Iniciar sessão ou registar-se
    • sginho
    • 1 dezembro 2015 editado

# 1

Boa tarde,

Recentemente instalei um sistema de aquecimento central a pellets em casa.
    A caldeira instalada foi uma Solzaima Douro 17kw e 80 elementos para uma casa de 120m2.
    Pelo que li antes de instalar este sistema, há pessoas com equipamentos do género a conseguir ter a caldeira "ligada" 24h por dia com programações de temperatura diferentes conforme as horas que estão em casa ou não.
    Neste momento tenho a minha caldeira configurada para ligar das 07:00 as 09:00 e das 17:30 as 23:00 com a temperatura da água a 68º (temperatura recomendada pela marca). Com esta configuração está a gastar pouco mais que um saco de 15kg por dia.
    Pelo que li aqui no fórum há pessoas a gastar 800 a 1000kg por Inverno. Pelas minhas contas de Novembro a Março e com o consumo que está a ter vou precisar de cerca de 2500kg o que acho bastante e dispendioso. Outra situação que reparo é que das 09:00 as 17:30 a temperatura caí muito e depois só por volta das 20:00 é que se consegue estar novamente confortável em casa. O que sugerem para ter sempre uma temperatura ambiente agradável na casa dos 16/17º durante o dia e a noite que estamos por casa ter 21º? E mediante esta configuração será possível ter um melhor consumo?

Obrigado.
  1.  # 2

Eu não sei se sera um soluçéao viavel, mas porque não coloca a caldeira a alimentar um deposito de inercia dimensionado correctamente a alimentar os radiadores?
    Assim durante o dia, seria o deposito de inercia a alimentar os radiadores.
    Concordam com este comentário: risantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sginho
  2.  # 3

Colocado por: sginhoOutra situação que reparo é que das 09:00 as 17:30 a temperatura caí muito e depois só por volta das 20:00 é que se consegue estar novamente confortável em casa.

O problema está aqui. Se às 09:00 (quando desliga o aquecimento) tiver 21 ºC em casa, às 17:30 (quando volta a ligar o aquecimento) a temperatura não deverá ter caído abaixo dos 17 ºC.

Com o aquecimento desligado a temperatura deverá diminuir meio grau por hora (no máximo!). Se diminuir mais do que isto, significa que o isolamento térmico que possui em casa é insuficiente.

Qual a temperatura às 09:00 e qual a temperatura que tem às 17:30 ?
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  3.  # 4

Em minha casa perco 1º a cada 12h.
  4.  # 5

Como não tenho conhecimento acerca desse tipo de depósitos de inércia vou explorar um pouco. Mas segundo o pouco que sei, o depósito acumula e conserva a água aquecida pela caldeira certo? Após a água perder a temperatura terá uma resistência que irá ligar para acertar novamente a temperatura ou estou enganado? Não irei depois ficar com 2 consumos, pellets mais electricidade?
  5.  # 6

Colocado por: sginhoComo não tenho conhecimento acerca desse tipo de depósitos de inércia vou explorar um pouco. Mas segundo o pouco que sei, o depósito acumula e conserva a água aquecida pela caldeira certo? Após a água perder a temperatura terá uma resistência que irá ligar para acertar novamente a temperatura ou estou enganado? Não irei depois ficar com 2 consumos, pellets mais electricidade?

o deposito é unicamente aquecido pela caldeira.
  6.  # 7

marcoaraujo
    A temperatura as 09:00 é 20º e as 17:30 na zona mais fria da casa por vezes estão 15º. As 23:00 nessa zona mais fria passa quase sempre os 22º
    Concordo que o isolamento da casa não é o melhor visto já ter 22 anos, apesar de já ter levado rede de isolamento nas paredes exterior e já me aconselharam a colocar lá de rocha na placa do sótão afim de evitar percas de calor pelo tecto. Será que resulta?
  7.  # 8

ultrahipermega
    Então sempre que no depósito a temperatura da água baixar um determinado valor ele dá ordem para ligar a caldeira é isso?
  8.  # 9

Colocado por: sginhojá me aconselharam a colocar lá de rocha na placa do sótão afim de evitar percas de calor pelo tecto. Será que resulta?

Não só resulta como faz maravilhas. E custa-lhe no máximo uns 300 euros se for você a aplicar as mantas de lã.
    Concordam com este comentário: eu, 21papaleguas, Erga Omnes
  9.  # 10

Colocado por: ultrahipermegaEm minha casa perco 1º a cada 12h.

1ºC a cada 12h é muito bom. Que isolamento tem?

Eu este ano ainda não precisei de ligar o recuperador. Apesar de à noite a temperatura exterior cair para 4ºC, tem-me bastado fazer cozinhados no forno que a casa aquece bem. Os vapores da água quente quando tomamos banho também aquecem bem a casa (tenho 65 mm de lã nas paredes 80 mm no tecto). Só com o calor dos banhos e cozinhados consigo ter a casa toda a 17ºC / 18ºC, com 4º C no exterior. Se bem que a maria já me anda a dar cabo do juízo para ligar o recuperador. A ver se esta semana vou comprar pellets à fábrica.
  10.  # 11

Parede dupla com caixa de ar parcialmente prenchida com eps de 6mm.
  11.  # 12

Colocado por: marcoaraujo

1ºC a cada 12h é muito bom. Que isolamento tem?

Eu este ano ainda não precisei de ligar o recuperador. Apesar de à noite a temperatura exterior cair para 4ºC, tem-me bastado fazer cozinhados no forno que a casa aquece bem. Os vapores da água quente quando tomamos banho também aquecem bem a casa (tenho 65 mm de lã nas paredes 80 mm no tecto). Só com o calor dos banhos e cozinhados consigo ter a casa toda a 17ºC / 18ºC, com 4º C no exterior. Se bem que a maria já me anda a dar cabo do juízo para ligar o recuperador. A ver se esta semana vou comprar pellets à fábrica.

E como esta a humidade relativa do ar dentro? Deve andar com uns valores engraçados.
  12.  # 13

Colocado por: ultrahipermega

E como esta a humidade relativa do ar dentro? Deve andar com uns valores engraçados.

Anda à volta de 80%. Uma brutalidade... tenho de investir num bom desumidificador.
  13.  # 14

Não só resulta como faz maravilhas. E custa-lhe no máximo uns 300 euros se for você a aplicar as mantas de lã.

Indicaram-me também o roofmate mas para colocar mesmo no telhado da parte interior e não no chão do sótão.. Qual o melhor? A lã de rocha no chão do sótão ou o roofmate?
  14.  # 15

ultrahipermega

Com o deposito de inércia bem dimensionado e com a caldeira a aquecer a água a 68º, quantas horas conseguiremos ter durante o dia a água quente de forma a continuar a aquecer a casa?
  15.  # 16

Colocado por: sginho

Indicaram-me também o roofmate mas para colocar mesmo no telhado da parte interior e não no chão do sótão.. Qual o melhor? A lã de rocha no chão do sótão ou o roofmate?

Em termos de eficiencia é a mesma coisa. A lã é entre 5 a 10 vezes mais economica, dependendo do que faça. É que a lã basta desenrolar o rolo/manta e deixar prali pousado no chão do sotão. Já o roofmate...
    Concordam com este comentário: sginho
  16.  # 17

a que temperatura vai a água para os radiadores? e quantos módulos tem cada radiador?

Não serei a pessoa mais certa para lhe responder a essa questão, mas vamos fazer o possível.
  17.  # 18

A água está a ser enviada desde que atinja os 50º na caldeira até aos 68º que é o limite que está programada.

Neste momentos as divisões estão assim:
    Sala (28m2) - 26 elementos - 1 radiador com 11 e outro com 15
    Cozinha (20m2) - 5 elementos + caldeira
    Hall 1 (18m2) - 1 radiador com 11 elementos
    Hall 2 (8m2) - 1 radiador com 5 elementos
    Quarto 1 (13m2) - 1 radiador com 9 elementos
    Quarto 2 (13m2) - 1 radiador com 9 elementos
    Quarto 3 (18m2) - 1 radiador com 12 elementos
    WC1 (3m2) e WC2 (5m2) com 1 toalheiro cada um
  18.  # 19

Adquirir um cronotermostato e colocar cabeças termostáticas nos radiadores também poderá ajudar a diminuir o consumo? Nos períodos que indiquei realmente a casa aquece mas a caldeira pouco ou nada abranda quando a água retorna a 68º e acho um consumo exagerado comparado com pessoas que dizem que gastam 1000Kg de pellets por inverno em casas bem maiores.
    • eu
    • 1 dezembro 2015

# 20

Colocado por: marcoaraujoOs vapores da água quente quando tomamos banho também aquecem bem a casa

Isto é que não é nada boa ideia...

0.0228 seg. NEW