Iniciar sessão ou registar-se
  1. Depois não querem que chamem "nomes" aos FP, quanto menos trabalham menos querem trabalhar.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2. Colocado por: BricoleiroSó não chega lá porque não quer! São tratamentos especiais diferentes dos outros ou não são?

Já lhe respondi acima, mas volto a responder. As 35h é um direito que os FP têm quando assinaram contrato para as 35h e com a remuneração respetiva. Logo, não é um tratamento diferente, é uma questão de justiça. Os feriados ganham os FP e o privado. Quanto ao trabalhador poder trabalhar parcialmente e ganhar 60%, é uma situação que pode acontecer tanto na FP como nos privados: desde que haja acordo de ambas as partes.
    Poderá haver situações que a FP seja beneficiada? Acredito que sim. Os exemplos acima é que não foram os melhores. Mas mesmo que a FP tenha determinadas condições melhores que os privados, qual o problema (desde que não prejudique ninguém)? Já uma vez disse, os privados pautam-se pela FP: quanto piores as condições da FP, piores serão as condições oferecidas pelos privados.
    Mas uma pergunta, quem acha que a FP é só maravilhas, porque é que não foi trabalhar para a FP?
  3. Colocado por: ANdieselMas uma pergunta, quem acha que a FP é só maravilhas, porque é que não foi trabalhar para a FP?

Porque regra geral é preciso uma cunha
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  4. Colocado por: Picareta
    Porque regra geral é preciso uma cunha

Estereótipos. É preciso qualificações e passar determinadas provas, mostrar-se que se é bom. Depois de lá estar, acredito que muitos se dediquem à preguiça!
  5. Tempo parcial é a mesma coisa que o chamado part-time no privado e mesmo assim é com condicionantes. Porra que este FP são um bando de chulos...

PS: eu trabalhei à mais de 15 anos no privado em tempo parcial e recebia de acordo com isso, será que nessa altura também era chulo, ou só agora é que o sou (apesar de estar a trabalhar 40 horas semanais)?
    Concordam com este comentário: treker666, ANdiesel
  6. Colocado por: branco.valterTempo parcial é a mesma coisa que o chamado part-time no privado e mesmo assim é com condicionantes. Porra que este FP são um bando de chulos...

PS: eu trabalhei à mais de 15 anos no privado em tempo parcial e recebia de acordo com isso, será que nessa altura também era chulo, ou só agora é que o sou (apesar de estar a trabalhar 40 horas semanais)?

Aqui está a prova que só não vê quem não quer ver. Mudam os nomes e começam logo a dizer que os FP são uns beneficiados. Enfim!!
  7. Colocado por: ANdieselAs 35h é um direito que os FP têm quando assinaram contrato para as 35h e com a remuneração respetiva. Logo, não é um tratamento diferente, é uma questão de justiça.

A sua classificação de justiça é um bocado amarga para alguns e doce para outros e diferente da minha.
  8. Colocado por: ANdiesel
    Estereótipos. É preciso qualificações e passar determinadas provas, mostrar-se que se é bom. Depois de lá estar, acredito que muitos se dediquem à preguiça!

Uma familiar minha que tem o 12º ano candidatou-se a "continua" em várias escolas (umas 4 ou 5) e não conseguiu lugar em nenhuma. Em todas as escolas a pessoa seleccionada foi sempre alguém com a 4ª classe ou no máximo o 6º ano, mas que veio-se a descobrir, eram primas ou vizinhas de professores ou do director da escola.

Com certeza que não foram seleccionadas por mérito.

À uns anitos atrás, eu candidatei-me a um cargo na capitania da marinha. Não fui seleccionado. Numa conversa ao jantar com o meu pai, sobre a entrevista, disse que o entrevistador era um tal "zé manel" (nome ficticio), ao que o meu pai responde-me "ah, eu conheço bem esse tipo, amanhã vou lá falar com ele". No dia seguinte ao meu pai ter lá ido falar com ele, eu estava a receber um telefonema da capitania a admitirem-me ao cargo (sai de lá ao fim de uns anitos)...
    Concordam com este comentário: two-rok, Bricoleiro
  9. Colocado por: ANdieselMas uma pergunta, quem acha que a FP é só maravilhas, porque é que não foi trabalhar para a FP?

A minha resposta é simples: porque gosto de trabalhar em algo que me desafie permanentemente e em que gosto de fazer. Não ia gostar de me sentir diferente e ainda me defender disso, não gosto de cunhas, não gosto de ver colegas parados quando têm que fazer a serem pagos por mim e por todos os contribuintes e ninguém lhes chamar a atenção disso.
  10. Colocado por: JOCORo SNS português é um dos melhores do mundo

Quais os critérios que permitem afirmar isso? Só se achar que os outros são tão maus que o nosso acaba por ser sofrível.

Se as coisas não mudaram muito desde há um ano atrás - e se mudaram dirá você que para pior por causa do Passos - os tempos médios de espera para consultas e cirurgias variavam em muitos casos, entre um ano e dois. Veja:
    http://www.ionline.pt/284240

Se o SNS é assim tão bom não compreendo porque é que os funcionários públicos preferem quase todos a ADSE e os privados que podem pagar, contratam um seguro de saúde. Sejamos claros e honestos: o SNS é para quem não tem melhores alternativas, porque é realmente mau.
    Concordam com este comentário: two-rok, Bricoleiro
  11. Colocado por: J.FernandesSejamos claros e honestos: o SNS é para quem não tem melhores alternativas, porque é realmente mau.

Quais os critérios que permitem afirmar isso?
  12. Colocado por: PeSilvaQuais os critérios que permitem afirmar isso?

Os que indiquei anteriormente: tempos de espera e a preferência por parte dos utentes pela ADSE e seguros privados.
  13. Colocado por: J.Fernandes
    Os que indiquei anteriormente: tempos de espera e a preferência por parte dos utentes pela ADSE e seguros privados.

Da minha parte acrescento a isso maus profissionais no público e falta de condições nos hospitais, em comparação aos privados.
  14. Colocado por: Bricoleiro

Da minha parte acrescento a isso maus profissionais no público e falta de condições nos hospitais, em comparação aos privados.

Maus profissionais? Oh homem... Sabia que a grande maioria são os mesmos? Não, não sabe, o seu estereótipo cega-o.
  15. Colocado por: J.Fernandes

As preferências agora são um critério?! Quanto ao tempo de espera... Se ninguém vai pro SNS (palavras suas), por quem são feitas as listas de espera?
    O mal disto tudo é generalizar. Há hospitais públicos maus, há profissionais maus, assim como há hospitais privados péssimos e profissionais horríveis. Tal qual o contrário. Só quem está obcecado em denegrir algo se agarra a estes radicalismos.
  16. Colocado por: J.FernandesSe o SNS é assim tão bom não compreendo porque é que os funcionários públicos preferem quase todos a ADSE

Colocado por: J.FernandesSejamos claros e honestos: o SNS é para quem não tem melhores alternativas, porque é realmente mau.

Conheço MUITO BEM alguém (beneficiário da ADSE) que ainda há menos de 15 meses esteve a ser tratado de forma continuada (quase 3 meses internado) em hospital público e apenas usou a ADSE para 3 ou 4 exames anteriormente ao internamento. Todos os outros doentes que estavam com ele na enfermaria tinham tratamento de 4 ou 5 estrelas.

O facto de haver falhas em algumas especialidades médicas e em algumas localidades não significa que o nosso SNS não seja melhor que muitos outros do Mundo Desenvolvido.
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  17. Colocado por: Bricoleiro

A minha resposta é simples: porque gosto de trabalhar em algo que me desafie permanentemente e em que gosto de fazer. Não ia gostar de me sentir diferente e ainda me defender disso, não gosto de cunhas, não gosto de ver colegas parados quando têm que fazer a serem pagos por mim e por todos os contribuintes e ninguém lhes chamar a atenção disso.

Vá, consegue melhor que isso. Significa que no público ninguém faz o que gosta? Significa que ninguém se sente útil ao final do dia? Significa que na FP são TODOS uns malandros preguiçosos? Deixe-se disso!!
  18. Colocado por: ANdiesel
    Maus profissionais? Oh homem... Sabia que a grande maioria são os mesmos? Não, não sabe, o seu estereótipo cega-o.

Não são os mesmo não, na minha terra não são.

Não em chame cego sff por ter realidade diferente da sua senão estamos mal.

Em 2013 estavamos assim:

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/saude-queixas-diminuem-no-sector-privado-e-aumentam-no-publico-1602634
  19. Colocado por: ANdiesel
    Vá, consegue melhor que isso. Significa que no público ninguém faz o que gosta? Significa que ninguém se sente útil ao final do dia? Significa que na FP são TODOS uns malandros preguiçosos? Deixe-se disso!!

Significa o que o meu amigo quiser, já vi que na sua cabeça não entra mais nada.
  20. Colocado por: J.FernandesOs que indiquei anteriormente: tempos de espera e a preferência por parte dos utentes pela ADSE e seguros privados.

- Os tempos de espera por si só não indicam que o sistema é mau, e até pode indicar o contrário, é tão bom que fica sem capacidade de resposta.
    - A preferência poderia no máximo indicar que é "pior do que" e não que é "mau".

Até porque por norma tendemos a misturar tudo no mesmo saco: se tiver um acidente e ficar com as tripas de fora para onde se dirige? Para o público ou para o privado? (ainda estamos a falar de Portugal)

Sem hipócrisias, cada caso é um caso, numas situações o público é melhor e noutras é-o o privado
    No meu caso, recorro a um ou a outro consoante as minhas necessidades.

Portugal tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo, mas pode perdê-lo
    Passos Coelho diz que SNS é um dos melhores do mundo

0.5972 seg. NEW