Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, penso que já aqui foi muito falado, mas peço que me ajudem na minha questão.
    é o seguinte nas paredes exteriores duplas, o isolamento coloca-se na parede exterior ou na interior, isto dentro da caixa de ar, e nos pontes térmicos, como por exemplo um pilar, o isolamento pode ficar no interior da casa ou no exterior?
    Espero que me faça entender e que me possam esclarecer.
    Obrigados
  2.  # 2

nas paredes duplas o isolamento fica encostado na parede interior, de forma a criar caixa de ar do lado exterior.

quanto aos pilares e vigas, devem ser isolados de forma a dar continuidade ao isolamento na zona da alvenaria.
    o isolamento deve ser o mais continuo possivel (quanto menos interrupção melhor)
  3.  # 3

Boa tarde, obrigado pelo comentário, e sim fiquei esclarecido, a minha maior questão era nos pilares se o isolamento ficava pela parte exterior, ou se pela interior qual a melhor....
    mas já percebi que tanto faz, desde que o mais continuo possível.
    Obrigado
  4.  # 4

Eu no meu caso vou usar tijolo de 25. Na estrutura fiz pilares de 25. De isolamento leva EPS pelo exterior.
  5.  # 5

Pois no meu caso também, mas as paredes da casa ficavam mais largas em relação os pilares das varandas, e assim tive de por o isolamento dos pilares pelo interior, visto que não há diferença nas 2 opções, fica o isolamento por dentro.
  6.  # 6

Diferença há, ou eu percebi mal, mas não é indiferente isolar por dentro ou por fora, além disso, fica mais bwm servido com isolamento pelo exterior.
    • MNeo
    • 27 outubro 2015

# 7

Colocado por: Igorrrtive de por o isolamento dos pilares pelo interior, visto que não há diferença nas 2 opções

Há uma grande diferença em termos do isolamento térmico ser este for realizado todo pelo exterior (não há pontes térmicas) ou ser for efetuada a correção da ponte térmica do pilar pelo interior
  7.  # 8

Colocado por: MNeoHá uma grande diferença em termos do isolamento térmico ser este for realizado todo pelo exterior (não há pontes térmicas) ou ser for efetuada a correção da ponte térmica do pilar pelo interior

Pelo que percebi a solução das paredes do Igorrr é em pano duplo com isolamento intercalado. Logo realmente não existe grande diferença apesar da solução pelo exterior ser ligeiramente mais vantajosa.
    • MNeo
    • 27 outubro 2015

# 9

Colocado por: Nuno NunesLogo realmente não existe grande diferença apesar da solução pelo exterior ser ligeiramente mais vantajosa.

Na área do pilar até pode conseguir fazer a correção da ponte térmica pelo interior (embora não seja exatamente a mesma coisa).

Na área de contato da viga ou da laje com o exterior como é que consegue fazer a correção da ponte térmica se não foi com a colocação de isolamento pelo exterior?
  8.  # 10

Colocado por: MNeoNa área do pilar até pode conseguir fazer a correção da ponte térmica pelo interior (embora não seja exatamente a mesma coisa).
    Na área de contato da viga ou da laje com o exterior como é que consegue fazer a correção da ponte térmica se não foi com a colocação de isolamento pelo exterior?

A questão da viga é igual à do pilar. Se tiver a mesma espessura e for alinhada o correto é efetuar do mesmo modo que no pilar.
    A questão da laje será sempre pelo exterior (apesar de legalmente não ser obrigatória esta correção é recomendada). Nada obriga que a correção no pilar não seja efetuado pelo interior e a laje pelo exterior.

Caso a construção seja bem planeada as correcções deverão ser feitas pelo exterior, no entanto muitas vezes as dimensões que foram utilizadas para a localização da estrutura não o permitem pelo que é comum se efetuarem pelo interior (a teoria de quem vier por último que feche a porta).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luissilvestre
    • MNeo
    • 27 outubro 2015

# 11

Colocado por: Nuno NunesA questão da laje será sempre pelo exterior (apesar de legalmente não ser obrigatória esta correção é recomendada)

"Não é obrigatório" efetuar a correção das pontes térmicas a não ser na norma Passive House, desde que se consiga cumprir o regulamento sem efetuar a sua correção.... No entanto se não se efetuarem as correções vai haver muitas perdas térmicas (aquecimento e arrefecimento).

Colocado por: Nuno NunesNada obriga que a correção no pilar não seja efetuado pelo interior e a laje pelo exterior.

concordo

Colocado por: Nuno NunesCaso a construção seja bem planeada as correcções deverão ser feitas pelo exterior, no entanto muitas vezes as dimensões que foram utilizadas para a localização da estrutura não o permitem pelo que é comum se efetuarem pelo interior (a teoria de quem vier por último que feche a porta).

Para isso é que existe a "figura" do coordenador de projeto. Que na maioria das vezes apenas "corresponde" à assinatura de um termo de responsabilidade de instrução de um processo de licenciamento.

Muitas das vezes cada interveniente, arquitetos e engenheiros, fazem a sua parte e não se preocupam com os outros... Na obra logo se resolve... E depois dá "asneira" ou tem que se estar a "inventar" em obra... O projeto de uma obra deve ser sempre entendido como um todo.
  9.  # 12

Colocado por: MNeo"Não é obrigatório" efetuar a correção das pontes térmicas a não ser na norma Passive House

Tomara eu conseguir que eles cumpram a legislação nacional quanto mais a Passive House. No regulamento anterior as novidades para o pessoal foram o solar obrigatório e a correção das pontes térmicas (algumas pelo menos). Neste é a ventilação. Talvez no próximo se avance um pouco além.

Colocado por: MNeoPara isso é que existe a "figura" do coordenador de projeto. Que na maioria das vezes apenas "corresponde" à assinatura de um termo de responsabilidade de instrução de um processo de licenciamento.

Eu nem estava a ir por aqui. Muitas vezes o projeto corre muito bem e depois em obra parece que só existe o projeto de arquitetura e o de estabilidade. Não necessitam de mais nada para construir a obra (já tive situações que nem se lembraram que existia um projeto de incêndios - apesar de admitirem que estava em obra).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • MNeo
    • 28 outubro 2015

# 13

Colocado por: Nuno NunesTomara eu conseguir que eles cumpram a legislação nacional quanto mais a Passive House

Mas é melhor o pessoal começar a pensar na Passive House. Porque a Comunidade Europeia, quer implementar o cumprimento da norma Passive House a partir de 2021, a todos os edifícios particulares para reduzir as necessidades de energia dos mesmos quase a zero.

2010/31/EU - Directiva Europeia sobre o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD).
  10.  # 14

PARA não falar na percentagem enorme de canalizadores, que no projeto está PPR, e eles fazem multicamada, se está multicamada, fazem em PPR..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu
  11.  # 15

Colocado por: riscosPARA não falar na percentagem enorme de canalizadores, que no projeto está PPR, e eles fazem multicamada, se está multicamada, fazem em PPR..

Até lá.....sabe uma coisa, nas estabilidades existem engenheiros que fazem projetos com o REBAP e o REAE, quando já deviam fazer pelos eurocodigos á muitos anos...e mais, grande parte dos clientes tem lá dinheiro ou disposição para cumprir as normas da passive house. e formação técnica?? é o pedreiro que vai estudar como se fáz?? de 2021 passa para 2040
    • MNeo
    • 28 outubro 2015

# 16

Colocado por: riscose mais, grande parte dos clientes tem lá dinheiro ou disposição para cumprir as normas da passive house. e formação técnica

Nos por cá só implementamos se for à "força". A Passive House não é assim tão difícil de implementar, basta que seja pensada desde projeto. Muitas das coisas que se falam aqui pelo forum como VMC, melhorias no isolamento, orientação solar da casa, já estão a ser implementadas... Há alguns cuidados extras a ter!

Formação Técnica já existe em Portugal.
  12.  # 17

Colocado por: MNeoFormação Técnica já existe em Portugal.

Já existe sim, e até formação de 3horas gratuitas, e formar empreiteiros desses novos conceitos?está a ver o problema não está?
  13.  # 18

Onde se tira essa formação de 3 horas? Ou outras?
    • MNeo
    • 28 outubro 2015

# 19

Colocado por: riscosJá existe sim, e até formação de 3horas gratuitas, e formar empreiteiros desses novos conceitos

Já existem empreiteiros em Portugal com formação Passive House Tradesperson, que esta vocacionado para a execução em obra. Mas vai levar o seu tempo...

Mas o que tem que mudar ainda mais é a mentalidade dos donos de obra

Colocado por: callinasOnde se tira essa formação de 3 horas? Ou outras?

http://www.passivhaus.pt/images/comunicacao/plano-de-Formacao-Passive-House-2016.pdf
    • eu
    • 28 outubro 2015

# 20

Uma pergunta: os requisitos de uma Passive House em Portugal são iguais aos de uma Passive House, sei lá, na Alemanha ?

0.0189 seg. NEW