Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Calma... ele está só a vender o papel com as tais linhas.
  2.  # 102

    Boa noite.
    Estou a pensar mandar construir uma casa, mas pensei que ao contratar um Engº ou Arqº para a elaboração do projecto, não sabia afinal que eram necessários vários projectos.
    Porque razão existe um projecto para obter a licença e outro para executar?
    O projecto para obter a licença não deveria conter todos os elementos necessários á total execução, especialidades e tudo o necessário para levantar a casa até á chave na mão?
    E quem elabora um projecto fica com a faculdade de querer ou não acompanhar a obra?
    Não deveria ser obrigatório o acompanhamento pelo elaborador do projecto ou por técnico de sua confiança e a seu mando?
    A responsabilidade das alterações efectuadas no projecto não são agregadas ao elaborador do mesmo, que deveria acompanhar a obra e "baldou-se"?
    Não está isso consignado num qualquer artigo da Ordem?
    É letra morta?
    Ainda existe a "tal" história do assinar projectos de cruz?
    Pensei que o simplex tinha acabado com essa parte, mas estou a ver demasiados lobies á volta da fogueira.
    Algumas vozes se aqui levantam quanto aos projectos a metro.
    Mas o vosso mercado está assim por culpa de quem?
    Dos clientes?
    Os tais, que são literalmente engolidos pelos lobies por vós criados?
    Os tais, que acreditam na vossa honestidade e depois de lerem estas páginas ficam sem saber para onde se virar?
    Sem sequer saberem distinguir o trigo do joio, de areas tão complexas e delicadas?
    E ainda se admiram do parque habitacional estar no estado em que está?
    Admiram? Chiça!
    Depois de ler esta salgalhada, acho que vou fazer como fizerem todos os meus vizinhos: sempre o mesmo projectista, preço standart, fotópia de projectos, com umas nuances aqui ou ali e toca a andar que lá vai mais uma para monte da vilanagem!
  3.  # 103

    BOLAS MAS QUE RAIO É ISTO???
    você antes de tudo já está a dizer mal ???
    mas com esse espirito se calhar é melhor juntar-se aos 90% dos casos do boneco á la carte feito por desenhadores e assinado por engenheiros.
  4.  # 104

    Marco1

    São opiniões e se queremos combate-las temos de demonstrar o contrário, porque é que um bom arquitecto é uma mais valia para o dono de obra e acima de tudo, como se escolher um bom arquitecto, quais os pontos a ter em atenção e de que forma se avalia o trabalho de um bom arquitecto.

    Não falo ao nível da arquitectura "pura", porque são sempre avaliações subjectivas, mas do projecto que ele cria, que é ai que estarão as maiores reclamações. Mas isso, parece-me que o vosso código de ética não permite, o que apenas protege os maus e lixa os bons
  5.  # 105

    Num quadro de concorrência ilegal, será que a responsabilização está presente???

    Resolução da Assembleia da República n.o 52/2003
    Direito à arquitectura — Revogação do Decreto n.o 73/73,
    de 28 de Fevereiro
    A Assembleia da República resolve, nos termos do
    n.o 5 do artigo 166.o da Constituição, o seguinte:
    I—Em 8 de Abril de 2003 a Comissão de Obras Públicas,
    Transportes e Comunicação aprovou por unanimidade
    as conclusões e o parecer do relatório final sobre
    a petição n.o 22/IX (1.a) (Direito à arquitectura e revogação
    do Decreto n.o 73/73, de 28 de Fevereiro), elaborado
    pela Sr.a Deputada Isabel Gonçalves. Entre essas
    conclusões figuram as que seguidamente se transcrevem:
    «1) O objecto da petição em causa tem fundamento
    e a sua concretização trará benefícios para a
    qualidade de vida de cada cidadão e da sua
    comunidade;
    2) O direito à arquitectura é uma consequência
    lógica dos direitos à habitação e urbanismo e
    ao ambiente e qualidade de vida consagrados
    na Constituição da República Portuguesa;
    3) A manutenção do regime transitório consagrado
    pelo Decreto n.o 73/73, de 28 de Fevereiro,
    implica a existência de uma incoerência técnico-
    profissional e jurídica, com uma demissão
    do Estado no que respeita à regulação do sector
    da construção e da qualidade arquitectónica,
    para a protecção do ambiente e do património,
    impedindo o exercício da profissão de arquitecto
    num ambiente de concorrência legal;
    4) Amanutenção deste decreto é incompatível com
    a Directiva n.o 85/384/CEE, do Conselho, de
    10 de Junho de 1985, e com o Decreto-Lei
    n.o 176/98, de 3 de Julho, comprometendo a
    coerência de todo o sistema, sendo urgente um
    novo regime de qualificação profissional no
    domínio da construção, para a regulação de um
    sector de actividade de importância vital para
    o País;
    5) Importa, por último, reflectir também sobre a
    posição dos profissionais com outras qualificações,
    que, actualmente salvaguardados pelo
    Decreto n.o 73/73, de 28 de Fevereiro, podem
    subscrever projectos de arquitectura, a quem
    deve ser conferido um tempo de adaptação e
    a possibilidade de serem reencaminhados para
    as tarefas que, de acordo com as respectivas
    qualificações, estão materialmente aptos a
    desempenhar;
    6) Não havendo direitos adquiridos nem expectativas
    legítimas a proteger, deverá, no entanto,
    recomendar-se que seja definido um período
    razoável de transição, para reencaminhamento
    dos profissionais reconhecidos pelo Decreto
    n.o 73/73, de 28 de Fevereiro.»
    II — Tendo presentes estas conclusões, a Assembleia
    da República recomenda ao Governo que as tenha em
    devida consideração e tome as medidas adequadas à
    sua concretização.
    Aprovada em 22 de Maio de 2003.
    OPresidente da Assembleia da República, João Bosco
    Mota Amaral.
  6.  # 106

    Colocado por: rdd66725Boa noite.
    Estou a pensar mandar construir uma casa, mas pensei que ao contratar um Engº ou Arqº para a elaboração do projecto, não sabia afinal que eram necessários vários projectos.
    Porque razão existe um projecto para obter a licença e outro para executar?
    O projecto para obter a licença não deveria conter todos os elementos necessários á total execução, especialidades e tudo o necessário para levantar a casa até á chave na mão?
    E quem elabora um projecto fica com a faculdade de querer ou não acompanhar a obra?
    Não deveria ser obrigatório o acompanhamento pelo elaborador do projecto ou por técnico de sua confiança e a seu mando?
    A responsabilidade das alterações efectuadas no projecto não são agregadas ao elaborador do mesmo, que deveria acompanhar a obra e "baldou-se"?
    Não está isso consignado num qualquer artigo da Ordem?
    É letra morta?
    Ainda existe a "tal" história do assinar projectos de cruz?
    Pensei que o simplex tinha acabado com essa parte, mas estou a ver demasiados lobies á volta da fogueira.
    Algumas vozes se aqui levantam quanto aos projectos a metro.
    Mas o vosso mercado está assim por culpa de quem?
    Dos clientes?
    Os tais, que são literalmente engolidos pelos lobies por vós criados?
    Os tais, que acreditam na vossa honestidade e depois de lerem estas páginas ficam sem saber para onde se virar?
    Sem sequer saberem distinguir o trigo do joio, de areas tão complexas e delicadas?
    E ainda se admiram do parque habitacional estar no estado em que está?
    Admiram? Chiça!
    Depois de ler esta salgalhada, acho que vou fazer como fizerem todos os meus vizinhos: sempre o mesmo projectista, preço standart, fotópia de projectos, com umas nuances aqui ou ali e toca a andar que lá vai mais uma para monte da vilanagem!


    Então e o que é feito da responsabilidade individual? Ser cliente serve para quê, afinal?
    • AnaT
    • 21 outubro 2008

     # 107

    Para a maioria dos ditos "profissionais", o cliente serve para:

    1º - chatear e dar mais trabalho porque não concorda com as soluções que foram propostas;
    2º - pagar a chatice que deu.

    O que os "profissionais" da nossa praça se esquecem é que os clientes não teem, nem teem de ter, a formação ou conhecimentos que lhes permitam compreender imediatamente as propostas apresentadas.
    E por isso são considerados ignorantes e broncos...

    Mesmo tendo uma empresa séria a tratar de tudo, se o dono da obra, vulgo cliente não está presente bem pode esperar por algumas surpresas...

    Quem se dispõe a construir (ou mandar construir) a sua casinha bem pode pensar antecipadamente em dispôr do seu tempo ou está bem tramado...

    São as diversas empresas sub-contractadas que se estão a marimbar para o trabalho umas das outras, o encarregado da obra que não aparece e ninguém sabe o que fazer, o projecto que devia ser entregue aos diversos "profissionais" ou, se tiver sorte, aos profissionais mas que está com o encarregado que teve uma dor de barriga ou foi ver a sogra ao hospital...
  7.  # 108

    O problema parte da falta de credibilidade da classe elaboradora, desenhadora e construtora.
    Eram Arqºs., mas essa é uma classe á parte.
    Dizia-se, que para ser Arqº. tinha de se ter uma dose grande de loucura, como se os Arqºs. tivessem préviamente estágio garantido no Sobral Cid.
    Talvez porque o seu preço fosse inatingível: um preço só para "malucos"!
    Depois eram Engºs., mas de repente apareceram os Engºs. Técnicos, que mais tarde suprimiram o "Técnicos" porque parecia mal e não estava na moda; ficaram então todos Engºs: os de 5 anos + estágio e os de 3 anos.
    Depois vieram os desenhadores e com eles os copistas.
    Os desenhadores fazem os desenhos e chamam os Engºs. de 3 anos para assinarem de cruz.
    Já estão na moda porque não têm o "Técnico"e fazem mais barato porque não fundiram as meninges.
    Simplex, ora está!
    Os copistas, ainda conseguem fazer mais barato!
    Mestres na arte de copiar e únicos a fazer rotação nas fachadas, conseguem colocar bairros de casinhas iguais, todas diferentes.
    Depois aparecem os fazedores de casas.
    Bibendas!Com muitas colunas cilindricas! Romanas! E fontes de Trevi no jardim!
    Ainda não vi nenhuma faculdade de empreiteiros.
    Que eu saiba não há formação para se ser empreiteiro.
    Normalmente era um antigo trolha, mais espertalhote nas contas de somar.
    Hoje tem uma 220 cdi quase a evoluir para X5.
    Pelo menos 2 gruas e Transit´s cabine dupla.
    O Cliente, é sempre o mal necessário, que lhes dá o ganha pão.
    Absolutamente dispensável, não fosse isso!
    •  
      cpf.eng
    • 22 outubro 2008 editado

     # 109

    hoje o empreiteiro... dá aulas aos advogados... compra ministros... zomba dos tecnicos e... já não precisa de gruas... e o cliente nunca tem razão....

    será que ele necessita de faculdade?... só se for na independente
  8.  # 110

    Colocado por: cpf.enghoje o empreiteiro... dá aulas aos advogados... compra ministros... zomba dos bancos e... já não precisa de gruas... e o cliente nunca tem razão....será que ele necessita de faculdade?...


    Eles hoje já não precisam nada disso, estão falidos ou a caminho de
  9.  # 111

    Eu devo dizer que quando contratei o meu arquitecto e os projectos de especialidades não paguei esses preços ridículos.
    Paguei muito mais e não me sinto nada arrependido.
    Se juntarmos as reuniões, as mudanças que pedi, o projecto de execução e o acompanhamento de obra... não sei quem é que fez um bom negócio...
    Eu contratei os projectos à Utopia ( http://www.utopia-projectos.com ) , aliás, já fiz um post sobre a casa. e os preços foram à tabela com um pequeno desconto.
    Mas já passaram 4 anos e só posso dizer bem.
    Claro que todas as pessoas têm que analisar o seu orçamento e ver as suas possibilidades, e se calhar há gente que não pode pagar projecto de execução...
    Mas se vai construir uma casa sem projecto de execução, vai perder muito mais dinheiro do que o que gastaria com bons arquitectos e bons engenheiros...
    Mas também há bons empreiteiros... são é poucos. Eu tive a sorte de ter um que era familiar...
    Mas mesmo assim ter um projecto de execução é essencial...para não deixarmos de ser amigos...

    Um abraço

    Manel
  10.  # 112

    Boa noite a todos,

    Convido a espreitarem www.i-arquitectura.eu portal para técnicos e serviços de apoio ao sector da Arquitectura e também para a execução de Projectos.
    Qualidade, Exclusividade e Apoio ao Dono de Obra, é o papel do Arquitecto.
    Espero que assim seja e que se cobre o valor justo, porque o barato sai sempre MUITO CARO!!!

    Já agora comentem o site sff
  11.  # 113

    Colocado por: candidaEu não estou à espera de um projecto de €2.500.00....claro que não tenho noção também das coisas.


    Candida o engraçado é que pode esperar...:) e pode ter surpresas boas.
  12.  # 114

    Caros arquitectos !

    Que deve um cliente pedir e perguntar a um arquitecto para se iniciar um projecto de uma habitação terrea de +-100 m2 ?
    Que deve um cliente esperar da proposta do arquitecto, para ver um projecto aprovado, a obra realizada sem derrapagens e a satisfação de meter a chave na porta e não pensar mais em obras ?
    Partindo do prussoposto de que serão utilizados acabamentos modestos num "casulo" de boa qualidade, que já tenho desenhos amadores "rascunhos" feitos por mim com a implantação e disposição dos espaços, é possivel ter uma estimativa do que será um valor justo do projecto ?
    Quanto tempo deverá tardar a ver um versão final do projecto ?
    E que mais me deveria preocupar nesta fase ?

    obgds JMRibeiro
  13.  # 115

    Bom dia JMRibeiro, respondendo

    Colocado por: josemanueribeiroQue deve um cliente pedir e perguntar a um arquitecto para se iniciar um projecto de uma habitação terrea de +-100 m2 ?

    sobretudo uma opinião geral, da sua ideia, do contexto todo, mas nesse caso concreto, deve exigir uma grande competência, fazer uma casa de 100m2 é um exercicio trabalhoso quando bem feito.

    Colocado por: josemanueribeiroQue deve um cliente esperar da proposta do arquitecto, para ver um projecto aprovado, a obra realizada sem derrapagens e a satisfação de meter a chave na porta e não pensar mais em obras ?

    sobretudo além da proposta deve esperar responsabilidade e seriedade.

    Colocado por: josemanueribeiroPartindo do prussoposto de que serão utilizados acabamentos modestos num "casulo" de boa qualidade, que já tenho desenhos amadores "rascunhos" feitos por mim com a implantação e disposição dos espaços, é possivel ter uma estimativa do que será um valor justo do projecto ?

    sim claro, pode ter uma estimativas realista, agora atenção que pode mudar algumas coisas durante projecto, encarecendo-o ou o contrario.

    Colocado por: josemanueribeiroQuanto tempo deverá tardar a ver um versão final do projecto ?

    versão final para entrega na câmara dois meses na minha estimativa.

    Colocado por: josemanueribeiroE que mais me deveria preocupar nesta fase ?

    na escolha do arquitecto, sem dúvida, essa escolha e a escolha do empreiteiro são as duas fases mais decisivas na minha opinião.

    cumprimentos
    ________________________
    fernando gabriel arquitecto
    página de internet
 
0.0313 seg. NEW