Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Venho questionar-vos se é complicado e moroso colocar um estendal de tecto (daqueles com fio e roldanas), tal como me quiseram fazer crer hoje. Se alguém já colocou ou viu colocar algum, quanto tempo demorará em mãos experientes, isto pressupondo, pelo menos, 2 pessoas a trabalhar.
  2.  # 2

    Dependendo muito do tamanho do estendal assim como da altura do suporte e das ferramentas disponíveis para a correcta execução desse trabalho, penso que em menos de uma hora (com direito a pausa pelo meio) se consiga realizar isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  3.  # 3

    Agradeço a sua opinião. É que me foi sugerido colocar outro tipo de estendal (de parede, por exemplo) para evitar tal trabalho...
  4.  # 4

    Isso basicamente são quatro furos ao tecto, montar as roldanas, uns suportes à parede e passar as cordas e ajustar os tamanhos das mesmas. Não me parece que seja necessária formação académica.

    Já tem o estendal ou sabe qual o modelo do mesmo?
  5.  # 5

    Percebo o que me diz e também me parece ser assim, faz sentido. Inclusivé já o adquiri e a pessoa que o iria montar disse que poderia demorar bastante tempo (do tipo meio dia) a colocá-lo corretamente e com a ajuda obrigatória de outra pessoa. Trata-se de um estendal de 1,20m de comprimento, com o tal sistema que descreveu.
  6.  # 6

    Compreendo que tudo tem a sua técnica, a sua arte até, mas pareceu-me uma coisa complexa de realizar para a pessoa em questão, sobretudo devido ao tempo que poderia demorar a montar.
  7.  # 7

    Numa breve pesquisa na Internet encontra imagens tipo esquema de montagem em que é fácil entender a aplicação.

  8.  # 8

    Agradeço, mais uma vez, a sua atenção e ajuda.
    Eu até compreendo o esquema, não consigo é montá-lo eu. Julgo que irei contatar outra pessoa que inspire mais à vontade para o montar. Julgo que isto é fundamental para atribuirmos um trabalho remunerado a uma pessoa.
  9.  # 9

    Para fazer tantos furos sobretudo no teto vai precisar de uma dorna (um berbequim profissional). Usar o tradicional Black&Decker não vai funcionar. Por isso é melhor arranjar um profissional o que nem sempre é fácil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  10.  # 10

    Colocado por: CarvaiPara fazer tantos furos sobretudo no teto vai precisar de uma dorna (um berbequim profissional). Usar o tradicional Black&Decker não vai funcionar. Por isso é melhor arranjar um profissional o que nem sempre é fácil.

    Qualquer bricoleiro com ferramenta rudimentar faz isso!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
    •  
      GMCQ
    • 10 dezembro 2015

     # 11

    Até o meu Dexter de estimação é capaz de fazer isso!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  11.  # 12

    Agradeço as vossas respostas. Por isso mesmo, ao querer arranjar alguém que supostamente me faria esse trabalho, não queria acreditar que seria uma coisa assim tão difícil e morosa...
  12.  # 13

    ... ao ponto de receber logo o conselho para mudar de estilo de estendal porque este seria muito difícil... Para um profissional, até fica mal.
    •  
      GMCQ
    • 10 dezembro 2015

     # 14

    Se não for indiscrição... porquê um estendal de tecto?
  13.  # 15

    Temos espaço exterior mas sem qualquer tipo de proteção/tecto para secar a roupa no Inverno. A lavandaria é na cave com uma janela larga no topo da mesma, pelo que o objetivo seria colocá-la no tecto, mesmo em frente à janela. Ainda não se equacionou o uso de máquina de secar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
    •  
      GMCQ
    • 10 dezembro 2015

     # 16

    Eu cá em casa em situações mais dificeis uso a maquina de secar, mas não é habitual, só mesmo quando tem que ser... mas a verdade é que as chuvas ainda não apertaram, quando elas chegarem em força é que vai ser...
  14.  # 17

    Como tenho conseguido resolver razoavelmente a secagem da roupa no Inverno ainda não se pensou nisso. Até porque gosto da roupa seca ao vento e ao sol no Verão.
  15.  # 18

    Colocado por: SMMTMCompreendo que tudo tem a sua técnica, a sua arte até, mas pareceu-me uma coisa complexa de realizar para a pessoa em questão, sobretudo devido ao tempo que poderia demorar a montar.

    Tudo tem a sua arte, para ficar mesmo direito, pelo menos uma hora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  16.  # 19

    Colocado por: SMMTM (...) Se alguém já colocou ou viu colocar algum (...)

    O nosso estendal de tecto é semelhante ao da imagem. Foi montado pelo dono da casa e não foi muito difícil. Todavia, tem os seus inconvenientes: se a roupa for muito pesada não é muito prático a subir e a descer. Com a continuação do desce e sobe, as cordas ficam fragilizadas e cedem ao peso da roupa, o que implica substituir, amiudadas vezes, as cordas. A solução foi fixá-lo no tecto , deixá-lo a 30 cm do topo, e utilizar um escadote para estender a roupa lá no topo. No momento de estender é bom ter um ajudante, para não andar a subir e a descer enquanto se estende a roupa.
    No nosso caso, no tecto da marquise, entre as paredes da varanda, deu para fixar, ainda, duas roldanas (para além do estendal) fizemos outro, no qual estendemos a roupa sem sair do lugar, rolando apenas a corda do estendal. Não sei se me fiz entender, mas as cordas originais lá se mantêm presas sem saírem do lugar. Só assim!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  17.  # 20

    Agradeço o seu testemunho também. Eu percebo que não é um sistema ideal mas para Inverno talvez seja mesmo o melhor nesta situação. De Abril-Maio até Novembro conseguimos sempre secar a roupa no exterior, pelo que seria sempre uma solução temporária.
 
0.0205 seg. NEW