Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Pois eu acabei por não gostar sem a coluna do meio... não sei explicar, habituei-me a ver as colunas e sem a coluna parecia-me que ficava coxa. Tentarei perceber como ficará com os três pilares limpos (40x40) e depois sem nenhum pilar, com a varanda suspensa. Mas considero-me desde já suspeito... aquelas colunas quanto a mim são um detalhe que dá um ar distinto...
  2.  # 42

    Se quer manter o design das colunas, afinal de que tanto gosta, sugiro que altere os restantes volumes/ linguagem do edifico por forma a ir de encontro a esse gosto "neoclassicista".
    apresentado nem é carne, nem é peixe. Não se deixe deslumbrar pelos 3D. Da minha opinião técnica, ou fica com uma linguagem, ou com outra.
  3.  # 43

    Uma sugestão será simplesmente forrar os pilares simpels, com pedra idêntica aos peitos/ soleiras das janelas. Sendo proposto caixilhos cinza escuros, poderia utilizar uma pedra marmore cinza escura ( ruivina, ou azul lagoa)... ou indo para os castanhos, e pedra do algarve,efectuar tudo em pedra brecha de tavira.
    Ou ainda para os "granitos", utilizar o sienito de monchique.

    Estas opções e outras.. são opções habituais, que devem ser dicutidas com os donos de obra.S e o arquitecto não lhe colocou, deveria ter colocado. Ou então isso não "boneco" de arquitecto... ou é?
  4.  # 44

    lá viria o dia em que eu seria do contra :))
    Pedro penso que também não devemos ser tão fundamentalistas a esse ponto. já vimos coisas antigas ligarem bem com linguagem mais contemporâneas, este caso a coisa está mais para um toque diferente do que uma salada mal feita de linguagens. é assim mais ao jeito por exemplo ( não me ocorre melhor agora) de uma cama ter a forma de um carro, desde que dimensionalmente seja bem proporcionado, gosto desse toque das colunas, pois o simples facto de elas terem integralmente a cor dos volumes brancos dá-lhe precisamente esse toque "fora". é que por muito que seja bem desenhada a casa em si não passa de uma conjugação banal/ discreta de dois ou três volumes. mas é apenas a minha opinião.
    já agora uma sugestão ainda mais fora: esse terraço ( balcão) assim balançado quase que pedia era apenas mais ou menos ao centro tipo uma escultura a suportá-lo, ou seja apenas um ponto de apoio mas algo assim mesmo fora.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 45

    Ora... ;).. são pontos de vista. A tua sugestão, com o apoio também não me parece mal... se o engenheiro de estruturas não achar inconveniente ;)
  6.  # 46

    Boas,

    Arq. Pedro Barradas claro que o "boneco" é de um arquiteto... aliás quando comprei o lote até o boneco já estava "alinhavado", agora tem sido ajustar os espaços aquilo que são as minhas necessidades. Eu defendo que cada "macaco no seu galho", na minha profissão também não gosto que ela seja exercita por quem não tem competências para tal, e depois vai lá alguém desenrascar a assinatura... Pelo 3D dá ideia, errada, dos caixilhos passarem pelo cinza escuro, mas o que temos em mente é a cor "alumínio escovado" (não sei se é assim que se chama mesmo), e em relação às colunas a sugestão do arquiteto passa pelo mármore branco de Estremoz. Isto são coisas que temos vindo a discutir/falar de uma forma muito saudável, às ele propondo e nós analisando outras vezes o contrário... aliás como penso que deve ser a relação de um cliente com o gabinete que lhe executa o projeto. Quanto às possíveis soluções que propôs, achei bastante interessante a ideia de forrar os pilares simplesmente, mas talvez utilizar uma material mais claro, a minha ideia/gosto é para uma casa muito clara muito "clinic" (anexo uma imagem ilustrativa).
    Marco1, a minha ideia das colunas é mesmo essa, "esse toque "fora"" , a ideia da escultura não sei se percebi bem... mas se é o que penso, sendo algo com gosto, discreto mas que ao mesmo tempo fosse "muito fora", acho que lhe podia conferir muita "classe", ser distinto... mas acho que provavelmente isso custaria muitos euros... Com esse elemento retirariam as colunas laterais e a sustentabilidade passava apenas por esse elemento e pela viga horizontal??? Teria também de ver o que diria o gabinete das especialidades a esta situação... vou ponderar, falar com a Maria, gostei da ideia!!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      Porta Ext..jpg
  7.  # 47

    benacami

    é a coisa mais fácil do mundo, pede ao engenheiro para lhe meter um ou dois pilares de betão o necessário ou mesmo um pilar metálico, depois "escolhe" o desenho de uma escultura ao seu gosto manda fazer um molde em que fica com uma peça oca dividida em dois depois é só colar á volta do tal pilar.
    há muita forma de o fazer e muitos modelos a escolher, quem sabe uma estátua grega ou mesmo a Vénus de Milo :)
    Concordam com este comentário: CMartin
  8.  # 48

    Ok, Ok... mantendo os dois pilares laterais e executando no pilar central, por exemplo??? Na prática mantinha os três pilares sendo que um deles estava "disfarçado" de Vénus de Milo, por exemplo. Segue uma imagem (antiga Grécia), a ideia seria algo do género??? A escultura tinha de ser muito bem pensada, algo que depois fosse ligar com todo o conjunto...
      acropolis_statues.jpg
  9.  # 49

    Sinceramente e vendo novamente os 3D, eu mandava remover os pilares e deixava a varanda em consola, tem mais a ver com o seu objecto edificado. E não lhe vislumbro qq dificuldade de ordem técnica e/ou encarecimento da obra, a´te pelo contra´rio.. se começam a embeber esculturas de venus de milo e similares nos pilares.. ;)
  10.  # 50

    ehehe calma Pedro

    concordo que deixar em consola fica bem, no entanto há mil e uma formas de fazer ali uma sustentação de forma original e diferente que os "correntes" pilares.
    quem sabe até um ou dois painéis treliçados em metal que para alem de servirem de "pilar" são um elemento que casa bem com a arquitetura e ainda tem a função de biombo, oferecendo alguma proteção e conforto ao espaço de alpendre.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 51

    Colocado por: marco1ehehe calma Pedro


    hahaha.... deixa lá instalarem as Vénus!!!! ;)
  12.  # 52

    Já estou a ver estas colunas "Vénus" naquele alpendre e o Arq. Pedro Barradas a dar na cabeça em forte, looool. A colocar ali alguma coisa tinha de ser algo muito discreto, mas que ao mesmo tempo fizesse a diferença. No próximo fds penso falar com o Arq. sobre possíveis "futuras" soluções para este por"maior". Em relação à distribuição dos espaços interiores e, sabendo-se que o espaço não abunda, o que alteravam?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 53

    lolol...
    Meta aqui as ultimas versões das plantas para se opinar... disse que tinham sido alteradas para cumprir as acessibilidades.. não foi?
  14.  # 54

    Não tenho comigo ainda as novas versões, mas as alterações passam por alargar o corredor para 1,20m (sacrificando ligeiramente o quarto do meio); criar um pequeno dente na sala para aumentar ligeiramente o Hall de entrada; alterar a portada existente na cozinha para uma janela normal, ganhando assim a possibilidade de fazer a cozinha em L, ou então, poder passar a mesa para essa parede e fazer a cozinha com móveis paralelos... penso que foram essas as alterações. Ao nível da organização da casa não existiram alterações de maior.
    • becas
    • 24 fevereiro 2016

     # 55

    Colocado por: benicamiNão tenho comigo ainda as novas versões, mas as alterações passam por alargar o corredor para 1,20m (sacrificando ligeiramente o quarto do meio); criar um pequeno dente na sala para aumentar ligeiramente o Hall de entrada; alterar a portada existente na cozinha para uma janela normal, ganhando assim a possibilidade de fazer a cozinha em L, ou então, poder passar a mesa para essa parede e fazer a cozinha com móveis paralelos... penso que foram essas as alterações. Ao nível da organização da casa não existiram alterações de maior.


    Continua a ter a suite só com aquela janela de esguelha? E não acrescentou arrumação nos espaços comuns?
  15.  # 56

    Gosto muito do exemplo (imagem) apresentado pelo arquitecturagaia, aliás era o estilo de arquitetura que pensava construir num outro lote que ponderei comprar, era um lote mais para o interior algarvio. O lote que acabei por comprar, mais litoral e integrado numa zona de vivendas pede outro estilo de arquitetura. A suspensão da minha varanda penso ser diferente da ilustrada, mas de qualquer forma não está fora de hipótese vir a ficar suspensa.

    becas, na suite o que fiz foi colocar o roupeiro na parede onde aparece a cabeceira da cama (apesar desta ser uma parede exterior) e rodar a cabeceira da cama para a parede da traseira da casa, permitindo assim uma maior entrada de luz no quarto.
    Concordam com este comentário: becas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
  16.  # 57

    Colocado por: arquitecturagaiavaranda suspensa era a minha escolha mas são gostos.

    Imagem fantástica.
    E perceber onde é tudo isto está apoiado?
    • m.arq
    • 24 fevereiro 2016

     # 58

    Colocado por: arquitecturagaia


    Gosto imenso deste tipo de casas que desafiam a "gravidade"

    http://www.archdaily.com.br/br/768974/casa-do-bomba-sotero-arquitetos


    O desafio tem nada a ver com gravidade.
    Euromilhões.
  17.  # 59

    Colocado por: arquitecturagaiaGosto imenso deste tipo de casas que desafiam a "gravidade"

    Sem dúvida, observar estes vãos é qualquer coisa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
  18.  # 60

    Sem problema... conforme já disse gosto destes vãos, mas na minha casa o elemento é de mt menor dimensão e a imponência será mt menor, daí estar com a indecisão das colunas/pilares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
 
0.0201 seg. NEW