Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 15 dezembro 2015
    Colocado por: luisvvEspeculação é assumir que aumentos de 5% no SMN não tiveram efeito relevante no desemprego.

Agora você defende-se assim? Você sabe bem que o que escreveu é especulação pura...

O aumento do SMN de 2014 teve impacto no desemprego? Talvez... seria interessante saber de forma rigorosa qual foi esse impacto.

1. Agora você defende-se assim? Você sabe bem que o que escreveu é especulação pura...

Especulação porquê? Salientei que não seria o único factor..
    É pacífico que há efeitos negativos de aumentos significativos do SMN, há teoria que o explica, há estudos recentes por cá.

O aumento do SMN de 2014 teve impacto no desemprego? Talvez... seria interessante saber de forma rigorosa qual foi esse impacto.

Tem o estudo relativo ao período de 2006 a 2009 que quantifica o impacto. Em relação a 2014 ainda é cedo mas não é especialmente especulativo admitir que o efeito seja semelhante.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 15 dezembro 2015
    Colocado por: luisvvEspeculação porquê?

Porque pela simples evolução dos níveis de desemprego, não é possível determinar uma relação de causa efeito.

Um contra exemplo igualmente especulativo (e igualmente patético): entre 2011 e 2013 o SMN não foi aumentado e o desemprego aumentou em flecha. Conclusão: o congelamento do SMN provoca um aumento do desemprego.
    Concordam com este comentário: marco1
  2. Colocado por: ANdiesel
    Não pode apenas relacionar o aumento do desemprego com um fator. Você sabe bem disso. Não vamos distorcer a realidade para aquilo que mais nos convém. Senão arranjamos também um gráfico da passagem das 35h às 40h, sobrepomos ao desemprego, e afirmamos que o aumento das horas de trabalho aumenta diretamente o desemprego. Ainda, que a redução de rendimentos da função pública provocou desemprego. Como vê, consigo arranjar factores que mais me convém. Por isso não se limite a ver o SMN como a única variável na constante desemprego.

Eu também poderia dar bitaites sobre enfermagem, mas todos sabemos que não teriam grande valor.
  3. Colocado por: euEsta parte passou-lhe ao lado?

Não me passou ao lado nem me tinha esquecido que você afirmou isso em mais que uma ocasião; mas que adianta, se depois você descredibiliza sistematicamente toda e qualquer opinião ou citação de autor que que esteja do lado dos que afirmam haver a tal relação smn/desemprego?
  4. Colocado por: euPorque pela simples evolução dos níveis de desemprego, não é possível determinar uma relação de causa efeito.

Depende. Para muitos economistas é evidente o aumento do desemprego nos países desenvolvidos, em especial na europa, desde que foram criados salários mínimos e em especial desde que o seu valor atingiu certos patamares, a partir da década de 70.
    • eu
    • 16 dezembro 2015
    Colocado por: J.Fernandesse depois você descredibiliza sistematicamente toda e qualquer opinião ou citação de autor que que esteja do lado dos que afirmam haver a tal relação smn/desemprego?

Você já deve ter reparado que eu sou uma espécie de "não-alinhado": não alinho de forma incondicional pela esquerda ou pela direita. Considero que o mundo não é a preto e branco, não é simples, e há muitas zonas cinzentas.

Os meus últimos posts (sobre o Krugman) serviram apenas para demonstrar que o salário mínimo dos USA é bastante superior ao de Portugal, mesmo quando relacionado com o poder de compra. Por acaso é mentira ?
    • eu
    • 16 dezembro 2015
    Colocado por: J.FernandesPara muitos economistas é evidente o aumento do desemprego nos países desenvolvidos, em especial na europa, desde que foram criados salários mínimos e em especial desde que o seu valor atingiu certos patamares, a partir da década de 70.

E no entanto, não faltam exemplos de países com salário mínimo e baixos níveis de desemprego.
  5. Colocado por: euE no entanto, não faltam exemplos de países com salário mínimo e baixos níveis de desemprego.

Inglaterra subiu á meses o valor mínimo por hora e vai ser introduzido "minimum living wage" no próximo ano e o numero de pessoas a trabalhar continua a subir!

A aumento da taxa de emprego tem muitas causas não pode ser analisado apenas um dos fatores!
    Concordam com este comentário: eu, ANdiesel
  6. Colocado por: euOs meus últimos posts (sobre o Krugman) serviram apenas para demonstrar que o salário mínimo dos USA é bastante superior ao de Portugal, mesmo quando relacionado com o poder de compra. Por acaso é mentira ?

Não tem a menor relevância para a discussão saber se nos EUA é maior que em Portugal. O que realmente interessa é que o salário mínimo nos EUA é pago a uma percentagem muito menor de trabalhadores (o salário médio é mais alto 3 ou 4 vezes mais alto), enquanto em Portugal ele tem um grande impacto - cerca de 20% dos trabalhadores - e é muito aproximado do salário médio (mais de metade deste).
  7. Colocado por: euE no entanto, não faltam exemplos de países com salário mínimo e baixos níveis de desemprego.

Nem faltam exemplos de países com alto nível salarial e onde não existe salário mínimo.
    Concordam com este comentário: eu, two-rok
    • eu
    • 16 dezembro 2015 editado
    Colocado por: J.FernandesNem faltam exemplos de países com alto nível salarial e onde não existe salário mínimo.

Colocado por: euE no entanto, não faltam exemplos de países com salário mínimo e baixos níveis de desemprego.

E o que é que isto significa? Que existem outros fatores bem mais importantes que determinam os níveis de desemprego.

No entanto, repito, quase todos os países desenvolvidos têm salário mínimo: pode não ser global, mas é pelo menos sectorial.
    • eu
    • 16 dezembro 2015
    Colocado por: J.FernandesNão tem a menor relevância para a discussão saber se nos EUA é maior que em Portugal.

Esta questão veio à baila porque o Krugman disse que lá "o salário mínimo é muito baixo". Eu considero que é relevante deixar bem claro que o salário mínimo dos EUA é bastante superior ao de Portugal, não vão os incautos ficar com a ideia que eles lá ganham só 800 dólares por mês.

Colocado por: J.FernandesO que realmente interessa é que o salário mínimo nos EUA é pago a uma percentagem muito menor de trabalhadores (o salário médio é mais alto 3 ou 4 vezes mais alto), enquanto em Portugal ele tem um grande impacto - cerca de 20% dos trabalhadores - e é muito aproximado do salário médio (mais de metade deste).

Sim, parece-me ser uma perspetiva muito válida. Concordo que é bem mais fácil e sustentável subir o salário mínimo dos EUA do que o de Portugal.
  8. Colocado por: J.FernandesNem faltam exemplos de países com alto nível salarial e onde não existe salário mínimo.

Talvez outras mentalidades dos empresários!
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  9. Colocado por: euE o que é que isto significa? Que existem outros fatores bem mais importantes que determinam os níveis de desemprego.

Obviamente que há outros factores, se são mais ou menos importantes não sei. Se quiser um exemplo evidente onde o smn é o grande responsável pelo desemprego de milhares de pessoas, olhe para a diferença entre a taxa de desemprego em Portugal e a taxa de desemprego jovem.
  10. Colocado por: LuisPereiraTalvez outras mentalidades dos empresários!

Esse é um argumento tão parvo como dizer que são talvez outras mentalidades dos trabalhadores.
  11. Colocado por: tostex

Eu também poderia dar bitaites sobre enfermagem, mas todos sabemos que não teriam grande valor.

Onde quer chegar? Olhe que talvez esteja enganado, o tiro saiu-lhe ao lado.

Colocado por: J.Fernandes
    Esse é um argumento tão parvo como dizer que são talvez outras mentalidades dos trabalhadores.

Você (e mais um ou outro) tudo que seja tirar ao trabalhador é que é mentalidade certa!!

Colocado por: J.FernandesObviamente que há outros factores, se são mais ou menos importantes não sei. Se quiser um exemplo evidente onde o smn é o grande responsável pelo desemprego de milhares de pessoas, olhe para a diferença entre a taxa de desemprego em Portugal e a taxa de desemprego jovem.

A taxa de desemprego jovem é sobretudo ao nível dos jovens com estudos superiores (licenciaturas, mestrados). Não está à espera que trabalhem pelo SMN? Cai assim por terra essa sua relação.

Colocado por: LuisPereira

Talvez outras mentalidades dos empresários!
    Concordam com este comentário:ANdiesel

Isto é que me parece fundamental. Vemos aqui por alguns pseudo-empresários que defendem a escravidão ao máximo. Olha agora um trabalhador ao fim do mês ganhar uns tostões para viver melhor (sim, gostava de os ver viver com o SMN).

Colocado por: LuisPereiraA aumento da taxa de emprego tem muitas causas não pode ser analisado apenas um dos fatores!

É isto que tenho vindo a defender. O SMN é algo muito mais complexo e que tem que ser visto de modo mais profundo. Relaciona-lo com um só fator (SMN), é patético. É como dizer que o desemprego aumentou este trimestre por ter chovido mais que em anos anteriores!!
    • eu
    • 16 dezembro 2015
    Colocado por: J.FernandesSe quiser um exemplo evidente onde o smn é o grande responsável pelo desemprego de milhares de pessoas, olhe para a diferença entre a taxa de desemprego em Portugal e a taxa de desemprego jovem.

Parece-me uma conclusão precipitada... Porque é que diz que a principal causa do desemprego jovem é o SMN?
  12. Colocado por: eu
    Parece-me uma conclusão precipitada... Porque é que diz que a principal causa do desemprego jovem é o SMN?

Porque lhe dá jeito.
    • eu
    • 16 dezembro 2015
    Colocado por: LuisPereiraTalvez outras mentalidades dos empresários!

Eu não subscrevo esta tese. A culpa dos salários baixos não é só dos empresários, é de toda a economia. Está tudo ligado.

0.6256 seg. NEW