Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: paionensejá agora, que estores vai utilizar. O meu arquiteto não quer estores exteriores com caixa interna pelo que a solução, que eu conheça, só os estores exteriores (tipo brisa solar) que são bem mais caras,certo?

A casa é sua ou do arquitecto?
    Concerteza que ele lhe referiu as mais valias a brisa solar, certo?
    Não conheço o seu caso, mas é um pouco inconcebível ter numa zona de estar virada ao sol persianas, num dia de sol está na sala e de persiana baixa?!
  2.  # 2

Colocado por: paionenseO meu arquiteto não quer

Lá estamos nós!... A casa é para si ou para o arquiteto? Quem a vai pagar: o paionense ou o arquiteto?
    •  
      GMCQ
    • 8 dezembro 2015

# 3

Aqui à tempos andou-se a falar nesse assunto sobre até que ponto deveriam ser os srs arqs a decidir o que leva a casa... Gostos pessoais do arq. VS gosto pessoal do DO. Isto dava um tópico novo.
    Concordam com este comentário: jp2011
    • VXMC
    • 8 dezembro 2015

# 4

Paionense não facilite em relação ao arquiteto, a obra é sua e é você quem vai pagar. O arquiteto pode e deve dar a opinião pois é quem vai idealizar e desenvolver o projeto mas a ultima palavra é sua!
    Concordam com este comentário: jp2011
  3.  # 5

Colocado por: paionense

Posso perguntar onde pediu esse orçamento e em que zona do país é~?
    Obrigado

Acho que aqui há uma coisa importante a realçar. Eu nunca disse que iria fazer a casa que descrevi. O que quero é saber em quanto fica essa casa para saber o que tenho de alterar para ir de encontro ao meu orçamento. Por isso, esse comentários " se não tem dinheiro para fazer casa não faça" não colam. Eu acho que estou a ser consciente do processo de construção e dos gastos que implica por isso estou permeável a alterações que vão de encontro ao que pretendo dentro do orçamento a que me disponho. Só isso. Depois o que pedi foram sugestões onde poderia economizar sem comprometer a qualidade geral da casa. Serão as áreas da casa o único factor que afeta o preço final da construção?
    - já sei que o facto de ter cave encarece, mas não é uma opção para mim
    - ja sei que AC acaba por ser mais economico embora em termos de saúde tenha provavelmente de optar por outra solução
    - já sei que os acabamentos devem ter alguma qualidade
    - já sei que os preços dos construtores não incluem IVA

Ainda assim acho que o meu valor disponivel é possivel construir

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jp2011

Há inúmeros factores que encarecem a construção desde a concepção do projecto, do construtor, acabamentos, soluções construtivas, mas a área é uma delas e muito importante, tendo x de orçamento, poderá optar por área maior com menor qualidade construtiva ou área menor com maior qualidade construtiva. Sendo uma casa para si, na carcaça da casa não pouparia, o que não falta aí à venda são casas com uma carcaça fraca e com os supostos acabamentos de luxo que passados meia duzia de anos já precisam de intervenção. Mas é uma opção pessoal sua.
  4.  # 6

Colocado por: santosvieiraVou dar a minha opinião pessoal baseada na minha experiência como dono de obra. A minha casa esta a ser construida neste momento e tem cerca de 190 m2 brutos no R/C (tem 135 m2 uteis, o restante são varandas e terraço) e area igual da cave. Arquitectura tipo "tradicional" com telhado de 2 aguas.
    Penso que conseguira construir por 150 mil euros (incluindo IVA), mas tera de fazer algumas concessões. Eu tenho um amigo meu que esta a finalizar a construção da sua casa, que tem as mesmas areas que a minha e foi o mesmo construtor. Posso dizer-lhe que no total da obra existem diferenças de cerca de 25 mil euros (a minha mais cara que a dele), pois ele estava mais limitado em termos de orçamento, mas também teve que abdicar de algumas coisas.
    So para ter um ideia, reduziu ao maximo a qualidade dos isolamentos termicos, caixilharias, carpintarias,... Acabou por instalar apenas solar termico, sem qualquer tipo de aquecimento central (nem mesmo pré-instalação foi colocada).
    Isto é so para ter uma ideia que tudo é possivel, mas cada caso é um caso.

Olhe eu também tenho varandas e digo-lhe que na minha opinião é uma área mal empregada só lá vou para sacudir os tapetes e lavar a varanda porque acumula pó.
    Desde já boa sorte para o resto da construção.
    Concordam com este comentário: ecogreenbuilding
  5.  # 7

Eu tenho varanda. Embora seja mais uma despesa sem grande utilidade, a mesma faz sombra por isso, está ai a sua utilidade
  6.  # 8

Mais vale pouco mas bom, do que muito e réles.
    Mas pronto cada um sabe de si.
    Do que vale ter uma casa com 300m2 para 3 ou 4 residentes quando depois se anda a tremer de frio dentro de casa, para não falar em andar com a corda ao pescoço a vida toda.
    Projectos de fachada é o que mais se vê por aí.
    Somos nós consumidores finais que temos de escolher o que queremos e não o que nos impõem.
    Não é por ser bonito que vai ser bom...
    Concordam com este comentário: ecogreenbuilding
  7.  # 9

So para desenterrar este tópico e fazer uma atualização, neste momento continuamos em fase de projecto. provavelmente iremos abandonar o projecto original e pegar nalgumas ideias aqui debatidas como o redimensionamento de áreas, opção por uma arquitectura tradicional para poder construir uma casa mais compacta mas com mais conforto. Vamos a ver se desta vai... Já ando há anos nisto e com o passar do tempo começo a ver as coisas com outras perspectivas. Além disso uma casa grande terá que ter uma manutenção mais cara e mais vale uma casa pequena bem mantida do que uma grande sem manutenção como vejo tantas nos meus amigos
    Concordam com este comentário: GMCQ, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JErso
    • emad
    • 17 abril 2017 editado

# 10

Você por este andar vai penar mais do que eu.
    Concordam com este comentário: espt
    •  
      GMCQ
    • 17 abril 2017

# 11

Colocado por: paionenseSo para desenterrar este tópico e fazer uma atualização, neste momento continuamos em fase de projecto. provavelmente iremos abandonar o projecto original e pegar nalgumas ideias aqui debatidas como o redimensionamento de áreas, opção por uma arquitectura tradicional para poder construir uma casa mais compacta mas com mais conforto. Vamos a ver se desta vai... Já ando há anos nisto e com o passar do tempo começo a ver as coisas com outras perspectivas. Além disso uma casa grande terá que ter uma manutenção mais cara e mais vale uma casa pequena bem mantida do que uma grande sem manutenção como vejo tantas nos meus amigos
    Concordam com este comentário:GMCQ

Isto é como vc querer muito um ferrari e depois não ter dinheiro para o selo, para as revisões, para a gasolina!! Enfim não há nada como ter os pés bem assentes no chão!
    Concordam com este comentário: sposilva, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paionense
  8.  # 12

Olhe : só lhe digo uma coisa : se soubesse que isto de construir dava tanto trabalho e me ia chatear tanto ... nao sei não se optava outra vez por construir.
    Concordam com este comentário: Flavita
    • emad
    • 17 abril 2017

# 13

Colocado por: enf.magalhaesOlhe : só lhe digo uma coisa : se soubesse que isto de construir dava tanto trabalho e me ia chatear tanto ... nao sei não se optava outra vez por construir.

Eh lá. Mais um!?
    Magalhães força aí. Não desista. O pior que lhe pode acontecer é ficar com cabelos brancos e ficar mais liso do que vai pensar.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  9.  # 14

Colocado por: enf.magalhaesOlhe : só lhe digo uma coisa : se soubesse que isto de construir dava tanto trabalho e me ia chatear tanto ... nao sei não se optava outra vez por construir.

Caro amigo, ainda na luta?
    Força nisso. Conselhos dos bons agradecem-se! Que trabalhos está a ter acima do esperado?

Eu devo mandar tudo abaixo do projecto que partilhámos e partir para outra equipa de projectistas
  10.  # 15

Ou eu tenho requisitos de qualidade baixos oh não sei. Sinceramente não me arrependo de construir, ainda não ganhei muitas brancas nem dores de cabeça.
    Sim o prazo está atrasado, tirando isso... Tudo vai nos conformes.
  11.  # 16

Simples, bons e maus profissionais, quem aposta nos maus, inevitavelmente tem esses dissabores..
  12.  # 17

Logo no início tive de fazer um muro de suporte de pedra que na parte mais alta tem 8 metros de altura e 2 metros de espessura e 30 m de comprimento só aí foram 15k , e porque escolhi em pedra porque se fosse em betão eram 26K. Peça sempre orçamento nos trabalhos extra e desconfie quando dizem isto é barato. Peça valores concretos . Nas especialidades peça vários orçamentos . So na electricidade tive orçamento de 4300 euros outro de 6 mil , outro de 12 mil e houve um que pediu 19 mil . Lol . Sem falar no tempo que a gente perde a ver isto . É cada artista que vem diz que é melhor fazer assim é assado . Há alturas que dá um no . Cuidado com a largura das janelas . Tenho uma janela de 4,75 m de largura , ora eu não sabia mas acima dos 3, 5 metros tem de se dividir o estor. Cuidado com a altura do tecto falso à lage . 20 cm e muito curto uma caixa de estores precisa de 26 cm e ac por condutas precisa de 25 cm de espaço....e podia continuar . E a minha obra não teve nenhum problema como se vê aqui no fórum e mesmo assim já perdi algumas noites de sono ....
    Concordam com este comentário: emad
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ, JErso
  13.  # 18

A minha estrutura em betão está impecável e a casa vai ficar linda .. mas decidir estes mil e um pormenores para quem não é do ramo e não percebe .... é exaustivo.
    Concordam com este comentário: emad
  14.  # 19

Colocado por: enf.magalhaesA minha estrutura em betão está impecável e a casa vai ficar linda .. mas decidir estes mil e um pormenores para quem não é do ramo e não percebe .... é exaustivo.

Só o faz porque gosta, há formas de fazer casa sem qualquer chatice.
    • emad
    • 17 abril 2017

# 20

Magalhães o que eu o percebo.
    Construir casa até pode trazer coisas boas, mas não vale o que se passa até ao fim.
    Eu estou como o Magalhães, se tivesse os azares e dissabores que alguns DO relatam por aqui, então é que eu já tinha implodido o raio da casa.
    E digo muitas vezes a minha esposa, se o nosso filho não quiser ficar com a casa um dia mais tarde, vendo-a e dou-lhe o dinheiro e digo-lhe agora compra o que quiseres, menos construir. Mas o melhor é arrendar.
    Vou ver se ponho boas ideias na cabeça do meu filho até ele ter idade suficiente para não cometer os meus erros.

0.0271 seg. NEW