O efeito é exatamente o mesmo: nenhum trabalhador daquele sector receberá menos que X. A única diferença é que o valor é negociado sector a sector.
Há várias respostas? Claro que há... aposto que arranja uma boa explicação que seja compatível com as suas convicções.
Se isso fosse assim tão linear, não existiriam hoje em dia empresas com grandes margens de lucro, "pois outras surgiriam logo no seu mercado"... Mas não é isso que acontece, pois não?
Colocado por: marco1idem aspas aspas
até porque já houve um caso real em que se fez a experiência de "dar"/ distribuir mais dinheiro pelas pessoas e os empresários até se fartaram de ganhar dinheiro. Brasil e muita gente ficou um pouco menos pobre.
voce joga tanto com os números e reviravoltas que chega a assumir que mais vale levar lá para fora uns milhares de euros, que deixa-los cá dentro.
Colocado por: marco11 e 2
não acredito, pois não acredito que isso tenha uma imputação direta, houve mais variáveis ao barulho e como disse isso é um estudo e estudos há muitos basta metermos ( ou não metermos) na equação os parâmetros a gosto.
segunda questão, não dê a volta, quer dizer agora como eu lhe expus o tal consumo dos 50 que também podem garantir postos de trabalho, já o luisvv vem dizer que afinal o senhor que leva lá para fora os milhares é livre de consumir como quer, pasme-se até é livre para não investir cá dentro e garantir postos de trabalho.
como ve luisvv os outros também podem dar as voltas e piruetas tanto a seu gosto.
Colocado por: luisvv
Claro que é. Excepto em sectores onde a concorrência é eliminada por via legal, margens de lucro elevadas atraem capital e concorrência.
Colocado por: J.FernandesImagine um smn de 1000€; e agora imagine um sm sectorial de 1000€ para engenheiros informáticos e outro sm sectorial de 500€ para empregadas de limpeza.
Colocado por: marco1já agora, aquilo que eu outro dia tinha dito que ouvira qualquer coisa sobre.
os finlandeses b$/$&/s o que eles andam a inventar
Num plano teórico seria assim, mas na prática, há certos setores e/ou corporações com as quais é difícil ou quase impossível concorrer. Quer seja por dimensão (grandes corporações que têm vantagens competitivas por economia de escala),
por posse de tecnologia exclusiva, por notoriedade ou simplesmente porque chegaram primeiro ao mercado.
Assim, ao contrário do que o luisvv insinua, não basta ter acesso a capital para que surjam empresas concorrentes.
Colocado por: tostexhttp://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/ps_quer_repor_viagens_gratuitas_para_ferroviarios_e_familiares.html
É isto que me tira do sério.
Colocado por: tostexÉ isto que me tira do sério.
Colocado por: tostex
É isto que me tira do sério.
Colocado por: Picareta
Só espero que isso seja considerado uma remuneração e taxada em IRS....eu para andar no carro da minha empresa também tenho que pagar uma taxa!!
Colocado por: Bricoleiro
Pergunte ao Mario Soares quanto paga para andar com carro de luxo do Estado com motorista. Nós, Estado, é que lhe pagamos a taxa e ainda as multas de andar a 200 km/h na A8. "Não se preocupem que o Estado é que paga"...foi o que ele disse.
Maior exemplo do que é a hipocrisia dentro do PS.Concordam com este comentário:jccp