Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas.

Quando chove, a varanda da minha casa não escoa bem a água. A varanda tem aproximadamente 7m e apenas uma descarga, numa das laterais.

Numa primeira fase pretendo impermeabilizar a varanda para que a tinta não salte pelo lado de baixo. Pelas pesquisas que tenho feito no fórum, a solução com melhor relação preço / eficácia será impermeabilizar a varanda com a argamassa weber 824 com um mosaico anti derranpante por cima. Caso exista uma solção mais em conta agradecia que me dissessem qual.

Depois há a questão das descargas. Tendo em conta o comprimento da varanda, quantas descargas serão necessárias? 2 com pendente para cada um dos lados? 3 com desnível para a frente da varanda?

Em anexo segue uma foto.
      12214140_10208427212983901_1153541426_o (1).jpg
  2.  # 2

Antes de pensar em impermeabilizar, deveria fazer os devidos pendentes no mínimo com 2%, ou de 0,5% se optar por aplicar uma lâmina de drenagem passiva antes da ceramica.

No mínimo duas saídas de agua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bob o contrutor
  3.  # 3

Obrigado pela resposta.

Vou tratar então primeiro da pendente. A pendente fica para as laterais da varanda, ou para a frente?
  4.  # 4

Colocado por: Bob o contrutorObrigado pela resposta.

Vou tratar então primeiro da pendente. A pendente fica para as laterais da varanda, ou para a frente?

Para onde tiver as descargas de agua.
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  5.  # 5

Existe apenas uma descarga de água para 6 ou 7 m de comprimento (no muro do fundo, na fotografia).

Será viável fazer a pendente para aquela descarga?
  6.  # 6

A questão é que se der 1% de inclinação, por exemplo, terá de subir o piso cerca de 7cm e possivelmente não terá essa folga. Se fizer cair para as duas extremidades em vez de 7cm teria 3,5cm ao meio. Tem de analisar qual é o viável.
  7.  # 7

Colocado por: Costa Martins arqA questão é que se der 1% de inclinação, por exemplo, terá de subir o piso cerca de 7cm e possivelmente não terá essa folga. Se fizer cair para as duas extremidades em vez de 7cm teria 3,5cm ao meio. Tem de analisar qual é o viável.

E 1% não será pouco?
  8.  # 8

Nesse caso não é possível fazer a pendente só para um lado, uma vez que a altura 7cm já ultrpassaria a soleira da porta. Do chão à soleira da porta tenho 3cm. A varanda tem sensivelmente 8m.

A sugestão de 2 pendentes para as lateriais é, por enquanto, a mais viável. O que acham de fazer a pendente para a frente da varanda?
  9.  # 9

Qual a largura?
  10.  # 10

78cm
  11.  # 11

Se fizer 0,5% de pendente, e aplicar sobre a impermeabilização uma lâmina de drenagem passiva, não terá problemas.

Com 3cm de soleira, num metro vai-lhe subir sempre no mínimo 1,5cm, e partindo do princípio que a betonilha vai aderir bem à base, e não vai partir toda...
  12.  # 12

Penso que a base é em cimento afagado.

Existe uma solução mais simples para escoar esta água da varanda? Quando chove fica completamente alagada...
  13.  # 13

Como mais simples??

Tem que ter pendentes, e escoamento.
  14.  # 14

Então será viável aplicar uma botonilha a pender para as laterais da varanda? Aqui o meu receito é não conseguir o desnivel suficiente mesmo com o pavimento já rente às soleiras. Será que neste caso não seria melhor baixar um pouco o pavimento, 2 ou 3 metros antes das saídas de água?

O que acham de fazer 3 saídas de água para a frente da varanda, com respetiva pendente?
  15.  # 15

Colocado por: Bob o contrutorEntão será viável aplicar uma botonilha a pender para as laterais da varanda? Aqui o meu receito é não conseguir o desnivel suficiente mesmo com o pavimento já rente às soleiras. Será que neste caso não seria melhor baixar um pouco o pavimento, 2 ou 3 metros antes das saídas de água?

O que acham de fazer 3 pendentes para a frente da varanda?

O que lhe disse foi que fazendo o pendente para a frente, tendo em conta que tem apenas 3cm até à pedra, pode ter problemas, pois

Em 78cm, 2% de pendente implicara subir na zona da pedra 2cm!
    Isso implicará ter zonas em que a nova betonilha vá partir e fissurar.
  16.  # 16

Refere-se à zona onde a nova betonilha acaba a 0?

Fazendo duas pendentes para as laterais, será que não vou ter o mesmo problema, sabeno que das saídas de águas até à soleira tenho 2,20m? Nesta zona a betonilha já estará muito fina para terminar a 0 nas descargas de água...
  17.  # 17

Mais algém tem uma opinião diferente?
    • r.v
    • 11 novembro 2015

# 18

não tem muito que escolher. só se tirar esse muro fóra
  18.  # 19

Pode sempre tentar rebaixar o chão da varanda por todo ele 2 ou 3 cm. isto se a espessura da laje o permitir. e ai ja vai ganhar alguma altura para fazer pendentes maiores.
  19.  # 20

Colocado por: r.vnão tem muito que escolher. só se tirar esse muro fóra

Mesmo assim necessita do pendente.

0.0220 seg. NEW