Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Há algum tempo adquiri um terreno delimitado por 4 marcos.
    Uma das confrontações é com uma rua, outra com um caminho publico em parte e com outro terreno na outra parte e as restantes duas confrontações com outros terrenos.
    Uma vez que pretendo vedar o terreno com uma vedação, solicitei à Câmara Municipal a execução do alinhamento da vedação nas confrontações com as duas vias públicas.
    Questão: relativamente às confrontações com os outros terrenos, basta-me fazer o alinhamento com os marcos existentes ou é preciso fazer algo mais?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: sab1959relativamente às confrontações com os outros terrenos, basta-me fazer o alinhamento com os marcos existentes ou é preciso fazer algo mais?
    Obrigado.

    É só uma opinião, mas manda o bom senso, já que defende a vedação do terreno, que contacte os vizinhos, proprietários dos outros terrenos, antes de proceder à referida vedação. Só uma curiosidade: comprou esse terreno porque a venda deste estava publicitada em anúncio, no próprio local?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sab1959
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta pronta.
    Se do contacto com os outros proprietários se concluir que algum marco está mal colocado, prejudicando/beneficiando uns e outros, os proprietários podem acordar entre si uma nova localização dos marcos e proceder à sua alteração de local, ou esse trabalho terá que ser previamente confirmado pela Câmara Municipal?
    Tive conhecimento do terreno por uma pessoa conhecida.
  4.  # 4

    Normalmente esses marcos estão bem colocados. Se houver alterações tem de ser com o conhecimento da camara
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sab1959
  5.  # 5

    Esses marcos às vezes andam para um lado e para o outro conforme as conveniências.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sab1959
  6.  # 6

    Colocado por: sab1959Tive conhecimento do terreno por uma pessoa conhecida.

    E foi admitido o direito de preferência aos outros proprietários confinantes? Ou, no caso, também confina com o terreno, isto é, também era vizinho? Não é inocente esta pergunta: não vá o diabo tecê-las e, de repente, tem outros vizinhos confinantes a reclamarem o direito de terem sido informados, por escrito, sobre a venda do terreno, valor deste e o prazo para resposta! Se calhar deixar passar mais uns tempos (os vizinhos têm prazo de seis meses a partir da data em que saibam dessa venda), antes de cercar o terreno.
    Nota: posso estar apenas a especular e não se vai passar nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sab1959
  7.  # 7

    Colocado por: GinetaNormalmente esses marcos estão bem colocados. Se houver alterações tem de ser com o conhecimento da camara
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sab1959

    Falei com um fiscal da Câmara e ele referiu-me que este assunto tinha que ver com o direito privado, ou seja, a Câmara não se mete no assunto, devendo ser os proprietários a acordar o posicionamento das extremas e, se necessário, alterar a localização dos marcos por comum acordo.
  8.  # 8

    Colocado por: maria rodrigues
    E foi admitido o direito de preferência aos outros proprietários confinantes? Ou, no caso, também confina com o terreno, isto é, também era vizinho? Não é inocente esta pergunta: não vá o diabo tecê-las e, de repente, tem outros vizinhos confinantes a reclamarem o direito de terem sido informados, por escrito, sobre a venda do terreno, valor deste e o prazo para resposta! Se calhar deixar passar mais uns tempos (os vizinhos têm prazo de seis meses a partir da data em que saibam dessa venda), antes de cercar o terreno.
    Nota: posso estar apenas a especular e não se vai passar nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sab1959

    Falei com o vendedor e ele disse-me que durante mais de um ano o terreno teve uma placa, primeiro de uma imobiliária, e depois dele próprio. Quando soube do terreno ele já quase tinha desistido de o vender.
  9.  # 9

    Colocado por: GinetaNormalmente esses marcos estão bem colocados. Se houver alterações tem de ser com o conhecimento da camara
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sab1959

    Da câmara não, do cadastro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sab1959
  10.  # 10

    Colocado por: GinetaNormalmente esses marcos estão bem colocados


    Aqui está uma pessoa de fé, mas muita fé mesmo....
  11.  # 11

    Não é uma pessoa de boa fé, simplesmente falo com conhecimento de causa. Tenho bastantes terrenos e sei o que digo.

    Relativamente à câmara sim, é direito privado.
  12.  # 12

    Colocado por: sab1959Falei com o vendedor e ele disse-me que durante mais de um ano o terreno teve uma placa, primeiro de uma imobiliária, e depois dele próprio. Quando soube do terreno ele já quase tinha desistido de o vender.

    Não quero ser desmancha-prazeres, mas deve precaver-se com essa possibilidade. O que a seguir vou escrever carece de confirmação, todavia deixo o alerta: não chega ter no terreno a placa de venda, é preciso uma carta registada com AR a informar e a propor a venda, o valor pretendido e o prazo de resposta. Uma certa prudência quanto à pressa de colocar a vedação talvez se recomende. Para mais esclarecimentos espreite aqui, no Fórum, este tópico:

    https://forumdacasa.com/discussion/39860/direito-de-preferencia-nos-terrenos-rusticos-nocoes-basicas/#Item_18
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sab1959
 
0.0143 seg. NEW