Colocado por: antonylemosa causa até é nobre sim... mas ele n tem uma arquitecta a tratar disso?Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Minimal
Colocado por: CMartinPeço aos arquitectos que olhem para a fachada do PandR...?
é taxativo: quem assina e é o responsável permitido pela lei para fazer o projeto de arquitetura é o arquitetoEntão mas assim sendo, os arquitectos nunca poderão opinar casa nenhuma.
Colocado por: CMartin
Então mas assim sendo, os arquitectos nunca poderão opinar casa nenhuma.
Mas os engenheiros civis já podem (...)?
Colocado por: CMartinPeço aos arquitectos que olhem para a fachada do PandR...?
Colocado por: Pedro Barradas
eu já olhei.. Ja´tinha comentado inicialmente, faz algum tempo que face o desenrolar do tópico escolhi abster-me de comentários.
Colocado por: Mk Pt
Eu nunca li algo sobre estatutos/código deontológico dos engenheiros - quanto mais distantedessa raçamelhor :D - mas certamente que estes devem, pelos estatutos e/ou código deontológico da respectiva Ordem, estar 'condicionados' como os arquitectos, seja sobre emitir opiniões/criticas de colegas, seja relativamente à questão dos direitos de autor.
....
A questão dos direitos de autor tem a haver com direito geral, do Código Civil, pelo que trabalho que tenha direitos de autor deve ser reconhecido como tal e regulamentos de Ordens/Associações profissionais devem salvaguardar esses direitos.
A questão de não critica ao trabalho de outros poderá ser difícil para terceiros que não tenham conhecimento da mesma perceber.
Mas é algo que à partida também todas as Ordens/Associações profissionais também aplicam.
O motivo é evitar critica fácil ao trabalho de colegas da mesma profissão de forma pública. Para que o trabalho de um profissional reconhecido pela Ordem/Associação não seja 'rebaixado' por outro profissional da mesma Ordem, e também por questão de evitar eventual concorrência desleal/promoção ao próprio em detrimento de colegas.
Também é necessário ver que isto não é proibição de emitir uma opinião, um comentário público, até porque em muitos artigos de arquitectura aparece a opinião de um arquitecto a opinar sobre o trabalho de um colega.
O fundamento da 'não critica' é evitar descredibilizar a própria profissão e eventual aproveitamento próprio.
Opiniões/criticas menos favoráveis não é interdito/proibido, desde que não exagerada e seja fundamentada. Até porque se o fosse, a Ordem dos Arquitectos e a dos Engenheiros já tinham dado caça a quem aqui comenta, e os arquitectos e engenheiros que por aqui andam já tinham deixado de o ser. :)Concordam com este comentário:Pedro Barradas,CMartin
Colocado por: marco1nesta fase do campeonato, cabe agora á arquiteta filtrar todo o vosso esforço.
não nos é possível comentar mais nem fazer corte e costura porque a fazer bem teria que se pegar no projeto como um todo e resolver quer plantas quer alçados.
e isso não significa fazer algo que não respeitasse todas as premissas programáticas do Pandr
enfim há casos e casos, em que uns com uma achega aqui e acoli podem ir melhorando, outros é realmente desenhar tudo de novo.
embora neste caso como disse logo de inicio o esqueleto funcional tinha pernas para andar, a formalização é que parecia estar aquém.
Colocado por: CMartin
Mas os engenheiros civis já podem (...)? E os fiscais também?
Colocado por: CMartin
Mas os engenheiros civis e fiscais, não têm conhecimentos de estética e arte (?), e se calhar não lhes interessará esta parte mas apenas ou maioritariamente, a questão técnica da construção ?
Colocado por: marco1
embora neste caso como disse logo de inicio o esqueleto funcional tinha pernas para andar, a formalização é que parecia estar aquém.