Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não vale a pena complicar o que é simples.

    Se eu tiver uma vaga para um lugar de neurocirurgião e me aparecerem 200 candidatos desempregados, e se por outra lado estiver há 6 meses sem conseguir alguém para limpar os wc´s, é muito provável que vá conseguir o médico com um salário inferior ao da empregada da limpeza.

    Por absurdo que pareça este exemplo, hoje em dia está sempre a acontecer. Como já tinha dito, hoje consigo um arquitecto ou um eng. civil mais baratos que um pedreiro experiente e competente ou um estucador que saiba fazer tectos e sancas à antiga.

    É tempo de se começar a aprender umas noções básicas da lei da oferta e da procura.
    Concordam com este comentário: eu, treker666, LuisPereira, two-rok, Bricoleiro, pauloagsantos, tgg83
  2.  # 2

    Colocado por: J.FernandesSe eu tiver uma vaga para um lugar de neurocirurgião e me aparecerem 200 candidatos desempregados, e se por outra lado estiver há 6 meses sem conseguir alguém para limpar os wc´s, é muito provável que vá conseguir o médico com um salário inferior ao da empregada da limpeza.


    A minha intervenção nesta discussão foi porque apareceram comentários a sugerir que o neurocirurgião deve receber mais que a senhora de limpeza porque é doutor...
    O ordenado de uma pessoa não deve ser pelas suas habilitações literárias mas sim pela sua experiencia, competência e obviamente pela procura que as suas funções têm no mercado de trabalho.

    Um elemento do forum disse que as pessoas devem recusar empregos apenas pelo valor do ordenado e eu respondo que quem emprega deve recusar empregados se a preocupação é apenas o ordenado.

    Adoro receber candidatos que nas entrevistas a primeira coisa que fazem é questionar o ordenado e regalias que vão ter.

    Tal como já referi ou nunca trabalharam por conta de outrem, ou nunca procuraram emprego ou nunca tiveram necessidades de alimentar a família!
    Concordam com este comentário: two-rok, Bricoleiro, tgg83
  3.  # 3

  4.  # 4

    É curioso perceber que para muitas pessoas (e não só no fórum), o facto de se ser licenciado é sinónimo de qualificação.
    No meu entender, não é.

    E como não é, não me choca ver engenheiros a ganhar 600€, na actual conjectura económica do nosso país. Toda a gente começa por algum lado.
    Só porque "estudou" tem direito a começar "melhor" que quem não estudou?
    Porquê? Começará melhor se houver condições no mercado de trabalho para isso.

    Claro que idealmente, os salários deveriam ser todos principescos, acho que ninguém discordará.
    A questão é: e o mercado de trabalho pode/quer/precisa de chegar lá?

    O "estudar" é o quê? É tirar um curso?
    Qualquer "bronco" tira um curso (com excepção de medicina, talvez) actualmente. Pode doer, mas é verdade.
    Há uns valentes anos atrás seria obviamente diferente, actualmente não vejo que seja assim um factor diferenciador no mercado de trabalho.

    Talvez se fossemos um país inovador com muita indústria tecnológica houvesse essa tendência, mas não somos.
    Somos um país com muitas empresas de serviços e não de produção.

    Deve haver mais saídas profissionais em cursos técnicos que na grande maioria dos cursos superiores que actualmente temos.
    Ainda somos um país muito pequenino, no qual as coisas pequeninas contam muito.
    Dizer que o filho "está na universidade" é muito importante. Mesmo que depois de acabar a penitência, comece outra, bem mais real e desoladora.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  5.  # 5

    Colocado por: tgg83É curioso perceber que para muitas pessoas (e não só no fórum), o facto de se ser licenciado é sinónimo de qualificação.

    Mas claro que é sinónimo de qualificação. Quanto mais se estudar mais qualificado se é, o que não significa que se vá arranjar emprego garantido e com bom salário. Tudo depende de quantos candidatos há na mesma situação para o número de vagas no mercado.

    E também é verdade que quanto mais se estudar mais se aumenta a probabilidade de se ter um emprego bem remunerado.

    Não se confundam as coisas.
    Concordam com este comentário: two-rok, Picareta
  6.  # 6

    Também convém não confundir qualificado com qualidade e competência.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  7.  # 7

    Colocado por: tgg83É curioso perceber que para muitas pessoas (e não só no fórum), o facto de se ser licenciado é sinónimo de qualificação.

    Mais um que não vai mandar os filhos para a escola.
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  8.  # 8

    Em determinadas áreas, e cada um fala da que melhor conhece, as habilitações são de facto determinantes. Em medicina são, caso contrário digam-me se preferem um curandeiro experiente ou um médico recem-licenciado.
    Quanto a valores, quer queiram ou não, em determinadas áreas com ordens profissionais, tem que ser respeitadas as tabelas salariais mínimas. E nada tem a ver com a oferta: são leis. Qualquer contrato abaixo desse valor é ilegal. Portanto sonhem com a empregada de limpeza a receber mais que o neuro-cirurgião (ou as vossas empregadas são muitos bem pagas, o que eu duvido!!).
    Um curso é sinónimo de maior conhecimento, é saber o porquê das coisas. Claro que a prática desenvolve qualquer profissional. Mas daí a generalizar e rotular os licenciados, há muita coisa por aí mal resolvida!!
  9.  # 9

    Colocado por: J.FernandesMas claro que é sinónimo de qualificação.

    É sinónimo de qualificação profissional, entenda-se técnica, não de qualificação do desempenho como trabalhador.



    Colocado por: J.FernandesE também é verdade que quanto mais se estudar mais se aumenta a probabilidade de se ter um emprego bem remunerado.

    Concordo.
  10.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Mais um que não vai mandar os filhos para a escola.
    Concordam com este comentário:ANdiesel


    Está a tirar conclusões que não correspondem ao que foi dito.
  11.  # 11

    Colocado por: ANdieselMas daí a generalizar e rotular os licenciados, há muita coisa por aí mal resolvida!!


    O oposto também... considerar que um licenciado tem mais conhecimento que um trolha... há aí muita por aí mal resolvida!

    Mais uma vez refiro, nada tenho a ver com salários altos, quem dera que fosse possível todos ganharem milhares!!!
    O que não aceito é que alguém licenciado se ache no direito de ganhar mais que um não licenciado só por essa razão!
    Sim, há casos e casos mas esta premissa de que eu tenho um curso e sou mais "culto" e inteligente que tu que tens a quarta classe por isso exijo que o meu ordenado seja maior que o teu é um pensamento retrogrado!

    Conheço muita gente com a quarta classe e são empresários de sucesso como também conheço licenciados!
    Conheço muita gente que nem a quarta classe tem e são burros que nem uma porta mas também os conheço licenciados!

    Se para uma determinada posição em que tenho dois candidatos em que não sou obrigado por lei a ter um licenciado, a minha escolha ignora as habilitações e recai na experiencia, simples de compreender, certo?

    nota: tenho um mestrado e não uso nenhum titulo nos meus cartões de visita, apenas primeiro e ultimo nome.

    outra nota: nada tenho contra se estudar e tirar licenciaturas, mestrados e doutoramentos, devíamos todos ter a capacidade ($$$$$) para o fazer!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  12.  # 12


    Quanto a valores, quer queiram ou não, em determinadas áreas com ordens profissionais, tem que ser respeitadas as tabelas salariais mínimas. E nada tem a ver com a oferta: são leis. Qualquer contrato abaixo desse valor é ilegal.


    Para sua informação, as tabelas de honorários das Ordens foram declaradas, essas sim, ilegais.

    http://www.concorrencia.pt/vPT/Noticias_Eventos/Comunicados/Paginas/Comunicado_AdC_200614.aspx
    A Autoridade da Concorrência condenou a Ordem dos Médicos ao pagamento de uma coima de 250 mil euros pela imposição de preços máximos e mínimos nos serviços prestados pelos médicos a exercerem a actividade em regime independente.
  13.  # 13

    Colocado por: luisvv

    Para sua informação, as tabelas de honorários das Ordens foram declaradas, essas sim, ilegais.

    http://www.concorrencia.pt/vPT/Noticias_Eventos/Comunicados/Paginas/Comunicado_AdC_200614.aspx
    A Autoridade da Concorrência condenou a Ordem dos Médicos ao pagamento de uma coima de 250 mil euros pela imposição de preços máximos e mínimos nos serviços prestados pelos médicos a exercerem a actividade em regime independente.


    Ainda bem!
    Concordo com um ordenado mínimo agora tabelas por de ordenados mínimos por ordem profissional não faz muito sentido!
  14.  # 14

    Colocado por: LuisPereira

    O oposto também... considerar que um licenciado tem mais conhecimento que um trolha... há aí muita por aí mal resolvida!

    Mais uma vez refiro, nada tenho a ver com salários altos, quem dera que fosse possível todos ganharem milhares!!!
    O que não aceito é que alguém licenciado se ache no direito de ganhar mais que um não licenciado só por essa razão!
    Sim, há casos e casos mas esta premissa de que eu tenho um curso e sou mais "culto" e inteligente que tu que tens a quarta classe por isso exijo que o meu ordenado seja maior que o teu é um pensamento retrogrado!

    Conheço muita gente com a quarta classe e são empresários de sucesso como também conheço licenciados!
    Conheço muita gente que nem a quarta classe tem e são burros que nem uma porta mas também os conheço licenciados!

    Se para uma determinada posição em que tenho dois candidatos em que não sou obrigado por lei a ter um licenciado, a minha escolha ignora as habilitações e recai na experiencia, simples de compreender, certo?

    nota: tenho um mestrado e não uso nenhum titulo nos meus cartões de visita, apenas primeiro e ultimo nome.

    outra nota: nada tenho contra se estudar e tirar licenciaturas, mestrados e doutoramentos, devíamos todos ter a capacidade ($$$$$) para o fazer!

    LuisPereira, penso que estamos a dizer o mesmo mas a expressar-nos mal. Concordo integralmente com tudo que disse acima.
    Esta discussão ficou descontrolada e parece que se começou a comparar coisas incomparáveis.
    No caso de você precisar um engenheiro, é óbvio e obrigatório que atenda (também) à sua formação. No caso de precisar de assentar tijolo, aí ser engenheiro é irrelevante (logo o salário do "engenheiro" e do sr da 4ª classe é igual). Mas só nessa situação. Agora quando você pretende contratar um profissional de uma determinada área específica tem que olhar ao seu percurso académico e também formação. E sim, defendo que exista tabelas de remuneração para cada profissão. Uma vez mais, regulamenta e cria regras, evitando oportunismo dos poderosos perante os mais fracos.

    Nota: tenho muita estima e em alta consideração quem apenas tem a 4ª classe. Acredite.
  15.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Mais um que não vai mandar os filhos para a escola.
    Concordam com este comentário:ANdiesel


    Não foi isso que eu disse e creio que o Picareta entendeu.

    Colocado por: Bricoleiro
    É sinónimo de qualificação profissional, entenda-se técnica, não de qualificação do desempenho como trabalhador.




    Concordo.


    Creio que foi perceptível qual a qualificação a que me referia. Qualificação para desempenhar funções e não literárias.
    Literário é óbvio, claro que sim.

    Há casos e casos, mas serão pontuais e não devem servir de exemplo.

    Não se afirme é que se tem o direito de ganhar mais porque se tem um curso.
    Na minha opinião, é um mau ponto de partida.

    Ah e a título de curiosidade, não tenho licenciatura. Não a acabei. Mas está tudo bem resolvido! :)
    • AXN
    • 17 dezembro 2015

     # 16

    Colocado por: ANdieseltenho muita estima e em alta consideração quem apenas tem a 4ª classe. Acredite.


    A 4ª classe de agora ou da 4ª classe de 30; 40; 50 anos??
    • AXN
    • 17 dezembro 2015

     # 17

    Colocado por: LuisPereiranota: tenho um mestrado e não uso nenhum titulo nos meus cartões de visita, apenas primeiro e ultimo nome.


    Aposto que não acabou o seu curso num Domingo!!!!
  16.  # 18

    Colocado por: AXN

    Aposto que não acabou o seu curso num Domingo!!!!


    No Domingo não mas num feriado pode ter sido lol
  17.  # 19

    • eu
    • 18 dezembro 2015

     # 20

    Colocado por: pedromdfFMI. Dívida de Portugal devia ter sido reestruturada

    http://www.dinheirovivo.pt/economia/fmi-insiste-divida-de-portugal-devia-ter-sido-reestruturada/

    Se o FMI pensa mesmo isso, então pode dar um grande contributo: compra a totalidade da dívida de Portugal e depois perdoa metade.

    Como dizem os Americanos: "Put your money where your mouth is"
    Concordam com este comentário: two-rok
 
0.7921 seg. NEW