Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Ricardo AlJbduarte, e vai fazer dessa maneira?
    Ja comecou a construir?

Sim já iniciei a construção e estou a fazer dessa maneira.
  2.  # 22

Colocado por: JBomDuarteSim já iniciei a construção e estou a fazer dessa maneira.

Presumo então que não vai colocar madeiras na casa por causa da humidade.
  3.  # 23

Colocado por: Picareta
    Presumo então que não vai colocar madeiras na casa por causa da humidade.

Como assim?
  4.  # 24

Colocado por: JBomDuarteComo assim?

Disseram lá para trás, que esse reboco era melhor por causa das humidades.
  5.  # 25

Um reboco de cimento e areia é demaisado rígido, e vai fissurar. E o ser mais rígido não traz nenhuma vantagem quotidiana. Os rebocos ditos tradicionais eram argamassas mais pobres (menos rígidas) e fissuravam menos.
    O melhor equivalente hoje (e melhor em todos os aspetos) são as argamassas pré-doseadas contendo cal e pensadas para rebocos interiores. O resto é conversa de empreiteiro que pode ter muita experiência a rebocar mas que não se quer atualizar. É como dizer que uma operação a uma pedra nos rins tem de ser de barriga aberta porque era assim que o o meu velho médico de 80 anos fazia....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, tiyxu
  6.  # 26

Colocado por: Picareta
    Disseram lá para trás, que esse reboco era melhor por causa das humidades.

Vou colocar madeiras no interior, como normal

Isso das humidades interiores também tem a ver com o cuidado que as pessoas tenham pois se rebocarem a casa e deixarem o reboco secar bem durante 3 ou 4 meses e só depois colocar alumínios é meio caminho andado para não ter humidades
  7.  # 27

Isso das humidades interiores também tem a ver com o cuidado que as pessoas tenham pois se rebocarem a casa e deixarem o reboco secar bem durante 3 ou 4 meses e só depois colocar alumínios é meio caminho andado para não ter humidades

Será?
  8.  # 28

Até pode ser que seja só conversa do empreiteiro. Em relação ao que ele me disse devido as humidades, pode ter sido um ou outro caso que ele teve e então optou por aconselhar desta maneira.

O que é certo é que ele já fez a casa dos meus sogros a 27 anos, e rachadelas são muito poucas.

Não ah nada nesse aspecto que melhore o reboco de cimento e areia afagado?
  9.  # 29

Colocado por: Ricardo Al
    Não ah nada nesse aspecto que melhore o reboco de cimento e areia afagado?

Não existe reboco com areia e cimento, ninguém faz rebocos com apenas areia e cimento. Isso é uma invenção de alguns empreiteiros.

No mínimo leva também cal hidráulica, o que melhora bastante a qualidade do reboco, mas esses "empreiteiros", ocultam a utilização da cal, porque os clientes iam começar a fazer perguntas e a duvidar da solução, assim dizem apenas "areia e cimento", e o cliente fica todo satisfeito.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, tiyxu
  10.  # 30

Sr. Picareta, se melhora a solução porque acha que os clientes vão duvidar?
  11.  # 31

Colocado por: Ricardo AlSr. Picareta, se melhora a solução porque acha que os clientes vão duvidar?

Porque o cliente acha que areia e cimento fica mais rijo, e isso é que é bom.

Pois eu acho que quanto mais rijo pior, e o melhor revestimento de paredes interiores é o estuque com massa de gesso, mas os trolhas não sabem fazer isso e era preciso subcontratar mão de obra especializada ...

PS: pode tratar-me apenas por Picareta :-))
    Concordam com este comentário: joao2
  12.  # 32

Eu tenho paredes interiores de estuque projectado, em 8 anos ainda só houve uma fissura junto a uma varanda. O verdadeiro problema que nunca soube a causa, porque já comprei feita, foi ter as paredes minadas de manchas amarelas (fungos) desde o primeiro ano.
  13.  # 33

Obrigado pela explicação Picareta.

Só mais uma coisa, se optarmos pelo que o empreiteiro sugere acha que ficamos mal servidos? Neste caso cimento areia e acabamento afagado. A grande diferença é só de ficar mais rijo?
  14.  # 34

Esses ditos fungos, só acontece no estuque?
  15.  # 35

Colocado por: Ricardo AlEsses ditos fungos, só acontece no estuque?

Não sei qual foi a causa, só sei a solução.
    Talvez alguma reação das massas usadas à humidade, nunca tinha visto tais manchas, muito diferentes de bolor.
  16.  # 36

Colocado por: PicaretaPS: pode tratar-me apenas por Picareta
    Sra picareta tambem serve!!
  17.  # 37

Quando não havia argamassas pre-doseadas nem a técnica do gesso projectado, o acabamento das paredes interiores era feita da seguinte forma:
    Com argamassa de areia e cimento chapiscava-se a parede, para criar uma superfície o mais rugosa possível e facilitar a aderência da argamassa seguinte;

Alguns dias depois, com argamassa de areia grossa, cimento e cal hidráulica, na proporção de 3,5/1 (sendo o "1" o cimento e a cal, na proporção de 1/2), rebocava- se a parede. Esta argamassa era aplicada numa espessura de 1 a 2cm e servia para regularizar a superfície para o acabamento final.

Quando esta superfície secasse, aplicava-se uma camada argamassa de areia fina, algum cimento e cal branca, com espessura de cerca de 5mm. Esta argamassa dava para deixar as paredes areadas ou afagadas, sendo que para o afagamento era aplicada uma gama feita com pasta de cal branca e um pouco de cimento.

Era um processo moroso mas fiável , desde que fosse efectuado por bons profissionais, que ainda os há. Conheço paredes com estes acabamentos há quarenta anos, sem uma única fissura.
    Concordam com este comentário: tiyxu
  18.  # 38

Colocado por: BricoleiroSó mais uma coisa, se optarmos pelo que o empreiteiro sugere acha que ficamos mal servidos?

Rebocos apenas com areia e cimento costumam fissurar, mas se o seu empreiteiro está farto de os fazer, é porque tem algum truque ... deve ser a cal hidráulica.
    Pergunte-lhe a composição da argamassa.

Colocado por: Ricardo AlNeste caso cimento areia e acabamento afagado.

Pergunte ao empreiteiro, que material é que utiliza para fazer o afagamento.
  19.  # 39

Colocado por: CLOROFILUSCom argamassa de areia e cimento chapiscava-se a parede, para criar uma superfície o mais rugosa possível e facilitar a aderência da argamassa seguinte;

Alguns dias depois, com argamassa de areia grossa, cimento e cal hidráulica, na proporção de 3,5/1 (sendo o "1" o cimento e a cal, na proporção de 1/2), rebocava- se a parede. Esta argamassa era aplicada numa espessura de 1 a 2cm e servia para regularizar a superfície para o acabamento final.

Quando esta superfície secasse, aplicava-se uma camada argamassa de areia fina, algum cimento e cal branca, com espessura de cerca de 5mm. Esta argamassa dava para deixar as paredes areadas ou afagadas, sendo que para o afagamento era aplicada uma gama feita com pasta de cal branca e um pouco de cimento.

Na minha terra antes do estuque projectado, também era esse processo que se utilizava, mas com ligeiras alterações.
    • smar
    • 29 dezembro 2015

# 40

Boa tarde,

Qual o estuque que recomendam? Vou rebocar umas paredes novas e umas que ja estão rebocadas mas com cimento areado

0.0217 seg. NEW