boas miguel, antes de saber se da para fazer uma casa de 250m num terreno de 450m temos de saber como e o terreno! ate podes ter um terreno com 2000m que não de para meter uma garagem. dizeres que o terreno tem X m quadrados não me diz nada de útil. que largura tem o terreno? que comprimento? é onde? percebe?
em seguida a teres o terreno escolhido e\ou um levantamento topográfico vais procurar um arquitecto que te agrade. e aí colocas todas as tuas dúvidas.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Pereira
Pelo que percebi, gostaria de fazer uma casa térrea com cerca de 200m2 num terreno de 450m2. O primeiro conselho que lhe dou é ir à câmara averiguar, para o terreno que pretende, qual é a área máxima de implantação. Dou-lhe um exemplo, aqui num loteamento perto de onde moro, há lotes de 450m2 em que a área de implantação é de apenas 118m2, logo não daria para fazer o que pretende, só se fosse em dois pisos, e atenção que acho (isso não tenho bem a certeza) que os telheiros contíguos à habitação,se levarem telhado, também contam para a área de implantação, bem como alpendres e varandas (o que irá "roubar" à área interior útil), já a garagem, construída como anexo à moradia creio que pode ir até 20% da área de construção, mas isso um arquitecto daqui do fórum pode esclarecer melhor.