Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Tyrande
    • 23 agosto 2016 editado
    Oh Picareta, a minha explicação é a explicação que as pessoas dão...

Don't kill the messenger...

É estar preso, como se diz, "between a rock and a hard place"...

São jovens que acabaram a faculdade, que necessitam de começar a ganhar o seu, pois os pais estão, normalmente, exaustos financeiramente depois de terem suportado as despesas de estudo durante 3-5 anos... e sujeitam-se a tudo e mais alguma coisa com a promessa...a esperança de conseguir começar a caminhar pelas próprias pernas....

Se é estupido, pois só está a ajudar para a miséria social em que nos encontramos...é!
    Mas compreendo em parte a ingenuidade dos jovens e o desespero de alguns...
  1. Colocado por: PicaretaÉ certo que muita gente tem que se sujeitar a muita coisa para conseguir um emprego, agora receber dinheiro do estado e devolver em dinheiro ao patrão é ser otário !!! .... não denunciar o patrão pior ainda.

O que parece estar aqui a passar-se é um negociação entre empregador e estagiário; aquele exige a quantia x, para dar estágio a este.
  2. Colocado por: J.Fernandes
    O que parece estar aqui a passar-se é um negociação entre empregador e estagiário; aquele exige a quantia x, para dar estágio a este.

Isso é uma maneira simpática de descrever a coisa.

Podemos chamar a um assalto uma negociação entre assaltante e assaltado?
    Você passa a carteira e fica com a cabeça...Parece-lhe bem?

Ok, não é a mesma coisa...mas o princípio é o mesmo!
    Concordam com este comentário: kostta
  3. Colocado por: TyrandeIsso é uma maneira simpática de descrever a coisa.

Podemos chamar a um assalto uma negociação entre assaltante e assaltado?
    Você passa a carteira e fica com a cabeça...Parece-lhe bem?

Ok, não é a mesma coisa...mas o princípio é o mesmo!

Se para iniciar o estágio a empresa pede x e o estagiário aceita, isso é um acordo; se a empresa nada exigiu no início do estágio e agora vem exigir certa quantia para que este continue, isso já é extorsão.
  4. Colocado por: J.Fernandes
    Se para iniciar o estágio a empresa pede x e o estagiário aceita, isso é um acordo; se a empresa nada exigiu no início do estágio e agora vem exigir certa quantia para que este continue, isso já é extorsão.

Se você aceitou trabalhar 40h, isso é um acordo.
    Se eu aceitei trabalhar 35h, isso é outro acordo.
    • Neon
    • 23 agosto 2016
    Colocado por: J.FernandesSe para iniciar o estágio a empresa pede x e o estagiário aceita, isso é um acordo;...

Só para si

Partindo do principio que essas alegações até tinham algum fundamento (que obviamente não têm e só manifestam uma cristalina posição de má fé e moral duvidosa).

Nesse caso teríamos de considerar que as empresas vendem um produto ou um serviço, isto é vendem estágios
    , ou se também assim quiser considerar formam cidadãos a titulo oneroso.
    O que também aqui constituirá só numa primeira análise 2 ou 3 possibilidades de ataque à legitimidade da situação.
    1- rendimentos não declarados e fuga ao fisco
    2- para a grande maioria, desenvolvimento de uma actividade económica, para a qual não possuem o registo legal (CAE)
    3- ausência de alvará e de condições físicas exigíveis aos estabelecimentos de actividade formativa
    • Neon
    • 23 agosto 2016
    Colocado por: ANdieselSe eu aceitei trabalhar 35h, isso é outro acordo.

Touché
  5. Colocado por: ANdieselSe eu aceitei trabalhar 35h, isso é outro acordo.

E se não denunciou o contrato de trabalho quando lhe alteraram o horário para 40h, isso também é um acordo.
  6. Colocado por: NeonSó para si

Partindo do principio que essas alegações até tinham algum fundamento (que obviamente não têm e só manifestam uma cristalina posição de má fé e moral duvidosa).

Nesse caso teríamos de considerar que as empresas vendem um produto ou um serviço, isto évendem estágios
    , ou se também assim quiser considerarformam cidadãos a titulo oneroso.
    O que também aqui constituirá só numa primeira análise 2 ou 3 possibilidades de ataque à legitimidade da situação.
    1- rendimentos não declarados e fuga ao fisco
    2- para a grande maioria, desenvolvimento de uma actividade económica, para a qual não possuem o registo legal (CAE)
    3- ausência de alvará e de condições físicas exigíveis aos estabelecimentos de actividade formativa

Se o acordo cai fora do âmbito das leis e regulamentos aplicáveis, há entidades a quem recorrer e que podem actuar.
    • Neon
    • 23 agosto 2016
    Colocado por: J.FernandesE se não denunciou o contrato de trabalho quando lhe alteraram o horário para 40h, isso também é um acordo.

Unicamente e a titulo do que se aplica a mim, só posso dizer que até à imposição dessa regra, raras foram as semanas que não tenha trabalhado as 40 horas, e as vezes até mais ( enquanto fui solteiro até ao sábado de manha trabalhava em casa, a favor do erário público). A partir do momento em que foi imposto e até à presente data só trabalhei as 35 horas por semana que constam do meu contrato.
    • Neon
    • 23 agosto 2016
    Colocado por: J.Fernandes
    Se o acordo cai fora do âmbito das leis e regulamentos aplicáveis, há entidades a quem recorrer e que podem actuar.

Mais que óbvio que esta situação é ilegítima. Porém tanto o opressor como o oprimido tem o poleiro borrado, com a agravante ( e não sejamos hipócritas quanto a isso) de que o oprimido não apresenta queixa por MEDO das consequências, o que não torna a situação legitima.

À semelhança da violência doméstica, o ministério publico devia investigar esta trampa e despoletar as devidas consequências.

Mas olhe, com esta divulgação toda que ai anda agora não tenha duvidas que daqui uns tempos vamos ver ai uns quantos a lerpar. Aguarde
  7. Colocado por: J.Fernandes
    E se não denunciou o contrato de trabalho quando lhe alteraram o horário para 40h, isso também é um acordo.

Esta afirmação só demonstra desconhecimento de causa. Os contratos não podem ser alterados unilateralmente sem acordo de ambas as partes, é ilegal.
    No que me diz respeito, fazia 35h e continuei com 35h.
  8. Colocado por: ANdieselEsta afirmação só demonstra desconhecimento de causa. Os contratos não podem ser alterados unilateralmente sem acordo de ambas as partes, é ilegal.
    No que me diz respeito, fazia 35h e continuei com 35h.

Quando por mais de uma vez se reduziu o horário, não me lembro de algum beneficiário se ter queixado de o contrato ter sido alterado unilateralmente.
  9. podiam ter feito de maneira simples: "o estado só tem postos de trabalho a 40h, todos os postos com horário inferior são extinguidos" ora extinção de posto de trabalho dá direito a despedimento, logo ou queres 40h ou rua :) mas há sempre os "bonitos" :)
  10. ??? Desde de quando ..... daqui a pouco o estado dizia só temos emprego para quem trabalhe 80 horas por semana, passado dois anos dizia trabalhas de borla e dou-te uma malga de sopa ou rua . E atrás vinham um patrões do privado todos contentes com o precedente, porque neste país de mentalidade salário mínimo é já é demais, para eles devíamos pagar o ar que respiramos . Eles até fazem os estagiários pagar os estágio do IEFP ... Que aldrabões!
  11. magalhaes, aposto que se você trabalhasse numa unidade ou hospital particular a ganhar 800€ a recibos verdes estava deste lado da estrada.
  12. Querer o mal dos outros so porque nao esta bem e algo muito triste!
    Concordam com este comentário: branco.valter, ANdiesel
  13. Em vez de lutarem por condições melhores para vocês, lutam pelo mal dos outros. Que mentalidades medonhas!!
    Ainda falam do Salazar, há aqui seguidores mais radicais...
  14. Eu estou do lado do trabalhador. So vivemos uma vez , por isso eu acho que as 35 h para todos . Se ganha 800 euros a recibo verde é um falso recibo verde . Então não tenho razão quando digo que a maior parte dos patrões são uns aldrabões?
  15. Colocado por: enf.magalhaesEntão não tenho razão quando digo que a maior parte dos patrões são uns aldrabões?

Tal como a maior parte dos enfermeiros são uns palermas.

0.9999 seg. NEW