Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: CMartinPelo que percebo, o PandR tem-se debruçado muito sobre o estudo e as ideias para a construção da sua casa, naturalmente.

Nestas coisas penso que todos o fazemos. Mas de facto sim, há alguns anos a pesquisar e este forum muito contribui nessa pesquisa.

Colocado por: CMartin
    Parece ter também ideias muito concretas do que quer : o mezzanine como praticamente uma obrigatoriedade na sala, a cozinha ter que ser grande, o closet, (e teve algumas duvidas sobre a disposição das escadas), (vi os seus tópicos anteriores) e então ora aparentemente decidiu por esta disposição que apresenta na planta actual e que coloca agora em discussão.

Vejamos:
    -obrigatoriedade de mezzanine na sala. Se calhar nem lhe chamava mezzanine, chamava sala com duas alturas porque o objetivo é priviligiar o envolvimento de baixo para cima e não o inverso.
    -cozinha tem de ser grande. Claro, é onde a malta se junta a beber uns copos, a comer um belo presunto e um queijos daqueles mal cheirosos. A minha cozinha atual é relativamente pequena e de longe a parte que menos gosto na atual casa.
    -closet comum. Os filhos que temos têm idades muito parecidas e poderão partilhar roupas, coisas e coisinhas.
    -escadas. A nalaisar conjuntamente com o hall de entrada.

Como é mencionado numa das contribuições, o arquitecto está obviamente a incluir aquilo que o PandR optou por querer, na casa.

Foi dito que gostavamos de uma moradia moderna, com cozinha e sala grande. Apresentamos algumas fotos de pormenos e visitamos algumas moradias já feitas pela arquiteta e foi fundamentamente isso que nos fez optar por esta profissional.
  2.  # 62

Sim. Não se concentre na arquitecta e no estilo que viu de trabalhos feitos por ela pelo menos aqui seu no tópico, como os restantes que participam não viram, é talvez um argumento que não “convence” uma vez que não se compreende/se vê esses trabalhos da sua arquitecta.
    O que se compreende é a planta que aqui está e repare que sobre esta tem aqui uma série de arquitectos a concordarem todos nos mesmos pontos em comum, e são pontos negativos, certamente reparou. É muita coincidência.

Logo o PandR poderá estar de facto a tentar transmitir é que não se percebe o pensamento ou o estilo da sua arquitecta ao planear a sua casa e ao incluir os elementos que o PandR pretende nela…o que é verdade de facto, e para mim parecia-me interessante, se colocasse um link por exemplo dum trabalho feito, ou apenas de umas imagens se houver (e se não quiser identificar o profissional até porque não é esse o interesse de todo, de o saber identificar..), até para perceber o estilo de trabalhos feitos. Se calhar há algo que está a passar (nos) ao lado(…).

Já agora, também tenho interesse em saber, qual a zona de Lisboa, para melhor contextualizar (mindset, talvez).

Por exemplo: Parece-me efectivamente ter alguma lógica o objectivo prático do closet partilhado para os filhotes - embora eu também não goste como está apresentado na planta, mas são os gostos individuais e cada um os tem, ainda assim repare que o que agora pode fazer sentido por serem mais pequenos..daqui a uns anos esse argumento pode cair por terra..a sugestão é não pense apenas no imediato, pense e construa também mais para o futuro. Eu também partilhei roupa com a minha irmã mas cada uma tinha o seu roupeiro, e serve apenas de exemplo e contra argumento ao seu, não vejo muito a ganhar com esse closet partilhado, a longo prazo, é talvez e no fundo apenas um gosto vosso.

Está a investir tanto tempo e estudo PandR, já agora, vá até ao fundo da questão. Era o que eu faria no seu lugar. (Depois mantém e faz exactamente como está ou repensa e chega a outras conclusões, afinal não tem nada a perder, antes pelo contrário).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Margs
  3.  # 63

O que se compreende é a planta que aqui está e repare que sobre esta tem aqui uma série de arquitectos a concordarem todos nos mesmos pontos em comum, e são pontos negativos, certamente reparou. É muita coincidência.

Pontos em comum que reparei:
    1-Área de implantação fora do poligono
    2-Áreas grandes
    3-Closet comum
    4-Zona de escadas do piso 0 e piso 1

1-já referi que é possível
    2-é isso um problema?
    3-uma questão de gosto que daqui a10 anos pode ser mudada muito facilmente caso se justifique
    4-concordo em parte com o que foi referido e será algo a melhorar

Logo o PandR poderá estar de facto a tentar transmitir é que não se percebe o pensamento ou o estilo da sua arquitecta ao planear a sua casa e ao incluir os elementos que o PandR pretende nela…o que é verdade de facto, e para mim parecia-me interessante, se colocasse um link por exemplo dum trabalho feito, ou apenas de umas imagens se houver (e se não quiser identificar o profissional até porque não é esse o interesse de todo, de o saber identificar..), até para perceber o estilo de trabalhos feitos. Se calhar há algo que está a passar (nos) ao lado(…).

A nível exterior foi pedida uma casa com volumes, penso que não é dificil de imaginar.

Colocado por: CMartinEstá a investir tanto tempo e estudo PandR, já agora, vá até ao fundo da questão. Era o que eu faria no seu lugar. (Depois mantém e faz exactamente como está ou repensa e chega a outras conclusões, afinal não tem nada a perder, antes pelo contrário).

Mas ajudem-me a descobrir o fundo da questão...

Também foi dito que com outro arquiteto pouparia 15 mil euros. Pergunto eu (que vejo a poupança só em redução de área), onde é que poderia ser reduzida?
    • CMartin
    • 10 fevereiro 2016 editado

# 64

Colocado por: PandR
    Mas ajudem-me a descobrir o fundo da questão...

Também foi dito que com outro arquiteto pouparia 15 mil euros. Pergunto eu (que vejo a poupança só em redução de área), onde é que poderia ser reduzida?

PandR, Olá,

Penso que responderam concretamente, os arquitectos, para descobrir o fundo da questão. Vou citar algumas sugestões:

Colocado por: Pedro BarradasDo meu ponto de vista tenho estas:
    A estrutura aí assinalada está mal alinhavada ou a arquitectura não foi pensada tendo em atenção as condicionantes estruturais... Mas isso já alguém comentou uns posts atrás ( e foi um engenheiro)

Recortes e mais recortes sem aparente necessidade.

Piso 0
    - Pé direito duplo da sala...face a área total da mesma, não me parece importante espacialmente a existência desta. Dificuldade em aquecer o local e mais ruido de incómodo para a zona dos quartos.

Piso +1
    - Areas mal aproveitadas, especialmente a desproporção na suite.
    - Quarto de vestir partilhado, vai funcionar mal. Ainda por cima havendo área para efectuar dois belos roupeiros
    - IS mal resolvidas, desproporcionadas
    - varandim junto IS, não serve para nada.
    - Circulação/ acesso ás escadas mal resolvido...

Sinceramente estas plantas são uma má solução, não estando de todo optimizadas e complicando em situações que não há necessidade.
    Muitas vezes os clientes tem ideias pré-concebidas, e/ou querem juntar uma série de coisas que viram noutras casas numa única... mas isso normalmente não resulta.
    ....
    Concordam com este comentário:marco1

Colocado por: marco1para mim só se pode aproveitar o esquema funcional ( o esqueleto dos circuitos e distribuição da casa) de resto está tudo sem desenho convincente e mal aproveitado
    .
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Colocado por: MargsPandR,
    - A entrada principal está muito mal resolvida. Porque não fazer escadas simétricas? Assim terá uma espécie de “caganito” de escadas salientes (desculpe-me a expressão) que para além de estarem completamente desintegradas só servirão para tropeçar. Imagine também o percurso que terá de fazer para arrumar um casaco no armário (minúsculo) ou para ir à IS de serviço. Também com uma entrada assim não há justificação possível para ter um armário tão pequeno.
    - Veja o espaço desperdiçado em circulação no piso superior por causa das escadas
    - O vazio por cima da sala não tem qualquer lógica funcional, muito menos estética! E imagine o barulho da TV da sala no quarto principal.
    - Há-de reparar que apesar de a moradia ser uma espécie de L aberto, os espaços pertencentes a esse ângulo não têm qualquer uso. Nem poderá ser por uma questão estética porque não há nada que justifique isso
    - O closet comum é uma má ideia. Imagine os seus filhos a partilhar um espaço onde se vestem. Se estivesse na pele dos seus filhos, certamente não gostaria de partilhar o meu closet se pudesse ter um espaço só para mim (tem área para isso).
    - Que escadas são aquelas junto à cozinha no R/C? Porque não sobrepor todas as escadas?!

Infelizmente tenho de concordar com o Pedro Barradas e com o Marco1. Este projecto está cheio de pequenas falhas, tornando impossível, a meu ver, aproveitar alguma coisa que não seja o esquema funcional.
    Com tanta área disponível podia ter um projecto fantástico. Faça um favor a si mesmo e recomece do zero.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Pelo que entendo que estão a dizer, os 15mil euros não seria necessariamente em poupança de área de construção mas antes em fazer melhor aproveitamento da área de construção - como sugerem os arquitectos (anular sobreposição de escadas, o closet de vestir desnecessário, etc). Assim, pelo que me é dado a entender, seria uma melhor organização do espaço, eliminando alguns aspectos redundantes ou não funcionais, que poderia traduzir-se numa redução de 15mil euros.

Já agora, PandR, se quisesse poderia pedir um projecto diferente com base no que dizem os arquitectos do fórum à sua arquitecta? Não sei como funciona. Mas acharia por exemplo ter a opção que tem actualmente e ter esta outra opção e comparar ambas para chegar a uma conclusão seria o mais interessante para si. Era de maneira que tirava as duvidas.
    • PandR
    • 13 fevereiro 2016

# 65

Cá está a resposta CMartin :)

Estrutura referida pelo Pedro Barradas:
    -esse comentário creio ter sido por causa das escadas da cave que entretanto foi corrigido
    Recortes e mais recortes:
    -para termos uma casa com volumes diferentes eles têm de existir
    Pé direito duplo e ruído:
    -junto um exemplo já de seguida e o ruído não me incomoda nada
    Suíte grande:
    -o que posso fazer se quero um quarto grande
    Varandim junto ao WC do piso 1:
    -vai ficar sem acesso, será só uma pala
    Escadas saídas:
    -tentaremos fazer algo parecido com outro exemplo que vou juntar (se bem que aqui já referi que vamos reorganizar)
    Espaços inutilizados e inutilizáveis:
    -já discrutunei na zona do piso 0 junto ás escadas que descem para a cave e junto á entrada (que será alterada) do WC do piso 1
    • PandR
    • 13 fevereiro 2016

# 66

Sala com dupla altura com cubo suspenso.
      image34.jpeg
    • PandR
    • 13 fevereiro 2016 editado

# 67

Escadas de 4 degraus saídos.
      image35.jpeg
  4.  # 68

PandR.. aqui os arquitectos percebem todos esses seus "caprichos", são mais que legítimos.. mas as plantas aqui mostradas não reflectem a qualidade espacial que mostra nos exemplos... percebe!!!? Tem os compartimentos mal controlados!!!!
    Concordam com este comentário: Margs
  5.  # 69

PandR
    O chato do Pedro antecipa-se sempre a mim.
    Tem que me dizer para eu "enquadrar" e nada mais do que isso..de que zona de Lisboa estamos a falar para a construção.
    Não tenha receio. .Eu tenho a minha casa com fotos pelo forum hà anos nunca fui "agusulada" ou là como se diz !
  6.  # 70

PandR...Não vai colocar mais imagens ? Ponha là.
  7.  # 71

Colocado por: Pedro Barradas.. mas as plantas aqui mostradas não reflectem a qualidade espacial que mostra nos exemplos... percebe!!!? Tem os compartimentos mal controlados!!!!

Pedro o que quer dizer isso ?
    • PandR
    • 13 fevereiro 2016

# 72

Em relação ás escadas, se estiver no X vermelho e a WC for redimensionada assim, não vou ver exatamente igual á foto?
      image36.jpeg
    • PandR
    • 13 fevereiro 2016 editado

# 73

E em relação á sala se estiver no X vermelho e de costas para a parede (com a parte suspensa do lado direito) , não vou ver exatamente igual á foto? (Existe uma diferença que em frente não tenho plano todo aberto)
      image37.jpeg
  8.  # 74

PandR.... é claro que se for andando a fazer alterações nas plantas que mimetizem os espaços das fotos, vai conseguir (teoricamente) ter esses "ambientes"... mas, não se esqueça que um edificio.. é um todo, conta uma história/ tem um fio condutor... não tente contar demasiadas histórias ao mesmo tempo... arrisca-se a ficar com uma novela ;)

PS: Só está a dar agora razão aos comentarios, meus e dos restantes colegas. Está a fazer alterações e mais alterações devido à notória falta de controle desses espaços...
    Tem aí muito trabalho pela frente.... Sinceramente eu deitava isso fora e arranjava uma abordagem de implantação totalmente nova... está agarrado a um volume e isso não está a funcionar internamente.
    Concordam com este comentário: CMartin, Margs
  9.  # 75

Estive a ler o tópico e é mais um daqueles casos típicos. "Olhem só esta maravilha". Depois não lida bem com as críticas construtivas e quer fazer vencer a solução da arquitecta filha de um amigo que faz o seu primeiro rabisco. Isto é um caso real que conheço, na realidade não sei se cola absolutamente com este.
    Bom mas está no bom caminho de acabar por deitar tudo fora e começar como deve ser.
    • PandR
    • 13 fevereiro 2016

# 76

Aceito todas as críticas. Já disse que a zona de entrada tem de ser revista por exemplo.
    Agora outro exemplo como a questão do closet conjunto faz, para nós, cada vez mais sentido. Aqui creio não se tratar de uma questão de arquitetura.

Quanto á arquiteta não a conhecia antes desde processo.
    • PandR
    • 13 fevereiro 2016

# 77

Colocado por: Pedro Barradas
    PS: Só está a dar agora razão aos comentarios, meus e dos restantes colegas. Está a fazer alterações e mais alterações devido à notória falta de controle desses espaços...

A alteração feita pelo rabisco que fiz foi apenas o WC que aumentou de tamanho.

Nunca fez nenhuma alteração aos projetos que tem feito?

É importante também referir que esta foto das escadas não foi mostrada á arquiteta.
  10.  # 78

Colocado por: PandRAgora outro exemplo como a questão do closet conjunto faz, para nós, cada vez mais sentido. Aqui creio não se tratar de uma questão de arquitetura.

Claro.. foram já explicados os inconvenientes.. mas a casa é para ser pensada de acordo com a vontade/usos dos seus donos. Se face os contras/proveitos, consideram manter, é de manter.
    • PandR
    • 14 fevereiro 2016

# 79

Colocado por: CMartinTem que me dizer para eu "enquadrar" e nada mais do que isso..de que zona de Lisboa estamos a falar para a construção.

Distrito de Lisboa e concelho adjacente ao concelho de Lisboa.
    • PandR
    • 14 fevereiro 2016

# 80

Pedro o que quer dizer isso ?

Pedro Barradas, pode esclarecer?

0.0595 seg. NEW