Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos!

Brevemente esta provavelmente será a minha "casinha" nova!
    É uma casa bastante antiga ( como podem ver pela grossura de algumas paredes) e precisa de telhado, chão, canalização e eletrificação novos...disso eu tenho plena consciência, mas gostaria de saber a vossa opinião sobre a planta e o que fariam destes espaços, sendo que a permissa é ficar com 3 quartos, 1 deles suite com closet e um IS comum. De resto...é dar asas à imaginação...!

Que acham?? Que fariam??
  2.  # 2

Boas...
    Vou meter a imagem da planta, será mais fácil alguém opinar.
    e uma imagem do edificio... bastante tradicional. Ainda com algumas carcteristicas interessantes, como a cobertura em telha de canudo, a proporção de vãos, Aconselhava algum cuidado na recuperação/ reabilitação desse patrimonio. Tem sempre potêncialidades.

PS: Esse edifício é "perto" daqui ;)
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andreia G.
      Corel0072.jpg
      Corel008.jpg
  3.  # 3

É dificil opinar numa solução... esse espaço tem alguns constrangimentos, nomeadamente a impossibilidade de ter fenestração para o tardoz (quintal dos vizinhos, suponho)

falta saber que orçamento está a afectar para as obras de requalificação.
    Parece-me que o seu programa, demasiado ambicioso para a situação existente. Isto cumprindo com as questões de salubridade, ventilação e iluminação natural actuais. ( quartos, Sala, cozinha)
  4.  # 4

um espaço demasiado grande mas com poucas janelas.

tem ai espaço para fazer o que pretende, mas teria que optar por fazer a ventilação e a iluminação natural através de claraboias nos espaços interiores.

para mim era deitar tudo abaixo de fazer de novo :-(
  5.  # 5

Penso que teria potencial com um bom jogo de clarabóias!
    Poderia ficar um projeto muito interessante pois espaço tem de sobra.

Também pode pensar numa coisa mais arrojada e fazer um pátio interior à "romano".
  6.  # 6

Claro as claraboias resolvem isso, bem como a solução de patio interior... (por exemplo ampliando o pátio lateral).
    Havendo respeito pela solução construtiva actual poupar-se-á custos de construção/ reforço estrutural e afins... A solução de casa pátio , poderia ser bastante interessante. Tradicional e ao mesmo tempo contemporânea.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gineta, Andreia G.
  7.  # 7

Esta casa seria um projeto desafiante para as artes de arquitetura. Seria interessante a Andreia colocar a planta após contactar um gabinete de projetos.
  8.  # 8

Por exemplo....
      Corel009.jpg
  9.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasPor exemplo....
      Corel009.jpg

Pedro,
    Não seria mais interessante colocar a sala de acesso ao pátio?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

Depende do uso / interligação com a cozinha...

Neste tipo de intervenções, é assim.
    Ou joga-se tudo a baixo, ou respeita-se ao máximo as paredes resistentes...
    Não esquecer que a fachada está orientada a Sul.
    Outra hipotese era ter as divisões em volta do patio (sala comum) e entrar-se da rua para esse mesmo pátio... como a arquitectura romana ao estilo do impluvium ;)
    Mas tenho duvidas nas circulações entre as restantes divisões, seria difícil ir a a todos os compartimentos, sem haver devassamento de algum compartimento...

Boa sorte.
  11.  # 11

Com um pátio central ficava espetacular, pena não puder possível
  12.  # 12

Colocado por: migjacCom um pátio central ficava espetacular, pena não puder possível
    Concordam com este comentário:marco1

Quem diz q um pátio central ou tardoz n é possível?
    Cmps!
  13.  # 13

Não sei porque não é possível...tardoz não digo, mas interior parece-me possível e a melhor solução!
  14.  # 14

Como o Pedro apresentou condicionantes, pensava que não era possível!! Mas ficava algo de excelente é diferente.
    Concordam com este comentário: Gineta
  15.  # 15

Sempre quis ter um impluvium.
  16.  # 16

Colocado por: ItalianoSempre quis ter um impluvium.

Eles é que a sabiam toda...
  17.  # 17

Colocado por: Gineta

Eles é que a sabiam toda...

Nem mais, é pena a Andreia não se pronunciar
  18.  # 18

Sim, gostava de ouvir a opinião dela já que toda a gente gostou da minha ideia :D
  19.  # 19

Boa noite a todos!
    Não pôde vir ao fórum mais cedo, mas agradeço imenso a todos aqueles que opinaram ! De facto algumas ideias são interessantes e por acaso os constrangimentos da ausência de janelas na parte de trás da casa eu já tinha resolvido pois pretendo fazer pátio traseiro ao centro, ficando assim com iluminação para o espaço onde desenhei o closet e um quarto numa lateral e na outra lateral outro quarto com escritório e closet ambém, assim como um hall com IS . Não tenho programa como o Pedro Barradas para poder mostrar aqui a minha ideia toda "bonitinha" mas há mais desafios nesta planta....!
    Pelo que já idealizei pretendo ficar com a casa em U e aproveitar ao máximo os espaços! Agora vamos ver os passos seguintes....
  20.  # 20

Andreia podia colocar aqui o esquema que fez para a sua casa!

0.0210 seg. NEW