Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: MJLPNão diga mais nada. Acabou de apontar a razão pela qual o nosso país nunca mais sai disto. Com essa mentalidade seja no privado seja no público está tudo dito.
    Quem acredita nisto, tem a visão tão formatada que já não há educação nenhuma que lhe valha. Mais vale esperar que a próxima geração de patrões nos safe porque esta já só vai dar cabo do pais.

Pois a mim parece-me o contrário, o facto de não haver despedimentos é a principal causa para o laxismo que se vê no público.
  2.  # 2

Colocado por: J.Fernandes
    Pois a mim parece-me o contrário, o facto de não haver despedimentos é a principal causa para o laxismo que se vê no público.

Lá está você a generalizar... O que não falta no privado são corruptos e desonestos e eles continuam lá. Ou no privado é tudo perfeito? É isso?? Os funcionários do privado são a nata dos trabalhadores? O exemplo da perfeição? Os mais eficientes e competentes que à mínima falha são despedidos? Olhe, não me faltariam exemplos para dar de gente "xéxé" que não deu pra mais e estão empregados por aí fora em empresas que à custa da exploração desses desfavorecidos vão enganando os clientes.
    • Neon
    • 23 agosto 2016

# 3

Colocado por: luisvvAcontece que os financiadores também tem limites do possível ...

Nunca discordei tanto de si Luis...hoje vivem-se dias em que já não há limites. Selvageria absurda, borram-se por umas centenas de euros.
    Não sei quantos de vós têm filhos á procura de emprego ou a estudar, mas devem ficar radiantes do esforço que fazem ou fizeram para da ruma ferramenta a um filho para depois ele ser espoliado por uma cambada de filhos da ..... (é que não têm outra classificação)

http://ionline.sapo.pt/521273
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  3.  # 4

Colocado por: Neon

Nunca discordei tanto de si Luis...hoje vivem-se dias em que já não há limites. Selvageria absurda, borram-se por umas centenas de euros.
    Não sei quantos de vós têm filhos á procura de emprego ou a estudar, mas devem ficar radiantes do esforço que fazem ou fizeram para da ruma ferramenta a um filho para depois ele ser espoliado por uma cambada de filhos da ..... (é que não têm outra classificação)

Não percebi nada da notícia. São milhares, mas ninguém consegue explicar qual é o esquema de funcionamento da trafulhice?
    Se é crime, prendam-se os responsáveis, só lamento que ninguém tenha coragem para os denunciar.
  4.  # 5

Colocado por: Neon

Concordam com este comentário:ANdiesel

Agora disse tudo. Mas infelizmente ainda há quem defenda que os patrões devem explorar ao máximo os funcionários, bem como mantê-los num filme de terror de ameaça de despedimento a qualquer momento. Isto tudo porque o patrão não lhe chega ser rico, tem que ser milionário.
    Concordam com este comentário: kostta
  5.  # 6

Colocado por: ANdieselAgora disse tudo. Mas infelizmente ainda há quem defenda que os patrões devem explorar ao máximo os funcionários, bem como mantê-los num filme de terror de ameaça de despedimento a qualquer momento. Isto tudo porque o patrão não lhe chega ser rico, tem que ser milionário.

A quase totalidade das empresas portuguesas são pequenos negócios com muito poucos empregados, cujo patrão não é rico nem milionário, é alguém da classe média e que, provavelmente, neste momento, deve estar a fazer uma grande ginástica para pagar as contas ao fim do mês. Você tinha obrigação de saber isto, mas quando a ignorância é tanta...
  6.  # 7

Têm tanta dificuldade que se vêem obrigados a explorar os estagiários num regime de semi-escravatura.
  7.  # 8

Colocado por: rjmsilvaTêm tanta dificuldade que se vêem obrigados a explorar os estagiários num regime de semi-escravatura.

Resolva-se já a coisa por decreto, obrigando a que todos os estágios sejam pagos pelo menos no valor do SMN. Mas depois não se venham para aqui queixar de que poucos conseguem sequer fazer o estágio.
  8.  # 9

Você leu a noticia ao menos? Eles exigem que os estagiários lhes paguem parte do que o IEFP lhes paga pelo estágio.
  9.  # 10

Colocado por: rjmsilvaEles exigem que os estagiários lhes paguem parte do que o IEFP lhes paga pelo estágio.

Você acredita que alguém entregue dinheiro ao patrão? Eu não, a história está mal contada.
    Se é o patrão que recebe o dinheiro e retém uma parte, então o IEFP que pague directamente aos estagiários.
  10.  # 11

Colocado por: Picareta
    Você acredita que alguém entregue dinheiro ao patrão? Eu não, a história está mal contada.
    Se é o patrão que recebe o dinheiro e retém uma parte, então o IEFF que pague directamente aos estagiários.

Eu acho que eles pagam...mas depois os estagiários têm de "pagar" de volta ao patrão...

Pelo menos foi o que eu entendi das notícias.

Sinceramente, a questão dos estágios sempre me causou nojo em Portugal. Segui situações e várias colegas minhas que em diversas profissões, quando saíram da faculdade, tentaram fazer estágios...e foram sempre humilhadas.
  11.  # 12

Colocado por: rjmsilvaVocê leu a noticia ao menos? Eles exigem que os estagiários lhes paguem parte do que o IEFP lhes paga pelo estágio.

E qual é a diferença?
    A questão é a mesma, as empresas em questão estão dispostas a pagar 200€ ou 300€ por um estagiário, não mais. Se tivessem de pagar mais, não lhes dariam estágio ou dariam a menos estagiários.
    Um estagiário é em geral mais um custo para a empresa, não é alguém que, pelo menos nos primeiros meses, traz proveitos.
  12.  # 13

Então é licito "roubar" o que pertence ao estagiário apenas porque não estão dispostos a pagar mais de 200€ ou 300€? Não estou a perceber a sua lógica, desculpe lá.
  13.  # 14

Colocado por: rjmsilvaEntão é licito "roubar" o que pertence ao estagiário apenas porque não estão dispostos a pagar mais de 200€ ou 300€? Não estou a perceber a sua lógica, desculpe lá.

Não é lícito nem deixa de ser, o empregador prometer estágio a alguém que se disponha a receber menos ou mesmo a pagar pelo seu próprio estágio. É o reflexo da economia que temos.
    • Neon
    • 23 agosto 2016

# 15

Colocado por: J.FernandesE qual é a diferença?
    A questão é a mesma, as empresas em questão estão dispostas a pagar 200€ ou 300€ por um estagiário, não mais. Se tivessem de pagar mais, não lhes dariam estágio ou dariam a menos estagiários.
    Um estagiário é em geral mais um custo para a empresa, não é alguém que, pelo menos nos primeiros meses, traz proveitos.

Colocado por: J.FernandesNão é lícito nem deixa de ser, o empregador prometer estágio a alguém que se disponha a receber menos ou mesmo a pagar pelo seu próprio estágio. É o reflexo da economia que temos.

Desculpe, é total e absolutamente ilegal.

Se não estão dispostos a receber estagiários nas condições determinadas pura e simplesmente não concorram, não os aceitem , nãos os recebam. Apenas tem que ser homens e mulheres com letra maiúscula e não tem nada que subverter as regras. Estou farto de lidar com garotos...fedelhos é o que são
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ANdiesel
  14.  # 16

Colocado por: J.Fernandes
    A quase totalidade das empresas portuguesas são pequenos negócios com muito poucos empregados, cujo patrão não é rico nem milionário, é alguém da classe média e que, provavelmente, neste momento, deve estar a fazer uma grande ginástica para pagar as contas ao fim do mês. Você tinha obrigação de saber isto, mas quando a ignorância é tanta...

A sua má educação é algo que continua a surpreender-me... Eu até tento trocar pontos de vista consigo, mas a sua ofensa gratuita é mais forte que você...
    Aproveito para o informar (também à Picareta) que existem MUITOS casos de estagiários que recebem na conta um X pelo seu trabalho e depois têm que devolver Y em dinheiro ao patrão. Chamam a isso economia? Isso é crime fiscal, corrupção ao mais alto nível.
    Ah, já agora, a maioria dos empregadores não são esses "pobres", são sim os grandes grupos económicos que exploram o desgraçado. Esses desgraçados queriam que todos sofressem como eles, ao invés de lutarem por melhores condições.
  15.  # 17

Colocado por: ANdieselAproveito para o informar (também à Picareta) que existem MUITOS casos de estagiários que recebem na conta um X pelo seu trabalho e depois têm que devolver Y em dinheiro ao patrão.

Volto a referir que não acredito nisso, nem na notícia do i apresentam ninguém que o diga, falam em milhares de estagiários, mas não encontraram nenhum que diga isso.

Colocado por: ANdieselIsso é crime fiscal, corrupção ao mais alto nível.

Corrupção !!!
    É crime, e só não percebo porque é que alguém é roubado e não denuncia o ladrão.
    •  
      Tyrande
    • 23 agosto 2016 editado

# 18

Corrupção !!!
    É crime, e só não percebo porque é que alguém é roubado e não denuncia o ladrão.

Pelo exato motivo que eles descreveram. Pelo mesmo motivo que levava muita gente a fazer estágios não-remunerados longe de casa, a ter de tirar dinheiro do bolso para ir trabalhar.

Porque necessitam do estágio para conseguir entrar na ordem/entrar no mercado de trabalho.

E tinham medo de denunciar ...e ficar sem nada. E "queimados" no meio...
  16.  # 19

Colocado por: Picareta
    Volto a referir que não acredito nisso, nem na notícia do i apresentam ninguém que o diga, falam em milhares de estagiários, mas não encontraram nenhum que diga isso.

Corrupção !!!

Não falo por ouvir dizer, falo por conhecimento de causa: a minha cunhada trabalhou um ano nessas condições.
    Porque fazia isso? Leia a explicação da Tyrande no post acima.
  17.  # 20

Colocado por: ANdieselPorque fazia isso?

É inaceitável que alguém seja roubado e não denuncie o ladrão. A explicação da Tyrande não tem sentido nenhum.

Colocado por: TyrandePorque necessitam do estágio para conseguir entrar na ordem/entrar no mercado de trabalho.

É certo que muita gente tem que se sujeitar a muita coisa para conseguir um emprego, agora receber dinheiro do estado e devolver em dinheiro ao patrão é ser otário !!! .... não denunciar o patrão pior ainda.

0.7319 seg. NEW