Colocado por: DMO punçoamento ocorre quando temos lajes a descarregar em pilares, sem vigas e o pilar pode "furar" a laje, pela existência de uma carga elevada localizada num "ponto".
Colocado por: PandRMas a laje tem vigas.
Colocado por: DMPedro Barradas, acho que faltam algumas virgulas no teu comentário...
Colocado por: Pedro Barradas.. Este topico é uma desgraça... Desde a Arquitectura passando pela Engenharia civil... acabando nos comentários de tentativa de resolução e/ou análise técnica das soluções apresentadas pelos técnicos por parte de pessoas sem a devida capacidade...
Estou para ver o decorrer da obra ;)
Colocado por: DMPor acaso tenho curiosidade em ver a planta de armaduras da laje.
Os pilares P9 e P10 podem ter problemas de punçoamento e pelo que percebo o pilar P21 arranca na laje, parecem-me vãos grandes para estas dimensões de pilares e com um pilar a arrancar na laje.
Aproveito para fazer uma observação relativamente à sobreposição da arquitectura e estrutura, a leitura das escadas torna-se confusa, à primeira vista não sei que escadas arrancam neste piso e/ou terminam, para além que deviam estar referidos os arranques em termos de estrutura...
Colocado por: DMEh pá! O Cype não serve de desculpa, lá por ser uma ferramenta tipo fábrica, concordo, quem faz as opções é o engenheiro
Colocado por: DMPorque dizes necessita de malha dupla? E bandas maciças?
Colocado por: DMA meu ver o pilar P9 e P10 estão piores em termos de epunçoamento que o P21.
Colocado por: DMO pilar P2 está relativamente próximo do centro de rigidez e torção, porque deverá ser mais esforçado? Que torção é que os pilares têm?
Colocado por: PandRAinda bem que há opiniões diferentes.
Estou a anotar todas (e à espera de mais) para depois averiguar com o meu engenheiro.
Obrigado a todos.
Colocado por: DMApós a colocação das imagens da estrutura,todos os eng.os são unânimes: espessura de laje reduzida para os vãos apresentados...
o resto da discussão é sobre o porquê das opções técnicas, já a roçar o off topic.
Colocado por: DMQuanto à malha dupla, referia-me a que seja qual for a espessura deve levar malha dupla (referes-te a armadura superior e inferior ou dupla camada superior ou inferior?)
Colocado por: DMQuanto à banda maciça, não compreendo, se a laje é maciça?! Podes falar de reforço de armadura
Colocado por: DMMas o P1 e P3 estão mais afastados do centro de rigidez e torção do edificio vão ter de certeza mais esforço transverso em ambas as direcções.
Colocado por: DMMas a torção não é significativa