Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos.

Depois de algum tempo à procura, parece que encontrei um terreno que parece encaixar dentro daquilo que andava à procura. O terreno em aproximadamente 650m2, com aprox. 14 por 46 metros em formato "practicamente" rectangular, tal como podem ver na fotografia em anexo. A área de implantação é de 166m2, podendo ser construidos até 3 pisos (cave, R/V e 1º andar). Provavelmente construiria apenas R/C e 1º andar tendo em conta as generosas áreas. Tenho algumas questões para as quais gostaria da vossa ajuda;

1) Em relação ao terreno, o mesmo está disposto ao "comprido". Tendo em consideração que terei de deixar espaço para ambos os lados da casa, não corro o risco de ficar com uma casa algo limitada ao nível de arquitectura dada a (pouca) largura existente?
    2) Se repararem, há umas casas que confrontam o terreno do lado direito. Hoje reparei que uma delas (3ª casa a contar da esquerda da foto, antes da zona "cinzenta") tem umas janelas (!) à altura de 1m-1,5m do terreno mesmo encostadas onde iria ser colocado o muro. Acham que vai haver problema?
    3) A casa está a ser vendida por uma imobiliária. Nunca fiando, o que é que devo investigar para garantir que não há problemas ou condicionantes associadas ao terreno?
    4) Algum outro conselho? :)

Obrigado,

JP
      terreno.JPG
  2.  # 2

O terreno tem largura aceitável, poderá ter de encostar a casa a um lado, no entanto tem pouca frente de rua. Relativamente às janelas do vizinho, o melhor é consultar o processo dele na câmara e perceber se as janelas estão legais. Ainda assim mesmo não estante legais pode haver direito adquirido de vistas e vão ser possível tapar essas janelas, depende de muitas coisas entre elas quais são as divisões que tem essas janelas.

É claro que deve investigar, o melhor é pegar na localização do terreno e ir à câmara municipal falar com um técnico.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
  3.  # 3

Bom dia

1) Não. Mesmo que tenha de deixar 3 m às laterais, ainda fica com 8 m de frente. Se considerar uma disposição tipo em que a frente terá de dar para dois quartos, cada quarto consegue ficar com 3.5 m ou mais de largura (já descontando espessuras de paredes interiores e exteriores. Caso tenha uma sala de frente unica, ela terá mais de 7m de frente.

2) Concordo com o Nuno. De qualquer modo, terá sempre possibilidade de pontualmente resolver essa situação através da arquitectura.

3)Verifique na CM o enquadramento do terreno em PDM, veja as condicionantes do Regulamento Municipal de Edificação, pergunte se está enquadrado em loteamento,etc...

4)Contrate um técnico competente desde já. Se contratar com o processo mais avançado, vai estar a condicionar a qualidade do trabalho deste. Depois, se alguma coisa der para o torto nunca chegará a saber se a culpa é sua ou do técnico.

Boa sorte,

Rafael Fortes, Arq.
  4.  # 4

Obrigado a ambos pelas vossas respostas.

Rafael, quando refere a contratação de um técnico, a que técnico exactamente se está a referir?
  5.  # 5

O Rafael refere um arquitecto.

Cumps
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
  6.  # 6

Nuno, Rafael,

Ajudem-me a entender uma coisa. Neste momento tenho pendente que o vendedor da imobiliária me transmita a informação em falta e depois irei eu mesmo contactar a câmara para garantir que está tudo em ordem. Não existindo ainda uma intenção concretizada de comprar o terreno, vale a pena estar a gastar dinheiro com um arquitecto?
  7.  # 7

Gaste dinheiro com um arquitecto quando tiver o terreno. Para lhe dar umas orientações agora no inicio o arquitecto não lhe deve levar nada.

Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  8.  # 8

Jpires76

gastar dinheiro com um arquitecto? mas gastar o quê ? nesta fase ninguém lhe vai fazer e cobrar um projecto completo, quanto poderão cobrar algo por uma consultadoria, e mesmo depois não tem que contratar o projecto completo, pode fase-lo por fases e até desistir numa delas.
    é de todo importante quando se vai comprar um terreno ter alguém com olho para analisar várias questões logo á partida, até nos aspetos burocráticos da coisa um arquitecto pode desde logo ajuda-lo.
    enfim as pessoas tem que começar a perceber que existem técnicos que estão habilitados e quanto mais cedo eles intervirem e começarem a trabalhar consigo, maior as hipóteses de um processo bem sucedido. Agora isso não significa que tenha logo que pagar uma contratação completa do projecto. Eu isso já o fiz várias vezes sem custo, fui ao terreno e dei a minha opinião sobre o mesmo e suas potencialidades e referi pontos sobre a situação legal sobre o mesmo e ainda sobre o seu enquadramento sobre questões regulamentares camarárias e do loteamento em alguns casos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgferr
  9.  # 9

Concordo. Nesta fase creio que nenhum arquitecto lhe cobrará nada. Se lhe cobrar, acorde com ele que o valor dessa consultadoria será descontada na proposta de honorários. Eu costumo trabalhar assim.

Cumprimentos e disponha

Rafael Fortes, Arq.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

Exacto...
    Uma consulta num gabinete, tanto pode ser nada, como 50€ ou mais.. se for para ir à Câmara e pesquisar algumas condicionantes..
    Também uma ida ao local para efectuar uma avalição prévia.. pode ser de borla como custar 150€ ou mais depende.

É perguntar. Como é quanto pode custar.( Isto acho que ninguém cobra... excepto talvez os advogados)

Ainda á bem pouco tempo fui contactado para efectuar um orçamento para uma eventual legalização de uma habitação.. ora para isso precisava ver o local, deslocar-me (180km ir e vir). Fiz a proposta para essa análise prévia no valor de 150€ + IVA.
    a pessoa não aceitou. Achou demasiado. Está no seu direito..
    Boa sorte.
    •  
      GMCQ
    • 22 novembro 2015

# 11

Já passei por essa experiência, já tive num terreno com um arquiteto amigo e não paguei nada. Numa outra situação em vista a avaliar uma possível construção tb estive com uma agentagente imobiliária e um arquiteto conhecido dela num terreno e não paguei nada. Vareia...
  11.  # 12

Bom dia a todos.

Muito obrigado por todos os vossos contributos. Tenho agora uma ideia muito mais clara de como funciona este processo inicial e da melhor forma de pedir a ajuda a um arquitecto antes de tomar uma decisão!

Gostaria também de pedir vossa opinião em relação à disposição do terreno (o Rafael já tinha partilhado a sua opinião). Eu sei que tudo depende da creatividade do arquitecto, do projecto e daquilo que o PDM/condicionantes permitam realizar, mas continuo com dúvidas em relação ao facto do terreno não ser demasiado largo.

Tenho especificamente duas preocupações:

1) Garagem: caso não queira fazer cave, acham que a largura e o acesso ao terreno permitem fazer uma garagem para 2 viaturas) no piso 0?
    2) Segundo a vossa experiência profissional, existem algumas condicionantes especiais ao nível de áreas e disposição das divisões pelo facto do terreno ter apenas 14m de largura e ser mais ao comprimento? Sem entrar em casos especificos, qual é a disposição do terreno que consideram óptima (em geral) - quadrada, rectangular, etc?

Obrigado a todos pela vossa ajuda.
  12.  # 13

Recebi entretanto a planta de localização. Alguma opinião?
      planta localizacao.JPG
  13.  # 14

Sim, uma casa geminada com só um vizinho.

Pelas cotas, a diferença entre a maior e a menor são 2 metros. Por isso é interessante. Como é a casa dos vizinhos?
  14.  # 15

Colocado por: callinasSim, uma casa geminada com só um vizinho.

Pelas cotas, a diferença entre a maior e a menor são 2 metros. Por isso é interessante. Como é a casa dos vizinhos?

callinas, os 3 lotes estão por construir num terreno com pouco declive... pelo menos para a zona :). O vendedor da imobiliária disse que há uns anos foi apresentado um projecto que nunca avançou, mas que não tem a certeza se será obrigatório geminar a casa. amanhã tenho que telefonar para a câmara para marcar uma reunião e saber tudo isto. Entretanto altertou-me também para o facto das áreas de implantação diferirem:

Caderneta Predial 26%
    Certidão da Conservatória 21%

Segundo o vendedor, em geral prevalece a certidão da conservatória, mas o que lhe foi dito foi que a % da mesma reflecte o projecto original, o qual não utilizava a área máxima permitida.
    • m.arq
    • 24 novembro 2015 editado

# 16

Colocado por: Jpires76

callinas, os 3 lotes estão por construir num terreno com pouco declive... pelo menos para a zona :). O vendedor da imobiliária disse que há uns anos foi apresentado um projecto que nunca avançou, mas que não tem a certeza se será obrigatório geminar a casa. amanhã tenho que telefonar para a câmara para marcar uma reunião e saber tudo isto. Entretanto altertou-me também para o facto das áreas de implantação diferirem:

Caderneta Predial 26%
    Certidão da Conservatória 21%

Segundo o vendedor, em geral prevalece a certidão da conservatória, mas o que lhe foi dito foi que a % da mesma reflecte o projecto original, o qual não utilizava a área máxima permitida.

Conforme o loteamento, a casa terá q ser geminada e haverá outras condicionantes...
    Agora ATENÇÃO, se a situação actual se apresenta conforme a img. google , não avance para a compra. O licenciamento do loteamento até pode estar aprovado no entanto a concretização (lotes) ainda não se encontra formalizada. Ou seja, vai comprar um lote com a rua, estacionamentos, água,..etc disponíveis, ou um terreno resultado de destaque? E mesmo q acredite q está a comprar um futuro lote, tem garantia da data das obras?

Cmps!
  15.  # 17

Colocado por: m.arq

Conforme o loteamento, a casa terá q ser geminada e haverá outras condicionantes...
    Agora ATENÇÃO, se a situação actual se apresenta conforme a img. google , não avance para a compra. O licenciamento do loteamento até pode estar aprovado no entanto a concretização (lotes) ainda não se encontra formalizada. Ou seja, vai comprarum lotecom a rua, estacionamentos, água,..etc disponíveis, ouum terrenoresultado de destaque? E mesmo q acredite q está a comprar um futuro lote, tem garantia da data das obras?

Cmps!

Boa tarde.

O ultimo desenho é a planta de localização (só as primeiras imagens é que são do google).
    Também já recebi o número de registo predial, o artigo matricial e a data do alvará de loteamento. Entretanto, já estão 3 muros à frente de cada um dos lotesm que deduzo serem para os contadores. à frente dos mesmos estão já parques de estacionamento publicos e do outro lado da praceta estão construidos uns prédios de uma urbanização. Segundo o vendedor, os lotes faziam parte da mesma e foram acrescentados ao lavará de loteamento original da urbanização em 2014.

Será que esta perspectiva é correcta ou está-me a escapar algo?

Obrigado,

JP
  16.  # 18

Colocado por: Jpires76

Boa tarde.

O ultimo desenho é a planta de localização (só as primeiras imagens é que são do google).
    Também já recebi o número de registo predial, o artigo matricial e a data do alvará de loteamento. Entretanto, já estão 3 muros à frente de cada um dos lotesm que deduzo serem para os contadores. à frente dos mesmos estão já parques de estacionamento publicos e do outro lado da praceta estão construidos uns prédios de uma urbanização. Segundo o vendedor, os lotes faziam parte da mesma e foram acrescentados ao lavará de loteamento original da urbanização em 2014.

Será que esta perspectiva é correcta ou está-me a escapar algo?

Obrigado,

JP

Ok! A nova construção terá que ser mesmo geminada e acontecer dentro do perímetro a traço interrompido. (( para outra solução, (alteração) teria q ter a assinatura de 2/3 da urbanização q olhando para o conjunto não se justifica semelhante trabalho)).
    Quanto ás janelas do vizinho, não sei bem q dizer, podem já ter direitos adquiridos pelo tempo, no entanto acho mt estranho,... Por outro lado você poderá espetar-lhe um muro em frente? ( São janelas, são gateiras?) E depois conviver com má relação? Note que vizinhança pacífica é tanto ou mais imp. q orientação solar e outros factores,... pois afinal o desenho de uma casa é acima de tudo, o desenho de uma forma de habitar.
    Cmps!
  17.  # 19

Efectivamente, isso será algo a ver com o técnico da câmara. A idea que dá é que abriram uns buracos na parede para circulação de ar e uma rede mosquiteira à frente. Compreendo perfeitamente o que está a referir, ainda que tenha alguma dificuldade em deixar passar situações em que uns beneficiam em detrimento dos direitos dos outros. A ver o que resulta da reunião da câmara. entretanto se conseguir vou lá tirar umas fotos.

Obrigado.
  18.  # 20

Bom dia a todos.

Consegui finalmente tirar umas fotos do terreno:

http://postimg.org/gallery/2zuyz7m2u/

Nas mesmas podem ser vistos os tais muretes para os contadores e as tais "janelas" que tinha falado. Agradecia a vossa opinião.

Obrigado,

JP

0.0224 seg. NEW