Iniciar sessão ou registar-se
    • Carvai
    • 10 agosto 2016 editado

# 1

Não fui PILAV e era miliciano e voluntário. Saí em 75 diretamente de Angola para a peluda, pois já não havia mais nada para defender. E mantive e mantenho excelentes amizades com militares na reserva e no ativo. Mas repito que isso não me inibe de criticar um Estado - incluindo as FA - que gastam muito mais do que deveriam. Volto á minha cassete : se o Estado tivesse gasto menos 10% ao ano não nos últimos 40 anos nunca estaríamos na situação que estamos. E para reduzir 10% não era preciso acabar com as FA, nem com o SNS nem com as escolas públicas. É assim tão difícil de perceber???
  1.  # 2

Tá explicado.

Você viveu a tropa na altura das vacas gordas meu caro. Por causa de muita **** que a sua geração fez, nós hoje mantemos uma péssima reputação perante a sociedade, que vai levar anos a melhorar. Esses foram os anos do regabofe total. E muitos ainda acham que as coisas permanecem como eram em 1970's...

Não digo que os de hoje sejam santinhos, que não o são. Mas a comparar com os daquela altura, somos uns meninos do coro!
  2.  # 3

Colocado por: Carvaise o Estado tivesse gasto menos 10% ao ano não nos últimos 40 anos nunca estaríamos na situação que estamos. E para reduzir 10% não era preciso acabar com as FA, nem com o SNS nem com as escolas públicas. É assim tão difícil de perceber???

Nesta parte concordo consigo.
    Mas na hora de votar ninguém aparece.
  3.  # 4

Colocado por: TyrandeTá explicado.

Você viveu a tropa na altura das vacas gordas meu caro. Por causa de muita **** que a sua geração fez, nós hoje mantemos uma péssima reputação perante a sociedade, que vai levar anos a melhorar. Esses foram os anos do regabofe total. E muitos ainda acham que as coisas permanecem como eram em 1970's...

Não digo que os de hoje sejam santinhos, que não o são. Mas a comparar com os daquela altura, somos uns meninos do coro!

Têm toda a razão, ter umas Forças Armadas a combater em 3 frentes era um regabofe total. Até morreram alguns milhares de ingestão de tanta comida e álcool. Agora sim temos missões a sério, bem pagas em países aonde existem milhões de portugueses a defender.
    Concordam com este comentário: ANdiesel
    •  
      Tyrande
    • 10 agosto 2016 editado

# 5

Colocado por: Carvai
    Têm toda a razão, ter umas Forças Armadas a combater em 3 frentes era um regabofe total. Até morreram alguns milhares de ingestão de tanta comida e álcool. Agora sim temos missões a sério, bem pagas em países aonde existem milhões de portugueses a defender.

Não me estou a referir ao TO's e sabe muito bem que não o estou. Tenho grande respeito por aqueles que deram o corpo no Ultramar.
    Estou a referir-me à parte logística, principalmente.

Não há um cristo que tenha sido militar naquela altura que não me venha com o mesmo tipo de conversas..."naquele época é que era..."

Era os Comandantes que eram reis e senhores e desviavam recursos e mão de obra para projectos privados...
    Eram unidades com 100% da capacidade operacional em que os militares faziam um serviço a cada 6 meses...
    É preciso ir daqui até acolá de viatura? Sem problema! A tropa paga!
    O jipe quebrou? Sem problema, manda pra oficina!
    Hoje? Hoje meu caro, chegamos ao cumulo de chegar ao dia 15 e não haver mais gasóleo para abastecer...de os Comandantes terem de dispensar o pessoal à Quinta, que é para conseguirem poupar nas refeições e banhos, pois não há dinheiro. De haverem viaturas paradas a ganhar ferrugem, porque não há guito para peças de manutenção ou substituição...
    Hoje, dependendo da unidade onde estiver, tem alturas de ver a família de 3 em 3 semanas, ou porque está escalado para serviço interno, ou porque está escalado para o plano Lira, ou porque está escalado para um funeral, ou porque está escalado para uma feira de divulgação ou o raio que parta...

A tropa da sua altura passou por essas privações?
    Passou por outros aperreios, sem dúvida, mas em questões logísticas e orçamentais, era o tempo do regabofe sim!
    E nós ainda sofremos com a reputação!
  4.  # 6

E ainda lhe chamam tropa...
  5.  # 7

Colocado por: TyrandeA tropa da sua altura passou por essas privações?

Claro que não, era só praia a comer camarões e a beber cerveja e á sexta feira apanhávamos o Boeing 707 da Força Aérea para passar o FDS junto da família. Que horror ter que ir a funerais ou exposições. Metíamos os camaradas em caixotes e os funerais eram lá na terrinha. Pode ver as fotos do meu amigo Serrano Rosa que dá uma ideia da bandalheira em África. São a preto e branco mas os camuflados eram verdes para nos esconder-mos atrás das moitas a beber umas cervejolas (por lá não havia minis eram logo bazukas de litro).
  6.  # 8

Claro que não, era só praia a comer camarões e a beber cerveja e á sexta feira apanhávamos o Boeing 707 da Força Aérea para passar o FDS junto da família. Que horror ter que ir a funerais ou exposições. Metíamos os camaradas em caixotes e os funerais eram lá na terrinha. Pode ver as fotos do meu amigo Serrano Rosa que dá uma ideia da bandalheira em África. São a preto e branco mas os camuflados eram verdes para nos esconder-mos atrás das moitas a beber umas cervejolas (por lá não havia minis eram logo bazukas de litro).

Para de desviar a conversa para onde lhe apetece. Estou a falar de privações logísticas e orçamentais...e se quiser, de recursos humanos.
  7.  # 9

Colocado por: TyrandeEstou a falar deprivações logísticas e orçamentais

Pois naquele tempo não faltava nada, nem JetA1 para o helicóptero nos levar para a praia...
    Foto de Serrano Rosa SgtMor PQ
      13096127_109245702823405_6786838817697484687_n[1].jpg
    •  
      Tyrande
    • 10 agosto 2016 editado

# 10

Pois naquele tempo não faltava nada, nem JetA1 para o helicóptero nos levar para a praia...
    Foto de Serrano Rosa SgtMor PQ
      13096127_109245702823405_6786838817697484687_n[1].jpg

Você é qual na foto?

EDIT: você ironiza porque sabe que era verdade...
  8.  # 11

Colocado por: Carvaifui PILAV e era miliciano e voluntário. Saí em 75 diretamente de Angola para a peluda, pois já não havia mais nada para defender.

Se você e os seus camaradas tivessem feito o serviço bem feito, hoje em dia não precisava estar aqui a mandar vir com tudo e todos.
    Mas como não foi capaz, hoje nem a sua família lhe liga e por isso vem passar o tempo no fórum a barafustar.
  9.  # 12

Carvai, à conta dos Camaradas de finais de 70´s princípios de 80´s ainda tenho gasolina de borla, isenção de horário, grande ordenado e tudo do bom e do melhor.
    Depois destas benesses choram que burros foram eles de não ficaram na mesma Arma, e eu pergunto "então e não ficou porque?" "Ah e tal estar longe da família não era para mim!" Ora fdx, então se não queriam abdicar de algumas coisas não venham para aqui chorar baba e ranho. Se era tudo tão paradisíaco porque não continuaram, "ah e tal os outros é que tinham tudo!"
    Sempre "os outros"....
  10.  # 13

Mas continuando a "bater" nos FP.
    Se o querem fazer façam o favor de bater nos "grandes".
  11.  # 14

Não é bem assim, em Espanha esta empresa aluga-oshttp://www.inaer.com/es/inaer

A Esquadrilha 43 da Força Aérea Espanhola tem 14 Canadair CL-215T e 4 Canadair CL-415.

http://www.ejercitodelaire.mde.es/ea/pag?idDoc=5864A9DE5E87B418C12570DD0042998E&idRef=D356CA9B4A0F13D9C125745900263C7C
  12.  # 15

Suecos vão trabalhar apenas seis horas por dia

A Suécia vai implementar um horário de trabalho reduzido para aumentar a produtividade e a felicidade

13:23 • Susana Lúcio | FOTO: Tobias Ackeborn/Getty Images

Há cada vez mais empresas na Suécia a implementar um horário laboral de apenas seis horas. Filimundos, uma empresa de desenvolvimento de apps, em Estocolmo, deu a boa notícia aos seus empregados há um ano.

"As oito horas diárias não são eficientes", disse ao site de notícias Fast Company, o CEO da empresa, Linus Feldt. "É difícil mantermo-nos concentrados durante oito horas. Para conseguirmos fazemos pausas e distraimo-nos com outras coisas. Ao mesmo tempo não conseguimos gerir a nossa vida familiar."

Para encurtar o horário laboral, a Filimundos impôs algumas regras que incluem a proibição de redes sociais no escritório e a redução ao mínimo de reuniões.

Também há hospitais que estão a mudar o horário laboral e um lar de idosos em Gotemburgo aplicou o horário em fase experimental.

Os resultados têm sido positivos. Na fábrica da Toyota, em Gotemburg, o horário de seis horas é usado há já 13 anos e os funcionários estão mais felizes, dão menos faltas injustificadas e as receitas da empresa até aumentaram.

http://www.sabado.pt/mundo/europa/detalhe/suecos_vao_trabalhar_apenas_seis_horas_por_dia.html?utm_campaign=Echobox&utm_medium=Social&utm_source=Facebook#link_time=1471437936
  13.  # 16

14.  # 17

Já os ignorantes/invejosos defendem a escravatura, aplicar mais e mais horas, menos e menos remuneração.
    APRENDAM!!
  15.  # 18

Colocado por: ANdieselJá os ignorantes/invejosos defendem a escravatura, aplicar mais e mais horas, menos e menos remuneração.

Outros ignorantes não conseguem perceber conceitos tão simples quanto:

"Mas a primeira explicação é elementar: paga-se impostos de bom grado por aqui, dizem os suecos, porque as coisas funcionam. E funcionam bem."

“E todos beneficiam do sistema, que é universal. Ou seja, os mais ricos pagam mais impostos, mas também não precisam pagar para que seus filhos estudem até à universidade, por exemplo. E se eu mesmo resolver ser médico, posso começar a estudar amanhã, sem gastar uma krona (coroa sueca)”.

“Para mim, que já ganho um bom salário, essa quantia extra não faz tanta diferença."

“As pessoas confiam no fato de que o Estado, os políticos e a administração pública vão empregar o dinheiro de seus impostos de maneira eficiente

Diga-me lá qual destas se aplica ao nosso Portugal?Especial atenção ao negrito pf.
    Diga-me lá em que realidade podemos comparar Portugal com a Suécia.

Elucide-me.
  16.  # 19

Colocado por: André Barros

Outros ignorantes não conseguem perceber conceitos tão simples quanto:

"Mas a primeira explicação é elementar: paga-se impostos de bom grado por aqui, dizem os suecos,porque as coisas funcionam. E funcionambem."

“Etodosbeneficiam do sistema, que éuniversal. Ou seja, os mais ricos pagam mais impostos, mas também não precisam pagar para que seus filhos estudem até à universidade, por exemplo. E se eu mesmo resolver ser médico, posso começar a estudar amanhã, sem gastar uma krona (coroa sueca)”.

“Para mim, que já ganho um bom salário,essa quantia extra não faz tanta diferença."

“As pessoas confiam no fato de que o Estado, os políticos e a administração pública vãoempregar o dinheiro de seus impostos de maneira eficiente

Diga-me lá qual destas se aplica ao nosso Portugal?Especial atenção ao negrito pf.
    Diga-me lá em que realidade podemos comparar Portugal com a Suécia.

Elucide-me.

Tem toda a razão nestas afirmações: infelizmente por cá os mais ricos preferem fugir aos impostos, preferem pagar o menos possível. Neste memo tópico, a ideia é passar tudo para privados e acabar com o estado: porque não defendem um estado mais eficiente? Paguem mais e tudo será melhor, ao invés de defenderem que trabalhemos mais por menos dinheiro.
  17.  # 20

Colocado por: ANdieselJá os ignorantes/invejosos defendem a escravatura, aplicar mais e mais horas, menos e menos remuneração.

Só por ignorância se poderá pensar que trabalhando menos e ganhando mais, se aumenta o nível de vida....quer dizer num futuro próximo até pode ser verdade, mas depois alguém terá que pagar a conta.

0.6818 seg. NEW