Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ktm333
    Eletricidade...

Tem as suas vantagens e desvantagens, mas basta carregar no botão e já está a aquecer ou a arrefecer, dá para todo ano, e dificilmente deixará de ter combustível para ele a não ser que lhe cortem a electricidade.
    Quais quer outros tipos de aquecimento/climatização custam dinheiro uns mais que outros embora o Ar condicionado não seja o mais barato também não é o mais caro.
  2.  # 2

Callinas se ligar o AC a 21 C 24h/24h , quanto gasta num mês?
  3.  # 3

Colocado por: enf.magalhaesCallinas se ligar o AC a 21 C 24h/24h , quanto gasta num mês?

E se o tiver sempre desligado, quanto gasta por mês?
  4.  # 4

Oh... quero frisar é consumo energético.
    Para não usar, mais vale nem por nada e poupa umas massas.
    •  
      GMCQ
    • 6 dezembro 2015

# 5

Tb gasta desligado?
  5.  # 6

A maior parte das pessoas que conheço não liga sequer os sistemas de aquecimento que têm em casa
    Concordam com este comentário: Jpires76
  6.  # 7

Colocado por: enf.magalhaesCallinas se ligar o AC a 21 C 24h/24h , quanto gasta num mês?

isso depende muito dos AC e dos isolamentos da casa.

os meus (2 de 12.000BTU e 1 de 9.000BTU) nos meses mais frios trabalham de semana das 18:00 à meia-noite, não gostamos de dormir com o ac ligado e o fim de semana liga-se quando acordamos até irmos para a cama. o mes que me lembro de ter pago mais de luz, foi de 216€ em abril, porque eles vieram tirar a contagem e fizeram um acerto.

como tenho por habito registar as despesas todas, sei que pago em média 80 euros por mes em luz, não acho muito para ter a casa agradável no inverno e verão.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  7.  # 8

Gasta electricidade, como gasta uma bomba de calor e pellets una caldeira.
    A manutenção é quase nenhuma. Era isso que queria dizer. Já uma caldeira ou salamandra não é bem assim.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  8.  # 9

Há questões que se deve colocar a si próprio antes de se decidir por uma construção de uma moradia.

Preciso mesmo de uma moradia, para a minha vivência diária?
    Que idade tenho? Como será esta casa daqui a 20/30 anos? Tenho filhos? Se sim com que idade? Eles vão sair de casa em breve (5 a 10 anos) como será a minha vivência nesta localidade quando tiver mais idade?
    Em termos de localização, como será o local onde vou construir daqui a 20 anos? Será um local que vai evoluir com mais pessoas e mais serviçoes ou pelo contrário terá tendência a desertificar?
    Quero uma casa para durar quantos anos? Irei vender a mesma daqui a 20 anos ou quero uma coisa que fique de geração em geração, pela sua localização e qualidade do imóvel?

Quanto à casa em si:

É ver as áreas que precisa e o uso que lhe vai dar.

Pela minha experiência, prefiro casas mais compactas, tive uma moradia com boas áreas, nada de exagerado e parecia que a família andava mais "afastada" cada um no seu canto da casa e gastos bem maiores para climatizar, gosto mais de casas compactas onde nos sentimos mais juntos isto ainda com filhos em casa, imagino quando saírem de casa se estivesse na moradia então pareciamos duas aves raras num espaço enorme. Talvez depois dos 40 tenha valorizado também outras coisas, tais como o estar mais próximo de todos os serviços e espaços de lazer.

Mas se fosse contruír uma nova moradia, tinha de ter estes pontos, terreno o mais próximo do centro ou se possível mesmo dentro do centro da localidade, casa pequena e compacta, com áreas pequenas mas abertas, é gasto menos material, desde a estrutura a revestimentos dos chão e paredes, portas, janelas, menos gastos na climatização, permitindo escolher opções de alta qualidade e eficiência. No fundo será ter menos área, mas aumentar ao máximo possível a qualidade dos materiais, por forma a ter o máximo conforto, eficiência e durabilidade.

Exemplo, fazer uma sala com 50m2 e cozinha com 20m2 ao preços que estão os materiais com X orçamento colocaria materiais de gama média, com uma sala e cozinha de menores dimensões colocaria com o mesmo dinheiro materiais de gama alta e sendo bem projetados os espaços por vezes o menor até parece maior, sem contar com o valor que se poupa anualmente em energia para climatizar e mesmo em termos de IMI.
    Concordam com este comentário: jorgferr, ktm333, pauloagsantos, C. Lobo, MRK, JErso
  9.  # 10

Se escolher materiais caros mas daqui a 15 anos estão absoletos está cansado deles e até apetece fazer uma renovacao , ficava mais em conta optar por materiais médios.
    Por outro lado, não sei se a maioria das pessoas apesar de quererem renovar se o fazem, porque se gasta dinheiro e o incomodo de ter obras dentro de casa.
    Tudo tem pros e contras .
  10.  # 11

uma das estratégias será por exemplo, nas partes da casa em que os materiais, revestimentos, produtos etc, sejam de fácil substituição no futuro, optar então ai pelo mais barato.
    não penso que uma diminuição de área por si só seja a grande solução. até porque uma área maior mas mais linha direita fica mais em conta que uma mais pequena mas mais recortada ( maior gasto em mão de obra, desperdício etc...)
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem, riscos, enf.magalhaes
    • jp2011
    • 7 dezembro 2015 editado

# 12

Colocado por: enf.magalhaesSe escolher materiais caros mas daqui a 15 anos estão absoletos está cansado deles e até apetece fazer uma renovacao , ficava mais em conta optar por materiais médios.
    Por outro lado, não sei se a maioria das pessoas apesar de quererem renovar se o fazem, porque se gasta dinheiro e o incomodo de ter obras dentro de casa.
    Tudo tem pros e contras .

Há investimentos que são intemporais e a qualidade de contrução e soluções são de topo daqui por 15 anos serão soluções comuns, mas não deixam de ter qualidade. Um frigorifico de gama alta hoje daqui por 15 anos ainda será um bom frigorifico se vale a pena trocar cada um decidirá.

Mas um bom chão, uma boa qualidade de contrução, uma boa instalação electrica, uma boa canalização, umas boas torneiras, uma boa caixilharia são intemporais, quanto muito poderão ser trocadas daqui a muitos, muitos anos.

A moradia que tive e vendi os materiais eram de qualidade média baixa (construção 2005), em poucos anos nota-se o desgaste nos materiais e pareciam desactualizados, o fraco isolamento nas paredes, a caixilharia e consequente desvalorização do imóvel.

O apartamento que comprei é de construção de 2006 e não tem nada a ver, desde chão, madeiras, torneiras, janelas, etc... em termos de conforto, sem climatização ligada é impecável, sinceramente tive vontade de actualizar a cozinha e os WC, mas foi apenas uma vontade passageira, que após a utilização dos mesmos, pensei "isto ainda está num excelente estado" e não está tão desactualizado assim, comparados com os que tinha na moradia estes parecem ter sido postos agora e com design atual. Portanto a troca seria mesmo por capricho, não por necessidade.

Há casas com 30 ou 40 anos precisam de renovação completa e há casas com a mesma idade que com uma actualização ficam excelentes, tudo depende da qualidade da carcaça.

O design arrojado de hoje será muito mais cedo obsoleto. O que achamos hoje espetacular, amanhã não tem graça, o que achamos hoje sem sal, continua sem sal, mas actual.

Dois carros do mesmo ano, com 17 anos

Desenho arrojado para a época

xsara

Desenho conservador

golf
  11.  # 13

O Citroen XM saiu em 1989 e o Golf IV em 1997. Essa comparação não é muito válida.
    Concordam com este comentário: jp2011
    • jp2011
    • 7 dezembro 2015 editado

# 14

Colocado por: tostexO Citroen XM saiu em 1989 e o Golf IV em 1997. Essa comparação não é muito válida.
    Concordam com este comentário:jp2011

Epá...tem razão não reparei nesse pormenor, mas ficou a ideia transmitida.
  12.  # 15

vou fazer um 224m2 com garagem sem sem enterrada e os orçamentos são de 135+iva pode nos meus topicos
  13.  # 16

Nelson-Ricardo 135000 euros? muito bom! Que sistema de aquecimento está incluído?
  14.  # 17

pre intalação de ac e no res-chao recuperador dupla face (cozinha/sala de jantar e sala de estar
    a garagem ja está nos 224m2
    bomba calor para aqs e painel solar para ajudar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: enf.magalhaes
  15.  # 18

Colocado por: jp2011mas ficou a ideia transmitida.

Compreende-se o que queria transmitir, mas 8 anos de evolução na estética e tecnologia fazem muita diferença.

O exemplo não foi muito bem conseguido.
  16.  # 19

Fiat Multipla 2002

Vs

Toyota cellica 2002

Assim está melhor?
    Concordam com este comentário: sousa tavares
    •  
      GMCQ
    • 7 dezembro 2015

# 20

Muito melhor... ''Vou já comprar!''