Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    A piada disto tudo é que com resistência consegues saber que gastas xx kw.
    Com solar, bomba, caldeira a pellets, só fazes contas aos pellets, não contabilizas a energia que gasta a cadeira e o ventilador, a bomba circuladora, etc
    Concordam com este comentário: mafgod
    • SACS
    • 29 outubro 2015

     # 22

    Colocado por: callinasA piada disto tudo é que com resistência consegues saber que gastas xx kw.
    Com solar, bomba, caldeira a pellets, só fazes contas aos pellets, não contabilizas a energia que gasta a cadeira e o ventilador, a bomba circuladora, etc




    ai esta, eu estou a contabilizar tudo!!!!
  2.  # 23

    São boas questões estas últimas.. Realmente o forçado obriga a uma bomba sempre a trabalhar.. Mas afinal no que ficamos?
  3.  # 24

    Colocado por: Nuno Nunes
    Em relação aos sistemas termodinâmicos é necessário ter cuidado. Se a casa é nova e está na obrigatoriedade de instalação de sistema solar estes não vão válidos.

    Boa noite.
    Acho que não é correcta esta afirmação, pois na altura que construí a minha casa - 2010, também era obrigatório colocar painéis solares, agora já não é, a lei mudou, o painel que coloquei foi um termodinâmico e não tive qualquer problema.
    Não confundir com a montagem de um sistema fotovoltaico. Esse sim obrigava à montagem de um painel solar convencional, o termodinâmico não servia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
  4.  # 25

    Colocado por: SACSMas por acaso alguém por aqui já contabilizou a energia consumida pela bomba no sistema CF??? e que todos apresentam contas das resistências eléctricas mas não é só isso que consome energia no kit solar

    Eu já apresentei os meus gastos do meu painel solar (bomba circulações) e o apoio (esquentadores de chama modulante), no meu tópico... Dia 29 novembro vai fazer 3 anos da instalação do sistema solar e aí Colocarei novamente as contas.
    Concordam com este comentário: mafgod, SACS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, Picareta, SACS, tiagopacheco
  5.  # 26

    Colocado por: 21papaleguasAcho que não é correcta esta afirmação, pois na altura que construí a minha casa - 2010, também era obrigatório colocar painéis solares, agora já não é, a lei mudou, o painel que coloquei foi um termodinâmico e não tive qualquer problema.

    Está incorreto. Era obrigatório e continua a ser (até ficou mais exigente em termos de energia fornecida), no seu caso poderá estar numa destas situações:
    1 - É possível substituir a energia fornecida pelo sistema solar por um sistema a biomassa que efetue AQS (apenas climatização não serve).
    2 - Pode ser que só tenha pedido a licença após dezembro de 2013 (altura de entrada em vigor da nova lei) e nessa situação (como o processo era anterior a esta data) o certificado final foi efetuado como um existente e não um novo e terem passado por cima do assunto
    3 - Poderá não ter coberturas com orientação solar favorável logo não é obrigatória a instalação do sistema solar.
    4 - Pode ter tido uma sorte do caraças e o perito passou por cima do assunto.

    Como Nota:
    Se formos ao site da Energie podemos ver que o colector solar deles (termodinâmico) possui certificação solarkeymark o que é suficiente para poder ser utilizado como sistema solar na certificação energética. No entanto se formos ao certificado muita atenção!!! O certificado é válido para o fluido de transferência ser água, ou seja para ser utilizado como um colector normal e não como bomba de calor. Logo utilizado como bomba de calor não é válido.

    Outra Nota: Está previsto que num futuro as bombas de calor para AQS possam ser utilizadas também. Mas de momento ainda não é possível.

    Colocado por: 21papaleguasNão confundir com a montagem de um sistema fotovoltaico. Esse sim obrigava à montagem de um painel solar convencional, o termodinâmico não servia.

    Salvo erro esta situação apenas tinha a ver com subsídios para o fotovoltaico não tem a ver com a legislação da térmica. E isto é que penso que já acabou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
  6.  # 27

    Colocado por: Nuno NunesEstá incorreto. Era obrigatório e continua a ser (até ficou mais exigente em termos de energia fornecida), no seu caso poderá estar numa destas situações:
    1 - É possível substituir a energia fornecida pelo sistema solar por um sistema a biomassa que efetue AQS (apenas climatização não serve).
    2 - Pode ser que só tenha pedido a licença após dezembro de 2013 (altura de entrada em vigor da nova lei) e nessa situação (como o processo era anterior a esta data) o certificado final foi efetuado como um existente e não um novo e terem passado por cima do assunto
    3 - Poderá não ter coberturas com orientação solar favorável logo não é obrigatória a instalação do sistema solar.
    4 - Pode ter tido uma sorte do caraças e o perito passou por cima do assunto.

    Bom dia.
    Tudo o que afirmei é baseado na experiência que tive desde o início do projecto, pedido de licenças, construção e por fim ocupação e residência na casa.
    Não conheço a nova lei, mas pelo que ouvi falar, apenas obriga a um equipamento relacionado com energias renováveis para AQS, podendo ser painel solar ou outros.
    A licença pedida à CM é válida desde 2010, antes da nova lei.
    O telhado é em quatro águas e por causa dos fotovoltaicos, fui obrigado a montar um painel solar convencional para me ser aprovado a instalação do sistema. Neste momento tenho dois equipamentos solares para AQS, alguém está interessado no convencional? Eu vendo.
    Uma sorte do caraças, não acredito. O painel termodinâmico foi-me aconselhado na altura por um técnico certificado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
  7.  # 28

    Colocado por: 21papaleguasNão conheço a nova lei, mas pelo que ouvi falar, apenas obriga a um equipamento relacionado com energias renováveis para AQS, podendo ser painel solar ou outros.

    Está correto são admissíveis sistemas de energias renováveis. Nomeadamente Solar térmico, biomassa, fotovoltaico, eólico e energia hídrica (estes últimos 3 para produção de electricidade) desde que a energia fornecida seja pelo menos igual à energia fornecida pelo sistema solar padrão.

    Normalmente só referimos Solar térmico e biomassa pois não é simples para os restantes fornecer a energia do sistema padrão (pelo menos com um custo similar).

    No entanto o solar termodinâmico é uma bomba de calor logo não é uma energia renovável.

    Colocado por: 21papaleguasA licença pedida à CM é válida desde 2010, antes da nova lei.

    E sendo assim sabe dizer em que data entrou o projeto de arquitetura na Câmara ? Pode ter sido anteriormente à entrada em vigor da certificação (teve DCR com o projeto de térmica ?)

    Colocado por: 21papaleguasO painel termodinâmico foi-me aconselhado na altura por um técnico certificado.

    Eu tenho um e gosto muito dele. Não tenho nada contra a não ser a tentativa de alguns comerciais em dizerem que aquilo é um sistema solar normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
  8.  # 29

    Vai lá vai.. meu rico termo-sifão . custos.....Fim de fevereiro a inicio de novembro= 0€ . Do inicio de novembro a o fim de março+- 10€ a mais por mês em luz(resistência 2000w, painel baxiroca 200L)900€ em 2011 ao abrigo de irs.. 1.5h/ dia ligado, isso somente nos dias de falta de sol.

    As novidades são muito boas, mas convem antes de adquirir pesar muito bem os custos e beneficios da solução a escolher.
    Falei com o amigo Jorge Alves sobrea conjugação deste sistema e a instalação de PRH, disse-me logo se inviavel. portanto quando sobrar guito partimos para o prh e deixo o termosifão como está, assim é que ele está bem..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
  9.  # 30

    Como já disse anteriormente, baseio-me apenas na experiência pessoal, do que aconteceu comigo. Não quero ter razão ou deixar de a ter, apenas ajudar.
    A licença foi pedida em 2007.

    Colocado por: Nuno NunesEu tenho um e gosto muito dele. Não tenho nada contra a não ser a tentativa de alguns comerciais em dizerem que aquilo é um sistema solar normal.

    Em relação ao painel, foi-me informado como funciona e que eu já descrevi resumidamente num post anterior, e a decisão foi tomada em consciência, sabendo perfeitamente o que estava a comprar.
    Eu também estou muito satisfeito e por isso o aconselhei ao tiagopacheco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
  10.  # 31

    Colocado por: 21papaleguasComo já disse anteriormente, baseio-me apenas na experiência pessoal, do que aconteceu comigo. Não quero ter razão ou deixar de a ter, apenas ajudar.
    A licença foi pedida em 2007.

    Só estava a tentar perceber porque tinha passado no seu caso. Está explicado. A certificação só iniciou em 2008.

    Colocado por: 21papaleguasEu também estou muito satisfeito e por isso o aconselhei ao tiagopacheco.

    E fez muito bem. Tem um, gosta dele, recomenda. Fez o que um utilizador satisfeito de um sistema deve fazer.
    Cabe aos técnicos da área que estão no forum alertarem para algumas situações que podem fazer com que tal sistema não possa ser instalado. (e já agora justificar também ajuda). Por exemplo nesta situação apenas não recomendo a sua instalação se estiver na obrigatoriedade de instalar um sistema solar térmico (a não ser que queira instalar biomassa)
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
  11.  # 32

    Antes de mais agradeço a todos a ajuda que estão a prestar.
    No entanto continuo um pouco confuso. Vamos lá tentar clarificar a coisa.
    Sou obrigado a ter um sistema solar termico, disso não há duvidas. A questão aqui está mesmo no investimento a fazer. Paineis mais bomba de calor supostamente será a solução "melhor", depois temos o CF apoiado ou por resistencia ou por esquentador, por fim temos o TS apoiado por resistencia ou esquentador.
    De todos estes o mais barato é o TS com resistencia, mas para mim TS só acompanhado pelo esquentador. A diferença inicial deste sistema para o forçado normal ainda é consideravel (pelo menos nos escassos 2 orçamentos que consegui).
    Irei ganhar assim tanto, será a diferença justificavel de um sistema para o outro? O retorno vai ser muito diferente? É que o CF ainda tem aquela formiguinha (bomba de circulação) a gastar eletricidade todo o ano. Parece pouco mas no final do ano pode ser alguma coisa.
    Depois ainda voltamos à velha guerra: paineis ou tubos?
    Sinto-me um verdadeiro leigo no meio de tanta coisa :-(
  12.  # 33

    Colocado por: tiagopachecomas para mim TS só acompanhado pelo esquentador.
    E porquê? Qual a condicionante?
    No meu caso, garanto que em duas alturas do dia tenho água quente (altura dos banhos: 07:00 e 19:00)... e para isso tenho um controlador que garante o intervalo em que a resistência trabalha e até que temperatura.... ou seja, a resistência não trabalha a qualquer hora e só funciona até uma determinada temperatura (45ºC).

    Colocado por: tiagopachecopaineis ou tubos?
    Para mim é uma questão de valores....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
  13.  # 34

    Colocado por: callinasEm relação ao esquentador, há esquentadores de 9, 11, 14 22 litros por minuto , portanto a questão do caudal não faz sentido.
    Em relação à temperatura da água, os esquentadores modernos tem sistema onde se define a temperatura, e se a água do painel vem muito alta, o esquentador não arranca, se bem baixa, faz a compensação. Para os esquentadores que não tiverem isso, há uma válvula que custa 170 euros que faz esse controle.


    Realmente esta é uma boa solução para quem queira fazer apenas pré-instalação de aquecimento central (seja radiadores ou piso radiante) e queira um "apoio seguro" aos sistema solar termico. Para alguém como eu, que é séptico em relação a apoio solar por resistência eléctrica, penso que um esquentador modulante é uma solução a ter em conta. Ja agora alguém sabe dizer-me o preço de um esquentador destes e jà agora marcas/modelos que recomendem?
    Como é que se determina o caudal necessario para o esquentador, de forma a evitar perdas de caudal?
  14.  # 35

    Colocado por: mafgodE porquê? Qual a condicionante?
    No meu caso, garanto que em duas alturas do dia tenho água quente (altura dos banhos: 07:00 e 19:00)... e para isso tenho um controlador que garante o intervalo em que a resistência trabalha e até que temperatura.... ou seja, a resistência não trabalha a qualquer hora e só funciona até uma determinada temperatura (45ºC).

    Para mim é uma questão de valores....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagopacheco


    Sem experiencia e falando apenas teoricamente. O esquentador apenas aquece a água que realmente utilizamos enquanto que a resistência aquece sempre todo o deposito.
    Vejamos o meu caso: sou obrigado a por 300L e durante uns dois anos seremos apenas duas pessoas em casa, logo será que justifica a resistência aquecer aqueles 300L que vão ser utilizados provavelmente a 50%? Com o esquentador o gasto será apenas para a água realmente necessária. Ou estarei a ver mal as coisas?
  15.  # 36

    Colocado por: tiagopachecoSem experiencia e falando apenas teoricamente. O esquentador apenas aquece a água que realmente utilizamos enquanto que a resistência aquece sempre todo o deposito.
    Vejamos o meu caso: sou obrigado a por 300L e durante uns dois anos seremos apenas duas pessoas em casa, logo será que justifica a resistência aquecer aqueles 300L que vão ser utilizados provavelmente a 50%? Com o esquentador o gasto será apenas para a água realmente necessária. Ou estarei a ver mal as coisas?

    De uma maneira simples não o contradigo. De um modo geral o esquentador seria mais eficaz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
  16.  # 37

    e agora para aumentar a confusão: mais uma nova solução,

    Solcrafte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
      Solcrafte1.jpg
  17.  # 38

    Colocado por: jorgealvese agora para aumentar a confusão: mais uma nova solução,
    Solcrafte

    Eu quando era puto utilizávamos umas coisas parecidas com essas para tomar banho. Eram uns garrafões de água que colocávamos ao sol e depois despejávamos sobre a cabeça. (é certo que não eram certificados mas funcionavam)

    Agora relativamente ao sistema em sí...
    Tenho dúvidas na sua utilização no âmbito dos edifícios novos (REH) devido à tabela I.09 do regulamento, segundo a qual:

    Espessuras mínimas de isolamento para equipamentos e depósitos (de inércia ou acumulação dos sistemas de climatização e AQS)
    Superfície do depósito <= 2m2 => Espessura do isolamento (mm) = 50 mm
    Superfície do depósito > 2m2 => Espessura do isolamento (mm) = 80 mm

    Esse coletor só possui 30mm de espessura de isolamento, supostamente não deveria poder ser utilizado como acumulador de água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
  18.  # 39

    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
      1.jpeg
      12.jpeg
    • SACS
    • 30 outubro 2015

     # 40

    eu neste momento tenho a minha resistência a aquecer a água, tudo bem que não posso dar dados concretos, mas tem sido cerca de 0.2€ por dia para aquecer água! Somente para 2 banhos ao final do dia e a resistência também só liga depois das 17h, logo o sol deve ajudar um pouco!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
 
0.0364 seg. NEW