Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 961

Colocado por: euO simples gasta mais dinheiro do que aquele que ganha? Ou afinal até pratica a austeridade na sua vida pessoal?

O problema não está na austeridade, tanto que o novo governo terá obviamente que gerir todos os recursos disponíveis de forma responsável e poupar naquilo que for necessário para cumprir com os objetivos traçados, o problema está na austeridade cega que assenta única e exclusivamente no empobrecimento da classe média. Numa austeridade que levou muitas famílias até ao limiar da pobreza e que ao fim ao cabo deixou o país pior do que estava antes da crise.

E não venham novamente com a ladainha da confiança dos mercados porque isso é uma grande treta inventada por aqueles que detêm o capital para oprimir países inteiros e pô-los a roubar o povo para dar a quem já tem muito.
    • eu
    • 2 dezembro 2015

# 962

Colocado por: Rui A. B.Não, isso não é verdade. Se eu lhe disser que posso ir a Lisboa por vários caminhos será que há algum que está errado? Ou haverá várias opções?

E se a pergunta for: qual o caminho mais eficaz e rápido entre Lisboa e Porto? E se um tipo disser que esse caminho é ir pela A2 por Faro? Também é uma opção certa?

Colocado por: Rui A. B.Nota final: Não é um Nobel, pelo menos dois são! O Krugman há muito que vem dizendo que a austeridade é o caminho mais errado. Mas possivelmente também estará errado...

Sim, na minha opinião estão ambos errados.

E daqui a 2 ou 3 anos poderemos verificar in situ se afinal as alternativas à austeridade funcionam ou não.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 2 dezembro 2015

# 963

Colocado por: simpleso problema está na austeridade cega que assenta única e exclusivamente no empobrecimento da classe média.

Então acha que nos últimos anos, só a classe média é que sofreu?
  2.  # 964

Colocado por: euE se a pergunta for: qual o caminho mais eficaz e rápido entre Lisboa e Porto? E se um tipo disser que esse caminho é ir pela A2 por Faro? Também é uma opção certa?

Está visto que não percebeu.

O caminho mais rápido e eficaz não será o mais caro? E agora, em que ficamos?

Colocado por: euSim, na minha opinião estão ambos errados.

Está no seu direito. Cada um é livre de expressar a sua opinião.

Colocado por: euE daqui a 2 ou 3 anos poderemos verificarin situse afinal as alternativas à austeridade funcionam ou não.

Como poderá verificar a Espanha e outros países que passaram ao lado de intervenção externa directa e não sofreram a austeridade tal como nós...
  3.  # 965

Colocado por: BricoleiroDiga e esses economistas que roubar é crime e que com mais regalias a sair dos cofres do que dinheiro dos contribuintes a entrar não há investimento que o valha, e que para investir tem de alguém emprestar e supostamente esse empréstimo é para ser pago.
    Mas se quiser viver semcobrar"roubar" aos contribuintes, pode sempre formar uma anarquia e ser feliz para o resto da vida!

Para si o aumento do salário mínimo é uma regalia? A reposição das reformas é uma regalia? A reposição dos ordenados dos funcionários públicos é uma regalia?

Se tivéssemos a falar nas antigas regalias extra salariais dos funcionários públicos ainda poderia concordar consigo, agora cortar salários e reformas é um roubo e um retrocesso muito grande para o país! Não somos a p...t...a de ninguém na Europa. Somos um país independente com uma história da qual nos podemos orgulhar e não precisamos que outros nos venham ensinar a gerir o país. O que precisamos é de políticos competentes e honestos que em vez de quererem agradar à sua clientela, estejam empenhados em construir um país mais prospero, equilibrado e justo.
  4.  # 966

Colocado por: euE daqui a 2 ou 3 anos poderemos verificarin situse afinal as alternativas à austeridade funcionam ou não.

Ainda precisa de mais 2 ou 3 anos!!!....pensava que tinha aprendido alguma coisa com o governo de Sócrates.
  5.  # 967

Colocado por: euEntão acha que nos últimos anos, só a classe média é que sofreu?

Não acho, tenho a certeza. E o eu?
  6.  # 968

Colocado por: loverscoutai eu questiono..... ate lhe digo mais..... o Passos foi muito amigo, porque ele nao apertou o cinto como deve ser......ainda ha muito a cortar na despesa publica! e ja nem falo no ponto mais sensivel, que é a segurança social! continua tudo a assobiar

A segurança social é um sistema que só pode funcionar se houver natalidade suficiente que garanta a sustentabilidade do mesmo de geração para geração. Em Portugal a população está a envelhecer, a emigração a aumentar e cada vez há menos pessoas a ter possibilidades para ter filhos. Como é que quer que a segurança social funcione?

Claro que podemos sempre aumentar os impostos para colmatar o dinheiro que não entra! No entanto essa solução milagrosa praticada pela coligação PaF nos últimos 4 anos também tem os seus limites.
  7.  # 969

Colocado por: Picareta
    Ainda precisa de mais 2 ou 3 anos!!!....pensava que tinha aprendido alguma coisa com o governo de Sócrates.

a eterna narrativa....ufa já cansa e ainda por cima cheia de omissões, ou por acaso não houve uma grave crise mundial e que a europa foi a zona que pior lidou com ela e por mais tempo nessa altura??
    e tanto mais que as coisas evoluem com o tempo como tudo e de uma forma ou de outra não se cometem os mesmos erros.
    hoje em dia para alem das politicas, toda a gente tem muito presente o factor sustentabilidade e só é louco quem é irresponsável..
  8.  # 970

Colocado por: marco1

a eterna narrativa....ufa já cansa e ainda por cima cheia de omissões, ou por acaso não houve uma grave crise mundial e que a europa foi a zona que pior lidou com ela e por mais tempo nessa altura??
    e tanto mais que as coisas evoluem com o tempo como tudo e de uma forma ou de outra não se cometem os mesmos erros.
    hoje em dia para alem das politicas, toda a gente tem muito presente o factor sustentabilidade e só é louco quem é irresponsável..

Qual crise mundial... isso não interessa para nada!

Quais as primeiras directrizes europeias de combate à crise? Investimento público... Mas isso também não interessa para nada...
  9.  # 971

Colocado por: marco1por acaso não houve uma grave crise mundial e que a europa foi a zona que pior lidou com ela e por mais tempo nessa altura??

Pois houve, mais um motivo para não esbanjar dinheiro em autoestradas aeroportos e TGV....Se tivessem sido mais contidos nos gastos, não teriam necessidade de chamar a troika.
  10.  # 972

Colocado por: Rui A. B.Qual crise mundial... isso não interessa para nada!

A crise foi mundial, mas só alguns é que ficaram sem dinheiro para ordenados. Não perceberam que em tempos de crise temos que gastar menos.
  11.  # 973

Colocado por: simples

Para si o aumento do salário mínimo é uma regalia? A reposição das reformas é uma regalia? A reposição dos ordenados dos funcionários públicos é uma regalia?

Se tivéssemos a falar nas antigas regalias extra salariais dos funcionários públicos ainda poderia concordar consigo, agora cortar salários e reformas é um roubo e um retrocesso muito grande para o país! Não somos a p...t...a de ninguém na Europa. Somos um país independente com uma história da qual nos podemos orgulhar e não precisamos que outros nos venham ensinar a gerir o país. O que precisamos é de políticos competentes e honestos que em vez de quererem agradar à sua clientela, estejam empenhados em construir um país mais prospero, equilibrado e justo.

Não interessa quais são as regalias, interessa quanto custam ao país e qual o suporte, eu não acredito no pai natal à muitos anos. Sei que quem dá mais ao pequeno almoço tira ao jantar e vice-versa.
  12.  # 974

ha pessoas que eu gostava de ver como gerem o seu orçamento...... num ano ou numa fase em que as despesas sejam elevadas, a opção deve ser endividamento ( barra) investimento......

alias houve e ainda ha muita gente a fazer isso....... por isso chegam á deco familias totalmente esgotadas com mais de 20 créditos......
    Concordam com este comentário: eu, two-rok, Bricoleiro
    • eu
    • 2 dezembro 2015 editado

# 975

Colocado por: Rui A. B.Qual crise mundial... isso não interessa para nada!

A crise foi mundial... mas entre tantos países, só alguns é que tiveram que pedir ajuda financeira.

Porque será? Ou este pormenor também não interessa para nada?

Colocado por: Rui A. B.Quais as primeiras directrizes europeias de combate à crise? Investimento público..

Investimento público? Em Portugal, viu-se o resultado...

Mas há sempre crentes que teimam em repetir os erros da história...
  13.  # 976

Colocado por: simplesA segurança social é um sistema que só pode funcionar se houver natalidade suficiente que garanta a sustentabilidade do mesmo de geração para geração. Em Portugal a população está a envelhecer, a emigração a aumentar e cada vez há menos pessoas a ter possibilidades para ter filhos. Como é que quer que a segurança social funcione?

Enchemos o país com Sirios. Problem solved.
    • eu
    • 2 dezembro 2015

# 977

Colocado por: simplesNão acho, tenho a certeza. E o eu?

Pois eu tenho a certeza que toda a gente sofreu com a austeridade. Até os bancos, veja lá...
  14.  # 978

Picareta

a forma simplista como resume a coisa nem dá para comentar.
    tudo teve um encadeamento nessa altura e diversos contributos de várias circunstancias, não se pode resumir assim, alias pode-se mas é jogo politico apenas.
    é verdade que houve erros e timings errados, no entanto o socrates foi tão bom aluno ou mais que o passos em relação aos ditames da europa.
    nessa altura nem socrates nem paf nem puf tinham aguentado com o furacão.
  15.  # 979

Colocado por: loverscoutha pessoas que eu gostava de ver como gerem o seu orçamento...... num ano ou numa fase em que as despesas sejam elevadas, a opção deve ser endividamento ( barra) investimento......

alias houve e ainda ha muita gente a fazer isso....... por isso chegam á deco familias totalmente esgotadas com mais de 20 créditos......

E o que é que isso tem a ver com a crise? As pessoas que vivem acima das suas possibilidades das duas uma, ou fazem um esforço para pagar as suas dividas ou, se não for possível, abrem falência pessoal. E aqueles que emprestaram dinheiro de forma irresponsável ficam, ou pelo menos deveriam ficar, com o prejuízo. Essa lógica de querer responsabilizar as famílias pela crise é de uma hipocrisia gritante.

Os maiores gatunos deste país, que ficaram a dever milhões à banca, continuam a viver bem e não se importam muito com a austeridade.
  16.  # 980

Colocado por: euPois eu tenho a certeza que toda a gente sofreu com a austeridade. Até os bancos, veja lá...

A sério? Coitadinhos dos bancos. E eu que pensava que foram um dos responsáveis pela crise. Afinal então também são vitimas! Peço desculpa pela minha ignorância.

0.4873 seg. NEW