Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: marco1essa perna não incomoda nada a cadeira, tem espaço e até dá muito jeito para meter o pé.

No meu 1º escritório tive precisamente essa secretária e essa cadeira. A cadeira era demasiado escorregadia e a barra da secretária de fato incomodada pois estava exatamente no ligar da posição dos pés.
    Confesso que a cadeira sempre a achei bué da feia. Como em tudo tb no design há peças mais felizes que outras
  2.  # 42

Chamam-se Nel & Maria, 2 mesas-de-cabeceira que em 2013, venceram na categoria de mobiliário a 5ª edição dos Projetos Originais Portugueses. Peças criadas por 2 antigos alunos da licenciatura de design da Universidade de Aveiro. (a melhor escola de design do mundo)
      11192.gif
  3.  # 43

pessoalmente nao achei piada a essas peças desse Daciano da Costa.
    Mas continuo maravilhado com as coisas da Olaio e contente por saber que estarão de volta em 2016.
  4.  # 44

Coleção Amélie da Porcel, peças da colega Helena Boia
      0003D8CA53CDB8_jpg_860.jpg
  5.  # 45

Linha Thecno da cifial, design Carlos Aguiar, um dos melhores professores que tive.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexluxx
      Figura1.jpg
  6.  # 46

Colocado por: AlexluxxCadeira Coração ou Rabo de Bacalhau- origem incerta - supostamente a primeira cadeira de design português - desenvolvida durante o séc. XVIII, copiando modelos de cadeiras setecentistas, com inspiração palaciana.

claramente influenciada pela "cadeira de windsor", principalmente as pernas.
    Concordam com este comentário: Alexluxx
  7.  # 47

Toma
      Zepovinho.jpg
      couve-acucareiro.jpg
  8.  # 48

:)
    Concordam com este comentário: LuisPereira, Alexluxx
      bic 1.jpg
  9.  # 49

Não vou discutir o sexo dos anjos :)
    Entendo o que alguns dizem - as chamadas "instalações" - por vezes não se entende o que tem de admirável ou extraordinário, ou por exemplo, fotos que dão direito a exposição (com uma saída ou entrada particular do corpo humano - A foto do "olho do C..." - não vou colocar aqui :).

Arte - pintura; escultura; fotografia, etc só por contemplação - sem qualquer objectivo prático de cumprir uma função utilitária (excluo o fotojornalismo que para além da arte cumpre função, e da pintura e escultura igualmente com esse propósito, e porque não os grafitti. Tem a ver com a estética de cada um - existe grafitti que adoro, outro que detesto, assim como de uma maneira geral não gosto nada de pinturas de natureza morta. O meu gosto pessoal vai desde a pop art a artistas como, por exemplo, Athos Bulcão, Nadir Afonso - mas isso vale o que vale - é o meu sentido estético pessoal. Gosto de forma geral de objectos Art Deco, Art Nouveau - alguns edifícios gosto, outros não. Gosto de ambientes tipo "industrial". Gosto dos interiores do autodidacta Paulo Lobo!

Design falhado - quando o objecto não foi pensado no seu carácter utilitário/prático e não cumpre na perfeição essa parte "prática" - contudo, por vezes não deixa de ser esteticamente interessante.

Por exemplo, Zedasilva, eu "detesto" a onda das coisas da Boca do Lobo, a minha leitura - peças para novo rico :) ou para sheiks :) - ostentação, fausto exagerado mas não lhes nego lugar no design - quem sou eu! Até imagino UMA peça daquelas a chocar um ambiente mais "clean" - agora todo um ambiente decorado assim? As peças Nel & Maria - gosto das mesinhas - excepto dos chapéus :) - mas admito a criatividade das peças :); colecção Amélie - gosto do bule; leiteira e chávenas - mas não gosto dos pratos! :)... mas gosto muito das bicicletas ZèdaSilva!!!

Olaio - José Espinho - gosto de quase tudo - mas também existem peças que "gosto menos", Daciano da Costa - tem peças que gosto muito, outras (Longra) nem por isso. Tinha duas daquelas cadeiras/poltronas com pés em ferro pesado - e era mesmo pesado - pouco prático - dei a um amigo fotógrafo, com um estúdio tipo armazém industrial - ficou lindamente enquadrado.

Mas eu não sei discutir arte, pintura, escultura, fotografia, arquitectura, design - melhor dizendo - sei o que gosto e não gosto, mas não tenho nenhum tipo de formação académica - sou apenas uma apaixonada, e gosto de criar ambientes, transformo algumas peças - por aí.

Dito isto, e mais não escrevo :) - a partir de agora prometo que só coloco imagens - o intuito do tópico é colocar peças de design português que de uma forma ou outra influenciaram e marcaram uma determinada época - quer pela originalidade, quer pela função, quer pela estética - só isso :)
    Concordam com este comentário: zedasilva, LuisPereira
  10.  # 50

António Garcia - 1925-2015

"António Garcia foi um Arquitecto e Designer ‘Global’ português.

Figura de referência no Design Português, a sua obra estende-se nas áreas do Design de Comunicação, Design de Equipamento e Design de Interiores, sendo comparado a Peter Behrens devido à sua capacidade de projectar nas mais diversas escalas. O seu trabalho mais reconhecido é o design das embalagens de tabaco SG Filtro, SG Ventil, SG Gigante e Ritz; as capas de clássicos da Literatura para a editora Ulisseia; e a cadeira Osaka exposta na Expo Osaka’70.

Tal como outros designers da sua geração—pioneira no ‘Design’ Português—, dividia a sua actividade e interesse com a Arquitectura, foi considerado auto-didacta e integrava-se na elite do Design Português, colaborando com Sena da Silva (1 ano mais novo) nos anos 50, e associando-se a Daciano da Costa (5 anos mais novo) em 1974."

osaka

cadeira

gazela

cubox

orwell

moravia

tabaco
  11.  # 51

TODO o material produzido pela Casa Hipólito.
  12.  # 52

Colocado por: Obras em casaTODO o material produzido pela Casa Hipólito.

É a casa que produzia os candeeiros portáteis, Petromax, certo?

A CASA HIPÓLITO marcou todo o século XX de Torres Vedras. Teve origem na pequena oficina de latoaria de António Hipólito, aberta em 1902 na Rua Serpa Pinto, e ao longo do século cresceu, passou por uma fase de esplendor, entrou em decadência e extinguiu-se em 1999.

casa hipólito

hipólito

hipólito

candeeiro

base

candeeiro

candeeiro

hipólito
  13.  # 53

Petromax... boas recordações, ainda me lembro do cheiro!
    Chamava-mos petromax por ser originários da marca alemã Petromax... a Casa Hipolito fazia replicas :-)
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexluxx
  14.  # 54

Petromax !!! já nem me lembrava disso.

Foi a primeira vez que vi esta palavra escrita, depois de o usar tantas vezes. A electricidade chegou a minha casa, tinha eu 8 anos!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casas_do_Rio, Alexluxx
  15.  # 55

Colocado por: Picareta
    A electricidade chegou a minha casa, tinha eu 8 anos!!

Este pessoal é mesmo velho :) Já eu sempre me lembro de haver eletricidade em minha casa. A primeira televisão que houve na minha rua (rua com quase 2Km) foi em minha casa, ainda me lembro da marca. Ponto Azul
    Concordam com este comentário: Alexluxx
  16.  # 56

Colocado por: zedasilvaJá eu sempre me lembro de haver eletricidade em minha casa.

Betinhos da cidade !!
    Concordam com este comentário: zedasilva, branco.valter, Alexluxx
  17.  # 57

Do hipolito.. temos para aqui um sulfatador, em cobre ;)
  18.  # 58

Colocado por: Pedro BarradasDo hipolito.. temos para aqui um sulfatador, em cobre ;)

sulfatador
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 59

Colocado por: Pedro BarradasDo hipolito.. temos para aqui um sulfatador, em cobre ;)

também tinha um desses....sei bem o peso dele !!!
  20.  # 60

Colocado por: LuisPereiraToma
      Zepovinho.jpg
      couve-acucareiro.jpg

Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905)

"Rafael Bordalo Pinheiro foi um artista português, de obra vasta dispersa por largas dezenas de livros e publicações, precursor do cartaz artístico em Portugal, desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor. O seu nome está intimamente ligado à caricatura portuguesa, à qual deu um grande impulso, imprimindo-lhe um estilo próprio que a levou a uma qualidade nunca antes atingida. É o autor da representação popular do Zé Povinho, que se veio a tornar num símbolo do povo português. Entre seus irmãos estava o pintor Columbano Bordalo Pinheiro. O Museu Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa reúne parte significativa da sua obra.
    Manuel Gustavo Bordallo Pinheiro faz da sua vida uma verdadeira missão pela salvaguarda da memória de seu pai, Raphael Bordallo Pinheiro. Continuador da sua obra, permitiu que esta tradição cerâmica chegasse aos nossos dias. Após a morte de Manuel Gustavo, em 1920, um grupo de ilustres caldenses, juntamente com os operários deram continuidade à empresa e, após a grave crise de 2008, é adquirida pelo Grupo Visabeira que lhe assegura a continuidade produtiva e histórica."

política

bordalo

bordallo

bordalo

mesa

mesa

mesa

mesa

mesa

mesa

natal

azulejo