teria mais cuidados na escolha de terrenos..

    acima falou-se sobre uma linguagem arquitectónica nacional... isso já foi experimentado, o Raul Lino é um bom exemplo daquilo que se tentou, e até vai muito ao encontro da foto colocada pela Vania. Mas não existe o que procura, tambem em frança não há nenhuma arquitectura françesa, nem em lado nenhum....
    O que existe são linguagens regionais, e em alguns casos linguagens específicas a certas localidades.

    Como nos últimos 40 anos a nossa paisagem foi-se descaracterizando pela modernização sem nexo. Toda essa aprendizagem que demorou milénios a reunir foi-se perdendo. aquilo que poderia formar uma base para uma linguagem arquitectónica foi deitado fora, era velho, antigo, não tinha valor, não presta.. portanto construiu-se de forma moderna sem nexo, sem sabedoria e sem regra, importavam-se formas volumetricas e postais dos alpes. era o far oeste. podia-se tudo e quem perdia era o cliente, que tampouco sabia mais. muito chalet se construiu sem condições mínimas. Algum disso continua hoje.

    agora quanto á sua pergunta sobre a casita na imagem. poder construir? pode-se. mas não é uma construcçao adequada nem á paisagem nem ao clima. porque a sra só olhou para a forma da casa. não o porquê dessas formas. quando começar a compreender os porquês das formas vai entender que aquilo que pensa que quer é supérfluo e desnecessariamente dispendioso. Um bom arquitecto percebe isto tudo na essência. pelo menos espero que sim. pois entende que coisas como o clima, o sol, o vento, a orientação e a forma têm mais influência sobre o conforto que sistemas mecânicos de isolamentos e aquecimentos...

    quando as pessoas perceberem isso irão também querer, pois faz sentido quereres algo mais confortável e económico, e aí possivelmente poder-se-á voltar a conversar sobre alguma espécie de linguagem específica de esta ou aquela zona. pois as habitações ao responder ás exigências de um sitio acabam por ter muitas semelhanças entre elas.

    mas pode haver opiniões contrárias. pois apenas estou a dizer o que penso.


    Colocado por: antonylemos
    agora quanto á sua pergunta sobre a casita na imagem. poder construir? pode-se. mas não é uma construcçao adequada nem á paisagem nem ao clima. porque a sra só olhou para a forma da casa. não o porquê dessas formas. quando começar a compreender os porquês das formas vai entender que aquilo que pensa que quer é supérfluo e desnecessariamente dispendioso. Um bom arquitecto percebe isto tudo na essência. pelo menos espero que sim. pois entende que coisas como o clima, o sol, o vento, a orientação e a forma têm mais influência sobre o conforto que sistemas mecânicos de isolamentos e aquecimentos...

    Olá,
    As casas em que vivi tanto na Alemanha como na Suiça era dentro deste estilo, obviamente que tinham uma razão de ser dado ao facto de vivermos numa zona de neve e as características da casa denotavam isso mesmo.
    O que vamos fazer é adaptar aquilo que tanto gosto à nossa casa, fazer uma casa portuguesa com alguma inspiração Suiça, Alemã e Dinamarquesa.
    Obviamente que nunca construiria um chalet suiço mas sempre alguma coisa inspirada e do estilo de que gosto. Uma casa bonita, romântica, acolhedora e acima de tudo muito confortável.
    As propostas que o arquitecto nos apresentou estão a ir ao encontro do que queremos e isso deixa-me muito feliz.
    •  
      GMCQ
    • 26 outubro 2015

     # 76

    Eu acho q tds deveriam construir com base naquilo q gostam desde q fossem garantidas tdas as questoes estruturais e de isolamento por parte dos profissionais.
  13.  # 77

    Acima de tudo o mais importante é a Vânia gostar da sua casa.
  14.  # 78

    como é evidente há que respeitar na medida do possível quer a paisagem e processos construtivos de uma região.
    no entanto para mim isso dos estilos é secundário, o que importa é que a linguagem usada seja bem "falada" sem erros gramaticais, isto fazendo o paralelismo com a literatura ou mesmo com a musica em que é preciso não arranhar as notas.
    Concordam com este comentário: treker666, antonylemos, GMCQ
  15.  # 79

    e agora podemos voltar ao tema do post original?
    a Sra Vania que vai fazer afinal?
  16.  # 80

    Colocado por: antonylemose agora podemos voltar ao tema do post original?
    a Sra Vania que vai fazer afinal?

    Olá,

    Vamos construir de raiz aproveitando as ruínas existentes no terreno que comprámos e no estilo da casa que coloquei mais acima.
    Originalmente a ideia era reconstruir uma casa antiga mas encontrámos um terreno com 2 furos, fantástica exposição solar, isolado e com uma área muito maior do que pretendíamos no inicio e por metade do valor que tínhamos orçamentado para o terreno/casa.
    Já tivemos 2 reuniões com o gabinete de arquitectura e até agora está a correr tudo bem.
    Quando tivermos algo mais concreto como plantas coloco aqui no fórum para darem a vossa opinião :)
 
0.0280 seg. NEW