Podia referir várias razões, mas basta recordar que como as pessoas em geral não têm rendimentos ilimitados, o pagamento dos serviços públicos através dos impostos, impossibilita muita gente de ter recursos para poder escolher, isto é, de pagar os dois sistemas e usufruir de só um.
Colocado por: j cardosoHá até quem não tenha possibilidade de pagar nenhum, nem sequer o serviço público.
Colocado por: j cardosoNão vejo grandes alternativas que não estas: ou pagamos todos os que podemos para que esses tenham acesso ao serviço público ou pura e simplesmente deixamos esses entregues à sua sorte.
Você é que estava a afirmar que ninguém me impedia de escolher. Mas afinal de contas, até você concorda que para a generalidade das pessoas não há possibilidade de escolha.
O mesmo se pode então dizer acerca da segurança pública, da justiça e outros serviços, certo? Vamos criar alternativas privadas e recorre a elas quem pode pagar, é isso?
Colocado por: j cardosoO mesmo se pode então dizer acerca da segurança pública, da justiça e outros serviços, certo? Vamos criar alternativas privadas e recorre a elas quem pode pagar, é isso?
Colocado por: J.Fernandes
Tem bom remédio, não lhes encomende nada.
O mesmo não se pode dizer àqueles que por não terem possibilidade de escolher, estão meses ou anos à espera de consultas ou cirurgias, ou de um simples licenciamento.
Fui da opinião durante muito tempo que a defesa, a justiça e a segurança, deveriam ser áreas apenas reservadas ao estado, mas na verdade, cada vez encontro menos razões para que isso aconteça. Se as leis e os regulamentos são comuns a todos, qual o problema?
Não se deve concessionar a segurança de certa cidade a uma empresa privada porquê? Começaria a haver casos de abusos policiais, polícias a traficar droga, a aceitarem subornos, a gerirem redes de prostituição?! Agora nunca acontece nada disso, pois não?
E não devem haver tribunais privados porquê? Porque poderia acontecer algo nuuuncaaaa visto como haver uma justiça para os ricos e outra para os pobres?!
Colocado por: ANdieselMas não adianta escolher A ou B, porque vão falhar: ou na qualidade do produto/serviços, ou nos tempos de entrega, ou na data combinada, ou pior ainda na assistência/garantia.
Colocado por: ANdieseltêm essa garantida um dia porque todos pagamos pra ter um SNS.
Isso é porque você não conhece quem trabalhe como deve ser. Em todas as áreas da construção civil, por exemplo, há hoje empresas de qualidade que, no geral, não falham.
No seu mundo de Alice no País das Maravilhas, que só você parece conhecer, ninguém morre antes de ter agendada uma cirurgia?
Colocado por: ANdieselNo seu mundo de Alice no País das Maravilhas é que não consegue admitir que as falhas que atrás referi são comuns! Raro é encontrar os tais perfeitos!
Fui da opinião durante muito tempo que a defesa, a justiça e a segurança, deveriam ser áreas apenas reservadas ao estado, mas na verdade, cada vez encontro menos razões para que isso aconteça. Se as leis e os regulamentos são comuns a todos, qual o problema?
Colocado por: ANdieselMas se o privado são assim os tais milagreiros, porque não chamam essas pessoas para as salvar de uma morte quase certa? Será porque não tem como pagar?
Então em que ficamos? O privado é eficiente e salva toda a gente... Ou só salva a elite que tem capacidade para pagar?
Eu não admito falhas nas empresas de construção civil?! Só se não trabalhasse na área é que poderia dizer uma coisa dessas, é óbvio que há muitas falhas, mas também é verdade que as coisas, devido à concorrência, têm melhorado muito e hoje já se encontra profissionalismo em muitas delas.
Colocado por: j cardosoPorque não haveria eu de escolher um juiz disposto a proferir a sentença que eu desejasse?
Colocado por: j cardosoE porque não recorrer a um serviço de segurança do meu agrado?
Colocado por: j cardosoE se fosse suficientemente rico até poderia ter meu exército para assegurar a minha defesa. Afinal de contas se posso escolher e pago essa escolha, porque não fazê-lo?
Mas um juiz a trabalhar para um tribunal privado porque é que teria deveres diferentes de um juiz a trabalhar para o público? Por outro lado acha que todos os juízes actuais são incorruptíveis?
Não se poderia é esperar que houvesse mais que um código civil, mais que um código criminal, mais que uma constituição, mais que um regulamento de actuação da polícia, etc., etc.
Colocado por: j cardosoO mesmo não se pode dizer de uma actividade privada que tem como objectivo o lucro e a satisfação dos seus clientes.
Colocado por: j cardosoQuer então dizer que acha que apesar de tudo é necessária a participação de todos - ou de uma maioria significativa - para que o sistema que defende possa funcionar? No fundo, é necessário qualquer coisa como um "contrato social"?