Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia caros foristas.

Vou iniciar neste início de ano o processo de construção de moradia. Como ainda estamos numa fase muito preliminar, deixo o projeto que eu e a minha esposa idealizámos (amador, feito num site grátis) para que possa ser discutido. Ainda vamos a tempo de fazer alterações e outras opiniões, desde que fundamentadas, são sempre bem vindas.

Entretanto também gostava de pedir outra opinião, mais técnica, em relação a alguns pontos:

1) Num orçamento chave na mão que nos agradou na generalidade, foi-nos proposta a colocação de vidros 4+4/14Arg/6planit4s. Agrada-me o laminado, assim como a diferença de espessuras. Tenho dúvidas em relação à caixa de ar, a nossa casa será construída na zona oeste, com os vãos principais das áreas sociais diretamente virados a sul. Apesar de estar programado uma zona de alpendre com ensombramento com cerca de 2m, acham que a cx de 14, mesmo tendo Argon, será suficiente? Não teremos estores exteriores, apenas interiores.

2) Tenho passado inúmeras horas a ler sobre painéis solares/fotovoltaicos/bombas de calor. Se, noutros temas, até se nota que os foristas acabam por chegar a um consenso, neste nem por isso, há 50 opiniões diferentes. Para a nossa moradia, com telhado virado a sul e bastante espaço para FV no terreno, que achariam melhor? Eu gostava de ter, tanto quanto possível, o conceito de autoconsumo, mas ainda não fiz as contas de quanto poderá ser o meu consumo diário/mensal/anual.

3) Para aquecimento teremos um recuperador a lenha na sala, com saída ventilada para o corredor dos quartos. Aqui, a minha dúvida é: que equipamento seria melhor para o arrefecimento da casa? AC, VC? Estava a pensar colocar apenas na sala e no corredor...

Em anexo deixo projeções (mais uma vez, amadoras) feitas dos alçados e a planta. O telhado será tradicional e existirá um mezanino sobre a sala que será o escritório, mas que só o arquiteto nos poderá vir a dizer como acertar com as águas do telhado e o pé direito que "sobra".

Importa referir, principalmente por causa das 3 questões acima, que a casa terá estrutura de madeira, o chamado wood/timber framing.

Obrigado, desde já, pelas futuras participações,
    Vicente
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

+
      Projeto preliminar.png
  4.  # 3

+
      Alçado Sul.png
  5.  # 4

+
      Alçado Norte.png
  6.  # 5

+
      Alçado Nascente.png
  7.  # 6

+
      Alçado Poente.png
  8.  # 7

+
      Vista frontal.png
  9.  # 8

Para estudo está bom, o esquema de distribuição parece-me viável. isto tirando o facto de que não se conhece nem a envolvente nem a orientação solar.
    não avance mais e vá por o arquitecto a trabalhar, vai acabar por pagar o mesmo e pode estar a perder tempo.
    não gosto do pormenor do hall da entrada assim ao lado da cozinha(?).
  10.  # 9

O alçado sem janelas é a norte, a entrada é vão maior, na sala, são a sul, os quartos dos miúdos têm vãos a nascente (fomos aconselhados a plantar árvores de folha caduca em frente a estes).

Aquele Hall não o é bem, eu não gosto de halls, é apenas uma pequena divisória para não se entrar "diretamente" para a sala. Fica encostado à cozinha mas sem acesso, confesso que não percebi bem a questão. Obrigado pelo comentário!
  11.  # 10

Esses promenores do vidro discute depois com os seus projectistas.. Mas 14mm de caixa de ar com ARGON, bastante bom.
  12.  # 11

Ainda outra dúvida, em quanto poderá ficar um muro de cerca de 15 cm espessura com 1.5m altura e 120 metros de perímetro? Há algum valor que possa utilizar para fazer este cálculo? Obrigado
  13.  # 12

E esse onde se insere esse terreno é permitido fazer o muro com 1,5 m de altura?

Consulte um gabinete de projetos senão começa a orçamentar muita coisa que depois pode sair ao lado.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: marco1
  14.  # 13

FVicente

o que eu quis dizer é que quando alguém vai para entrar tem de passar logo ali mesmo em frente á janela da cozinha.
  15.  # 14

Nuno, eu já fiz o levantamento todo dessas situações com um arquiteto que me arranjou toda a documentação e contactou a cm. Pela informação que veio no PIP, é possível.

Obrigado

Marco1, percebo o que diz mas não é algo que me incomode muito... Tem algum feedback de que seja algo que se possa tornar incómodo?

Eu tenho dúvidas na suíte e na necessidade de um WC social perto da sala, onde o inserir...
  16.  # 15

Em relação às questões levantadas no primeiro post, alguma ajuda? Obrigado
  17. Ícone informação Anunciar aqui?

18.  # 16

Já houve tempos em que, no fórum, perante um projeto caseiro, o comentário era só um: procure um arquiteto :)))
    Fora de brincadeiras...procure um arquiteto.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  19.  # 17

Mas eu já tenho um arquiteto, as minhas questões referem-se mais às fontes energéticas e isolamento térmico que à parte dela...
  20.  # 18

Para o "aparato" da casa, sem dúvida, equipa-la com painéis para AQS. Em relação ao.autoconsumo pode ponderar micrigeração.
    Em relação as janelas, nalgumas ponderava colocar estores exteriores de lamelaa, chamada Brisa solar, nas que não tem grande incidência solar, colocava só estores interior blackout, que não é propriamente barato.
  21.  # 19

Colocado por: FVicenteMas eu já tenho um arquiteto, as minhas questões referem-se mais às fontes energéticas e isolamento térmico que à parte dela...

Cmps!
      11139433_10206749286707255_5047102733474011122_n.jpg
  22.  # 20

É cada uma....
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">