Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Competitividade ou produtividade?

A expressão utilizada é "(um) indicador de competitividade da economia".

Não encontro em nenhum manual a relação produtividade com preço de venda ou lucro.

Há várias medidas de produtividade, e nem sempre são devidamente distinguidas, sendo difícil perceber a qual se referem alguns textos não-técnicos. A mais utilizada é a produtividade real do trabalho.

Em todos os manuais a produtividade é definida como o rácio de produto realizado por factores de produção..
    Penso que do que falam é do conceito de GDP para o qual não encontro tradução para português.

O mais simples, para a produtividade do trabalho, é apresentar a definição do INE: Total do produto a dividir pelo nº de horas trabalhadas. E mede-se em euros, não em quantidades de produção.

O mesmo raciocínio se pode utilizar para calcular a produtividade do capital.

PS- O GDP é equivalente ao PIB .
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 2

Colocado por: PeSilva
    Isso não é produtividade, é algo que se denomina de GDP (não sei como se chama em português).

É a produtividade do trabalho: a relação entre valor da produção e hora de trabalho.

E nem esse conceito pode ser lido da forma como o estão a fazer:
    Imagine que o Manuel para produzir produtos no valor de 120.000 necessita de investir 10 e o António para produzir 300.00 precisa de investir 290.000.
    Manuel: (120.000-10)/1848 = 59,5
    António: (300.000-290.000)/ 168 = 59,5

Para medir essa realidade, há a Produtividade Total dos Factores.

Mas na contabilização do PIB é utilizado apenas o valor acrescentado:
    (ver INE:
    • Ótica da oferta ou da produção: O PIB é a soma do valor acrescentado bruto (VAB; produção deduzida do consumo intermédio necessário para a obter) a preços de base dos diferentes ramos de atividade, acrescido dos impostos líquidos de subsídios sobre os produtos;)
  3.  # 3

Colocado por: branco.valterJá eu... gosto de religiões e seitas por isso nem vou à igreja nem voto no PCP! LOL

Continue assim que está no bom caminho!
    Já somos 2.
  4.  # 4

Colocado por: luisvvPS- O GDP é equivalente ao PIB

Sim, mas já vi ser usado o GDP a outros níveis que não um país e não me lembro de ter visto usar o PIB senão em relação a um país.
    Mas tem razão é a mesma coisa.
    • AXN
    • 26 novembro 2015 editado

# 5

Colocado por: cla_pereiraDiabolizar a central sindical(nem sequer é um sindicato em especifico)

Qual a parte que não entendeu? Se sei do que falo é porque se passou comigo.

Mas se calhar você faz parte da trupe que "convida" (leia-se: obriga) a que todos devem fazer greve....
  5.  # 6

Colocado por: luisvvMas na contabilização do PIB é utilizado apenas o valor acrescentado:

Mas no comentário que citei não o estavam a fazer.
  6.  # 7

Colocado por: LuisPereiraO que pode/deve um governo fazer para aumentar a competitividade e a produtividade das empresas?

Baixar os impostos das empresas e faciltar os despedmentos. Esta é a única maneira de Portugal ir para a frente. Obviamente que nenhum governo se atreverá a fazê-lo, pois é uma medida muito impopular.
  7.  # 8

Colocado por: AXN
    Mas se calhar você faz parte da trupe que "convida" (leia-se: obriga) a que todos devem fazer greve....

Não, eu faço parte da "trupe" maioritária, que sofre represálias por fazer greve.
  8.  # 9

Colocado por: marcoaraujofaciltar os despedmentos

Colocado por: cla_pereirafazer greve

Portugal é isto!
    Não há consenso, não há centro de porra nenhuma, há muitas convicções extremistas.
    Ora puxam para fazer greve (que nunca resolveu nada, pelo contrário) ora despede-se como se muda de camisa suja!
    Não percebo, a sério que não percebo...

EDIT: bem que dizem que os políticos são à nossa imagem, não podiam falar mais certo.
    •  
      jccp

# 10

E o aumento do progressivo do IMI que vem aí?...outra vez.
  9.  # 11

Colocado por: jccpE o aumento do progressivo do IMI que vem aí?...outra vez.

Pelo que percebi não é o valor do imi que vai aumentar, mas sim o aumento até atingir esse valor ser progressivo. Ou seja, em vez de neste ano pagar zero e pro ano 500, ser limitado a um aumento de 75€ por ano até atingir os 500€.
    •  
      jccp

# 12

Colocado por: valtores

Pelo que percebi não é o valor do imi que vai aumentar, mas sim o aumento até atingir esse valor ser progressivo. Ou seja, em vez de neste ano pagar zero e pro ano 500, ser limitado a um aumento de 75€ por ano até atingir os 500€.

Quer dizer,não há aumento,há é a reintrodução da cláusula de salvaguarda
  10.  # 13

Colocado por: jccpE o aumento do progressivo do IMI que vem aí?...outra vez.

Aquilo que entendi é que a tendência será para que as casas mais caras passem a pagar mais e as mais baratas passem a pagar MENOS.

CONCORDO.

Não sei de que é que o "jccp" tem medo.
    No conjunto (no geral) irá ser muito difícil governar pior do que aqueles que hoje saem.
  11.  # 14

Colocado por: JOCORAquilo que entendi é que a tendência será para que as casas mais caras passem a pagar mais e as mais baratas passem a pagar MENOS.

resta perceber o que sao casas caras que vao pagar mais... é a partir de quanto? 100.000 euros? 500.000? isso é tudo muito relativo...
  12.  # 15

Colocado por: valtoresresta perceber o que sao casas caras que vao pagar mais.

Claro que sim.

Eu CONFIO que no geral Portugal vai melhorar.
  13.  # 16

Colocado por: JOCOR
    Claro que sim.

Eu CONFIO que no geral Portugal vai melhorar.

Amen...
    Concordam com este comentário: two-rok, valtores, Bricoleiro
    •  
      jccp
    • 26 novembro 2015

# 17

Não sei de que é que o "jccp" tem medo.
    No conjunto (no geral) irá ser muito difícil governar pior do que aqueles que hoje saem.

A ver vamos como dizia o cego...

E o aumento de escalões do IRS?antes deste governo do PSD pagava 35 o PSD aumentou para 38,estou desconfiado que desta vou passar para os 40
  14.  # 18

Colocado por: jccp,estou desconfiado que desta vou passar para os 40

Ou então baixa. No próximo ano já pagará menos de sobretaxa.
  15.  # 19

Ou então baixa. No próximo ano já pagará menos de sobretaxa.

onde está o orçamento para eu poder verificar essa situação?
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 20

Colocado por: jccp
    E o aumento de escalões do IRS?antes deste governo do PSD pagava 35 o PSD aumentou para 38,estou desconfiado que desta vou passar para os 40

Pagavas 35% de IRS ? É lá !!! Ganhas 6000 eur ? Sim sr. ! há grandes empregos...peço desculpa, trabalhos.

0.0365 seg. NEW