Colocado por: paionensejá agora, que estores vai utilizar. O meu arquiteto não quer estores exteriores com caixa interna pelo que a solução, que eu conheça, só os estores exteriores (tipo brisa solar) que são bem mais caras,certo?
Colocado por: paionenseO meu arquiteto não quer
Colocado por: paionense
Posso perguntar onde pediu esse orçamento e em que zona do país é~?
Obrigado
Acho que aqui há uma coisa importante a realçar. Eu nunca disse que iria fazer a casa que descrevi. O que quero é saber em quanto fica essa casa para saber o que tenho de alterar para ir de encontro ao meu orçamento. Por isso, esse comentários " se não tem dinheiro para fazer casa não faça" não colam. Eu acho que estou a ser consciente do processo de construção e dos gastos que implica por isso estou permeável a alterações que vão de encontro ao que pretendo dentro do orçamento a que me disponho. Só isso. Depois o que pedi foram sugestões onde poderia economizar sem comprometer a qualidade geral da casa. Serão as áreas da casa o único factor que afeta o preço final da construção?
- já sei que o facto de ter cave encarece, mas não é uma opção para mim
- ja sei que AC acaba por ser mais economico embora em termos de saúde tenha provavelmente de optar por outra solução
- já sei que os acabamentos devem ter alguma qualidade
- já sei que os preços dos construtores não incluem IVA
Ainda assim acho que o meu valor disponivel é possivel construir
ObrigadoEstas pessoas agradeceram este comentário:jp2011
Colocado por: santosvieiraVou dar a minha opinião pessoal baseada na minha experiência como dono de obra. A minha casa esta a ser construida neste momento e tem cerca de 190 m2 brutos no R/C (tem 135 m2 uteis, o restante são varandas e terraço) e area igual da cave. Arquitectura tipo "tradicional" com telhado de 2 aguas.
Penso que conseguira construir por 150 mil euros (incluindo IVA), mas tera de fazer algumas concessões. Eu tenho um amigo meu que esta a finalizar a construção da sua casa, que tem as mesmas areas que a minha e foi o mesmo construtor. Posso dizer-lhe que no total da obra existem diferenças de cerca de 25 mil euros (a minha mais cara que a dele), pois ele estava mais limitado em termos de orçamento, mas também teve que abdicar de algumas coisas.
So para ter um ideia, reduziu ao maximo a qualidade dos isolamentos termicos, caixilharias, carpintarias,... Acabou por instalar apenas solar termico, sem qualquer tipo de aquecimento central (nem mesmo pré-instalação foi colocada).
Isto é so para ter uma ideia que tudo é possivel, mas cada caso é um caso.
Colocado por: paionenseSo para desenterrar este tópico e fazer uma atualização, neste momento continuamos em fase de projecto. provavelmente iremos abandonar o projecto original e pegar nalgumas ideias aqui debatidas como o redimensionamento de áreas, opção por uma arquitectura tradicional para poder construir uma casa mais compacta mas com mais conforto. Vamos a ver se desta vai... Já ando há anos nisto e com o passar do tempo começo a ver as coisas com outras perspectivas. Além disso uma casa grande terá que ter uma manutenção mais cara e mais vale uma casa pequena bem mantida do que uma grande sem manutenção como vejo tantas nos meus amigos
Colocado por: enf.magalhaesOlhe : só lhe digo uma coisa : se soubesse que isto de construir dava tanto trabalho e me ia chatear tanto ... nao sei não se optava outra vez por construir.
Colocado por: enf.magalhaesOlhe : só lhe digo uma coisa : se soubesse que isto de construir dava tanto trabalho e me ia chatear tanto ... nao sei não se optava outra vez por construir.
Colocado por: enf.magalhaesA minha estrutura em betão está impecável e a casa vai ficar linda .. mas decidir estes mil e um pormenores para quem não é do ramo e não percebe .... é exaustivo.