Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Ando a procura de um pedo psiquiatra, ou alguém com entendido e com experiencia em psicologia infantil, na zona de Aveiro, ou até São João da Madeira.
    Todos os que tenho encontrado, só tem consulta quase em fevereiro. Alguém conhece algum que me possa ajudar?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Consigo-lhe o contacto de uma psicóloga infantil (que recomendo) no Porto/Gaia.
  3.  # 3

    Fica muito longe. Mas existe diferença entre psicologo infantil e para adulto?
  4.  # 4

    Sim, muita.
    Qual o problema da criança, algum medo?
  5.  # 5

    Em Aveiro tem a Anima (234 385 395), perto da Praça Marquês de Pombal/Tribunal.
  6.  # 6

    Colocado por: Gonç@loFica muito longe. Mas existe diferença entre psicologo infantil e para adulto?


    A formação de base é a mesma, mas um psicólogo clínico geralmente especializa-se em infantil/adultos, tanto pela formação académica pós-graduada como pela experiência de consultório. Claro que há os que atendem qualquer idade, mas a exigência em relação ao profissional depende de cada um. Por acaso considero que é daquelas áreas em que a diferença de formação e experiência mais se faz notar, por isso aconselho a que se escolha um(a) de que tenha referências. Psicólogos há-os aos pontapés...bons psicólogos já não é tão fácil.
  7.  # 7

    Atenção que um psicológo e psiquiatra são coisas diferentes.
    Concordam com este comentário: Jpires76
  8.  # 8

    Sim, tem medo de comer, e agora ficou com medo de ir para a escola.
    Obrigado.
  9.  # 9

    Ok, medos da escola.culpa dos funcionários. Provavelmente ralham por ela não comer sozinha, ou de come sozinha ralham, por entornar, ou coisas parecidas. É triste, mas a educação é uma área com incompetentes a pontapés, sem sensibilidade, sendo que na idade infantil, influência bastante o comportamento das crianças.
    Boa sorte nessa nova etapa. Tente perceber pela criança que se passa na escola à refeição . Porque desse medo.
    Concordam com este comentário: marco1
  10.  # 10

    Oh Callinas! Fosse tudo tão simples! A sua intenção é eternecedora, tocou muito, daí a fazer uma interpretação da realidade duma criança vai um mundo :o)
    Nem nós os adultos muitas vezes sabemos a quantas andamos :o)
    Mas foi muito simpàtico e talvez até pode acertar em alguma coisa :o)
    • emad
    • 29 dezembro 2015

     # 11

    Colocado por: Gonç@loBom dia!

    Ando a procura de um pedo psiquiatra, ou alguém com entendido e com experiencia em psicologia infantil, na zona de Aveiro, ou até São João da Madeira.
    Todos os que tenho encontrado, só tem consulta quase em fevereiro. Alguém conhece algum que me possa ajudar?

    Obrigado.


    Com todo o respeito para com a situação do seu filho. Mas cada vez tenho mais razão, coloca -se cada assunto e exposição pessoal aqui.
    Boa sorte para o seu problema.
  11.  # 12

    Colocado por: Gonç@loSim, tem medo de comer, e agora ficou com medo de ir para a escola.
    Obrigado.

    Sem querer especular já lhe ocorreu que a criança pode estar a ser vítima de bullying, na escolinha? Pode haver uma causa, escondida pela criança, que a pode inibir e apavorar.
    Concordam com este comentário: marco1
  12.  # 13

    Colocado por: emadcoloca -se cada assunto e exposição pessoal aqui.

    Qual é o problema?
    Concordam com este comentário: marco1, becas, CMartin, treker666, electrao
  13.  # 14

    Se for caso de bullying, só se for por parte da professora, porque da-se muito bem com todos os colegas. Sempre foi um problema a alimentação, alguma coisa mudou para pior nestas ultimas semanas, não consegui descobrir ainda o que.
    Agradeço todas as dicas, mesmo quem acha que venho para aqui expor a minha vida pessoal. O que digo aqui não faço segredo, não tenho vergonha... não vejo porque não pedir ajuda aqui.
    Concordam com este comentário: rjmsilva, CMartin, treker666, zeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, zeto
  14.  # 15

    possivelmente o organismo dele está a dar-lhe indicações para ter essa postura de defesa.
    algo que comeu e lhe fez mal.
    deve mesmo consultar um especialista.
    no entanto durante uma temporada não o obriguem a comer á força.
    seduzam-no com algo que ele queira, mas não o obriguem a comer.
    • emad
    • 29 dezembro 2015

     # 16

    Colocado por: Picareta
    Qual é o problema?
    Concordam com este comentário:marco1,CMartin


    Espero que consigam arranjar solução, ja que existem tantos especialistas nesta matéria.
    Concordam com este comentário: Picareta
  15.  # 17

    Há solução para quase tudo... Teve um vírus, ou gastroentrite ligeira a duas semanas. Não sabemos se até não terá sido sistema nervoso. Mas desde bebê que a alimentação é muito difícil. Só gosta de sopas, arroz, peixe... Nada de fruta ou carne.
  16.  # 18

    Colocado por: Gonç@lo (...) Mas desde bebê que a alimentação é muito difícil. Só gosta de sopas, arroz, peixe... Nada de fruta ou carne.

    Temos a sorte de ser avó de uma criança de tenra idade: come os alimentos- desde as sopas, carne, peixe (mais peixe do que carne por opção nossa), pão, lacticínios, toda a sorte de frutas, qualquer alimento sólido sem pestanejar-. Porém, as sopas têm de ser em creme, trituradas; qualquer pedacinho de alimento, na sopa, rejeita. Um dos truques, que tentamos usar, é não permitir que coma no intervalo das refeições. Sabemos que é difícil, mas fazemos um certo esforço e até resulta, mais ou menos.
    Outra opção é introduzir, a pouco e pouco, novos paladares na comida. Por exemplo: transformar um bife (de peru, frango, vitela/vitelão) num hambúrguer. Trazido do nosso talho de confiança, picamo-lo em casa; acrescentamos-lhe uma pequena quantidade de cebola e um pouco de pão- triturados o pão e a cebola, em conjunto- e uma pedra de sal para dar sabor. Polvilha-se de farinha e vai a grelhar/fritar em azeite (se a frigideira for anti aderente, tanto melhor), com meia folha de louro, retira o hambúrguer e, no suco deste, deita três ou quatro alhos esmagados para apaladar. Pode acompanhar com um puré de batata e cenoura, caseiro, consistente, para ser mais apelativo: a cor, nos alimentos, é muito importante para as crianças.
    Em vez do tradicional esparguete, fazer um pequeno refogado com cebola, alho e tomate, cortados aos pedacinhos e usar massas pequenas, lacinhos, búzios, esparguete cortado, que já se compra assim. Pode aromatizar o refogado com um dedal de vinho branco, sem qualquer risco (um dedal é um dedal).
    Fazer uns grelos salteados, aromatizados com alho, umas migalhas de broa, ou farinha a envolver, umas gotas de leite e uma gota de vinagre só para amaciar os legumes. Ou um esparregado feito pelos mesmos processos.
    Um arroz de tomate, arroz salpicado com legumes, arroz de cenoura; tudo serve para dar colorido. Em vez de peixe cozido, peixe estufado pelos métodos tradicionais; uma massada de peixe com cor; Uns ovos mexidos, cozidos (até dois por semana) com qualquer destes acompanhamentos; introduzir borrego estufado, coelho, idem. Para as merendas (lanches) um sumo de laranja caseiro, iogurtes líquidos e sólidos, leite. Acompanhar com um pequeno pão com mortadela de peru, ou fiambre do mesmo; intervalar com queijo fresco pasteurizado, do dia, manteiga (pouca), etc.
    Claro que para tudo é preciso tempo (vantagem dos avós reformados), mas também imaginação. Quando se trata de crianças difíceis, toda a paciência é pouca.
    Nota: de preferência, fazer uns quantos hambúrgueres que se congelam e têm sempre à mão!
    Bom... boas tentativas!
  17.  # 19

    Obrigado pelas dicas. Algumas já as praticamos, mas realmente eu e minha mulher saimos sempre tarde do trabalho, e na escola, não há essa paciencia. Apesar de ele vir almoçar a casa, a hora de almoço é curta. A sopa também tem de ser muito bem passada, e é ai que introduzimos mais alimentos. Tem carne, ou peixe, muitos legumes... Fora das refeições não come quase nada, só se for um iogurte liquido ou solido. Queijos, não come, mas já comeu quando tinha pouco mais de um ano, assim como a carne. Pão, come, se for simples e quente a vir da padaria.

    Hoje vou tentar fazer um batido de fruta a ver como corre.

    Que idade tem o seu neto?

    Obrigado.
  18.  # 20

    É natural as crainças serem muito selectivas na alimentação. Passa com o tempo.

    É preciso não entrar em paranoias.

    Ainda não percebi se a criança em apreço tem medo de comer ou pura e simplesmente é "esqusita" a comer ou seja é selectiva???
    Concordam com este comentário: CMartin
 
0.0252 seg. NEW