Acontece que os mercados são gente como nós
Para si o aumento do salário mínimo é uma regalia?
A reposição das reformas é uma regalia? A reposição dos ordenados dos funcionários públicos é uma regalia?
Se tivéssemos a falar nas antigas regalias extra salariais dos funcionários públicos ainda poderia concordar consigo, agora cortar salários e reformas é um roubo e um retrocesso muito grande para o país!
Não somos a p...t...a de ninguém na Europa. Somos um país independente com uma história da qual nos podemos orgulhar e não precisamos que outros nos venham ensinar a gerir o país.
A segurança social é um sistema que só pode funcionar se houver natalidade suficiente que garanta a sustentabilidade do mesmo de geração para geração. Em Portugal a população está a envelhecer, a emigração a aumentar e cada vez há menos pessoas a ter possibilidades para ter filhos. Como é que quer que a segurança social funcione?
A reposição das reformas é uma regalia?
Colocado por: luisvvA ladaínha dos mercados é essa: servem para "oprimir o povo". Acontece que os mercados são gente como nós, que investem (ou não).Se não quer ter nada com eles, não lhes peça dinheiro emprestado. Se pede e depois não quer pagar, não há problema, eles não virão atrás de si com uma pistola - mastenha o bom senso de não o fazer e depois ir lá pedir-lhes mais uns trocos.
Colocado por: Rui A. B.
Qual crise mundial... isso não interessa para nada!
Quais as primeiras directrizes europeias de combate à crise? Investimento público... Mas isso também não interessa para nada...
Comparado com o prejuízo causado pelos principais agentes de mercado, as famílias portuguesas são apenas uma gota no oceano. Se no entanto analisarmos quem foi obrigado a pagar os prejuízos causados a coisa já muda de figura. Quem está a pagar os excessos é a classe média, na qual se incluem muitas famílias portuguesas que sempre souberam ser responsáveis e mantiveram um orçamento familiar equilibrado mas que agora também sofrem porque houve quem achasse que os portugueses estavam a ganhar demais e por isso era preciso baixar salários e aumentar os impostos.
A sério? Quer dizer que foi o cidadão comum que andou a especular com os activos tóxicos? Muito me conta ...
Colocado por: luisvv
E deu um resultadão..
(e no entanto, apesar de todas as políticas keynesianas, só ouvimos queixas contra um suposto neoliberalismo)
Se o problema da divida fossem os 500€ que um pequeno investidor decidiu rentabilizar, não tenha dúvidas que o problema já estaria resolvido e o pequeno investidor 500€ mais pobre.
O que são activos tóxicos
e quem os compra e vende?
De treinadores de segunda feira está o mundo a cheio!
Quando se analisa determinada questão convém que seja feito o enquadramento à época em que as medidas foram tomadas.
Não terá sido a expressão mais exacta mas de uma coisa estou certo: o Luís sabe de que falo. Pode substituir por mercado de crédito imobiliário de alto risco, se preferir - ou outro produto da sua preferência.
Toda a gente, claro. Estou mesmo desconfiado que até a Sra. Micas financiou as obras de renovação da retrosaria com os lucros da especulação no subprime. Acho que ela e Sr. António da barbearia são os principais responsáveis da crise do subprime.
E no que respeita aos mercados de que falava lá atrás (os que compram e vendem dívida pública), são necessariamente instituições que investem para gerar retorno e estão sujeitos a ganhos e perdas - que se reflectem nos seus beneficiários, que são pessoas como nós.
Colocado por: j cardosoSão, claro. Comem, bebem e respiram como nós. Estou mesmo a imaginar o Luís a ler uma qualquer notícia com presumível impacto nos mercados e a 1ª coisa que faz é interrogar-se sobre as possíveis consequências para o mercado global da reacção da Sra. Micas. É isso que quer dizer, não é?
São, claro. Comem, bebem e respiram como nós.
Estou mesmo a imaginar o Luís a ler uma qualquer notícia com presumível impacto nos mercados e a 1ª coisa que faz é interrogar-se sobre as possíveis consequências para o mercado global da reacção da Sra. Micas. É isso que quer dizer, não é?
Colocado por: luisvv
Acontece que há muita gente que desde sempre contesta tal tipo de medidas, e o keynesianismo que as enforma.
https://en.wikipedia.org/wiki/Austrian_School
Verdade. O enquadramento é o mesmo ainda hoje: "we're all keynesian, now". Era o fim do capitalismo e o primado da política sobre a economia, lembra-se?