Iniciar sessão ou registar-se
    • emad
    • 17 março 2017

# 221

Se eu tivesse gás natural punha radiadores.
  1.  # 222

Colocado por: VXMCApós betonagem das lages, noto muita irregularidade na mesma e creio que deva de ser regularizada previamente. Estarei certo?
    sim.
    Concordam com este comentário: Nunocraveiro
  2.  # 223

Colocado por: jorgealvessim.

Mas como à partida deverá ter que passar tubagens de canalização e outras técnicas, isso não será problema.
  3.  # 224

24 graus de Verão são completamente diferentes de Inverno.
    Já disse aqui algumas vezes que no Inverno tenho a sala a 24 graus e isso é agradável, mas quando isso acontece no Verão, é muito inconfortavel.
  4.  # 225

E se no exterior estiver 34graus? Os 24graus ainda são desconfortáveis?
    Concordam com este comentário: emad, Skinkx
    • emad
    • 17 março 2017

# 226

No verão passado com 40 então, 24 era mesmo refrescante.
  5.  # 227

vamos falar de custos:
    moradia tipica T4 com 180m2

solução radiadores com recuperador de calor mediano SEM deposito de inercia, ou seja o "normal", custo inicial a rondar os 5.000€ , se levar o deposito de inercia que é o recomendado por múltiplas razões sobe logo para os 6.000€\6.500€.

solução solar térmica 300litros com 2 painéis com dupla serpentina a receber do recuperador e resistência eléctrica de apoio com valores a rondar os 3.000€,

portanto fazendo um total de 9.000€, podendo baixar para os 7.500€ com termosifão e recuperador gama baixa.

solução PRH com espaçamento 225 portanto só aquecimento (pode ir até 300), a receber de um recuperador com deposito de inercia misto a receber do solar térmico e fazendo AQS instantânea ou tank in tank, custo base com material gama baixa tipo marcas espanholas começadas por F e terminadas em O ou italianas começadas por E e terminadas em I, custo base de 4500€+1800€+3.000€ total 9.300€,

portanto o PRH é mais caro sem qualquer duvida mas com muito pouco diferencial,
    ps: na comparação foram usados valores habituais fornecidos pelos users do forum e não são os preços que pratico pois os equipamentos e a qualidade que me obrigo são diferentes.
    Concordam com este comentário: ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Skinkx
    • emad
    • 17 março 2017 editado

# 228

Onde está o preço da bomba de calor para o PRH?
    Retire o solar da solução.
  6.  # 229

Colocado por: emadOnde está o preço da bomba de calor para o PRH?
    exactamente no mesmo sitio onde esta com os radiadores, se estamos a comparar vamos comparar coisas iguais, certo?

se adicionar a bomba de calor que ronda os 6.000€ tem que adicionar os AC que ronda o mesmo ou então faz pré-instalação, portanto ficamos na mesma.
  7.  # 230

Pré instalação são 1000 euros
    Concordam com este comentário: fmmsfz
  8.  # 231

Colocado por: enf.magalhaesPré instalação são 1000 euros
    em media são 150€ a 200€ por ponto interior.

ps: a pré-instalação de bomba de calor pode custar entre 200e e 300€.
  9.  # 232

Colocado por: emadOnde está o preço da bomba de calor para o PRH?
    Retire o solar da solução.

E isso obriga também a outro espaçamento e outro sistema de gestão
    • emad
    • 17 março 2017

# 233

Então eu com recuperador e radiadores não tenho o sistema completo? Depois é só meter lenha. O PRH se não tiver bomba de calor não aquece.
  10.  # 234

Colocado por: emadEntão eu com recuperador e radiadores não tenho o sistema completo? Depois é só meter lenha. O PRH se não tiver bomba de calor não aquece.

What? O prh aquece com caldeira a gas, lenha, bomba de calor, etc!

Para arrefecer, o único user que meteu aqui fotos foi um... e já pressupõe além da bc muitos requisitos
    • emad
    • 18 março 2017

# 235

Eu falo em BC +PRH, porque os entendidos falam neste sistema mais eficiente.
    Eu estou a comparar uma solução eficaz com baixos custos com aquilo que é a solução ideal defendida pelos profissionais nesta área.
    Apenas aquecimento.
  11.  # 236

Colocado por: emadEntão eu com recuperador e radiadores não tenho o sistema completo? Depois é só meter lenha. O PRH se não tiver bomba de calor não aquece.
    ???
    que raio de ideias,

então qual o problema de ter um recuperador a dar para o radiante??
      2015-03-02 12.51.59.jpg
  12.  # 237

Colocado por: emadEu falo em BC +PRH, porque os entendidos falam neste sistema mais eficiente.
    Eu estou a comparar uma solução eficaz com baixos custos com aquilo que é a solução ideal defendida pelos profissionais nesta área.
    Apenas aquecimento.

Bc+prh apenas faz sentido para calor mais frio, mas mesmo assim, pressupõe sistemas de gestão complexos.

Bc+prh para aquecer apenas para quem não tiver gás natural
  13.  # 238

outros:
      2015-11-13 12.49.21.jpg
  14.  # 239

mais barato que tudo isso:

caldeira de condensação a gás natural
    Concordam com este comentário: Schlüter-Portugal, ricat
      2015-11-10 22.51.55.jpg
  15.  # 240

Agora para arrefecer a fruta já é outra...

0.0487 seg. NEW