Isto tem só a ver com especulações/dúvidas que ainda não podem ser provadas (e para nosso bem espero que não passem de especulações).
Colocado por: luisvv Tem razão: é absurdo e rebuscado sugerir que um aumento de preço de um serviço reduz a procura desse serviço. Nada absurdo é pretender o contrário...
É verdade que o aumento do custo de produção irá aumentar o preço do produto ou serviço mas ao mesmo tempo um aumento do salário irá aumentar o poder de compra dos consumidores, pelo que um efeito poderá compensar o outro.
Quanto às exportações, Portugal está longe de ter o nível salarial da Alemanha e ainda assim os produtos alemães têm maior procura que os portugueses. Como sabe existem vários fatores que influenciam a escolha dos consumidores e o preço é apenas um entre muitos (embora obviamente tenha uma importância acrescida).
Posto isto volto a afirmar que, por muitos estudos que façam, o empobrecimento da classe média nunca poderá ser a solução para combater uma crise e não sou apenas eu que o digo, muitos economistas de renome já admitiram que a austeridade por si só é errada e não resolve nada.
Colocado por: simplespor si só é errada e não resolve nada.
"Em economia, há um princípio elementar a que se chama efeito multiplicador do orçamento equilibrado: se o governo sobe os impostos mas, ao mesmo tempo, gasta o dinheiro que recebe dos impostos, isto tem um efeito multiplicador sobre a economia", explicou, apresentando a sua receita para sair da crise.
Colocado por: euCaro Rui A. B. ,
1 - Este é um espaço de opinião, e cada um de nós tem direito a opinar.
2 - Quando temos grandes economistas com opiniões contrárias, algum deles estará errado, certo ?
3 - O facto de alguém ganhar um prémio Nobel, não significa que esteja sempre certo. Até o Einstein cometeu erros grosseiros e emitiu opiniões disparatadas. Portanto, NUNCA devemos cometer o erro de não questionar as autoridades.Concordam com este comentário:Bricoleiro
Colocado por: Rui A. B.Eu já não vinha a este tópico há semanas porque não tenho conhecimentos bastantes para discutir temas tão complexos como a economia mas pela amostra verifico que há por aqui vários candidatos a Nobel da Economia. Tanta lição de economia que por aqui anda... até lições a um Nobel da Economia dão! Santo Fórum da Casa!Concordam com este comentário:simples
Colocado por: simplesporque segundo estes iluminados uma economia prospera não se constrói com investimento,
Colocado por: euPortanto, NUNCA devemos cometer o erro de não questionar as autoridades.
Colocado por: euE depois há os iluminados que pensam que "investimento" é apenas "investimento público".
Colocado por: simplesEsse é o principal problema daqueles que defendem a austeridade cega, não questionam a autoridade que a impos.
Colocado por: simples
Esse é o principal problema daqueles que defendem a austeridade cega, não questionam a autoridade que a impos.
Colocado por: simplesQuem? Pode dar um exemplo de alguém que defendeu isso neste fórum?
Colocado por: simplesporque segundo estes iluminados uma economia prospera não se constrói com investimento
Colocado por: simplesClaro que vão ter que roubar o dinheiro a alguém para supostamente encherem os cofres, porque segundo estes iluminados uma economia prospera não se constrói com investimento, mas isso não interessa nada...
Colocado por: euCaro Rui A. B. ,
1 - Este é um espaço de opinião, e cada um de nós tem direito a opinar.
Colocado por: eu2 - Quando temos grandes economistas com opiniões contrárias, algum deles estará errado, certo ?
Colocado por: eu3 - O facto de alguém ganhar um prémio Nobel, não significa que esteja sempre certo. Até o Einstein cometeu erros grosseiros e emitiu opiniões disparatadas. Portanto, NUNCA devemos cometer o erro de não questionar as autoridades.