Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Erga OmnesAgora imaginem o Cavaco a formar governo e a governar... Era um golpe de estado! Mas a Constituição permite-o! Simplesmente nunca foi a tradição dos nos presidentes da República.

Se por acaso se referia a um governo de iniciativa presidencial: mesmo um governo de iniciativa presidencial tem de passar na AR.
    A única hipótese que vejo de o presidente impor um governo contra a vontade da AR é manter um governo (em gestão) rejeitado na AR.

Já agora, neste caso em concreto, Vital Moreira:
    1. Ao contrário do que pretendem alguns observadores de direita, o Presidente da República não tem alternativa à indigitação de António Costa como chefe do próximo Governo.
    Um governo demitido pela AR só pode manter-se em funções pelo tempo necessário para o PR nomear outro (salvo se puder optar pela dissolução da AR, o que não é o caso). Demitido o Governo pela AR, o PR tem obrigação constitucional de nomear outro, por duas razões: (i) porque seria um verdadeiro desafio à autoridade do parlamento (contempt of parliament) manter em funções deliberadamente um governo rejeitado pela AR e que, portanto, perdeu toda a legitimidade para continuar em funções ; (ii) porque o "regular funcionamento das instituições" - que compete ao Presidente assegurar - supõe naturalmente um governo em plenitude de funções.

2. Nas circunstâncias, o Presidente só poderia evitar a nomeação de António Costa, se tivesse outra alternativa de governo no atual quadro parlamentar. Ora, essa alternativa não existe, tanto mais que ao demitir o novo Governo de Passos Coelho, os partidos da oposição fizeram-no justamente na base de um governo alternativo que tem o seu apoio maioritário.

http://causa-nossa.blogspot.pt/2015/11/sem-alternativa-1.html

Mais:
    Governo de iniciativa presidencial é viável mas pouco operativo
    • size
    • 14 novembro 2015

# 2

Colocado por: LuisPereiraalguém pode ligar a este caramelo a avisar que a campanha eleitoral já acabou!

Houve campanha, houve eleições, foi nomeado primeiro ministro, foi ao parlamento e a maioria dos deputados (que representam a maioria dos portugueses) demitiram-no e ele ainda não se apercebeu... ainda anda em campanha eleitoral... acho que isto já é tão anormal que deve ser caso psiquiátrico!

Caro Luis Pereira

Em minha opinião não estará a entender o que, realmente, se passa:

Acha que o o Passos Coelho não esteja dotado de inteligência suficiente para perceber que seria ridículo exigir a repetição das eleições, só porque sim ?

O que ele fez foi, unicamente, um REPTO ao A. Kosta para o testar se ele teria a coragem politica de aceder a legitimar a sua coligação de extrema-esquerda radical, a qual não foi antecipadamente anunciada ao País e, por isso, não tem a cobertura da maioria dos Portugueses.

É que a aliança em curso, representa uma precária união de facto, entre partidos com programas partidários, extremamente, incompatíveis, que nunca pode ser admitida sem que passe pela votação dos Portugueses.

Mas claro, A.kosta & Cª temem o voto dos Portugueses sobre tal certificação do povo Português.

O sr kosta, é um grande malabarista e oportunista político, quiçá, um extremista infiltrado no PS, que enganou o seu eleitorado e vai danificar o partido...em próximas eleições.

http://observador.pt/2015/05/20/telegraph-compara-costa-ao-syriza/
    Concordam com este comentário: two-rok, Bricoleiro
  2.  # 3

size

o que voce pensa é o pensamento de uma minoria dos portugueses, seja democrático.
    • size
    • 14 novembro 2015 editado

# 4

Colocado por: marco1size

o que voce pensa é o pensamento de uma minoria dos portugueses, seja democrático.

Só falta saber quem é que não é democrático. ..

Entretanto, o que está em causa é a HONESTIDADE democrática do Sr. kosta que escondeu uma aliança com a extrema-esquerda ao eleitorado,

O ser democrático também abrange o não burlar o eleitorado. Eu próprio fui enganado, porque o programa partidário do PS nada tem a ver com os programas partidários do PCP e do BE,

Não tenho duvidas que a maioria dos portugueses recusariam esta casamento.

Ser democrático é colher e respeitar a vontade do povo. Dá para perceber ?
    Concordam com este comentário: two-rok, rafaelisidoro, Bricoleiro
  3.  # 5

Colocado por: marco1o que voce pensa é o pensamento de uma minoria dos portugueses

Isso é o que o marco acha. Se fossemos a eleições se calhar o marco ficaria surpreendido.
  4.  # 6

picareta

quer brincar ás eleições todos os dias? até ganhar??
    a maioria que está na assembleia representa os seus eleitores, qual é a sua duvida?
    o que nos achamos e gostamos por vezes não é possível em face dos factos. ou os factos só interessam quando nos são favoráveis?
    • eu
    • 14 novembro 2015

# 7

Colocado por: sizeescondeu uma aliança com a extrema-esquerda ao eleitorado,

Ridículo. É óbvio que as eventuais alianças não se conseguem prever à partida. Se o Costa tivesse maioria absoluta (como queria), não faria alianças.

Assim, como nem por poucochinho ganhou, lá terá que fazer tudo para ser PM.
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 8

Colocado por: marco1picareta

a maioria que está na assembleia representa os seus eleitores, qual é a sua duvida?
    o que nos achamos e gostamos por vezes não é possível em face dos factos. ou os factos só interessam quando nos são favoráveis?
    mas desde quando é um um governo todo colado tem condições de governar!!!!? Se a lei permite novas eleições que ganhe o melhor e se o costa quer toda a esquerda consigo então que se candidate com este projecto... É que salta a tampa que isso não tem futuro e digo eu que as vezes sou um radical ...
  6.  # 9

Colocado por: marco1quer brincar ás eleições todos os dias?

Eu não disse que queria eleições, o que eu disse é que se fossemos a eleições, a coligação de esquerda não ganhava, ao contrário do que o marco acha: "o que voce pensa é o pensamento de uma minoria dos portugueses"
    Concordam com este comentário: two-rok, rafaelisidoro
  7.  # 10

Colocado por: euÉ óbvio que as eventuais alianças não se conseguem prever à partida.

Verdade .... muitos dos que votaram no PS que o digam.
    Concordam com este comentário: two-rok, Bricoleiro
  8.  # 11

size

respeitar a vontade do povo??
    voce ja nem sabe o que diz nem fazer contas, a maioria do povo que votou está em maioria representado na assembleia da republica.
    qual é a vontade que está a falar ?? é a sua ?
  9.  # 12

Colocado por: marco1a maioria que está na assembleia representa os seus eleitores, qual é a sua duvida?

A minha dúvida é: porque é que os partidos de esquerda, se representam a maioria, não formaram um governo?
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 13

picareta

que eu saiba o costa ainda não foi demitido do partido e a maioria da direção politica apoia-o.
  11.  # 14

Mas era um sonho !!!! Eu gostaria de ver um partido de esquerda no governo mas já tive desilusões recentes ... Por isso ninguém esquece o quanto estes cobardes viraram as costas aos gregos !!!!! Enfim todo o ano a fazer ruido e quando foi preciso gritar calaram-se
  12.  # 15

Colocado por: marco1picareta

que eu saiba o costa ainda não foi demitido do partido e a maioria da direção politica apoia-o.
    que remédio ou é isso ou não é nada lol
    • size
    • 14 novembro 2015

# 16

Está brincar.
    O que está em causa não é fazerem-se eleições todos os dias, mas sim a circunstância de quando elas ocorram, os políticos tenham a HONESTIDADE politica de não ludibriar os Portugueses. O sr kosta ludibriou o eleitorado do PS, quiçá, até os abstencionistas
    A maioria que está no parlamento foi forjada após eleições, a qual está revestida com o meu voto e de muitos outros votantes enganados pelo sr kosta.
    Se fosse conhecida tal aliança contra-natura partidária, não tenha duvidas, eu votaria no PSD. Agora pense...

Errado. Não estamos perante coisas banais, mas sim perante algo muito sério e grave, que não se compadece com disfarces, arranjinhos obscuros, jogos partidários, à margem da vontade do povo.
  13.  # 17

a vontade do povo repito não é o que o size pensa.
    a maioria não quis a paf, o costa concorreu a dizer que não se iria juntar á paf, qual é a sua duvida??
    seja democrático mais uma vez, que enganos por enganos eu também já fui muito enganado quando apoiei o passos á 4 anos atras.
    o que interessa é o que a maioria do povo quer e não o que o size quer.
    •  
      GMCQ
    • 14 novembro 2015

# 18

Se houver eleições neste momento o sir costa vence, porque neste momento ele deve ser mto mais popular que o seu principal opositor, sir coelho, e após ter enunciado o que pretende fazer se for indigitado, acho que não restam mtas duvidas. Agora, acho que o sir cavaco deve estar com ''eles apertados'' porque tem que tomar uma decisão e dar rumo a portugal.
    • size
    • 14 novembro 2015 editado

# 19

Colocado por: marco1size

respeitar a vontade do povo??
    voce ja nem sabe o que diz nem fazer contas, a maioria do povo que votou está em maioria representado na assembleia da republica.
    qual é a vontade que está a falar ?? é a sua ?

E você não enxerga a fraude que foi implementada pelo sr. kosta !

Acredita que alguma vez a maioria do povo Português iria votar a favor da aliança que ele formulou após eleições com o PCP e BE ?

Venham as próximas eleições para colocar as pintas nos iiiii. Irá ser bonito..

Nota: e não vale a pena bater mais no ceguinho ...
  14.  # 20

Colocado por: marco1a vontade do povo repito não é o que o size pensa.
    a maioria não quis a paf, o costa concorreu a dizer que não se iria juntar á paf, qual é a sua duvida??
    seja democrático mais uma vez, que enganos por enganos eu também já fui muito enganado quando apoiei o passos á 4 anos atras.
    o que interessa é o que a maioria do povo quer e não o que o size quer.
    ah isso é ter uma maneira simples de ver as coisas pois se o povo quer o povo pode voltar a querer !!!! Eleições novas!!!

0.1345 seg. NEW