Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Foi pedido inicialmente que fizesse o projecto entre 100000 a 120000 euros. Mas não sei devido aos envidraçados se irá ser possivel.
  2.  # 2

Colocado por: marco1psferreira

há coisas também que dependem muito do sitio em si e da região. Não pode ser encarado como algo standard para qualquer casa, tanto mais que existem sempre soluções acessórias a complementar esta ou aquela opção.
    por exemplo é facto que uma casa no interior alentejano não convem ter janelas grandes viradas a sul sem estarem COMPLETAMENTE protegidas.
    já mais a norte com uma boa caixilharia, não faz mal ter algum sol do meio dia a entrar em casa.
    já agora a sua casa é para onde?

obrigado Marco1 e Luispereira

pois...tem toda a lógica, só agora é que começei a reparar nos pormenores das casas, quando se pensa em construir...
    tenho reparado em algumas que com as palas, aliás mais nos apendres agora no inverno, ficam sombrias, frias...

eu como quero usufruir da sala, cozinha para o exterior e em principio ficaram viradas para sudoeste, daí estes pedidos de esclarecimentos.

marco1, se for num telhado com beirado tradicional o máximo é 1.20? penso que foi isto que a arquitecta me disse (estou á espera da novo esboço)

distrito de Viseu, mais para Norte
  3.  # 3

Colocado por: construircasaFoi pedido inicialmente que fizesse o projecto entre 100000 a 120000 euros. Mas não sei devido aos envidraçados se irá ser possivel.

Eu não sei se esses valores são com ou sem IVA, mas uma coisa lhe digo: nem que não ponha envidraçados, isso é impossive! Das duas uma: ou o seu arquitecto anda a brinca consigo, ou você anda mesma tapadinho.
    Agora mesmo a sério, você acha uma casa dessas exequivel por esses valores??
  4.  # 4

Colocado por: construircasaFoi pedido inicialmente que fizesse o projecto entre 100000 a 120000 euros. Mas não sei devido aos envidraçados se irá ser possivel.

Mesmo reduzindo esses envidraçados parece-me muito curto.
    Quantos m2 tem a casa?
  5.  # 5

penso que 205mts2 sem anexos.

quanto acham que poderá custar assim uma casa?
  6.  # 6

Muito bem gerida faça contas a 600 euros o m2...

Mas cuidado com o IVA e os deslizes, são tão fáceis!!!!
  7.  # 7

eu estive a somar as areas uteis da casa e colocando de lado o anexo e a piscina e todos os arranjos exteriores acho difícel fazer a casa por menos de 150.000€, mas isso sou eu a mandar um valor ao alto.

se o "contruircasa" está preocupado que os vãos da sala e quarto sejam caros e que se calhar não vai fazer a lavandaria já para não encarecer o custo da casa é importante saber o dinheiro que você pretende gastar para lhe dizermos se pode começar a pensar noutro projecto ou não.

É que quando e olha para o projecto nota-se que o arquitecto não teve a preocupação de "poupar" dinheiro. Ou pelo menos não lhe soube explicar os custos das limitações que você lhe deu.

Por exemplo, uma casa em L tem muito mais paredes exteriores e mais zonas de circulação do que uma casa rectangular. Logo à partida uma casa em L ficará mais cara do que uma casa rectangular equivalente.

Só a questão dos vãos, subsituir esse vãos todos por portas sacadas com 1,20m cada, uma em cada quarto, duas na sala e uma porta normal na cozinha pode-lhe fazer poupar 5.000€ a 10.000€ no custo final da casa
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  8.  # 8

eu cá gostava mais de uma casa assim tendo em vista o norte ser para cima
      IMG_20151211_153557127.jpg
  9.  # 9

Colocado por: pauloagsantoseu estive a somar as areas uteis da casa e colocando de lado o anexo e a piscina e todos os arranjos exteriores acho difícel fazer a casa por menos de 150.000€, mas isso sou eu a mandar um valor ao alto.
    A contas não se fazem á área útil mas sim á bruta a não ser que faça uma casa sem paredes
  10.  # 10

Colocado por: marco1eu cá gostava mais de uma casa assim tendo em vista o norte ser para cima

A orientação solar seria perfeita.
    pena a cozinha ficar entre a sala e os quartos, não?
  11.  # 11

não, para mim é perfeito pois está no "centro" e liga tudo e tem vista a nascente para logo de manhã tomar um pequeno almoço com luz
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, MRK
  12.  # 12

A nível de tubagem de esgotos e rede de águasvai pagar excessivamente muitos metros de tubagem que lhe vão percorrer a casa toda tendo a cozinha num extremo e uma WC noutro extremo, a nível de laje para essa casa vai ter uma laje entre os 17 e os 20 cm, e uns pilares brutos nas paredes a Este. Não esta a ser bem aconselhado para os valores que quer gastar.
  13.  # 13

Muito obrigado por todas as opiniões.

Como disse ainda estamos numa fase muito inicial e por isso todas as vossas opiniões são interessantes e importantes.

marco1

Realmente se a casa ficasse virada assim a exposição solar ia ser óptima e percebo a entrada estar ao pé do anexo, só que como a sala também iria ser envidraçada iria ficar muito visível para a estrada, logo não existia muita privacidade.
  14.  # 14

Colocado por: marco1não, para mim é perfeito pois está no "centro" e liga tudo e tem vista a nascente para logo de manhã tomar um pequeno almoço com luz

Para mim seria um problema.

Sempre que nos fôssemos deitar a minha mulher reparava que me tinha baldado à louça.
  15.  # 15

isso da privacidade há tanta forma de dar a volta
  16.  # 16

Colocado por: marco1não, para mim é perfeito pois está no "centro" e liga tudo e tem vista a nascente para logo de manhã tomar um pequeno almoço com luz

Concordo plenamente, actualmente onde moro a cozinha está virada a norte e o quarto a nascente, que diferença enorme, ou ter logo o sol pela manha ou não!
  17.  # 17

Colocado por: psferreira2013

Concordo plenamente, actualmente onde moro a cozinha está virada a norte e o quarto a nascente, que diferença enorme, ou ter logo o sol pela manha ou não!

A minha cozinha é a Sul e gosto mais assim do que a Norte, porque o pequeno almoço é sempre a correr em 10 está feito e comido.
    E usufruo do sol, ao almoço, lanche (fds) e jantar (verão).
    Pelo que depende muito da vivência de cada um.

Para mim ter cozinha com sol só ao pequeno almoço era só desvantagens. E eu não tive opção de escolha, mas ainda bem que está virada a Sul
  18.  # 18

Ainda hoje estive a brincar com esta ferramenta deixada pelo Pedro Barradas neste fórum há muito tempo atrás.
    Permite ter uma ideia da dimensão que as palas devem ter!

http://susdesign.com/tools.php

cumps
  19.  # 19

Colocado por: Rodri12

A minha cozinha é a Sul e gosto mais assim do que a Norte, porque o pequeno almoço é sempre a correr em 10 está feito e comido.
    E usufruo do sol, ao almoço, lanche (fds) e jantar (verão).
    Pelo que depende muito da vivência de cada um.

Para mim ter cozinha com sol só ao pequeno almoço era só desvantagens. E eu não tive opção de escolha, mas ainda bem que está virada a Sul

tem razao, quando o marco1 mencionou, pensei que anteriormente estava a norte

sim também partilho dessa opinião, para mim a nascente ou a sul é o que mais gosto...e se for dos dois lados melhor!
  20.  # 20

para isso é que o arquitecto serve, para conjugar n factores num projecto e não estar limitado á planta da praxe
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, LuisPereira

0.0181 seg. NEW