Iniciar sessão ou registar-se
  1. Entretanto tentei procurar uma proposta que tive que falava de uma máquina que conseguia dividir o corpo da cabeça o que diminuía consideravelmente a altura. Tinham que vir os técnicos monta-la e levavam mais €300 logo ficou sem ser uma hipótese.
    Não acho a marca mas fica a saber que existe.
  2. eu sei que existe as split, mas isso invalida que possa ser montada por mim.

    existe as da bosch/junkers que dão, mas o preço começa a subir...

    é para 4 pessoas, 2 adultos e 2 crianças, não é regra tomar banho todos juntos, mas mais vale prevenir lol
  3. Colocado por: manelvceu sei que existe as split, mas isso invalida que possa ser montada por mim.

    existe as da bosch/junkers que dão, mas o preço começa a subir...

    é para 4 pessoas, 2 adultos e 2 crianças, não é regra tomar banho todos juntos, mas mais vale prevenir lol


    Não estou a falar de splits com parte fora e outra dentro da casa. É uma vertical que dá para tirar a parte de cima (refrigeração) ficando somente o depósito de água como altura.
    Faziam ligação maior das tubagens e o aquecimento funcionava ao lado ou no chão ao pé do depósito.
    Forneciam na altura documentação relativa aos gases fluoreados e tudo para fins do fundo ambiental.
    Mas andei ainda outra vez à procura da proposta e não achei. Não era Termobrasa mas devia ser de montador/fabricante do Norte.
  4. Colocado por: manelvcé para 4 pessoas, 2 adultos e 2 crianças, não é regra tomar banho todos juntos, mas mais vale prevenir lol


    Mais vale prevenir do que remediar sim, mas se dividirem isso 2 +2 dá e sobra (experiência com visitas, nos somos 2 +1 e pequeno toma a noite). Só tenho temperatura de 49° mas podia bem subir até penso que 60° usando só a aerotermia.
    Mas enquanto houver opção...
    • SrR
    • 16 outubro 2022
    Colocado por: DacepaEntretanto tentei procurar uma proposta que tive que falava de uma máquina que conseguia dividir o corpo da cabeça o que diminuía consideravelmente a altura. Tinham que vir os técnicos monta-la e levavam mais €300 logo ficou sem ser uma hipótese.
    Não acho a marca mas fica a saber que existe.
    tem esta solução que sao só ligações hidraulicas.
      received_607921494028657.jpeg
  5. Malta, a quem tem bombas de calor encomendadas, já têm previsão para entrega?
    • TMMJ
    • 30 outubro 2022
    Vou partilhar aqui a minha experiência que pode ser útil a alguém.

    Tinha um painel cujo circuito de glicol rebentou. Ponderei e achei por melhor substituir bomba de calor.
    Somos 3 cá em casa. Tomamos duches.

    Das opções de mercado, em relação qualidade preço pareceu-me que a Energie 200L inox monoboloco era imbatível.
    No início tive um problema porque o relógio não andava, logo não conseguia programar a bomba para as horas que queria. A instalação não foi a mais profissional - por exemplo, o técnico esqueceu-se do tubo de escoamento de água e umas horas depois tinha a despensa com uma poça junto à BC. Também não prendeu bem a mangueira à evacuação e no outro dia a casa ficou inundada. Também não fez questão de colocar um pouco de massa junto dos buracos que fez para os tubos e isso. Aconselhava mesmo a serem muito diligentes na escolha do técnico que vos vai instalar, e terem em atenção com ele e no orçamento todos estes pormenores.

    Tirando isto, a bomba foi instalada há um mês e gastou-me 29Kw de electricidade. Como tenho painéis para autoconsumo, calibrei o relógio da bomba para funcionar apenas quando há Sol e elevei a temperatura da água para garantir que tinha sempre água quente em casa. Isto porque, se há noite todos tomarmos banho, a 52.º C (valor pré-definido) de manhã a água já não estava tão quente assim (para poder lavar a cara confortavelmente e assim) pelo que resolvi aumentar para 60º. Tem estado a funcionar assim desde mais de metade do mês. Já li aqui que consome mais mas creio que isso só terá respaldo nas perdas de energia durante a noite. Isto é, se eu chegar de manhã com a água a 30.º em vez de 38.º quer dizer que nessa manhã a BC terá que trabalhar mais para chegar aos 38.º Como já está nos 38.º aquece exactamente o mesmo para chegar aos 60.º Claro que a primeira vez que fiz gastou mais energia.

    Já me disseram que agora no Inverno, com água a entrar a 12.ºC e assim, posso não conseguir manter este esquema e ter que a ligar à noite para todos podermos tomar banho. O certo é que a bomba não assume de imediato que precisa de aquecer a água: tem três sondas e só uma delas mede exactamente a água quente e parece que demora a assumir a descida de temperatura da água (talvez porque ela também demore tempo a misturar-se lá dentro?). Por exemplo, se gastar água durante o dia ele pode não descer o suficiente para activar, muito embora tenha definido o diferencial para o mínimo possível.

    Não me ocorreu aproveitar a água para a máquina da roupa porque parece que tinha lido que não poderia injectar água quente nas máquinas, tenho que ir ver melhor isso.

    Alguma questão estejam à vontade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macesteves
  6. Colocado por: GimenezMalta, a quem tem bombas de calor encomendadas, já têm previsão para entrega?
    entre 3 a 8 meses dependendo da maquina
  7. Ora boas,
    Como referido anteriormente, lá coloquei uma tomada inteligente, no meu caso da TAPO, para verificar dos gastos da minha Bomba de Calor Vaillant Arostor de 200 litros com função de AQS.
    Esta no dia a dia serve dois adultos e pequeno de 3 anos. Não cantamos a ópera no banho mas quando apetece fica-se mais um bocado debaixo de água.
    Por vezes temos visitas mas nestes 30 dias tal não aconteceu.
    A casa é moradia sendo WC em cada piso e como normalmente o é, cozinha em baixo. O WC de cima deve ter o chuveiro com a canalização a cerca de 7 metros da BC, a cozinha o caminho é mais longo, cerca de 15. Mesma coisa para 2.º WC mas é raro usar ali a água quente.
    De loiça lavam-se panelas e o resto vai para a MLL.
    Tenho painéis solares para uso da casa, com total de 1480W mas máximos de 1.1 a 1.2Kw. Actualmente os mesmos, em dias descobertos, estão a fazer 0.9/1 kw no horário nobre. Nublados se tirar 200/300W já me dou por feliz.
    Durante muito tempo a BC só ligava à noite mesmo antes dos banhos matinais. Fazia sentido sendo que a mesma só liga uma vez por dia, que ligasse quando o dia estivesse mais frio (mesmo antes de amanhecer) e no fim do período de 24 horas. Tal chateia porque não estava a dar uso aos painéis e a ir buscar energia à rede.
    Já esta a pensar colocar um shelly (Obrigado Sansoni7 pelas dicas) mas tentei brincar com a programação antes.
    Eu tinha-a no modo ECO com algumas variações que agora vejo serem parvoíce total. Assim ela fazia o que queria.
    Hoje em dia é em modo Defrost das 00H00 até às 09H00 e ECO até às 17H00. Dali para a frente é Defrost outra vez.
    Assim nos horários que não a quero a funcionar a mesma só arranca se no sótão, local de colocação da BC, estiver a menos de 5º. Acho que nunca esteve mas também não me levanto de madrugada no inverno para ir ver.
    A BC liga assim pelas 09H30, já bem depois dos banhos matinais que são pelas 07H40/08H00 e depois da programação das 09H00.
    Esteve umas semanas a uma temperatura de 49º sendo que depois mudei para 52º que já havia pequena queixa da cara metade (não verbalizada mas percebia-se hehe).
    Do que ia vendo mas não registei diariamente, a temperatura exterior andava por uma média de 16/18º à hora de arranque.
    Nos últimos 10 dias anda pelos 14º o que é uma das temperaturas para comparar COP.
    Nos últimos 4 dias tenho também ligado a lareira (recuperador) e a tubagem de aquecimento central passa por serpentina da BC. Não tenho nenhuma programação para tal. Só a deixo fluir pela tubagem.
    Aqui não notei grande diferença, água sai do recuperador numa média de 50/52º sendo que não carrego mais de lenha que a essa temperatura radiadores aquecem a casa. Pode estar a ajudar a que a água não arrefeça tanto mas gastos energéticos estão iguais. De 2 dos 4 dias BC arrancou uma hora mais tarde.
    Nestes 30 dias utilizou-me a bomba um total de 28.4 KW!! O que a 0.1699 por KW e mais IVA deu um total de €5.93. Pode vir a aumentar visto ainda virem os dias mais frios, Janeiro noites médias a 5º e a roçar 0º por vezes. Se der faço update daquela altura. Mesmo duplicando, €12 por mês, é melhor que €25 pelo termoacumulador. E eu tinha dois em casa.
    Desses valores, embora por aqui tem sido um mês com pouco sol acredito que metade foi dos painéis. Em dias mais limpos os painéis cobrem 100% do gasto da BC colocando eu a MLL e/ou MLR em horário diferente do da BC (mais fácil com a MLL que é programável vs a MLR embora se a colocar a sair de casa já quase não apanha a BC ou já a energia solar pode alimentar as duas.)
    Coloco ainda tabela de gastos diários com as pequenas variações referidas.
    Foi um grande rambolar mas quem chegue pode ser que retire daqui informação para chegar a decisões.
    Agora não podia deixar de referir no entanto:
    Recuperador e aquecimento pela casa foi algo que tinha que fazer e queria fazer, pelo que foi sem apoios (imediatamente antes da abertura) e não era A+ pelo que não se fez candidatura posterior. BC e Painéis foram com apoio do Fundo Ambiental.
    A única mudança que faria, sem a existência do apoio, seria a substituição da BC por um Termoacumulador mais eficiente e com serpentina para associar ao recuperador.
    Acrescentava mais dois painéis e colocaria porventura um gestor de execedentes para o Termoacumulador.
    BC é uma peça de equipamento fabulosa quanto a gastos, mas é ela própria muito cara. E a ficarem cada vez mais caras pelo que vejo.
    Cumprimentos e espero ter ajudado, ou pelo menos que não tenha complicado!
      PDF gastos BC 30 dias v2_page-0001.jpg
    •  
      taunus
    • 8 novembro 2022 editado
    Colocado por: DacepaOra boas,
    Como referido anteriormente, lá coloquei uma tomada inteligente, no meu caso da TAPO, para verificar dos gastos da minha Bomba de Calor Vaillant Arostor de 200 litros com função de AQS.
    Esta no dia a dia serve dois adultos e pequeno de 3 anos. Não cantamos a ópera no banho mas quando apetece fica-se mais um bocado debaixo de água.
    Por vezes temos visitas mas nestes 30 dias tal não aconteceu.
    A casa é moradia sendo WC em cada piso e como normalmente o é, cozinha em baixo. O WC de cima deve ter o chuveiro com a canalização a cerca de 7 metros da BC, a cozinha o caminho é mais longo, cerca de 15. Mesma coisa para 2.º WC mas é raro usar ali a água quente.
    De loiça lavam-se panelas e o resto vai para a MLL.
    Tenho painéis solares para uso da casa, com total de 1480W mas máximos de 1.1 a 1.2Kw. Actualmente os mesmos, em dias descobertos, estão a fazer 0.9/1 kw no horário nobre. Nublados se tirar 200/300W já me dou por feliz.
    Durante muito tempo a BC só ligava à noite mesmo antes dos banhos matinais. Fazia sentido sendo que a mesma só liga uma vez por dia, que ligasse quando o dia estivesse mais frio (mesmo antes de amanhecer) e no fim do período de 24 horas. Tal chateia porque não estava a dar uso aos painéis e a ir buscar energia à rede.
    Já esta a pensar colocar um shelly (Obrigado Sansoni7 pelas dicas) mas tentei brincar com a programação antes.
    Eu tinha-a no modo ECO com algumas variações que agora vejo serem parvoíce total. Assim ela fazia o que queria.
    Hoje em dia é em modo Defrost das 00H00 até às 09H00 e ECO até às 17H00. Dali para a frente é Defrost outra vez.
    Assim nos horários que não a quero a funcionar a mesma só arranca se no sótão, local de colocação da BC, estiver a menos de 5º. Acho que nunca esteve mas também não me levanto de madrugada no inverno para ir ver.
    A BC liga assim pelas 09H30, já bem depois dos banhos matinais que são pelas 07H40/08H00 e depois da programação das 09H00.
    Esteve umas semanas a uma temperatura de 49º sendo que depois mudei para 52º que já havia pequena queixa da cara metade (não verbalizada mas percebia-se hehe).
    Do que ia vendo mas não registei diariamente, a temperatura exterior andava por uma média de 16/18º à hora de arranque.
    Nos últimos 10 dias anda pelos 14º o que é uma das temperaturas para comparar COP.
    Nos últimos 4 dias tenho também ligado a lareira (recuperador) e a tubagem de aquecimento central passa por serpentina da BC. Não tenho nenhuma programação para tal. Só a deixo fluir pela tubagem.
    Aqui não notei grande diferença, água sai do recuperador numa média de 50/52º sendo que não carrego mais de lenha que a essa temperatura radiadores aquecem a casa. Pode estar a ajudar a que a água não arrefeça tanto mas gastos energéticos estão iguais. De 2 dos 4 dias BC arrancou uma hora mais tarde.
    Nestes 30 dias utilizou-me a bomba um total de 28.4 KW!! O que a 0.1699 por KW e mais IVA deu um total de €5.93. Pode vir a aumentar visto ainda virem os dias mais frios, Janeiro noites médias a 5º e a roçar 0º por vezes. Se der faço update daquela altura. Mesmo duplicando, €12 por mês, é melhor que €25 pelo termoacumulador. E eu tinha dois em casa.
    Desses valores, embora por aqui tem sido um mês com pouco sol acredito que metade foi dos painéis. Em dias mais limpos os painéis cobrem 100% do gasto da BC colocando eu a MLL e/ou MLR em horário diferente do da BC (mais fácil com a MLL que é programável vs a MLR embora se a colocar a sair de casa já quase não apanha a BC ou já a energia solar pode alimentar as duas.)
    Coloco ainda tabela de gastos diários com as pequenas variações referidas.
    Foi um grande rambolar mas quem chegue pode ser que retire daqui informação para chegar a decisões.
    Agora não podia deixar de referir no entanto:
    Recuperador e aquecimento pela casa foi algo que tinha que fazer e queria fazer, pelo que foi sem apoios (imediatamente antes da abertura) e não era A+ pelo que não se fez candidatura posterior. BC e Painéis foram com apoio do Fundo Ambiental.
    A única mudança que faria, sem a existência do apoio, seria a substituição da BC por um Termoacumulador mais eficiente e com serpentina para associar ao recuperador.
    Acrescentava mais dois painéis e colocaria porventura um gestor de execedentes para o Termoacumulador.
    BC é uma peça de equipamento fabulosa quanto a gastos, mas é ela própria muito cara. E a ficarem cada vez mais caras pelo que vejo.
    Cumprimentos e espero ter ajudado, ou pelo menos que não tenha complicado!
      PDF gastos BC 30 dias v2_page-0001.jpg


    A minha Arostor 270 faz isto, sem painéis, sempre em modo ECO sem limitações de funcionamento. Banhos diários, família de 4 em que 2 deles é necessário estar sempre a pressionar para sair do banho.

    Se compararmos só o mês de outubro parece-me que os seus painéis não tiveram grande contributo para o consumo.

    PS - Há ali uma falha nos meses de primavera e verão mas tive a Shelly desemparelhada e o tempo foi passando. Mas dá para fazer a interpolação.
      WhatsApp Image 2022-11-08 at 12.36.43.jpeg
  8. Colocado por: taunus

    A minha Arostor 270 faz isto, sem painéis, sempre em modo ECO sem limitações de funcionamento. Banhos diários, família de 4 em que 2 deles é necessário estar sempre a pressionar para sair do banho.

    Se compararmos só o mês de outubro parece-me que os seus painéis não tiveram grande contributo para o consumo.

    PS - Há ali uma falha nos meses de primavera e verão mas tive a Shelly desemparelhada e o tempo foi passando. Mas dá para fazer a interpolação.
      WhatsApp Image 2022-11-08 at 12.36.43.jpeg


    No mês de Outubro quantos kwh gastou e quantas horas trabalhou?
  9. Colocado por: Varejote

    No mês de Outubro quantos kwh gastou e quantas horas trabalhou?


    37Kwh... não consigo ver o tempo na Shelly ou não sei ver
  10. Colocado por: taunusA minha Arostor 270 faz isto, sem painéis, sempre em modo ECO sem limitações de funcionamento. Banhos diários, família de 4 em que 2 deles é necessário estar sempre a pressionar para sair do banho.

    Se compararmos só o mês de outubro parece-me que os seus painéis não tiveram grande contributo para o consumo.



    Os painéis não estão nas contas apresentadas.
    Eles não estão a uso só para a BC mas sim para a casa toda.
    Os valores são o que a BC gastou não importando se vem a electricidade da rede ou dos painéis .
    Mesmo que só viesse a electricidade dos painéis, não estaria ali representada no gasto que ela teve mas somente na conta da luz.
    De forma informal (Quando a BC está ligada vejo no TAPO quanto a mesma gasta, vou ver no shelly quanto os painéis produzem) é que vejo que metade da electricidade necessária veio dos painéis. E aí metade porque onde vivemos tem estado sem sol nas últimas 3 semanas pelo menos.

    Agora mais litros com mais gasto e com COP iguais a 270 está a valer sim senhor.
  11. O que eu queria que tivesse poupança directa seria a água do recuperador de calor ao passar pela serpentina.
    De isso não vejo poupança directa.
    Ou se calhar estou a ter no sentido de que a BC gastaria mais se a água não estivesse a correr pela mesma. Isso não sei nem penso que seja de fácil percepção.
  12. Isto é difícil decidir, por muito que leia os excelentes contributos dos parcipitantes.
    Que já tenha ou tenha a possiblidade de instalar gás canalizado, (gás natural) tendo em conta os preços do mercado regulado, como o meu caso, que mantenho um contrato no mercado regulado desde que foi instalado o gás natural no edifício, talvez já tenha passado mais de 20 anos que utilizo o gás natural canalizado para o esquentador de AQS e para a placa do fogão.
    Por mês para 5 pessoas tenho um custo médio de cerca de 30€.
    O preço da uma BC mesmo contado que seria para instalar numa moradia a construir, mesmo com algum aproveitamento da energia gerada por painéis solares, esse investimento pelas minhas contas nunca seria amortizado comparado com a solução tradicional que tenho.
    Vejamos com os atuais custos/gastos com o gás, daqui a 10 anos teria despendido cerca de 3600€.
    Com uma BC teria que fazer o investimento todo já, não consigo prever qual seria o custo da sua manutenção, supondo que não teria nenhuma reparação de mota, ou a substituição do equipamento da BC durante esses 10 anos.
    Já no caso do Gás, esse custos são muito inferiores e mais previsíveis, portanto não vejo nenhum ganho observando os custos, pelo contrario vejo um sistema mais complexo e mais dispendioso no seu todo, a única vantagem seria ter um sistema supostamente mais amigo do ambiente.
    Assim, gostaria de ver um estudo feito comparado os custos de cada sistema para um prazo de 20 anos, têm conhecimento de algum estudo desse gênero? Qual será o prazo de validade de um sistema com BC, será cerca de 10 a 15 anos como têm em média os ACs ou os frigoríficos?
  13. Colocado por: FTavaresIsto é difícil decidir, por muito que leia os excelentes contributos dos precipitantes.
    Que já tenha ou tenha a possiblidade de instalar gás canalizado, (gás natural) tendo em conta os preços do mercado regulado, como o meu caso, que mantenho um contrato no mercado regulado dedes que instalaram o gás natural no edifício, talvez á mais de 20 anos, que utilizo para o esquentador de AQS e para a placa do fogão.
    Por mês para 5 pessoas tem um custo de cerca de 30€
    O preço da uma BC mesmo contado que seria para instalar uma moradia a construir, mesmo com algum aproveitamento da energia gerada por painéis solares, esse investimento pelas minhas constas nunca seria amortizado.
    Vejamos com os atuais custos/gastos com o gás ,daqui a 10 teria despendido cerca de 3600€.
    Com uma BC teria que fazer o investimento todo já, não consigo prever qual seria o custo da sua manutenção, supondo que não teria nenhuma reparação de mota, ou a substituição do equipamento da BC.
    Já no caso do Gás, esse custos são muito inferiores e mais previsíveis, portanto não vejo nenhum ganho pelos custos, pelo contrario vejo um sistema mais complexo e mais dispendioso no seu todo, a única vantagem seria ter um sistema supostamente mais amigo do ambiente.
    Assim, gostaria de ver um estudo feito comparado os custos de cada sistema para um prazo de 20 anos, têm conhecimento de algum estudo desse gênero? Qual será o prazo de validade de um sistema com BC, será serca de 10 a 15 anos como tem em média os ACs ou os frigoríficos?


    Não faço a mínima ideia, só espero que a minha dure muito tempo, mesmo muito tempo.
  14. Pelas minhas contas um sistema com BC para 5 pessoas fica em cerca de 2500€ mais instalação, a juntar a isso a placa de indução para cozinha com o consumo de energia elétrica, talvez mais 500€. Portanto 3000€ não chega só para o equipamento, se somarmos os consumos mensais de energia dos 2 equipamentos é sempre a somar...
    Já um esquentador a Gás mais uma placa também a gás fica em cerca de 500€ os 2 equipamentos.
    Ou seja, com uma solução tradicional fico com muito dinheiro no bolso que dá para pagar pelo menos durante 10 anos de consumos de gás!
    Assim o investimento de uma BC que não tenha nenhum apoio do estado é um investimento que não tem lógica.
    Portanto é um equação que dá que pensar!...
  15. O meu resumo da instalação e utilização de BC (instalada à 1 ano).

    Aquisição: 1325€+iva
    Instalação e Comissionamento: 252€+iva

    Gastos com energia:+/- 60,47€ + IVA (436kWh/ano - 825 horas de funcionamento)
    Manutenção: 0€

    só pelo facto de não ter de andar com botijas de gás de trás para a frente... e não tive obrigatoriedade de instalar rede de gás.
  16. Colocado por: FTavarescom uma solução tradicional fico com muito dinheiro no bolso que dá para pagar pelo menos durante 10 anos de consumos de gás!
    mas.... não pode ser utilizado numa construção nova pois obrigatoriamente tem que utilizar uma qualquer solução de energia renovável
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  17. Colocado por: taunus

    37Kwh... não consigo ver o tempo na Shelly ou não sei ver


    A bomba tem o número horas que esteve ligada e quantas vezes a bomba ligou.

    No início do mês toma nota da contagem horas, no final do mês tira de novo.

    Depois vê quantas horas trabalhou e quantos kwh gastou.

    Não sei se o shelly contabiliza o número de horas.
 
0.7184 seg. NEW