Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Exmos:

Vou comprar um apartamento T3 novo que tem a opção de deixar aberta a ligação para o sotão (que tem uma área de +/- 60 m2).

No caso de deixar a ligação aberta, o valor a pagar pelo imóvel é superior em 7.000,00 €, e ficará legalizado como T3+1.
    Ficando aberto, levará escada de acesso ao sotão e chão flutuante no mesmo.
    Caso contrário, ficarei com um T3 (sem ligação ao sotão, o que é um desperdicio, visto ter uma optima área = 60 m2).

A questão é a seguinte:
    Em termos de IMI terei de pagar mais?? Em caso afirmativo, a diferença é significativa?

Obrigado.

Cumpts
  2.  # 2

Colocado por: zeportugaficará legalizado como T3+1.

Como é que fica legalizado?
  3.  # 3

Colocado por: Picareta
    Como é que fica legalizado?

Tenho as duas opções em aberto: compro T3 ou T3+1. A opção que escolher é como fica registado/escriturado/ legalizado, como lhe queira chamar.
  4.  # 4

Colocado por: zeportuga

Tenho as duas opções em aberto: compro T3 ou T3+1. A opção que escolher é como fica registado/escriturado/ legalizado, como lhe queira chamar.

Sendo apartamento, esse sotão mesmo que tenha acesso só pela sua casa não é considerado, como área comum? Acontece em muitos casos
  5.  # 5

Colocado por: zeportugaTenho as duas opções em aberto: compro T3 ou T3+1. A opção que escolher é como fica registado/escriturado/ legalizado, como lhe queira chamar.

Já vi que o vendedor lhe está a tentar enfiar um barrete !!!

O sótão é um espaço comum, pertence a todos os condóminos, e para legalizar teria que obter a autorização de todos os condóminos, depois alteração da Câmara municipal (teria que entregar projectos) depois teria que alterar a propriedade horizontal. Depois sim isso ficaria legalizado, e só assim é que poderá ficar "registado/escriturado"
    Concordam com este comentário: Rodri12
  6.  # 6

A questão é que este sotão pertence única e exclusivamente a esta fracção.
    As outras fracções têm igualmente os seus espaços de sotão, se bem que mais pequenos.
    A fracção do lado, tem a situação exactamente igual à minha mas no caso do futuro proprietário
    irá deixar fechado o acesso, pelo que pagará menos pela compra.

Futuramente poderá fazer a ligação mas para todos os efeitos o imóvel será sempre considerado como um T3,
    visto que foi assim que o comprou.

Inicialmente o andar estava destinado a ser um T3 + 1, até porque a ligação está feita (excepto a escada).
    Mas como o construtor após visitas de vários potenciais compradores, chegou à conclusão que ninguém queria a ligação aberta, conseguiu junto da Câmara obter licença para executar o imóvel sem ligação.

A questão que coloquei é sobre o IMI. Fica mais caro por ser um T3 + 1 ??
  7.  # 7

Em princípio fica mais caro, pois o valor patrimonial do apartamento também aumenta.
  8.  # 8

Colocado por: zeportugaA questão que coloquei é sobre o IMI.

O imi depende do que estiver no projecto.

Enquanto não colocar aqui cópia da PH continuo a dizer que está a ser enganado.
  9.  # 9

A abertura de um buraco numa laje para acesso ao sótão carece de licenciamento camarário, não pode ser assim como o empreiteiro lhe está a dizer.
    Quanto ao facto do espaço ser parte comum ou não terá que ver na PH.
  10.  # 10

Colocado por: GinetaEm princípio fica mais caro, pois o valor patrimonial do apartamento também aumenta.

Exacto, parece ser o mais evidente,

Outra questão?

No IMI é sempre considerado o espaço de sotão, lugar de parqueamento etc??
  11.  # 11

Colocado por: Picareta
    O imi depende do que estiver no projecto.

Enquanto não colocar aqui cópia da PH continuo a dizer que está a ser enganado.

Quer então dizer que o construtor está a querer vender gato por lebre??
    Faz a ligação, cobra mais pelo imóvel, e depois compro como se fosse apenas um T3??

Acha que não é possivel estar em aberto legalmente as duas situações, ou seja os dois projectos?
  12.  # 12

O IMI depende do valor patrimonial da casa, tudo o que tenha a mais conta para esse valor.

Relativamente ao que disse o Picareta, acho estranho estarem os dois projetos em aberto...
  13.  # 13

Colocado por: zeportugaQuer então dizer que o construtor está a querer vender gato por lebre??

Enquanto você não me mostrar um documento que comprove que o sótão pertence à fracção que vai compra (a propriedade horizontal), eu não acredito.

Depois, mesmo que o sótão pertença à mesma fracção do apartamento, coisa que eu não acredito, a abertura de um buraco numa laje, (elemento estrutural) carece de licenciamento.

Tem algum acesso ao sótão sem ser pelo seu apartamento?
  14.  # 14

Colocado por: GinetaO IMI depende do valor patrimonial da casa, tudo o que tenha a mais conta para esse valor.

Pois depende, e o valor patrimonial é calculado em função do projecto que é apresentado nas finanças. Se o projecto não tem um sótão, ele não será contabilizado para o valor do apartamento.

Colocado por: Ginetaacho estranho estarem os dois projetos em aberto...

Isso são coisas inventadas por empreiteiros :-))
  15.  # 15

Sim Picareta, concordo consigo. O melhor é mesmo ver a planta onde conste o sotão.
  16.  # 16

Colocado por: PicaretaTem algum acesso ao sótão sem ser pelo seu apartamento?

Neste momento não existe ligação ao sotão sem ser através do apartamento.
    Se eu pretender a ligação fechada, ele terá de abrir uma porta (o espaço está lá), para poder aceder ao sotão.

Volto a referir que inicialmente estava previsto ser um T3+1, situação que inicialmente nem me agradava pois os prédios ao lado, exactamente iguais e construídos pelo mesmo empreiteiro não tinham essa mesma ligação.
    Só que neste prédio, ele decidiu criar essa ligação.
    Entretanto ao verificar que os clientes não queriam a dita ligação (seja por motivos financeiros ou seja por gosto) conseguiu junto da Câmara que fosse autorizado a vender fechado.
    Por isso, eu que sou um leigo na matéria, suponho que estejam os dois projectos em aberto.....
    Será que não é possivel????

Resumindo:
    Quais as sugestões antes de fechar negócio para ter a certeza que será tudo legal como T3+1?
    • Gineta
    • 4 novembro 2015 editado

# 17

Veja as cadernetas prediais e certidões e plantas para ver se está legalizada como T3 ou T3+1.
  17.  # 18

Colocado por: GinetaVeja as cadernetas prediais e certidões e plantas para ver se está legalizada como T3 ou T3+1.

Basta pedir uma cópia da propriedade horizontal.
  18.  # 19

Sim, ou isso.
  19.  # 20

Colocado por: PicaretaDepois, mesmo que o sótão pertença à mesma fracção do apartamento, coisa que eu não acredito, a abertura de um buraco numa laje, (elemento estrutural) carece de licenciamento.

Até podia precisar da assinatura do Papa.
    Apenas 1 em cada 1000 pessoas devem pedir o licenciamento na câmara para alterações estruturais no interior da habitação, onde ninguém consegue ver nada.

Se em alterações estruturais no exterior que estão à vista de toda a gente (por exemplo, coberturas), já a maioria das pessoas não pede autorização a ninguém, que fará a obras no interior...

0.0203 seg. NEW