Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: 4por1Obrigado pela resposta Sansoni, será que depois não empurro verdete para dentro do radiador , piorando a situação?
    Já teve o mesmo problema?
    Obrigado

Nunca tive esse problema...mas a minha BC só terá um ano.
    No final da limpeza, poderá soprar as lamelas com um secador de cabelo ( ar frio), por exemplo.
  2. Colocado por: ricardo.rodrigues
    Para ser "bem" feito, tem que ligar com um equipamento que esteja a medir o excesso produzido e injectado na rede, e programar para só dar sinal à BC, quando o excedente produzido for próximo do consumo real da BC em funcionamento...

Colocado por: Sansoni7
    Ontem fiz, mais ou menos isso...
    Coloquei um shelly que só permite que a BC ligue entre as 10 e as 17 horas ( horário escolhido por mim), período de tempo em que, em teoria a produção de FV será mais elevada.
    De qualquer dos modos, a BC tem um modo de trabalho com FV, basta ler as instruções. Na altura li e preferi o sistema que agora adotei.

A ideia é fazer um misto dos dois, ter controlo sobre o excedente e enviar o comando apenas quando o excedente é superior ao consumo da BC.
    Uso algo mais antigo que o shelly, à entrada do quadro, e se meter FV vou comprar um para facilitar a leitura bidirecional.
    O que estás a fazer com o shelly é cortar a energia? Ou utilizas o contacto seco?
    Isto porque sempre ouvi dizer que cortar a energia às BC não é muito bom.
    Em relação à manutenção, ninguém sabe de nada a ter em conta? Quero que este investimento dure muitos e bons anos...
  3. Não sou muito entendido nisto, mas...
    É verdade que o manual da BC desaconselha o corte de energia.
    Creio que é utilizado o contacto seco e o shelly está programado para só permitir que a BC trabalhe num período determinado por mim.( 10-17). Creio que, no menu do programador foi seleccionado-apoio fotovoltaico.
    De qualquer dos modos, tudo foi feito de acordo com as instruções pedidas e fornecidas pela marca.
    Quanto á manutensão...o que refere o Manual?
  4. Colocado por: Sansoni7 o shelly está programado para só permitir que a BC trabalhe num período determinado por mim.( 10-17)

E qual a razão de programar pela Shelly e não pela BC?
  5. Colocado por: taunus

Se for como a minha Arostor 200 ela não liga nenhuma à programação do painel. Quando tem que ser tem que ser.
    Tenho que experimentar colocar só um espaço temporal e não dois como tenho.
    Se não der ver me arranjo com um shelly também.
  6. Colocado por: taunus

Indicação do técnico da Vaillant.
  7. Colocado por: Dacepa

Se for como a minha Arostor 200 ela não liga nenhuma à programação do painel. Quando tem que ser tem que ser.
    Tenho que experimentar colocar só um espaço temporal e não dois como tenho.
    Se não der ver me arranjo com um shelly também.

Veja como fazer as ligações...e se a sua Bomba permite.
    A minha é a 270 com serpentina.
  8. Colocado por: Sansoni7

O contacto que fui tendo com o técnico da Valliant era ipsis verbis o manual. Ou não esteve para se chatear ou não se quis comprometer.

Colocado por: Sansoni7

Veja como fazer as ligações...e se a sua Bomba permite.
    A minha é a 270 com serpentina.

Se quiser dar umas dicas aceito-as de bom grado :). Ou por aqui ou pode enviar para o meu e-mail que está junto a meus dados.
    A minha também tem serpentina mas está ligada ao recuperador de calor (aqui também os técnicos não souberam ajudar por isso imagino que seja deixar a água fluir pela serpentina e assim aqueça a água do depósito). Os painéis solares estão a alimentar a casa toda.
  9. Colocado por: Dacepa

O contacto que fui tendo com o técnico da Valliant era ipsis verbis o manual. Ou não esteve para se chatear ou não se quis comprometer.

Se quiser dar umas dicas aceito-as de bom grado :). Ou por aqui ou pode enviar para o meu e-mail que está junto a meus dados.
    A minha também tem serpentina mas está ligada ao recuperador de calor (aqui também os técnicos não souberam ajudar por isso imagino que seja deixar a água fluir pela serpentina e assim aqueça a água do depósito). Os painéis solares estão a alimentar a casa toda.

Viva
    É técnica a mais para mim....não sou da área.
    Vou procurar o email onde ensinam a fazer as ligações e se não encontrar, pelo menos envio-lhe o contacto do técnico que deu as indicações....depois de muitos emails enviados.:-(

Edit:
    Contacto [email protected]

Entretanto vou reencaminhar-lhe o email recebido....para a 270!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dacepa
  10. Colocado por: Sansoni7

Não compreendo... então o programador da BC não é suposto funcionar?
  11. Não lhe sei responder.
    Fui claro na questão que coloquei á vaillant e fiz o que me indicaram.
    na altura li todo o manual, o que veio na BC e o que descarreguei na Net e a conclusão a que cheguei é que não seria possível programar a BC num determinado período de tempo e só se a temperatura estivesse abaixo do limiar inferior por mim determinado.
    •  
      taunus
    • 30 setembro 2022 editado
    Colocado por: Sansoni7...não seria possível programar a BC num determinado período de tempo e só se a temperatura estivesse abaixo do limiar inferior por mim determinado.

A 2ª condição ainda percebo e segundo o que o Jorge Alves disse não é possível visto que o delta é fixo de 5Cº, e isso nem com a Shelly. Mas a 1ª condição conseguia cumpri-la, ou seja, só ligar em determinado período fixado por si?
  12. O limiar inferior e superior foram determinados segundo escolha minha....respeitando o delta de 5 graus.

Ligar num período determinado por mim e se a temperatura for inferior ao valor mínimo por mim determinado.
    Estas eram as duas consdições.
  13. Colocado por: Sansoni7O limiar inferior e superior foram determinados segundo escolha minha....respeitando o delta de 5 graus.

Ligar num período determinado por mim e se a temperatura for inferior ao valor mínimo por mim determinado.
    Estas eram as duas consdições.

Não entendo, se o delta é fixo só pode determinar o limite superior... Eu tenho a 48Cº, a partir daí não preciso programar mais nada. A única questão é se mudar para bi-horário que pretendia que a BC só ligasse de noite.
  14. Colocado por: Sansoni7

Viva
    É técnica a mais para mim....não sou da área.
    Vou procurar o email onde ensinam a fazer as ligações e se não encontrar, pelo menos envio-lhe o contacto do técnico que deu as indicações....depois de muitos emails enviados.:-(

Edit:

Estas pessoas agradeceram este comentário:Dacepa

Agradecido Sansoni7,

Esse foi um dos técnicos com que estive a falar por mail (alguns também por sinal).

O Manual da 270 e 200 parece-me igual.

Da Arostor só posso dizer ser económica agora o painel para programar a mesma para só funcionar aquela hora não é funcional. Pouco desesperante quando temos energia de graça de dia e ela lembra-se de arrancar às 20H00 ou 05H00.
    Fico com informação para quando pôr mãos ao trabalho.

Agradecido novamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  15. Colocado por: Dacepa

Agradecido Sansoni7,

Esse foi um dos técnicos com que estive a falar por mail (alguns também por sinal).

O Manual da 270 e 200 parece-me igual.

Da Arostor só posso dizer ser económica agora o painel para programar a mesma para só funcionar aquela hora não é funcional. Pouco desesperante quando temos energia de graça de dia e ela lembra-se de arrancar às 20H00 ou 05H00.
    Fico com informação para quando pôr mãos ao trabalho.

Agradecido novamente.

Assim sendo é o que diz o Sansoni7, só lá vai mesmo com a Shelly. Receio é que possa ter consequências na electrónica da BC.
  16. Colocado por: taunus

Assim sendo é o que diz o Sansoni7, só lá vai mesmo com a Shelly. Receio é que possa ter consequências na electrónica da BC.

As indicações de e como fazer foram dadas pela marca. Acredito que não trará problemas. Creio que a nova programação que fiz na BC, «corre» na programação pré definida para fotovoltaica.
    Mas como já referi, a minha área não é eletrónica.....
  17. Colocado por: Sansoni7
    Edit:

Estas pessoas agradeceram este comentário:Dacepa

Podes enviar para mim também sff :) Obrigado.

Não sei como estão as vossas programações, no painel, mas a minha BC (270) desde o primeiro dia que está pela programação do painel e só arranca nas horas que defini, e sim sei que ela só arranca naquelas horas porque tenho a tomada em monitorização.
  18. Colocado por: fpacardoso

Podes enviar para mim também sff :) Obrigado.

Não sei como estão as vossas programações, no painel, mas a minha BC (270) desde o primeiro dia que está pela programação do painel e só arranca nas horas que defini, e sim sei que ela só arranca naquelas horas porque tenho a tomada em monitorização.

E como programou?
  19. Colocado por: taunus
    E como programou?

Segui o que estava descrito no manual.
    2ª a 6ª das 00:00 às 07:00 em modo ECO e o restante tempo em modo Degelo mas por vezes em 2 horas já aqueceu a agua e não tem mais consumo.
    Sab e Dom das 00:00 às 09:00 e das 22:00 às 00:00 em modo ECO e o restante tempo em Degelo, no inverno mais rigoroso meto o Domingo e compensar :)

Em relação à manutenção, estava a validar o manual e parece que é só inspeções visuais...

0.8896 seg. NEW