Colocado por: Dias12
Não é preferivel trocar também o da admissão consoante a estação?
Estar a retirar calor do interior no inverno causa.me estranheza, apesar de aumentar o COP da bomba
Colocado por: Dias12faz o que for melhor para cada caso
Não é preferivel trocar também o da admissão consoante a estação?
Estar a retirar calor do interior no inverno causa.me estranheza, apesar de aumentar o COP da bomba
Colocado por: dfragosoTenho a seguinte configuração da Daikin com uma bomba de calor de alta temperatura para uma moradia terrea com 250 m2 de piso radiante e 4/5 chuveiros, será mesmo necessário uma bomba de calor de alta temperatura? Uma de baixa temperatura não chega para AQS e PRH?
Solução proposta Daikin Alta Temperatura: ERLA 16DW17 + EBBH16D9W
Quem escolheu este equipamento disse:
"- A solução com a temperatura a 45º não combate a legionella.
- Consideramos que a bomba de calor deve ter capacidade de resposta às águas quentes sanitárias (4/5 chuveiros).
- A nova bomba de calor faz 60º em águas quentes e 35º - 45º no pavimento radiante.
- A solução que propõe, na nossa opinião, não tem potência/capacidade de resposta para o número de chuveiros nem capacidade térmica/potência para o aquecimento ambiente."
Obrigado
Colocado por: mafs4960Para ficarem com uma ideia, tenho BC com solar térmico. nos dias de sol tenho 300l de água a 70ºC com um custo diário de 0,04€.
Colocado por: Varejote
Nos dias de frio que acendo o recuperador de calor a lenha, aproveito o calor para aquecer a água da BC, nesses dias ela praticamente não trabalha.
Quando instalar os fotovoltáicos, passo nos dias de sol a aquecer a água quase de borla.
Ou seja, pago para ter coisas grátis. ;)
Colocado por: dfragosoA solução com a temperatura a 45º não combate a legionella.essa maquina precisa de choque termico para combater a legionella que é 70ºC uma vez por semana sendo feita por resistencia electrica
Colocado por: dfragosoUma de baixa temperatura não chega para AQS e PRH?a refrencia apresentada é da maquina mural de "baixa" temperatura
Colocado por: dfragosoA nova bomba de calor faz 60º em águas quentes e 35º - 45º no pavimento radianteacho que quem lhe propos a maquina desconhece que a maquina faz 60ºC de temperatura maxima de impulsão mas somente faz 55ºC para as AQS, acima disso é somente com resitencia electricas, ps: para o piso 45ºC é capaz de ser demasiada temperatura excpto se for aplicado piso radiante com espaçamento de 225mmm ou superior, mas aí o consumo será muito superior ao normal ou expectavél.
Colocado por: dfragosoERLA 16DW17 + EBBH16D9W
Colocado por: dfragosomoradia terrea com 250 m2 de piso radianteaqui tem ooutra vez um brutal desconhecimento do proponente: 16Kw d epotencia nominal que na pratica a maquina tem 19,2Kw num equipamento só aquecimento para 250m2 é demasiada potencia.
Colocado por: dfragosoA solução que propõe, na nossa opinião, não tem potência/capacidade de resposta para o número de chuveiros nem capacidade térmica/potência para o aquecimento ambiente.?!?!? pode desenvolver esta afirmação?
Colocado por: VarejoteOu seja, pago para ter coisas grátishabitualmente chama-se investimento
Colocado por: Lightboltzpareceu-me que são 4 tubos multicamada por unidade e não 2, certo?usa na mesma somente 2 tubos, mas para ser feita como deve ser fica muito mas muito mais caro que a pré-instalação de AC.
Colocado por: jorgealveshabitualmente chama-se investimento
Colocado por: pedrovilBigmouse lá atrás coloquei w quando devia ser kWh. No artigo refere. A Baxi registou o consumo anual menor:700 KWh. Já a Termobrasa, com 800 KWh por ano revelou-se a mais voraz. Ao considera-se um custo médio de 20 cêntimos por KWh, verifica-se que o consumo anual da Baixi se traduz em 135 euros e o da Termobrasa em 165 euros ou seja, o equipamento com menor consumo -Baxi- permite poupar 30 euros anuais na fatura de eletricidade.
Isto é o que vem no artigo e não tem a ver com potência mas com consumo dos equipamentos
Colocado por: kiliam
Tenho uma termobrasa 270l. Em 2023 consumiu 1.12Mwh. 5 banhos por dia (um mais demorado de criança) mais lavar a louça basicamente.
Trabalha durante o dia apenas para aproveitar o solar. Liga as 9:00 desliga as 18:00.
Colocado por: kiliam
Tenho uma termobrasa 270l. Em 2023 consumiu 1.12Mwh. 5 banhos por dia (um mais demorado de criança) mais lavar a louça basicamente.
Trabalha durante o dia apenas para aproveitar o solar. Liga as 9:00 desliga as 18:00.
E esses 5 banhos são depois das 18h? A água está a que temperatura às 18h, 60°C?
Colocado por: pedrovilSaiu na deco PROTESTE um teste a bombas de calor e a Vaillant Arostor tem uma classificação um pouco modesta, eu não concordo com a classificação que eles atribuem, então na questão dos consumos ( não sei como é calculado este ) a Baixi que é a que tem melhor consumo 700 kw gastou mais do dobro do que eu gastei em um ano, cá em casa somos dois e uma vez ou outra umas visitas, devo ser muito poupado:).
Colocado por: Zé Meirinho
Pode partilhar os resultados (não sou subscritor)? Alguma bc Bosch?
Colocado por: Zé MeirinhoSim é tudo Bosch. Salvo erro até são produzidas em Aveiro, made in Portugal :)
Queria era saber a cotação nos testes da Deco.