Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Pela pouca experiência que tenho nesta área, o caroço de azeitona e casca de amêndoa é mais barato mas mais difícil de arranjar. E para queimar estes produtos terá que ser reprogramada a caldeira e há quem tenha que mudar o queimador.
  2.  # 42

Colocado por: sginhoAqui fica uma foto que dá para ver o isolamento da tubagem a nível de espessura.

esse tipo de isolamento não isola nada em espaços não climatizados e como é muito pouco moldável deixa inúmeros "buracos" que libertam calor perdendo muita energia, se puder coloque uma coisa decente com um minimo de 13mm de espessura, para ficar tipo isto:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sginho
      2012-11-15 14.59.18.jpg
  3.  # 43

Vou mostrar ao instalador e ver qual o acréscimo ao orçamento para colocar esse tipo de isolamento, é preferível dar mais algum e ficar com algo em condições.

Quando a questão do isolamento do sótão, estive a pedir orçamentos e o mais barato que consegui foi de 674€ sem aplicação para 120m2 com mantas de 60mm de espessura e para aplicar 2 camadas. É normal este preço? Foi aqui dito que por 300€ ou menos que já daria para isolar o sótão. Estou a comprar mal o material? Onde deva procurar para ter um melhor preço?
    • smar
    • 3 dezembro 2015

# 44

Colocado por: sginhoVou mostrar ao instalador e ver qual o acréscimo ao orçamento para colocar esse tipo de isolamento, é preferível dar mais algum e ficar com algo em condições.

Quando a questão do isolamento do sótão, estive a pedir orçamentos e o mais barato que consegui foi de 674€ sem aplicação para 120m2 com mantas de 60mm de espessura e para aplicar 2 camadas. É normal este preço? Foi aqui dito que por 300€ ou menos que já daria para isolar o sótão. Estou a comprar mal o material? Onde deva procurar para ter um melhor preço?

Parece bom preço, tendo em conta que está a comprar 240 m2 de manta de lã de 60mm e no fim fica com 120mm de isolamento, o que é bastante bom
  4.  # 45

Quanto ao acumulador de inércia alguém me pode dar indicações? Para 80 elementos e uma caldeira de 17Kw de quantos litros deverá ser? Qual será o preço do acumulador adequado para esta instalação e o possível custo da adaptação ao sistema?
  5.  # 46

Quanto ao acumulador de inércia alguém me pode dar indicações? Para 80 elementos e uma caldeira de 17Kw de quantos litros deverá ser? Qual será o preço do acumulador adequado para esta instalação e o possível custo da adaptação ao sistema?

Mesmo não tendo respostas ultimamente, vou colocar aqui a minha experiência após ter isolado o sótão. Após colocar este isolamento, consegui ganhar cerca 1,5º durante o dia o que achei bastante bom, o que anteriormente durante o dia a casa perdia temperatura e vinha para os 15º ou menos neste momento mantém-se sempre acima dos 16,5º. Com a caldeira ligada consigo com que a sala, área maior da casa chegue aos 23º ao fim de 3 horas, estando já a 21º ao fim de 1 hora de a ter ligado. Foi um bom investimento e agradeço os vossos conselhos. Visto já ter este maior conforto, queria aumentar o tempo de horas da caldeira ligado ou então ter alguma resposta quanto ao acumulador de inércia.

Alguém tem caldeira Solzaima Douro e que esteja a queimar caroço de azeitona sem fazer qualquer modificação à mesma?
    • Arcade
    • 11 dezembro 2015 editado

# 47

Colocado por: sginhoQuanto ao acumulador de inércia alguém me pode dar indicações? Para 80 elementos e uma caldeira de 17Kw de quantos litros deverá ser? Qual será o preço do acumulador adequado para esta instalação e o possível custo da adaptação ao sistema?

Colocado por: Arcadeque recomendam a regra dos 55l/KW como mínimo.

http://www.haustechnikonline.de/Pufferspeicher-Waermespeicher-Systemspeicher-Schichtenspeicher
    • sginho
    • 11 dezembro 2015 editado

# 48

Segundo o que li, um acumulador de inércia poderá não ser muito eficiente pois o consumo de pellets vai aumentar devido à caldeira ter que ligar mais cedo que o normal para aquecer a água do acumulador para que à mesma hora tenha a casa quente e depois de desligar, pelo que li o acumulador não conseguirá ter a água com temperatura suficiente para aquecer a casa por mais de 2 horas. Penso ser um investimento muito elevado para as vantagens que traz. Corrijam-me se estiver enganado e quem tem que dê o feedback por favor.
    • Arcade
    • 13 dezembro 2015 editado

# 49

Colocado por: sginhoQuanto ao acumulador de inércia alguém me pode dar indicações? Para 80 elementos e uma caldeira de 17Kw de quantos litros deverá ser? Qual será o preço do acumulador adequado para esta instalação e o possível custo da adaptação ao sistema?
    e>

Colocado por: Arcadeque recomendam a regra dos 55l/KW como mínimo.

Enganei-me.
    Para pellets o recomendado é 25 - 35 l / kW
    • sginho
    • 14 dezembro 2015 editado

# 50

Quem tem acumulador de inércia por quantas horas consegue aquecer a vossa casa apenas com a água do acumulador? Na vossa caldeira qual a temperatura da água que definem e acham ideal para ter um conforto/consumo controlado?
  6.  # 51

O meu com PRH deve trabalhar cerca de 1 hora depois da salamandra desligar, mas a minha salamandra esta a aquecer apenas a 45 graus. Quando trabalha o recuperador a agua e aquecida a 70 graus e nao sei quanto tempo trabalha so com o deposito.
    Concordam com este comentário: Extravagancia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erga Omnes
  7.  # 52

Colocado por: ultrahipermegaO meu com PRH deve trabalhar cerca de 1 hora depois da salamandra desligar, mas a minha salamandra esta a aquecer apenas a 45 graus. Quando trabalha o recuperador a agua e aquecida a 70 graus e nao sei quanto tempo trabalha so com o deposito.

E com a água a 45° consegue fazer aquecimento da casa? Ou serve apenas para manter a temperatura já atingida?
    • eu
    • 14 dezembro 2015

# 53

Colocado por: sginhoE com a água a 45° consegue fazer aquecimento da casa?

Com piso radiante, até com 30 graus aquece a casa...
  8.  # 54

45º a caldeira a enviar, mas para o aquecimento apenas vai a 33º
  9.  # 55

Eu com a caldeira a aquecer a água a 60° agora consigo ter a casa a 23° mas queria ter mais rentabilidade dos pellets.. Penso que com mais um pouco de conhecimento conseguiria ter um custo/benefício maior.
    Concordam com este comentário: cerbeira
  10.  # 56

Alguém sabe se este cronotermostato funcionará com as caldeiras da Solzaima?
      cronotermostato.jpg
  11.  # 57

Dá!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cerbeira
  12.  # 58

Colocado por: sginhoAlguém sabe se estecronotermostatofuncionará com as caldeiras da Solzaima?
      cronotermostato.jpg

O quê que isso faz?
  13.  # 59

Colocado por: sergio_pintas
    O quê que isso faz?

Este aparelho sincronizado com a caldeira serve para programarmos a mesma, diariamente a ligar e a desligar a hora pretendida ou então por intervalo de temperaturas/hora como mostra na imagem e vai fazer com que a caldeira desligue sempre que chegue a temperatura determinada e ligue quando descer 1 ou 2 graus. Desta forma conseguimos ter sempre a casa com uma temperatura ambiente agradável e economizar no combustível, neste caso pellets.
  14.  # 60

Colocado por: marcoaraujoAnda à volta de 80%. Uma brutalidade... tenho de investir num bom desumidificador.

Porquê toda esta humidade? O que é que está mal? Isso poderia ser atenuado (50/60%) através de VMC?

0.0269 seg. NEW