Podia referir várias razões, mas basta recordar que como as pessoas em geral não têm rendimentos ilimitados, o pagamento dos serviços públicos através dos impostos, impossibilita muita gente de ter recursos para poder escolher, isto é, de pagar os dois sistemas e usufruir de só um.
Colocado por: j cardosoHá até quem não tenha possibilidade de pagar nenhum, nem sequer o serviço público.
Colocado por: j cardosoNão vejo grandes alternativas que não estas: ou pagamos todos os que podemos para que esses tenham acesso ao serviço público ou pura e simplesmente deixamos esses entregues à sua sorte.
Você é que estava a afirmar que ninguém me impedia de escolher. Mas afinal de contas, até você concorda que para a generalidade das pessoas não há possibilidade de escolha.
O mesmo se pode então dizer acerca da segurança pública, da justiça e outros serviços, certo? Vamos criar alternativas privadas e recorre a elas quem pode pagar, é isso?
Colocado por: j cardosoO mesmo se pode então dizer acerca da segurança pública, da justiça e outros serviços, certo? Vamos criar alternativas privadas e recorre a elas quem pode pagar, é isso?
Colocado por: J.Fernandes
Tem bom remédio, não lhes encomende nada.
O mesmo não se pode dizer àqueles que por não terem possibilidade de escolher, estão meses ou anos à espera de consultas ou cirurgias, ou de um simples licenciamento.
Colocado por: J.Fernandes
Fui da opinião durante muito tempo que a defesa, a justiça e a segurança, deveriam ser áreas apenas reservadas ao estado, mas na verdade, cada vez encontro menos razões para que isso aconteça. Se as leis e os regulamentos são comuns a todos, qual o problema?
Não se deve concessionar a segurança de certa cidade a uma empresa privada porquê? Começaria a haver casos de abusos policiais, polícias a traficar droga, a aceitarem subornos, a gerirem redes de prostituição?! Agora nunca acontece nada disso, pois não?
E não devem haver tribunais privados porquê? Porque poderia acontecer algo nuuuncaaaa visto como haver uma justiça para os ricos e outra para os pobres?!
Colocado por: ANdieselMas não adianta escolher A ou B, porque vão falhar: ou na qualidade do produto/serviços, ou nos tempos de entrega, ou na data combinada, ou pior ainda na assistência/garantia.
Colocado por: ANdieseltêm essa garantida um dia porque todos pagamos pra ter um SNS.
Colocado por: J.Fernandes
Isso é porque você não conhece quem trabalhe como deve ser. Em todas as áreas da construção civil, por exemplo, há hoje empresas de qualidade que, no geral, não falham.
Colocado por: J.Fernandes
No seu mundo de Alice no País das Maravilhas, que só você parece conhecer, ninguém morre antes de ter agendada uma cirurgia?
Colocado por: ANdieselNo seu mundo de Alice no País das Maravilhas é que não consegue admitir que as falhas que atrás referi são comuns! Raro é encontrar os tais perfeitos!
Fui da opinião durante muito tempo que a defesa, a justiça e a segurança, deveriam ser áreas apenas reservadas ao estado, mas na verdade, cada vez encontro menos razões para que isso aconteça. Se as leis e os regulamentos são comuns a todos, qual o problema?
Colocado por: ANdieselMas se o privado são assim os tais milagreiros, porque não chamam essas pessoas para as salvar de uma morte quase certa? Será porque não tem como pagar?
Então em que ficamos? O privado é eficiente e salva toda a gente... Ou só salva a elite que tem capacidade para pagar?
Colocado por: J.Fernandes
Eu não admito falhas nas empresas de construção civil?! Só se não trabalhasse na área é que poderia dizer uma coisa dessas, é óbvio que há muitas falhas, mas também é verdade que as coisas, devido à concorrência, têm melhorado muito e hoje já se encontra profissionalismo em muitas delas.
Colocado por: j cardosoPorque não haveria eu de escolher um juiz disposto a proferir a sentença que eu desejasse?
Colocado por: j cardosoE porque não recorrer a um serviço de segurança do meu agrado?
Colocado por: j cardosoE se fosse suficientemente rico até poderia ter meu exército para assegurar a minha defesa. Afinal de contas se posso escolher e pago essa escolha, porque não fazê-lo?
Mas um juiz a trabalhar para um tribunal privado porque é que teria deveres diferentes de um juiz a trabalhar para o público? Por outro lado acha que todos os juízes actuais são incorruptíveis?
Não se poderia é esperar que houvesse mais que um código civil, mais que um código criminal, mais que uma constituição, mais que um regulamento de actuação da polícia, etc., etc.
Colocado por: j cardosoO mesmo não se pode dizer de uma actividade privada que tem como objectivo o lucro e a satisfação dos seus clientes.
Colocado por: j cardosoQuer então dizer que acha que apesar de tudo é necessária a participação de todos - ou de uma maioria significativa - para que o sistema que defende possa funcionar? No fundo, é necessário qualquer coisa como um "contrato social"?